O Nascimento da Clínica

O Nascimento da Clínica Michel Foucault

Resenhas - O Nascimento da Clínica

Isa409 01/06/2022

O livro é excelente, fala sobre a influência da Igreja, a moral e os bons costumes na medicina, e a revolução que a medicina sofreu quando os médicos começaram a abrir cadáveres para analizar como o nosso corpo realmente funciona. Adorei a leitura, pretendo ler novamente daqui um tempo.

Zeca 11/09/2020

Te falar que gosto ate de foucault, mas mais de sua escrita, acho que ele tem uma forma de dissertar unica e chique, talvez seria um excelente vestibulando, tiraria notas max em redação. A teoria do discurso, vigiar e punir, a historia da sexualidade, são trabalhos vem interessantes do frances, que acredito que mereçam atenção. Contudo, essa obra aqui resenhada acredito que tem o pior de foucault e que inclusive é bem carcteristico do mesmo, que são suas ideias fantasiosas, parece que não existe uma construção de fato e um desenvolvimento analito através da análise dos fatos e sim, que ele viu q tal acontecimento melhor se adaptava a sua teoria e foi ali jogando e fazendo esse somatório. Acho que é um livro fraco, complicado de ler, muitas vezes chato mesmo, tem passagens interessantes admito, mas no mais é marcado por devaneios.

Andarilho 03/08/2009

OK, esse é um livro estranho. Não sei se eu sou burro, o Foucault era esperto demais ou as duas coisas juntas, mas sou simplesmente incapaz de entender por que ele escreveu este livro. Claro, a mudança epistemológica que ocorreu na Medicina do século XVIII para o XIX é certamente interessante, mas ele precisava enrolar tanto para falar sobre isso? Sério, ele poderia ter feito um livro muito mais curto (ou falado sobre aspectos mais interessantes do assunto) se não tivesse feito tanto malabarismo intelectual para provar que ele era um cara culto que leu livros médicos bizarros.
Claudio Luiz 14/03/2016minha estante
Ólá Andarilho, faço eco ás tuas palavras. Este filósofo tem a necessidade, explícita, de desfilar seu arqueologismo epistemológico. Infelizmente a Academia está lotada deles.

Claudio Luiz 14/03/2016minha estante
Quem for capaz de chegar a Resenha desta obra, encontrará um tesouro, além de correr um sério risco de fazer o mesmo que seu autor. rs

mateusss 11/11/2018minha estante
Gente do céu, que livro estranho. É tanto malabarismo intelectual que fica travado o processo de fazer uma síntese da leitura e o que sobra é uma sensação de burrice minha. Achar essa resenha foi feliz.