The Grapes of Wrath

The Grapes of Wrath John Steinbeck

Resenhas - The Grapes of Wrath

Eduarda.Reis 05/03/2024

Comecei a ler Steinbeck por suas obras mais curtas como "A pérola" e "ratos e homens" nesses livros menores sua sutileza já era magistral, ler uma obra maior e mais complexa dele não deixa a desejar.
Explorando ainda mais os temas dos trabalhadores, terra, exploração, apoio comunitário e principalmente a forma opressiva como a sociedade trata os invisíveis, seu trabalho trata de denunciar o capitalismo como ele é, sem embelezar, sem enaltecer, mas mostrar a verdade nua e crua. É possível ver pq Steinbeck tornou-se um clássico e um dos maiores escritores de seu tempo.

julittera 10/07/2023

Steinbeck fez um retrato muito realista do impacto que o Dust Bowl teve na economia norte-americana na década de 1930. Ao acompanharmos a família Joad, vivemos com eles todas as injustiças, a luta pela sobrevivência, a fome, a degradação moral e as humilhações sofridas nessa viagem em que migram para a Califórnia em busca de um meio de vida. Os Joad e mais diversas famílias na mesma situação, sendo tratados pior que animais (os cavalos precisavam comer, os Okies, não) é uma jornada dolorosa. Ainda estou absorvendo o final...

Marcos606 29/05/2023

As famílias e os trabalhadores são explorados por empresas organizadas, e Steinbeck usa imagens religiosas cristãs para defender seus argumentos de que o uso de terras agrícolas como fonte de lucro para os negócios, em vez de alimento para as pessoas, causa sofrimento generalizado e que a unidade política e espiritual é necessária para superar as forças causando a desapropriação dos trabalhadores rurais. Em última análise, os migrantes aprendem a confiar uns nos outros, e o isolamento dos Joads – a obsessão de Ma com a união familiar, o egocentrismo de Tom e o materialismo de Rose of Sharon – dá lugar a um senso de comunidade universal, uma mudança da ênfase de “eu” para “nós”.

Steinbeck retratou magistralmente a luta para manter a dignidade e preservar a família diante do desastre, da adversidade e das vastas e impessoais influências comerciais. Ele baseou seu épico em suas visitas aos acampamentos de migrantes e cidades de tendas dos trabalhadores, vendo em primeira mão as horríveis condições de vida das famílias migrantes. Seu romance, com seu estilo coloquial e facilmente acessível, foi amplamente recebido e saudado pelos leitores da classe trabalhadora, embora tenha sido igualmente criticado por empresários e funcionários do governo que se ofenderam com suas conotações socialistas e o denunciaram como “propaganda comunista”; algumas áreas locais, incluindo Kern County, Califórnia, onde a família Joad se estabelece, rotularam o livro de calunioso e até queimaram cópias dele e o baniram de bibliotecas e escolas. No entanto, foi o romance mais vendido de 1939 e ganhou o Prêmio Pulitzer em 1940, ano da aclamada adaptação cinematográfica do livro por John Ford. As Vinhas da Ira também fizeram muito para render ao autor o Prêmio Nobel de Literatura em 1962. Steinbeck declarou claramente seu propósito ao escrever o romance: “Quero envergonhar os bastardos gananciosos responsáveis ​​por isso [a Depressão]. e a situação do trabalhador.”

Michele Boroh 28/03/2023

De lavrar a alma.
De lavRar mesmo. Arar o espírito. Eu estive emocionada durante toda a leitura e seguirei emocionada por toda a vida. Esse é daqueles pouquíssimos livros capazes de justificar toda a literatura.

Há tanta força em chacoalhar por alteridade e empatia que chega a constranger, com registro histórico e retrato social mais competentes em despertar do que qualquer tratado teórico ideológico.

Quem não for tocado por essa leitura dificilmente será tocado por qualquer outra coisa.

Recomendar As Vinhas da Ira é carinho literário e obrigação moral.
Thamiris.Treigher 28/03/2023minha estante
Nossa, eu tenho esse livro e ainda não li. Depois da sua resenha, com toda certeza vai furar todas as filas ??

Michele Boroh 28/03/2023minha estante
É maravilhoso, Thamis. Ainda tô buscando ar aqui depois de terminar. ??

Patricia1080 28/03/2023minha estante
Que legal! Ja quero ler!

Michele Boroh 29/03/2023minha estante
Vale muito, Patrícia! ?

Isabella 29/03/2023minha estante
Fiquei com muita vontade de ler!

Michele Boroh 31/03/2023minha estante
Vale demais, Isabella! Sei que tem uma edição mais recente traduzida, espero que faça justiça ao original. ?

Julia 23/01/2022

nao sei como prosseguir depois de terminar esse livro. nao sei oq fazer ou pra onde ir. john steinbeck tem todo meu amor e parece que nada q eu for ler depois vai ser tao bom.

Karina599 29/03/2020

Texto adaptado
O livro é uma adaptação da história para estudantes de inglês no nível Upper Intermediate.
Por conta da adaptação a história acaba sendo reduzida e simplificada tanto em tamanho quanto em vocabulário.
O contexto da história muito bom e, inclusive, muito importante. Mas, infelizmente não foi possível se identificar com os personagens e com a historia. Não há profundidade emocional na adaptação.
Para quem está interessado em ler para praticar o idioma é uma boa opção.
Porém, para quem quer ler a obra com profundidade indico que leiam a tradução ou a versão original.

Jairo.Escudero 03/11/2012

Great book! Insightful and truthful. Steinbeck's best.
All of Steinbeck's stories bring the worst and the best elements of the human condition to life. In this book, he is at his best. The structure, with chapters alternating between the Joad family story, and short stories and essay like impressions that depict the anxieties of the period, is innovative for the time. As always, Steinbeck succeeds in shocking you with scenes that surprise and affect the reader emotionally. Without a doubt, one of the best literary works of all times.