Foco

Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

Eliane406 20/04/2024

Como está sua atenção?
?O ser humano tem por hábito, quando necessário, condicionar o físico, fazer exercícios e uma dieta equilibrada, mas esquece sempre do órgão vital que nos mantêm firmes a cada dia, que é o cérebro, exercitar esse potente músculo nos deixa mais atentos e além disso influencia no corpo todo.

O foco no sentido figurado da palavra é buscar seus objetivos e atender as prioridades. Devemos estar atentos aos nossos valores internos e estar ligado ao mundo que nos rodeia, sintonizados através de decisões cruciais que facilitam nossas vidas.

Com o advento da internet e o mundo estando ligado desde criança ás telas, esse foco está sendo direcionado para falta de conexão de humana, e quando isso acontece, afeta diretamente os circuitos sociais e emocionais. As pessoas não conseguem mais estar focadas em tomar decisões, saber priorizar tempo ou cumprir uma atividade sem checar o celular a cada segundo.

Treinar o foco deixa o cérebro mais forte e com o tempo torna-se um hábito fugir das distrações externas e internas. Tornou-se comum ver que as pessoas não se concentram em uma tarefa por vez, quem nunca começou a fazer uma faxina e resolveu verificar o celular e passou uma duas horas nessa distração, esse é apenas um dos exemplos. O quanto se perde em um dia que poderia ser produtivo e prazeroso por estar com a mente em um turbilhão de pensamentos.

No livro o ph.D. Daniel Goleman fala sobre tipos os tipos de foco, estudos de caso e mecanismos que ele criou e estão sendo usados em escolas dos Estados Unidos.

O foco não se conquista de um dia para outro, requer treino e adquirir hábitos. Estar sobrecarregado de informações, diversas tarefas a fazer e várias distrações diárias não colaboram.

?Um dos hábitos que eu coloquei em minha vida faz muitos anos, são listas, gosto de planejar o dia ou a semana e tento ao máximo seguir esse plano. As listas me ajudam muito, em casa, no trabalho, nos estudos.
?Estabelecer metas e limites me deixa focada no objetivo que quero alcançar.
?Estabeleço metas para as minhas leituras e foco no conteúdo.
?Ajudar outras pessoas, fazer exercícios, comer bem, estabelecer conexões pessoais e sociais, meditar, tudo isso está ligado ao foco.

"A conclusão: quanto mais você se importa com alguma coisa, mais atenção presta -- e quanto mais atenção presta, mais você se importa. A atenção está entrelaçada com o amor."pág.124 (Parte 2: Autoconsciência, Cáp.1: Sensibilidade Social)

kayllanee 24/03/2024

Específico
Começou muito bem, abordando a parte anatômica da atenção e trazendo muitos estudos científicos e situações interessantes. Mas pelo menos 70% do livro é direcionado aos negócios, ou seja, público alvo empreendedor e líder. Não consegui encaixar bem essas situações corporativas à vida comum. Se a abordagem do livro no todo fosse mais geral, teria gostado mais, algumas coisas foram bem repetitivas e aleatórias. ??

Ray 26/02/2024

Penso que alguns livros precisam ser lidos em pausas, para absorver o conteúdo e, dependendo do da obra, praticar o que o livro propõe.

Li "Foco" do Goleman, de forma lenta. Foi meu livro durante o ritual do café da manhã. Gostei muito desses momentos de leitura.

O livro relaciona foco com atenção, motivação e insere exemplos práticos para compreender melhor como o foco funciona.

Foco. Frequência. Hábito.
O que é importante para você? Por que?

Durante a leitura eu me lembrei de "Mindset " , "Rápido e Devagar" e no fim da leitura, "O poder do hábito".

O autor transita entre o indivíduo e social; ressalta os tipos de líderes e suas relações com o foco, assim como empresas, questões sociais, climáticas, socioeconômicas e, o quanto estas configurações coletivas interferem no papel de uma empresa, de modo que o autor enaltece a consciência, o poder de alguns órgãos e o quanto podes influenciar e transformar sociedades caso o foco seja direcionado ao coletivo.

Por fim, algo que pode soar óbvio, mas que gostei muito de absorver e refletir sobre, foi a ideia da repetição, padrão e esforço mental devido a um propósito. A fim de potencializar o foco, a atenção em algo, se a motivação está clara, e com a "autoconsciência, inclusive do seu padrão, facilita muito para desenvolver a atenção cotidiana. Ter a clareza para onde a mente costuma divagar e onde a pessoa quer que ela vá.

Goleman tem o livro "A Ciência da Meditação", o qual é muito bom. Penso que dá de relacionar estes assuntos, de modo que a meditação facilita muito na melhoria de foco, atenção! Pois, aumenta o intervalo de espaços entre um pensamento e outro.

Existe uma série na Netflix que é "Explicando a mente", da de relacionar também com esta obra do Goleman.

Esta resenha soou mais como uma experiência pessoal que uma resenha crítica, mas posso dizer que é um livro que vale muito seu tempo, seu conteúdo e relevância.

Boa leitura!

Dione 25/02/2024

Livro "Foco", que deveria se chamar "Devaneios".

O livro todo é permeado por muita ironia, é longo e repleto de divagações do autor.

Já li outros livros do mesmo autor que foram muito bons, mas este livro mostrou-se como se ele estivesse à toa e decidisse escrever sem rumo. Escreveu, escreveu e, no final, precisava de um título. Justamente o que faltou no livro foi colocado como título, "Foco".

É prolixo demais e carregado de vieses do autor, que se utiliza de sua notoriedade para empurrar suas histórias e crenças aos leitores. O livro é um verdadeiro cavalo de Troia para determinados assuntos indigestos.

Há muitas notas que poderiam ser incorporadas ao corpo do livro, muitas referências para parecer científico, mas são apenas notas e referências desnecessárias.

Estou muito chateado porque o livro não me ajudou no que realmente queria, que era melhorar ou pelo menos entender os mecanismos do FOCO.

Se estiverem procurando livros sobre foco, recomendo "Hiperfoco" de Chris Bailey e "A Única Coisa" de Gary Keller e Jay Papasan.

Juli 15/02/2024

DESCENDENTE
O autor traz alguns conceitos muito interessantes a respeito do foco.

Os que me chamaram a atenção foram o pensamento quente ou ascendente, que se trata do pensamento provenientes das emoções, do nosso sistema Límbico e primitivos e mais irracional. E o sistema frio ou descendente, que por sua vez é o pensamento que reflete sobre o que o sistema quente está manifestado, e faz escolhas racionais, ou seja, são pensamentos construindos no Cortez, e tem um intuito de racionalizar e escolher melhores opções.

Muito bom esta obra.

Yagaum 07/02/2024

A importância da atenção
O começo do livro fala um pouco sobre os tipos de foco e como eles contribuem na nossa vida, coloca alguns termos científicos para dar veracidade às informações e é uma leitura proveitosa.

Um pouco depois da metade do livro eu recomendo pular várias páginas. Vira um clássico livro de autoajuda maçante e repetitivo.

_My 02/02/2024

Bom.
Acho que o autor se perdeu um pouco e acaba ficando MAÇANTE. Mas, a obra é boa e traz ideias que, se executadas, mudam o mundo (pelo menos o nosso). Recomendo, mas com ressalvas. Não precisava de tanta encheção de linguiça. Umas 150 páginas NO MÁXIMO falava tudo o que tinha p falar.

Carolina.Capiberibe 31/01/2024

Fundamental para atualidade
Livro fundamental para entendermos mais sobre foco e atenção plena. Super útil do início ao fim!!! Recomendo

Amaurijbarros 30/12/2023

FOCO
Hábitos, o meio, experiências, a natureza humana etc?
Entender o ser humano e qual a melhor ?fórmula? difícil de entender.
Uma leitura e uma releitura deste livro esclarece muito.

Debora368 08/12/2023

Cansativo
Parei e voltei muitas vezes? achei o livro cansativo e me prendeu mais no fim.
Achava que fosse mais interessante como os vídeos do Daniel Goleman.

Helder Cavalcante 30/09/2023

Fico
Tema necessário para pessoas comprometidas e que tem metas definidas. Sensível para qualquer definição de sucesso. É preciso ler devagar, refletindo cada ponto e colocando em suas ações.

thais 25/09/2023

O livro começa muito bom, apresentando uma proposta e informações muito interessantes, mas se tornou desnecessariamente longo.
pelo menos eu consegui exercitar meu foco tentando manter a atenção na leitura.

Dionathan 11/09/2023

Meu primeiro audiobook
Uma experiência quase que frustrada em ouvir meu primeiro livro em audiobook.

Busquei uma versão com narração do google, por não achar narração com mais qualidade. Tive que superar algumas dificuldades da narração, mas nada que não pudesse ser superado!

Difícil mesmo foi manter a atenção ao longo de toda a escuta. Encontrei grande dificuldade em absorver o conteúdo através da escuta, em comparação com a leitura.

Do livro, fica registrado o maior impacto absorvido:

"Saber o que não fazer é tão ou mais importante do que saber o que fazer!"

silvia 03/09/2023

Foco!
Quantas vezes você olha o seu celular enquanto tenta ler um livro? Quanto tempo você gasta vendo ?conteúdos sem conteúdo? enquanto poderia estar absorvendo as belas palavras de um livro?
Foco, de Daniel Goleman, fala justamente sobre isso. O livro não é necessariamente de ?autoajuda? mas te incentiva de uma maneira incrível a focar nos seus objetivos e no que realmente importa.
O livro também traz muito a parte neural e como nosso cérebro funciona, mas nada aprofundado que você não entenderá. Achei essa parte muito interessante, um exemplo é quando o autor diz que ?não nos importamos? com o Aquecimento Global porque esse tópico não provoca nenhum estímulo cerebral na gente! É diferente de quando ouvimos um bebê chorar ou ouvimos um barulho estranho que nossa amígdala já responde a isso!
Recomendo o livro demais! Por mais que seja um livro mais técnico, o autor traz muitos exemplos simples para mostrar na realidade o que ele quer nos ensinar.

Eduardo 02/09/2023

Bom e velho Daniel Goleman...
Eu gosto bastante dos trabalhos dele, mas confesso que estou começando a achar tudo meio parecido....
Este livro traz alguns pontos interessantes, mas que o autor acabar misturando com seus assuntos de sempre - inteligência emocional, empatia e etc.

De qualquer jeito, este aqui vale muito a pena!