Foco

Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

Eduardo 02/09/2023

Bom e velho Daniel Goleman...
Eu gosto bastante dos trabalhos dele, mas confesso que estou começando a achar tudo meio parecido....
Este livro traz alguns pontos interessantes, mas que o autor acabar misturando com seus assuntos de sempre - inteligência emocional, empatia e etc.

De qualquer jeito, este aqui vale muito a pena!

Alessandro 07/08/2017

Faltou foco
Eu achei o começo interessante, porém tive a impressão que no decorrer do livro o autor perdeu o foco. Para minha surpresa, depois de terminar, percebi que muitas pessoas tiveram a mesma impressão.

Tinha grandes expectativas, mas infelizmente fiquem bem frustrado com o livro.
Adriano Garcez 03/10/2017minha estante
A impressão que tive foi exatamente essa, o que me fez dar algumas risadas durante a leitura! HAHA
A sensação que tive durante certos trechos foi estar lendo um livro escrito por alguém com TDAH.

Marquinhos 11/04/2022

O foco pelos olhos de Goleman
Daniel Goleman aborda ao longo do livro uma perspectiva ampla do conceito de foco. Com grande base periódica de conceitos ligados a psicologia deixa em alguns momentos o texto mais pesado, sobretudo para quem não é da área. O livro foi dividido em 21 capítulos dispostos ao longo de sete partes que tratam do foco nas esferas pessoal, social e empresarial.

Hugo 20/06/2021

Muito científico e abrangente porém pouco prático
O livro é muito bom e completo com grandes referências de estudos e exemplos reais de momentos eminentes onde pessoas e/ou empresas se sobressaíram com estratégias alinhadas com foco.

O livro deixa a desejar um pouco por não ser direto em como auxiliar o leitor na busca por desenvolvimento das habilidades a qual o autor sugere serem essenciais.

Porém com determinação é possível extrair certamente ótimos exemplos e gatilhos para o desenvolvimento pessoal.

É um livro que eu recomendaria principalmente para pessoas que trabalham em meios corporativos para despertar um olhar mais crítico sobre os alinhamentos próprios e dos demais colegas diante das estratégias dos líderes e da empresa.

Lua 14/07/2020

F-O-C-O
Embora o nome FOCO em letras garrafais tenha me induzido a esperar um manual de como ser uma pessoa focada (percebam o meu desespero), o livro vai muito além disso, ou melhor, não tem nada de manual do foco. Ao lê-lo, você compreenderá a forma como seu sistema nervoso central/cérebro reage com determinados pensamentos, estratégias de concentração, reações, emoções, etc. Tudo isso de uma forma didática, trazendo relatos e pesquisas científicas bem interessantes, deixando temas como empatia, equilíbrio emocional, meditação, liderança, divagação da mente bem menos complexo. Por outro lado, certos temas foram descritos de forma enfadonha, o que por vezes me fez pensar em abandoná-lo. Mas não podia perder o foco, não é mesmo? Rs
Por fim, valeu muito a pena!

Hebert Oliveira 19/02/2022

Completo
"Para mudanças no longo prazo, é preciso agir com constância."
"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer."

Essas frases definem esse livro!

Em todo ele vem discorrendo sobre temas que explicam como funciona o foco, baseados em artigos científicos, o que trás respaldo aos textos.
Devido a isso, as vezes se torna um pouco chato.
É uma leitura que recomendo, pois agrega bastante!

Relendo ele agora em 2024, pude aprende mais algumas coisas:

A atenção firmemente focada se cansa - muito parecido com o que ocorre com um músculo que trabalha demais - quando a forçamos ao ponto da exaustão cognitiva. Os sinais de fadiga mental, como uma queda na produtividade, significam que o esforço necessário para manter o foco esgotou a glicose que alimenta a energia neural.

Fabrício Franco 31/07/2022

O título deste livro é irônico, já que manter-se focado durante a leitura é uma tarefa das mais árduas. É como se o autor tentasse misturar todas as coisas que o interessam - aquecimento global, empatia, teoria comportamental ao estilo de Daniel Kahneman, gestão de negócios, etc. O problema é que não há um tema que realmente una tudo. O tema deveria ser foco (daí o título), mas realmente parece um monte de fatos moderadamente interessantes reunidos sem contexto. E os fatos em si não são nada de novo. Se você leu Daniel Kahneman ou Malcolm Gladwell, ou qualquer livro de psicologia pop, não encontrará aqui que não tenha sido escrito vezes antes.

Carolina.Lucas 01/04/2021

O foco
Leitura simples e problemas reais. Enquanto estamos enfrentando nosso dia, invés de nos concentramos no que estamos fazendo, muitas das vezes nós pegamos pensando sobre problemas do passado ou idealizando a vida no futuro. Ou quando tínhamos que estar nos concentrando 100% mas estamos mexendo no celular vendo redes sociais e vídeos banais. Livro bem leve e fácil de ser lido. Recomendo.

Patresio.Camilo 13/11/2015

Daniel Goleman, dispensa apresentações. Grande, autor, pensador, escritor e por ai vai.
Quando vi seu novo livro em português, fiquei mais que empolgado, apesar que o subtítulo da edição brasileira dava mais a entender que parecia um daqueles livros de auto-ajuda.
Confesso que o título deve ser Foco, porque é bem necessário focar para terminar a leitura, que pelo menos para mim variou entre sofrível a ruim.
O livro mais parece uma vontade do autor de mostrar seu intelecto, as grandes instituições que ele trabalhou, personalidades que ele conhece.
Também pode existir o fator de eu ser muito burro e não ter pegado o fio da meada do livro (porém acho pouco provável).
Gostaria de deixar claro que está é a minha opinião, e espero sinceramente que outras pessoas leiam o livro e discordem de mim, e possam dar uma nota melhor ao livro.
Um grande abraço a todos.
Patrésio
Mateus 28/11/2015minha estante
foi bom o livro?

Patresio.Camilo 29/11/2015minha estante
Eu não gostei Mateus.... Mas como disse, sempre espero uma opinião contrária à minha...

Mateus 29/11/2015minha estante
Kkkk sacanage.. esperava achar uma solução

Patresio.Camilo 29/11/2015minha estante
kkk na boa, melhor tentar com sua psicóloga. To quase indo numa para tentar me ajudar nesse tal do Foco... rs

egberto.sousa.9 22/04/2016minha estante
Patresio, estou gostando sim do livro. Porém é um pouco massante. E acredito que as vezes, muito técnico. Acaba viajando muito e a minha mente também, kkkkkkkk. Mas, de certo modo, tô gostando.

Zaqueu 26/07/2021

Foco=sucesso.
Em uma época em que todos nós estamos conectados, Daniel Goleman nos trás uma reflexão e com base em estudos o quanto a falta de foco nos prejudica na nossa vida pessoal e profissional. Eu particularmente gosto muito da forma em que o autor escreve e com certeza essa leitura teórica se colocada na prática, pode se ter certeza que tudo será mais produtivo e o sucesso fará parte de nossa vida. Uma vida sem foco é uma vida cheio de ocupações vagas e de nada aproveito.

Derlane Lima 30/04/2021

Releitura obrigatória.
O livro tem ensinamentos extraordinarios. A maneira como o autor explica o funcionamento do cérebro é sensacional.

Indico demais para quem deseja entender um pouco melhor sobre como ter ou estimular o cérebro a ter mais foco.

Angélica Patriano 27/03/2021

Agregador para o desenvolvimento pessoal.
Foco é um livro muito bom, excelente quanto a abordagem utilizada, que nos mostra como nos sabotamos e o que devemos fazer para mudarmos nossos hábitos em prol de termos foco e atenção no que estamos fazendo, otimizando assim o tempo e contribuindo para o desenvolvimento de tarefas e outros com mais assertividade e aproveitamento.
Agrega muito ao pessoal e profissional.

04/10/2018

Bastante enfadonho
Levei mais de um ano para terminar esse livro pois não conseguia focar nele. Irônico. Cheguei até ele por ser apaixonada por outro livro do autor - Inteligência Emocional, porém estou desapontada. É um livro bastante difícil. A leitura não é fluida, falta continuidade entre uma ideia e outra, como se o proprio autor estivesse com dificuldades em manter o foco da ideia específica. Parece ter sido escrito para profissionais da área, utilizando de um detalhamento biológico e neurológico que na minha opinião poderia ter sido simplificado. É demasiadamente maçante. Terminei por teimosia, mas não recomendo. A menos que seja uma área que você atue ou estude.
Carol 27/10/2018minha estante
Tive a mês mal sensação. Me pareceu que bem o autor teve foco para manter a linha de raciocínio. Triste.

PedroGalinatti 06/04/2020minha estante
Melhor comentário.