Uma História Simples

Uma História Simples Shmuel Agnon

Resenhas - Uma História Simples

Rub.88 21/02/2017

Schidukh...
Não se tem uma religião, se vivi uma religião. Toda uma tradição cultural e social abrangendo desde normas de vestimenta, de alimentação, de horários e situações específicas para cada uma das orações, hierarquia de comando, dias sagrados e ate relacionamento familiar e amoroso. A escolha de viver plenamente ou em parte os conceitos religiosos de cada doutrina depende das inclinações individuais que cada pessoa tem. No livro Uma Historia Simples do escritor israelense Shmuel Yosef Agnon é descrito os aspectos do cotidiano de uma comunidade judaica no período entre as guerras mundiais.
Com a morte da mãe, Bluma vai morar na casa de parentes, comerciantes de sucesso em outra cidade. A chegada dela desperta para outros aspectos da vida o filho único do casal dono da mercearia mais frequentada da região. Bluma que se torna convenientemente empregada gratuita da casa atrai os olhos de Hirshl, que já trabalha atrás do balcão do negocio da família. A mãe fareja algum problema nesse interesse e planeja o casamento dele com uma jovem de boa família. Nisso entra em funcionamento um rebuscado esquema de conversas intermediadas por um profissional em casar pessoas que nem se conhecem. A estória segue com Hirshl, que eu mesmo não sei por que e nem ele tão pouco sabe, talvez por inercia, se casa com Mina a mulher que lhe foi destinada pelo Altíssimo. A vida matrimonial é comum e chata. Sogros e sogras dão algum movimento ao dia-a-dia dos jovens casados. Na mente de Hirshl ainda vagueia a tênue imagem de Bluma que saiu da casa dos parentes assim que os planos do casamento arranjado começaram a se desenhar, e foi morar não muito longe dali. Porem Hirshl nunca mais se encontrou propositalmente com ela.
O conflito do romance acontece quando Mina engravida e Hirshl enlouquece. A única particularidade de todo esse drama é que acontece num ambiente judaico onde todas as tradições são respeitadas e seguidas. Escrito originalmente em hebraico, existe no final do livro muitas notas necessárias para ter uma ideia dos rituais diários que os judeus praticam e também um glossário para termos referentes à religião do povo escolhido. Livro muito bem escrito pelo ganhador do Nobel de Literatura de 1966, mas simples demais na sua estória. O titulo, ao contrario de muitos outros livros li, cumpre o que promete.