As andorinhas

As andorinhas Paulina Chiziane
Paulina Chiziane

Resenhas - As andorinhas

Sara Moreira 12/06/2023

A força da literatura pós-colonial me encanta.
Paulina Chiziane, autora moçambicana, usa sua escrita para fazer crítica a costumes/ideais e também destaca a diversidade cultural de seu povo. Andorinhas é um livro de 3 contos, que fazem alusão à liberdade através da simbologia das andorinhas. Retrata a poética das narrativas de tradição oral que circulam em diferentes contextos e continentes. Como uma boa política, que atuou da frente de libertação de Moçambique (FRELIMO), a autora desempenha muito bem o protagonismo da mulher negra, realismo social, fluxo de consciência através de um monólogo interior dos personagens, provocando assim, uma reflexão no leitor, a partir da questões sociais abordadas ao longo das histórias. Fala do poder da ancestralidade e constrói ao longo do livro um grande debate sobre o presente, passado e futuro. Dos aprendizados que adquiri com essa leitura, seguir sempre os rastros das andorinhas para conhecer a liberdade, ser mais corajosa como uma águia, e pensar sempre em deixar minha sementinha para o futuro. Incrível. Foi meu primeiro contato com a literatura africana e eu amei muito!
Dentre as muitas frases que destaquei, essas me marcaram mais: "O verdadeiro amor é uma viagem curta para dentro do próprio íntimo.", "Para ser herói na vida, é preciso ser herói no sonho.", "O ser humano não tem asas, mas voa, porque a mente é feita de liberdade."

Glétsia 22/10/2017

As andorinhas - livro escrito por Paulina Chiziane (Presente em alguns eventos literários em 2017 no Brasil, como Flipoços e FLIP). É reconhecida como a primeira mulher moçambicana a escrever um romance. Candidata ao prêmio Nobel da paz em 2015.

"As Andorinhas" é um livro bem fininho, no entanto, se engana quem pensa que vai ser uma leitura ligeira. Sempre a pescar um ou outro termo peculiar da cultura moçambicana no Google... faz da tarefa de ler tal livro algo nada tão fácil e nem tão lépido feito criança num escorregador.

"E descobre que o verdadeiro amor é uma viagem curta para dentro de si próprio".

"Que o ser humano não tem asas, mas voa, e a mente foi feita de liberdade".

Nélio 28/05/2017

Assisti a uma entrevista da autora em um programa televisivo de literatura. Fiquei encantado com ela e me coloquei a pensar sobre como conhecemos pouco da literatura africana! Inclusive a produzida em língua portuguesa! Ora, o fato é que nossa cultura - que nunca pode ser dissociada de nossa língua – foi mais influenciada pelos povos africanos que pelos europeus. Se fizermos uma análise fria sobre o que é “ser brasileiro”, encontraremos muitas características (“de povo”) que não vieram da Europa, e sim do continente africano. Pensemos em nossa relação com a(s) religião(ões), por exemplo. E nosso reconhecido jeito acolhedor e amigo? Com certeza não vieram das tradições europeias...
Enfim, polêmicas à parte, decidi-me a ler outros autores africanos, além, é claro, de Mia Couto, que já leio regularmente. A autora do livro em questão é também moçambicana, e gostei da obra. Há muito da mistura do real com o onírico, com o místico... O brasileiro é marcado por essa mistura, não é? E as questões históricas de um povo que se viu esmagado pelos portugueses e por africanos que a estes se aliaram são bem perceptíveis.
Foi pena que, ao comprar o livro via sebo virtual, não percebi que a edição adquirida é uma adaptação feita pelo governo brasileiro para incentivar o ensino da cultura africana no Brasil. A minha dúvida é se o conteúdo do livro foi ou não alterado... Espero que não!
De qualquer forma, a leitura foi válida.
Deixando um gostinho:
“Parti à conquista dos saberes dos brancos, lá onde a memória das palavras é substituída por símbolos, letras, alfabeto.”
“A lição da vida. Aprendi que o coração humano é maior que o infinito. Que na humanidade não existem raças, apenas almas.”
E o melhor, estou aceitando sugestões de livros de escritores africanos...