Odisseia de Homero (segundo João Vítor)

Odisseia de Homero (segundo João Vítor) Gustavo Piqueira

Resenhas - Odisseia de Homero (segundo João Vítor)

Yasmin.Ghiotto 28/08/2021

Que leitura gostosa!
Acompanhamos o sufoco do João Vitor, tendo uma noite pra fazer um resumo sobre a Odisséia de Homero, e pra piorar ele pega a versão original e não a versão resumida pra sua idade.
Nessa acompanhamos o ponto de vista do João Vitor sobre a história, que é muuuito engraçado!
Um infanto-juvenil com muito bom humor e que trás uma base divertida sobre a Odisséia (até eu fiquei com vontade de ler depois do livro, mas só se for pra ter a mesma visão do João Vitor, claro)
Recomendo a leitura para todas as idades!

Júlia 25/04/2021

Muito divertido, de leitura rápida e tranquila.

Foi muito diferente ver a odisseia de Homero pela visão e comentários de uma criança do 6° ano, pois João Vitor lendo a versão original, que é mais difícil do que a adaptada pra sua idade, coloca pontos que para ele são os mais importantes.

Gostei também que o livro traz informações no final dele sobre a mitologia grega e os personagens que se passa a história, o que foi bastante útil, já que não precisei procurar sobre (o que pretendia fazer) e são informações bem pontuais!

Fernanda | @psiuvemler 29/04/2017

Odisseia de Homero (segundo João Vítor) | Blog Psiu, vem ler!
Um dia, João Vítor faltou à prova de final de ano e acabou ficando de recuperação (mesmo justificando que faltou devido a problemas na família – coisa que foi desmentida por seus pais, claro). Tudo o que João Vítor precisaria fazer para não reprovar era um resumo da obra Odisseia, de Homero, que ele, indignado, deixa para a última hora. No fim, ele acaba tendo que ler mais de 400 páginas para entregar o resumo na próxima manhã.
Como é de se esperar, não tem como sair um trabalho perfeito, e tudo piora quando João liga para um amigo – no meio da madrugada, deixando o amigo furioso – que já havia feito a prova sobre a obra e descobre que havia pegado a versão completa e não a resumida, própria para sua idade, como todos os outros colegas tinham feito. Mais revoltado ainda, o garoto luta para fazer o trabalho, encontrando erros absurdos na história de Homero (que, segundo João Vítor, não possuía sobrenome por culpa da bibliotecária que entregava livros incompletos – por isso o batizou de Homero da Silva) e tratando, ele mesmo, de consertá-los.
É hilário acompanhar a interpretação que João tem das aventuras de Ulisses. O livro possui diversos parágrafos que resumem a obra original e, no meio deles, comentários do garoto expressando total descrença a respeito de muitas das situações narradas por Homero. O mais engraçado é que o guri não está nem aí se Homero é um nome de destaque. Aliás, ele pensa bem o contrário: para ele, o poeta não tinha noção das bobagens que estava escrevendo.
Eu adorei realizar a leitura dessa obra e ela com certeza superou minhas expectativas (que, desde o início, eram bem altas); até fiquei com vontade de reler. Pra ser sincera, eu estava com um pouco de medo de ler, pois nunca li nada sobre a criação original e pensei que seria difícil compreender algumas coisas, mas o suposto resumo de João Vítor ajudou bastante, mesmo com a forma como ele interpretava a história.
Enfim, tudo nessa obra foi feito de forma impecável, desde o enredo criado de um jeito tão criativo e inteligente, às ilustrações que representam grande parte do trabalho do aluno e ao trabalho da Gaivota, que providenciou um exemplar à altura da história que este carrega, com capa dura, folhas amareladas e uma fonte um pouco maior que o comum. Além disso, as partes que João Vítor expressa sua opinião são colocadas em uma fonte diferente da principal, o que ajuda muito na identificação de cada parágrafo. Talvez essa resenha até tenha ficado meio confusa, mas esse livro é um pouquinho assim, hahah, então espero que tenham conseguido captar a essência de tudo.

site: http://www.psiuvemler.com.br/2017/02/resenha-odisseia-segundo-joao-vitor.html

Juh Claro 23/10/2015

O melhor e mais divertido resumo da Odisseia!
A Odisseia de Homero na verdade é um trabalho de escola feito por um aluno do 6º ano, o João Vítor. Ele está perigando repetir de ano e precisa entregar esse trabalho de qualquer forma. O “desafio” é resenhar o poema Odisseia, nada muito incomum – o problema é que, além dele ter deixado para o último dia, ele acabou pegando a versão completa na biblioteca ao invés da edição adaptada para jovens. Agora ele se vê preso a um livro de mais de 400 páginas, nada fácil de entender e com muitas passagens chatas e repetitivas.

Nos deparamos com uma resenha pra lá de engraçada e com ilustrações cômicas. A interpretação do João Vítor nos deixa com uma incerteza do que realmente está escrito no livro – além de “lermos o pensamento” dele enquanto escreve – risadas garantidas!

Para quem já leu/conhece a Odisseia talvez seja até mais fácil de entender as tiradas dele, mas caso você não tenha lido (como eu), não atrapalha em nada – acho que essa versão é até mais divertida que a original ou a adaptada.

O livro é inteiro ilustrado, além de ser de capa dura (amor eterno

site: http://juhclaro.com/odisseia-de-homero-segundo-joao-vitor-gustavo-piqueira/