Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Julha 15/03/2023

.as diferentes perspectivas
Acredito que seja de percepção geral o fato do sistema carcerário brasileiro ser um amontoado de falhas,que como consequência não surte efeito e,isso obviamente fica bastante evidente ao decorrer do livro,mas além desse tópico,algo que me surpreendeu foi poder ter acesso a uma perspectiva completamente diferente da minha.
cada capítulo apresenta um presidiário e uma situação da qual faz parte da história dele,seja contando o motivo que o levou ao presídio ou algo que faz parte do cotidiano ali,e isso abre um leque enorme de como as coisas são no cru do dia de um detento. são muitos relatos de violência e injustiças,mas também ha momentos de afeto. como a vida é.
senti falta de mais profundidade quanto aos presidiário apresentados ou ate mesmo maior detalhes das situações que estão sendo contadas,mas num contexto geral é um livro muito bom,especialmente por nos permitir ter acesso a essa camada da sociedade que fica a margem,e por ser do ponto de vista de quem vive isso na pele dia após dia.
quanto ao fatídico dia do massacre,é indispensável comentar o tamanho da covardia cometida e como um sistema que não funciona (e não tem interesse em melhorar) da espaço para que atos covardes,injustos e constrangedores aconteçam com permissão.

??
leitura valida e importante; é preciso lembrar das inúmeras perspectivas que existem além da nossa.

LauraGuirro 14/03/2023

+1 estrela
"mil cairão a teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido; nada chegará a tua tenda"

Anna29 06/03/2023

Um exercício de empatia
O dr conta pequenas histórias que vivenciou enquanto trabalhava com os detentos, fazendo uma crítica muito forte nas entrelinhas.

utiliza muitas falas dos próprios presos, o que deixa tudo muito palpável.

uma leitura de linguagem simples mas de conteúdo extremamente denso e tenso.

leitura obrigatória.

Babi 03/03/2023

O Dr. Drauzio é tão humano. A forma como ele interage com os presos e relata a vivência dele no presídio é um show de humanidade. O livro é escrito por um baita médico, e mesmo assim ele escreve de uma forma tão simples, tornando o livro acessível pra qualquer pessoa compreender a obra. Não tem julgamentos, não tem críticas, apenas relatos puros de um ser humano para outro ser humano. É incrível, é um retrato desse recorte do Brasil, deveria ser de leitura obrigatória.

b i a 28/02/2023

é um livro duro de ler, te faz pensar muito sobre a humanidade, sobre a falta dela
a cadeia é pior do que eu pensava, foi um soco de realidade que nem tudo são flores

alicefnevs 25/02/2023

A visão de um médico no maior presídio do país
Os pontos altos e mais marcantes são justamente as relações que o dr.Drauzio estabelece com toda sua sabedoria e carregado de humanidade em um ambiente que é difícil reconhecer essa relação. O respeito, a humanidade e o olhar surpreendem e ensinam. Uma leitura bastante diferenciada

Sabelpimenteel 25/02/2023

Comecei o livro achando que seria um relato sobre o massacre que aconteceu no carandiru, mas me surpreendi ao ver que na verdade a história real do livro era sobre a vivência e as histórias que Drauzio Varella presenciou no presídio. Ao ler só conseguia pensar como eu não teria psicólogico para estar em um ambiente como aquele e presenciar as coisas que ele presenciou.
A escrita do livro é perfeita, as descrições do Drauzio me fizeram vizualizar muitas partes do livro com bastante clareza, como a estrutura do presídio. As histórias também são muito boas, algumas eu achei muito engraçadas, mas como esperado do livro, tem muitas histórias que são bastante pesadas e até difíceis de imaginar como aquelas situações aconteceram.

Yara 23/02/2023

Estação Carandiru
Surpresa com a escrita do Drauzio, com o impacto das histórias, com a sensibilidade e a humanidade de toda a narrativa. Recomendo.

Tiago Fachiano 21/02/2023

Histórias sobre a vida
Drauzio ganhou notoriedade após o livro virar um ótimo filme. E a escrita do livro não deixa a desejar. Ele forma simples conta inúmeros casos e histórias sobre a vida. Gostei e quero continuar lendo outros livros dele.
Alê | @alexandrejjr 15/03/2023minha estante
Acho que o filme fez ele ficar popular, mas ele já era uma pessoa notória quando lançou o livro, creio.

Vanessa.Perin 20/02/2023

Triste
Muito triste como a vida humana pode ser degradada principalmente pela pobreza.
Muita violência, de todos os lados. As vezes parece que o inferno é aqui mesmo.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Estação Carandiru" é um relato do médico Drauzio Varella sobre sua experiência como médico voluntário no presídio Carandiru, em São Paulo, nos anos 80. Com uma linguagem simples e direta, o autor narra os episódios vivenciados por ele no dia a dia da prisão, abordando desde questões corriqueiras, como o atendimento médico aos presos, até os conflitos entre eles e as tensões com os guardas e a polícia.

O livro é dividido em capítulos que relatam histórias de personagens que passaram pela prisão, além de descrever os ambientes, a arquitetura, as regras e as hierarquias dentro do presídio. Além disso, o autor apresenta reflexões sobre o sistema carcerário brasileiro e suas consequências para a sociedade, e relata sua opinião sobre a função da prisão na reabilitação dos presos.

O livro se encerra com a descrição do massacre do Carandiru, em 1992, quando 111 presos foram mortos pela polícia militar de São Paulo, e o impacto que esse episódio teve na vida do autor e na sociedade como um todo.

Principais ideias:

O livro é um relato pessoal do autor sobre sua experiência como médico voluntário no presídio Carandiru, em São Paulo.
A narrativa apresenta as condições precárias em que vivem os presos e a tensão constante entre eles, os guardas e a polícia.
O autor apresenta reflexões sobre o sistema carcerário brasileiro e suas consequências para a sociedade, e discute a função da prisão na reabilitação dos presos.
O livro é dividido em capítulos que relatam histórias de personagens que passaram pela prisão, o que torna a narrativa mais próxima do leitor.
O livro se encerra com a descrição do massacre do Carandiru, em 1992, e o impacto que esse episódio teve na vida do autor e na sociedade como um todo.
Contribuição para a área:

"Estação Carandiru" é uma importante contribuição para a compreensão da realidade do sistema carcerário brasileiro, que ainda hoje é um problema grave para a sociedade. O livro apresenta relatos vivos e pessoais sobre a vida dentro de um presídio, bem como reflexões sobre as consequências do encarceramento em massa para a sociedade como um todo. A obra também chama a atenção para a importância do respeito aos direitos humanos e da humanização das prisões.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Sabrina.Uliana 17/02/2023

Uma luz de humanidade
Um livro incrível!

O Dr. Drauzio traz um olhar humano para uma das cadeias mais comentadas e conhecidas do Brasil.
Não são simplesmente presos, são pessoas, com histórias, passado, ideias para o futuro, relacionamentos, ambições...
O leitor vai se sensibilizar, rir, emocionar, revoltar, a cada passagem de capítulo.

Livro bem escrito e de capítulos bem curtos, muito bom.
Recomendo.

Micaasantos 16/02/2023

Inesperado
A narrativa não é surpreendente. Drauzio escreve este livro para descrever o local de forma bem direta, porém com muitos detalhes da rotina da cadeia que não são expostos publicamente e que eu não imaginava. São relatados vários acontecimentos engraçados, marcantes e o momento do massacre que é o auge da obra. O relato final é instigante e me gerou variadas emoções, como contrariação, injustiça, incomodo e até raiva. Recomendo a leitura já que, a experiência de estar lá é bem escrita e não gostaria de vivenciar na vida.

eduarda 16/02/2023

Drauzio para presidente
Todo brasileiro deveria ler esse livro, uma visão não romantizada do que o Brasil é: um país lotado de desigualdade. A forma como Drauzio escreve é incrível e fácil de ler, muito legal acompanhar a história de alguns presos e o descobrir o que os levou até o Carandiru.