Por um fio

Por um fio Drauzio Varella

Resenhas - Por um Fio

Lisiane.Dutra 25/04/2024

Se o Drauzio Varela escrever uma bula de remédio eu vou gostar de ler! Dito isso, o livro é muito emocionante, sensível e triste.

Redstar 19/04/2024

Vol 2
Se houvesse volume 2 eu leria com certeza!
Livro envolvente com muitas reflexões! Com certeza a leitura nos amadurece e aumenta a admiração pela história e figura do Drauzio.

Carlos531 12/04/2024

Um livro incrível, nunca havia lido nada do Dr. Drauzio Varella, e esse livro despertou o interesse nas demais obras dele. O livro com uma escrita que abrange a todos os públicos vem com uma coletânea de trechos de historias de pacientes, em situações como o próprio título do livro nos apresenta “Por Um Fio” prontuários médicos que o doutor e sua equipe acompanharam no decorrer dos anos.

Cada caso apresentado traz a sutileza da visão médico para com o paciente nos mostrando o lado humano do médico, que em meio ao caos de uma notícia desagradável como uma doença grave ou até mesmo sem cura, passa despercebido aos olhos dos pacientes e familiares. Mesmo sendo trechos da vida de alguns pacientes a forma que é escrita e apresentada ao leitor faz com que nos tornemos parte do caso, sentindo de modo singular o que cada lado da historia vive e sente.

Simplesmente um livro extraordinário que recomendo. Mesmo um tema, que acaba sendo um tabu, como a morte, é uma obra que vale cada palavra lida e nos faz rever nossas ações, pois nunca nos imaginamos na possibilidade do fim.

“Lidar de perto com a perspectiva da morte alheia nos remete a constatação de nossa própria fragilidade”

Maria Brenda 11/04/2024

Só não li mais rápido pq tava com umas demandas aqui, mas a leitura é muito fluida. A obra traz vários casos de paciente do doutor Drauzio que marcaram a vida dele, alguns dolorosos demais e mostrando com a vida prega peças?

Bia Mannarelli 29/03/2024

Incrível
Simplesmente uma das minhas melhores leituras. Drauzio consegue transmitir os sentimentos de um médico que se aproxima muito dos pacientes com maestria. Espero conseguir ser uma parte do que o autor é!
Contando pequenos relatos, desde observações nos relacionamentos interpessoais dos pacientes, até os próprios acontecimentos e experiências particulares, transforma ainda mais a medicina em uma arte.

patinhoo__ 13/03/2024

O Dráuzio tem uma escrita fácil, gostosa, escreve muito bem. O livro traz pequenos contos vividos pelo Dr. de pacientes com doenças terminais e o desenrolar diagnóstico e vivencial deles. Muito lindo, mas imensamente triste. Traz uma visão para a morte, com suas nuances e faz você refletir sobre a paz e até sobre as partes bonitas do fim. Não conhecia a história que o Dr. conta no final, acabou comigo ?

Natália 28/02/2024

Qual o propósito da medicina?
Que Drauzio é um profissional irretocável, eu já sabia; mas a cada livro me surpreendo mais com o ser humano excepcional que mostra também ser.
Como o próprio conclui nesta obra, a medicina tem como propósito aliviar o sofrimento humano, dar um fim digno à vida dos pacientes que já não possuem à sua disposição recursos científicos para cessar a progressão de uma patologia ou curá-la. E Drauzio faz com maestria; colocando ao lado de todo o seu conhecimento técnico, o seu coração.
Neste livro, relata um pouco sobre pacientes que pôde atender durante sua carreira pela oncologia; e também um pouco sobre o início da epidemia de HIV.
A obra já estava na minha lista de leitura há muitos anos, mas nunca foi exatamente uma prioridade literária. E agora acaba de se tornar um dos meus livros preferidos. Ri e chorei, e também desejei muito que a minha avó, que faleceu de glioblastoma em 2011, pudesse ter tido a experiência de ser acompanhada por um médico tão humano.
Obrigada, Drauzio, por sempre conseguir restaurar em mim uma chama de fé na humanidade.

Beatriz 22/02/2024

É um livro bem forte e muito rico, chorei por diversas vezes.

Conta trechos de vidas de pessoas que se descobrem com câncer e o impacto desse diagnóstico na própria vida e na de familiares. Conta um pouco da própria vida pessoal, citando filhas, pais, irmãos e colegas de trabalho.

É um livro muito tocante e a forma com que ele decidiu terminar o livro mais ainda.

"Ao fechar os olhos diante da perda da integridade física do outro, procuramos afastar de nós o desconforto da lembrança de nossa própria efemeridade."

Yasmim 21/02/2024

?Quando o tempo é curto, o que interessa é estar atento aos pequenos prazeres, como ouvir o sabiá que me acordou esta manhã, e aproveitar em toda a intensidade a companhia das pessoas queridas.?

Mariana.Sanchez 21/02/2024

É a primeira vez que pego um livro para ler e termino em menos de dois dias. Finalizei ele chorando muito, indignada com o final e como o Drauzio escolheu finalizar.

É um livro extremamente sensível, que faz refletir por horas e te dá vontade de mudar sua vida.

Erika 18/02/2024

Emocionante
Drauzio como sempre demonstra ser um escritor impecável, com histórias detalhadas e ricas de conhecimento. Te fazem refletir sobre vários aspectos, nesse livro em específico me encontrei horas refletindo sobre a vida e a morte
Eu simplesmente amo a forma que ele escreve, me prende do início ao fim, e ainda sobra espaço para algumas irônias e contos engraçados no meio de tantas questões complexas.
A escolha de terminar o livro com a história do irmão dele é simplesmente de cortar o coração mas também de encher de alegria, reflexões e empatia. A vontade de chorar ficou mas não consegui porque as reflexões positivas ficaram mais forte.
Que esse homem viva mais mil anos para ele poder transmitir todo o conhecimento que tem, que parece ser infinito. É de uma sabedoria e bondade ímpar, que chega a me dar um aperto no coração pensando se existem ou vão existir outros médicos ou seres humanos como ele.
??

Hellen.Lily 08/02/2024

O sentido da vida é saber viver e morrer
Drauzio Varella se especializou em oncologia e atuou na área durante anos.
Nesse livro o Dr. fala sobre o questionamento dele sobre o sentido da vida e principalmente de como foi acompanhar perspetivas de morte dos pacientes e familiares contadas de uma forma tão humana. Acompanhar doenças, pioras e mortes moldou muito da cabeça do Drauzio.

Leitura fluida e histórias impactantes podem ser resumidas por esse trecho "Uma das lições que aprendi com a maturidade profissional foi não me deixar paralisar pela angústia que o contato com a dor do outro provoca. Para ajudar quem está amedrontado pela possibilidade de perder algo tão valioso como a própria vida, o pior interlocutor que pode existir é alguém condoído a ponto de entrar em pânico."

Fiz várias anotações no livro sobre o inúmeros assuntos e contextos abordados. O último capítulo sem dúvida me fez chorar.

Valéria 05/02/2024

Obrigada, Drauzio.
Quanto respeito e sensibilidade, pelas histórias contadas e pela morte.

Escrita maravilhosa e cativante, causadora de inúmeros sentimentos em um mesmo capítulo, além da profunda reflexão que me trouxe sobre a morte, diante de relatos de um profissional que a encontra rotineiramente.

O último capítulo é extremamente triste, porém consegue dar um quentinho no coração.

Recomendo a leitura. Obrigada por existir e por compartilhar toda a sua sabedoria e vivência por meio dos livros, Drauzio.

Marcia Leão 22/01/2024

Maravilhoso
Já tinha lido Estação Carandiru e posso dizer que dr. Drauzio Varella sabe contar uma história através da escrita! E nesse livro a cada capítulo ele aborda a história de um paciente que passou por suas mãos serem diagnósticos de doenças incuráveis ou que vão trazer muitas incertezas e sofrimentos não é um livro triste. São histórias reais que vão, sobretudo, trazer questões do comportamento humano e os sentimentos envolvidos nesssa descoberta: tristeza, esperança, amor, solidão na vida de quem enfrenta um diagnóstico, assim como daqueles que estão a sua volta dos pacientes. Parece que ele está na sua frente contando e trazendo informações sobre a evolução da medicina e das drogas nos tratamentos. A última história é emocionante demais, terminei o livro aos prantos.
Nota máxima! 5/5

Sara - @um_livro_por_ai 17/01/2024

Por um fio
Um livro emocionante que me fez pensar muito sobre como somos frágeis como a palha que o vento leva. Que Deus nos ajude a viver nossos dias de maneira sabia.