Libertina

Libertina Nana Pauvolih

Resenhas - Libertina

Jess | @jesslendo 18/07/2019

Comsumida pelo ódio
Essa resenha vai ter spoiler, palavrão e ódio. Poucas coisas na vida me movem tanto quanto a raiva, e é assim que escrevo essa resenha, movida pela FORÇA DO ÓDIO.

Já li muitos livros da Nana, e curto muito a autora. Mas todo mundo erra, continuo lendo Colleen mesmo depois de ter lido Tarde Demais, então vou continuar lendo a autora, mas esse livro é absurdo.

Essa história é extremamente abusiva e surreal. Lis se envolve com Rafael, e no começo, estava achando ok. Ela é garota de programa, e gosta do trampo digamos assim, e daí sai com o boy lindo do pau grande e fica como? Feliz, logico! Até ai, tudo bem.

Mas daí ela começa a se apaixonar, e coloca TODA a sua dignidade no lixo por esse homem. É um negocio do boy xingar e humilhar e ela voltar todas as vezes, que me doía o coração. Como que você constrói uma personagem feminina profundamente apegada a um relacionamento abusivo e trata isso como amor??? Era pra gente já ter superado esse negocio, gente.

Sem falar que essa relação foi construída no amor de PAU. Não tem conversa, eles não se conhecem, eles só transam. E ela gama. PAU DE OURO!

Rafael é um ESCROTO. Pensa em um macho besta. Foi chifrado no passado, e agora se acha no direito de tratar todas as mulheres como lixo. É ruim ser traído?? Logico, mas querido VOCÊ PRECISA SUPERAR, TA OK?
Todas as mulheres desse livro querem dar para esse macho, ou já deram e querem de novo. TUDO gira em torno desse pau, É INACREDITÁVEL.

Vou falar meu TOP TRÊS DE CENAS ABSURDAS NESSE LIVRO:

1- Eles começam a se agredir, ele bate nela, ela cai e BATE A CABEÇA NA MESA DE CENTRO. Aí ela acorda, chorando e falando que ele é louco e poderia ter matado ela. Ele fala duas frases pra ele, e ela faz o que? DA PRA ELE. COM A CABEÇA MACHUCADA. POR QUE ELE É SIMPLESMENTE GOSTOSO DEMAIS E É IMPOSSÍVEL SE CONTROLAR.
Ok.

2- Eles transam e ele manda ela embora. Rasgou a roupa dela e ela não tem como ir, pois ele ARRASTA ela pelo braço até a porta PELADA, MANDANDO ELA SE VIRAR!!!!!! Ela chora de soluçar, agarrada na perna dele, e implora para ele não fazer isso. Ele pensa um pouco, entra com ela, e o que ela faz??? DA PRA ELEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE. DE NOVO.
Ok.

3- Ela fala que ama ele, ele manda ela embora. ela é atropelada, quebra a perna e coloca gesso. fala pra ele que NUNCA MAIS VAI PROCURA-LO. POR QUE AGORA ELA SE AMA MEUS AMIGOS, E NÃO MERECE TANTA HUMILHAÇÃO. Pois ele vai ver ela no hospital, ela já fraqueja na promessa, mas tenta se manter firme. quando ele leva ela pra casa, e dorme do lado dela, ela não consegue se segurar, e adivinha o que faz? Vamos lá, vocês tem uma chance.
Sim, ELA DÁ PRA ELE DE NOVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.
COM A PERNA ENGESSADA.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Humilhação demais gente, não consegue ficar com a calcinha por que o cara é bom de cama. Sem falar que logo no começo, ela já passa a mão nele e já solta um " nunca vi um cara tão grande, deve ter uns 25 cm"

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

é importante DEMAIS essa informação e todas as vezes que ela dá pra ele e deixa claro o QUANTO ele transa bem.
Ela é xingada tantas vezes, tantas humilhações, até o momento em que quase morre DE NOVO e então ele decide que a ama, que pode viver com o fato que levou gaia e que agora esta amando de novo. PAU NO SEU CU QUERIDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

é isso, que ÓDIO
Rebeca 18/07/2019minha estante
EU RI DEMAIS COM ESSA RESENHA KKKKKKKKKKK

Jess | @jesslendo 18/07/2019minha estante
Estou POSSUÍDA PELO ÓDIO, só rindo para não chorar kkkkkkkkkkkkkkkkk

Isabelly 18/07/2019minha estante
Essa resenha está hilária kkkkkkkkk. Realmente romantizar relacionamento abusivo não dá, e parece q é extremamente tóxico esse livro. Passar longe.

Jess | @jesslendo 19/07/2019minha estante
Fuga Isabelly!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TERR?VEL
Sem paciência para romances abusivos

Felipe Mello 27/10/2020minha estante
"Não tem conversa, eles não se conhecem, eles só transam. E ela gama. PAU DE OURO! " Este cara deve ter passado no mel quando nasceu, pois, descobri que na vida real não funciona deste jeito. Além do mais, melhor resenha do skoob! Nunca ri tanto!

Denise - @embarcandonaleitura 05/09/2021minha estante
Ao ler sua resenha, meu sentimento é de revolta tb. Peguei a indicação desse livro no Instagram, recentemente, meu Deus parem de indicar livros abusivos, é doído, não é romântico e estamos cansadas de leitura falocentricas. Obrigada por isso! Definiu meu sentimento de ranço desse livro.

Dani Veiga 06/03/2023minha estante
Mana eu ri muito da sua resenha, mas foi providencial para que eu nunca leia. A parte que ela da pra ele com as pernas quebradas e com gesso é cômica e trágica.

Iasmim106 30/04/2023minha estante
Eu rir muito da resenha, mas esse livro se torna um cúmulo de absurdo. Muito chato pessoas romantizando isso.

Rackelina 03/05/2023minha estante
Terminei esse livro e definitivamente essa resenha é o resumo do livro. Simplesmente muito ruim essa romantização toda desse relacionamento abusivo. E essas cenas foram de lascar mesmo. Kkkkkkkkkk

Narlaine.Souza 06/06/2023minha estante
Adorei sua resenha. Odeio livros com esse contexto. Me dói ver autoras principalmente mulheres construírem personagens femininos com essas características. Muito triste.

alinenotalien 20/02/2020

Relacionamento abusivo e humilhação? Tá tendo!
Precisamos falar sobre relacionamentos abusivos em livros eróticos!

Nana Pauvolih sempre foi uma autora que muito me foi recomendada. E com Libertina tive meu primeiro contato com os livros dela, principalmente porque peguei nos livros gratuitos diários da Amazon. E que decepção, hein? Que raiva que eu estou por ter lido essa monstruosidade!

Acompanhamos Lis, mineira que veio parar no Rio de Janeiro para estudar Direito. Acabou virando garota de programa em segredo do seu noivo e de toda sua família. E ela gosta de ser garota de programa, simplesmente porque ela ama sexo, como fica bem explícito logo no primeiro capítulo.

Em uma festa, ela conhece Rafael, o famoso "pau centro do universo" do livro. Num primeiro momento é ok a relação entre os dois, porque é típico de um cara que está pagando uma mulher pra transar. Ele quer sexo, que se satisfazer e ok. O que não é ok é perseguir, chantagear, humilhar e agredir fisicamente uma mulher.

Rafael, amargurado por ter levado um chifre anos atrás, começa a chantagear Lis. Ameaças de contar pra família dela, pro seu noivo, além das humilhações e até agressões!!!! que ele faz contra a Lis. Rafael se acha no direito de tratar toda mulher como lixo, simplesmente porque foi corno. Supera isso, taokey? Foi a 5 fucking anos, queridão!

É horrível ler um livro em pleno 2020 onde um relacionamento visivelmente abusivo é tratado como amor. Reflitam sobre isso, autoras (e leitoras também). Rafael humilha tanto a Lis e ela simplesmente se presta à esse papel, sempre correndo atrás do macho com a pica de ouro. Ele a enforca e depois empurra ela no chão, fazendo com que ela bata a cabeça numa mesa, gente! Ele tenta tirá-la do apartamento totalmente nua, após ele mesmo ter rasgado as roupas da Lis! Vocês tem noção do quão doentio isso é? Isso não é amor!

Eu passei muita raiva lendo esse livro. É surreal o quão deturpado é o conceito de amor dentro de Libertina. É horrível ver Lis sendo xingada e humilhada de todas as formas e continuar nessa situação. É horrível esse livro ter saído de uma mulher! Relacionamentos abusivos não são ok para serem romantizados dessa forma.

Libertina é um livro problemático demais e eu não recomendo pra ninguém. E morre aqui toda a minha vontade de ler qualquer outro livro da Nana Pauvolih. Toma aqui 0,5 estrela só pelo minha necessidade de avaliar os livros.
felps 20/02/2020minha estante
credo q horror, pior q eu peguei na amazon esse livro tbm
provavelmente nem vou ler

Lili 21/02/2020minha estante
Agradeço muito essa resenha sobre esse livro. Tinha visto na Amazon porém nem tive vontade de ler e agora estou muito feliz em saber que não lerei MESMO. Relacionamentos abusivos não é amor e nem um relacionamento e ponto final, não tem como achar romantismo nisso. Muito triste uma autora em pleno 2020 escrever uma história assim.

Muito obrigada Aline por dar sua opinião e quer concordo 100% e também não lerei nada dessa autora e já não ia ler mesmo.

Felipe Mello 27/10/2020minha estante
"O que não é ok é perseguir, chantagear, humilhar e agredir fisicamente uma mulher." Deu para perceber que a autora desejou fazer o seu "50 Tons de Cinza". Iria comprar este livro, pois, amei o design da capa, mas depois de sua resenha, vou passar bem longe. Eu queria entender a razão de alguns autores romantizarem relacionamentos abusos, pois, este erro só afasta leitores de adentrarem na literatura erótica. Poxa, faz uma boa história, com muito sexo, que já o suficiente pra mim. Que decepção!

Amanda.Samylli 16/04/2021

Leitura sensível, mas não impossível.
A construção da história é a mais atípica até o momento, em se tratando da autora. A mocinha não se apresenta de forma ingênua, é assertiva e "dançou conforme a música tocou". Uma jovem estudante que vem do interior do estado de Minas Gerais para cursas faculdade de Direito no Rio de Janeiro, choca-se com a realidade e a dureza do trabalho mal remunerado pago a vendedoras e se volta a prostituição para concluir a faculdade, se sustentar, guardar dinheiro e planejar o futuro (nossa!). Essa narrativa choca-se com muitos conceitos morais, mas não foge à realidade vivenciada por muitas jovens mulheres que, pasmem, nas mesmas circunstancias, fazem o mesmo.
Contudo, Lis busca, ao concluir o bacharelado, retornar a sua vida simples e pacata no interior junto de seu amor de infância e família.
Além te todos os fatos, nossa protagonista tem conhecimento do quanto é libertina e reprime esses desejos mais sórdidos, pois, segundo ela, não busca "esse tipo de vida" para ela. Ela não se aceita e tão pouco aceitas seus instintos sexuais. Todos esses pontos são mantidos em segredos em compartimentos de sua vida: a mulher do interior que estuda e trabalha na capital; a prostituta; a libertina que reprime seus desejos.
Nesse contexto, nos é apresentado o anti-herói da história: um homem rico, autoritário, traído e ferido. Rafael se interessa por Lis por sua aparência, e volta a procurá-la seguindo o falso sendo de justiça quando ele descobre a verdade sobre os segredos da vida de Lis e, a partir dai, resolve chantageá-la e dobra-la a sua vontade.
No contexto, se inicia um relacionamento com certos abusos por parte dele (visando, por sua perspectiva, fazer com que ela se arrependa e volte atrás em suas mentiras e dissimulações) e permissividade da parte dela, finalmente ela está se permitindo deixar fluir seus desejos e potencia sexual que possui.
A relação se constrói nesse contexto, ainda acrescidos de elementos externos que servem de liga para o casal. O final é previsível, e a história aborda temas sensíveis as leitoras.
Não deve ser lido de forma leviana, nem espero que qualquer uma deseje replicar as ações nesses descritos.

Bruna.Bookstagram 10/06/2020

Não foi um total fracasso
Lis mora no Rio de Janeiro, faz faculdade de Direito e é uma garota de programa. Com o dinheiro, ela paga o aluguel do seu apartamento, se sustenta e ainda manda dinheiro para os pais que mora em Minas Gerais. Ela é noiva e dentro de cinco meses ela vai terminar seu curso, se casar e voltar para a sua terra. Mas tudo muda quando conhece Rafael, um milionário grosseiro e misterioso que começa a fazer chantagens com ela e fazendo com que ela transe com ela na hora que ele bem entende.

Esse livro não é tão diferente dos últimos que eu li da Nana. A mocinha que não tem amor próprio e o macho escroto. Por mais humilhada,chantageada e usada que ela fosse, ela estava lá se apegando a um cara que só transa bem e que não demonstra nenhum tipo de carinho por ela. O que salvou a trama e não deixou o livro ser um tremendo fracasso, foi o mistério das mortes que rondam Rafael, isso sim foi legal é intrigante, coisa que a Nana sabe fazer muito bem, que é deixar as suas leitoras ansiosas. O final era bem esperado, óbvio, aquele final clichê, mas é aquilo, né? Não me entra na cabeça como uma mulher é capaz de se humilhar tanto pra um homem, ainda mais quando ele sente prazer nisso.

O livro não é extenso, mas os capítulos são bem grandes, tem que ler poucos por vez pra não ficar cansativo. O último capítulo sendo narrado por Rafael deu um toque especial e uma quebrada na história cheia de machismo e maldade que ele transmitia. É completamente aceitável que depois de ser traído um dia, a pessoa fique mais dura, fique mais receoso em se envolver no relacionamento, mas não o faz Deus de julgar os outros e nem como cada um vive a sua vida. Ele ficava tão indignado que Lis fosse garota de programa e traísse o noivo, que parecia que o corno era ele. O casal teve poucos momentos de interação, era sexo o tempo inteiro e diversas vezes eu até pulava, de tão cansativo que ficava.

Não fica entre o meu TOP 5 de melhores livros da Nana, mas também não fica entre os piores.

Nana Bastos 11/04/2022

Libertina
É um livro com inúmeros gatilhos desde sado até perseguição e ameaças que as cenas de sexo compensam muito.

No final eu já sabia desse final perfeito

Nana, obrigada por me fazer feliz com mais um livro seu

Sirlei Mendes 31/03/2024

Gostei
Uma moça do interior de Minas Gerais vai fazer faculdade no Rio de Janeiro e acaba virando garota de programa de luxo. É noiva e ninguém em sua cidade sabe o que faz. Até que em um dos seus programas, se envolve com um homem misterioso, pornográfico, com um passado com mortes mal explicadas. Sofre chantagem dele e se torna sua prostituta particular. Até que coisas estranhas começam a acontecer, acidentes, um assassinato, suspeitos. Quem está tentando matá-la? Entre suspenses e muito erotismo, com cenas altamente picantes, o amor vai nascer onde menos se espera. Mas pode pôr em risco a sua vida. Vale a pena se arriscar?

Katia 12/12/2014

mocinha prostituta,chantagem,
Esse livro é muito forte para minha alma extremamente romântica!
A mocinha é prostituta por opção, sem culpas ou remorsos, gosta de sexo, e une o útil ao agradável, ou seja faz o que gosta, e ainda ganha prá isso.
O único problema que ela engana a família, que pensa que ela ganha muito bem trabalhando numa loja e o noivo seu namoradinho de infância.
Na sua cabeçinha, quando ela se formar, deixa a profissão e vai ser feliz para sempre com o noivo.
Só que o mocinho, um cliente, quando a conhece, descobre sua história e resolve chantageá-la demonstrando prá ela sua verdadeira essência, quem ela realmente é.
E entre tapas e beijos, humilhações, ameaças de morte, assassinatos, e tentativas, e muito erotismo, esse impensado casal, se apaixona, apesar de lutarem muito contra o sentimento, principalmente ele, que já foi machucado no passado, e a machuca muito com palavras e atitudes, por não querer se entregar ao amor, mas chega uma hora que não tem como fugir.

Marco.Antonio 04/05/2020

Recomendo !
Nunca tinha lido romances como este, porém, gostei da trama. Realmente tem momentos muito picantes e quentes que deixam com vontade de continuar a leitura esperando mais momentos iguais .

Rackelina 03/05/2023

Ebaaaaa!!!! finalmente acabou ?
Meu pior erro foi ler esse livro depois de ter lido chantagem da mesma autora. Ingenuidade minha achar que essa "mocinha" iria ser diferente da outra. A história até que é interessante, porém que mulher sem personalidade essa Elisabeta. Todo romance erótico o cara tem que ser um babaca? Tudo bem o cara não colocar a mulher num pedestal, mas precisa tratar a criatura como o ser mais desprezível do mundo? E nem vou tocar no assunto das cenas onde a perseguida falou mais alto do que a dignidade da pessoa. Ela ser garota de programa e gostar não é exatamente o problema. O problema é que a frase "amor próprio" só existe pra ela nos livros. Humilhação e desprezo resume o relacionamento dos dois. Se é que podemos chamar assim. Um relacionamento onde ele humilha ela, mas como transa bem compensa. Ou seja, não existe relacionamento, existe duas pessoas: um 🤬 #$%!& inconformado que transa bem e uma mulher sexualmente insaciável que se deram bem na cama. Só isso. O final como sempre , deu pra perceber, é a solução de tudo. O que me incomodou mesmo foi a paixão avassaladora resisti apesar de tuda humilhação,desprezo e absurdos, agressão etc. Nem acho ridículo ela enquanto noiva achar que não se contentava só com o noivo e se contentar com o Rafael e querer ficar só com ele, afinal ele estava suprindo tudo que ela desejava na cama. Mas em resumo: é uma moça que gosta tanto de sexo que não importa o que o homem lhe faça sendo bom entre quatro paredes tá bom. Ah e eu não podia deixar passar o plot do noivo traído. Sério? Tudo aquilo pra quê? Pra tentar justificar o que ela fazia? E o Rafael ? Se interessou pela mulher pq lembrava a ex véi. Um covardão que não teve coragem de se vingar da ex e resolveu tomar as dores de um desconhecido pra se apaixonar pela prostituta mentirosa no final , isso depois da criatura quase morrer por causa do gostosão babaca que em 5 anos aprendeu a satisfazer tanto uma mulher que todas querem ele. Mas só tem esse atrativo. Pq no fundo é um idiota com cara de macho alfa que não se apega.

Freitas 15/01/2021

é bom
é um livro bom, apesar de na minha opinião romantizar um pouco o relacionamento abusivo.

Moriane 21/04/2020

Decepcionada...
eu tô chocada com esse livro, extremamente abusivo.
Que história mais doida, só tem sexo e o casal não conversa, mais isso é o de menos...

Rebecca.Gallippi 06/03/2021

Me surpreendeu negativamente
A Nana tende a levantar temas polêmicos e alguns poucos abordados de uma forma incrível.
Nesse livro sua escrita segue perfeita como sempre, mas eu particularmente achei desnecessário algumas das atitudes de Rafael.
Na minha opinião não precisavam de cenas abusivas, quebrou a magia que o livro poderia ter.
Não é uma leitura que eu recomendaria , não leria mais nenhum livro da nana se tivesse conhecido seu trabalho por esse.