Contos, Uma Antologia

Contos, Uma Antologia Machado de Assis

Resenhas - Contos, Uma Antologia

Pablo Paz 06/05/2024

Respeito ao original
Uma das primeiras obras completas do Machado de Assis foi publicada por uma editora chamada Edições Jackson. Embora tenha o mérito de se preocupar com a publicação e unidade da obra machadiana, havia muitas modificações em relação aos originais (mudança de pontuação, advérbios e alguns adjetivos). Essa edição tornou-se referência quando Machado caiu em domínio público. A coletânea do crítico inglês John Gledson tem o diferencial de ater-se à escrita original, corrigindo apenas os notórios erros de tipografia (que hoje chamamos de digitação). Desde seu lançamento, sua metodologia, a mesma para a publicação de gigantes como Shakespeare, tornou-se uma referência não só na obra machadiana como para publicações de outros autores clássicos. O respeito ao original acima de tudo, com notas de esclarecimento para termos obscuros ou passagens que só eram compreendidas para os leitores da época.

Wilson 08/02/2024

Mais ou menos
Contos nada demais. Gostei de uns 3. O alienista, a teoria do medalhão e sereníssima república. Não recomendo pra quem não se acostumou com a escrita do Machado.