Comentários sobre a Guerra Gálica

Comentários sobre a Guerra Gálica Caio Júlio César

Resenhas - Comentários sobre a Guerra Gálica (De Bello Gallico)

Jumpin J. Flash 24/08/2009

Bacana
A edição que li era bicolunada, com texto em Latim de um lado e em Português de outro. Vale a pena ler esse livro, nem que for só para saber que Júlio César foi um dos primeiros chefes militares a manipular e a se aproveitar da opinião pública. Esse livro mostra que o mundo é muito velho e que as coisas "novas" já foram inventadas há muito tempo.
Carlos 31/05/2015minha estante

Carlos Patricio 23/07/2020minha estante

Lucas 31/08/2021minha estante

Thalezito 07/08/2022

Veni, vidi, vici
O livro do Bello Gallico conta a história da Guerra da Gália escrita pelo general Caio Julio César, o comandante das forças romanas na Gália.
A Guerra da Gália começa em 58 a.c e termina em 52 a.c, com a tomada da cidade de Alésia e a rendição de Vercigentórix, líder dos gauleses.
Júlio César foi um dos maiores líderes militares da história romana, e da história mundial. Suas tácticas militares eram muito sofisticadas, sua astúcia e inteligência no campo de batalha eram decisivas para as vitórias que adquiria.
O livro também contém a descrição dos costumes, tradições, mitos e lendas dos gauleses, porém se deve ter um olhar critico ao ler essa parte, pois é o povo conquistador descrevendo o povo conquistado e os romanos eram notórios por inferiorizar e desprezar culturas fora da esfera greco-romana.
Outro erro que devemos evitar ao ler textos históricos é o anacronismo. Anacronismo é basicamente julgar outros periodos históricos com as lentes do presente. Júlio César narra varios episódios de massacre e brutalidade que os romanos infligiram sobre os gauleses, que sob a óptica moderna, seriam considerados crimes de guerra, entretanto na visão da época era natural que o povo conquistador "disciplinasse" o povo conquistado.
Júlio César foi um homem de seu tempo, com seus defeitos e qualidades, mas não podemos deixar de ser criticos em relação aos personagens históricos.
Um livro essencial para todos aqueles que dizem gostar de história antiga, especialmente para aqueles que gostam de ler sobre as táticas militares e de combate da antiguidade.