O Azul Indiferente do Céu Shiko

Resenhas - O Azul Indiferente do Céu

Giovani 20/12/2023

Arte linda, ótima narrativa. A obra te leva num breve testemunho de eventos que gritam violência, não apenas a apresentada, mas a que deixa velada também.

dro-nunes27 29/07/2023

O Azul Indiferente do Céu
Nesse quadrinho, Shiko mostra por meio de uma história muda, fatos que antecederam o assassinato do ativista colombiano "Hector Abad Gómez" assassinado em 1987.

Shiko esbanja seu domínio narrativo mostrando os últimos dias do ativista de tal forma que o leitor se sinta uma testemunha do crime. Um relato sem diálogos que pode ser lido rapidamente, mas que vale um olhar atento para cada página.

Detalhe interessante é ver como Shiko explora os ângulos e contrastes ainda que o material seja todo em preto e branco, seu domínio é fantástico! A forma que ele utiliza as onomatopeias a favor do roteiro é algo incrível! Temos aqui um belo quadrinho que entrega um triste relato através de uma belíssima narrativa.

Lhyz 18/07/2023

Poucas falas e uma arte indescritível.
Essa HQ fala da violência, ou melhor, mostra a violência de forma clara e crua, sem medo e sem aviso. Abri por coincidência e não consegui parar até concluir.

srlucast 06/04/2023

Completamente obcecado por Shiko
Eu vou correr atrás e ler tudo que esse artista fizer.
"A vida de um homem não valia mais do que oito dólares"

Tudo é muito simples, direto e intenso.

Emerz 28/07/2022

"Já somos a ausência que seremos.
O pó elemental que nos ignora
e que foi o Adão vermelho e que é agora
todos os homens e os que seremos.
Já somos no túmulo as duas datas
do princípio e o fim, a caixa,
a obscena putrefação e a mortalha,
os ritos da morte e as endechas.
Não sou o insensato que se aferra
ao mágico som de seu nome;
penso com esperança naquele homem
que não saberá quem fui sobre a terra.
Sob o indiferente azul do céu,
esta meditação é um consolo."

Ãngelo 09/09/2021

A história mostra a violência de forma mais real possível, "quanto vale a vida? Não vale mais que oito dólares", esse é o título da manchete exposto durante o período final da história. Mesmo sem grandes diálogos o quadrinho não deixa nada a desejar, pois a arte grita para o leitor o que se quer dizer, basta ter consciência sobre todo esse histórico de violência que assola a América latina, e bom mesmo sendo escrito em 2015 com um ocorrido de 1987 se mostra bem atual
Tharsila 09/09/2021minha estante
Me manda

Barbara M Giolo 09/09/2021

Pouca escrita e muito a dizer.
Uma das minhas primeiras experiências com quadrinhos adultos e sem conhecer nada do SHIKO já fui surpreendida positivamente. Com pouquíssimas frases ao longo de toda a HQ, as imagens são ricas e praticamente gritam uma realidade nua e crua. As palavras não faltam em momento algum e a ideia é transmitida com clareza em detalhes primorosos. A estória trás o assassinato de Héctor Abad Gómez, jornalista e defensor dos direitos humanos encomendada a meros trocados. Intrigante e provocativo amei o estilo de SHIKO, espero conhecer outras obras em breve. Fora o show da Editoria Mino em toda a edição.

PAS 26/07/2021

"...que no sabrá quien fui sobre la tierra."
O Azul Indiferente do Céu (Shiko, 2013) é mais um obra prima do paraibano. Inspirado em poema de Jorge Luiz Borges (Sonetos inéditos - III) e baseado na morte de Héctor Abad Gómez (ativista colombiano pelos Direitos Humanos), uma HQ curta (no melhor estilo conto) que merece ser lida. Publicada inicialmente de forma independente ganhou edições posteriores (a partir de 2015) pela editora Mino, que faz belo trabalho a imprimindo em papel de alta gramatura e com essa bela capa em papel cartonado. A arte deslumbrante como de habitual. Vale muito conhecer esta e outras HQs do grande Shiko.

Vilamarc 17/07/2021

Porrada Latina
Baseada em pequeno texto de Eduardo Galeano, uma HQ quase exclusivamente onomatopaica sobre a violência na Colômbia. Retrata o assassinato de Hector Abad Gómez, jornalista e então presidente da Comissão de DH.
Shiko mais uma vez genial.

Gabriel 16/07/2021

É shiko
Latino América pelas penas de SHIKO. Não poderia dar errado. A edição da MINO tb é competente? sinta a dor latina

joaoggur 08/09/2020

Muito bem narrado
Ótimo quadrinho, a arte do Shiko está maravilhosa! Gostei muito

Ed Bortolotte 15/06/2016

Arte Impecável
Acho que é o quadrinho mais bonito visualmente que li até agora!!

Marieliton M. B. 05/12/2015

A história a partir de um click
Quadrinho nacional roteirizado e desenhado pelo Shiko, que narra uma tragédia ocorrida na Colômbia no final dos anos 80.

Acredito que dar maiores detalhes sobre a história acabaria por estragar a experiência de lê-la. O que posso destacar é a forma com que o Shiko usou pra contar a história. Durante toda a hq, a narrativa é feita quase que exclusivamente pela arte e pelas onomatopeias das cenas. São poucos os diálogos e isso torna a “leitura” bem mais rápida e interpretativa. Cada leitor tem a sua própria visão do que está ocorrendo.

A expressão “uma imagem fala mais que mil palavras” cai muito bem nessa hq. E se tratando da arte do Shiko então... 8)

obs: ao terminar de ler, a vontade de fazer uma pesquisa no Google é quase que automática.
Cilmara Lopes 07/02/2016minha estante
a vontade de saber sobre o ocorrido é automática. :D

Bruna Maria 09/08/2014

O Azul Indiferente do Céu
O mais foda do livro é a narrativa, muito massa. O Shiko conta a história quase toda sem balões, só com imagens e ficou fodástico!!