Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século

DouglasPires 09/07/2017

Me ajudou a entender a síndrome do pânico.

Jabez 17/07/2017

É um livro diferente pra quem esperava ser mais um auto-ajuda de "Araque". As definições do autor batem com o que eu já imaginava do processo de pensamento...

@mirnato30nov 19/07/2017

Leitura útil para diagnóstico correto e sucesso em qualquer tratamento
Fiquei curiosa por conhecer a obra do autor justo porque um distímico fez graves críticas. O próprio sequer aceita seu diagnóstico e resolvi dar ao autor o benefício da dúvida. Pelo título eu achei que fosse um livro convencional de auto-ajuda, mas ao contrário trata-se de uma obra elucidativa sobre a ansiedade e sua relação com a formação do pensamento e de memória afetiva, quer prazerosa ou paralisante e doentia.
Discordo, veementemente, de quem afirma que o livro não traz ferramentas pra enfrentar porque traz conhecimento imprescindível ao diagnóstico adequado e isso por si só já é parte preciosa de qualquer tratamento de sucesso.
Já as técnicas/dicas de prática para tratamento creio que sejam aprofundadas em ANSIEDADE 2 e 3.
Sou ansiosa e me maravilhei em "descobrir" que intuitivamente eu já pratico 99% dos ensinamentos do Dr. Augusto Cury, mesmo sem nunca ter lido nada dele antes e nenhum outro livro de auto-ajuda. Apesar da ansiedade crônica, sempre me esforcei para conduzir a minha própria vida e buscar saúde emocional.

Kleber Rafael 21/07/2017

Mais do mesmo...
Por se tratar do Augusto Cury, sou muito fã dele, tenho e já li várias de suas obras, a temática desse livro me chamou a atenção, e parti para a leitura, porém achei muito superficial a forma como ele escreveu esse livro, algumas partes muito repetitivas, principalmente pra quem já leu algumas obras dele. Parecia releitura em alguns momentos. Não foi de todo ruim, tiveram algumas dicas muito interessantes, você vai acabar identificando muitas pessoas que sofrem de ansiedade, inclusive você mesmo. Falaram que em “Ansiedade 2” ele aprofundou mais o tema o que tornou o livro muito mais atrativo, pretendo ler em breve. Vale a leitura.

Sara 25/04/2024

Que livro lindo???
"Se nosso Eu for equipado para conhecer a última fronteira da ciência, O processo de construção de pensamentos e educado para gerir nosso intelecto,
as prisões, pelo menos a maioria, tornar-se-ão museus muitos policiais tornar-se-ão poetas, muitos psiquiatras e psicólogos terão tempo para cultivar flores. E as guerras? As guerras mudarão de estilo, não serão mais usadas armas para extrair O sangue, e sim ideias para injetar o amor, o altruísmo e a tolerância no mundo. Pensaren sou não mais como feudos, mas como uma família humana."

Rebeca.Suzana 24/09/2017

Ansiedade- como enfrentar o mal do século
Cobsiderada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial, é a sindrome do pensamento acelerado (SPA). Neste livro vc aprenderá como desacelerar seus pensamentos e evitar esse mal.

kleris aqui, @amocadotexto no ig 28/09/2017

Todos são pedidos de socorro! É o seu corpo pedindo um stop de algo excessivo.
(Esta resenha teve corte de quotes e imagens do livro; visite o link para conferir)

Sabe quando o celular começa a travar tudo e você é obrigado a fazer uma limpeza, senão reiniciar o aparelho? Ou mesmo com um computador ou notebook, em que você se vê na necessidade de parar um minuto e otimizar sua máquina? Se for esperto, vai saber evitar novos acúmulos, senão, evitar encher a máquina tão rápido quanto da última vez.

A cabeça do ser humano funciona de maneira bem semelhante: ela acumula “lixo”, e, como as máquinas, nos notifica com sintomas, manda alertas, e, se preciso, vai te bloquear a ponto de você não conseguir acompanhar mais nada – até mesmo paralisar. Só que, diferentemente de máquinas e aparelhos, o ser humano não pode eliminar esse lixo – a não ser em casos especiais de acidentes bruscos – pois nada se perde. Então como otimizar nosso próprio cérebro pra não nos detonar?

Em Ansiedade – como enfrentar o mal do século, Cury é esse guia nos caminhos “desconhecidos” da nossa mente. A partir do estudo psiquiátrico e psicoterápico, de sua Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), ele nos apresenta ao quadro contemporâneo da saúde mental e nos inteira sobre o funcionamento da mente humana. Mais que isso, ele demonstra como nossas mentes têm entrado em pane e como a sociedade tem respondido – com níveis e mais níveis de ansiedade generalizada sem a devida atenção.

Não é difícil encontrar pessoas que sofram desse mal. Elas estão por todos os lados, cada uma com suas angústias, escondendo do mundo, escondendo, inclusive, de si mesmas. Você pode neste minuto fazer uma busca rápida numa rede social e assistir em tempo real pessoas comentando sobre a claustrofobia que é esse tipo de sofrimento.

Acho que tranquiliza saber que há outros milhões sendo atacados no mesmo segundo que a gente, dá uma sensação de “não é só comigo” misturado ao “eu não pirando não”. A da bem verdade é que há (ainda) muito preconceito por trás dos problemas de saúde mental, e por conta dessa pressão, casos e mais casos estão aí trilhando caminhos cada vez mais difíceis. Não há loucura, apenas incompreensão.

Nesse meio tempo, nossa paz de espírito é, assim, roubada. Entre taquicardias, queda considerável de cabelos, fortes pesos de consciência, insônias, déficit de memória, sensações incompreensíveis, pânicos e outros tanto sintomas... todos são pedidos de socorro! É o seu corpo pedindo um stop de algo excessivo.

Nesse sentido, a abordagem do autor é de uma natureza informativa ao mesmo tempo que de autoajuda, pois nada melhor que estar esclarecido sobre o que está acontecendo, como acontece, por quê acontece ou o que podemos enfim fazer a respeito. Não sei vocês, mas se tratando de algo que pode nos sufocar assim, de uma hora para outra, “aparentemente sem razão”, eu não gostaria de ficar no escuro. Além disso, Cury nos traz técnicas embasadas e de fácil aplicação. Em um primeiro momento, elas podem parecer muito simples e algo que qualquer pessoa pensaria em realizar, porém, não é que costumamos fazer totalmente o contrário?

O que Augusto Cury propõe no livro é que há maneiras de burlar esse sistema, até então descontrolado, que é a nossa cabeça. Embora não possamos apagar todas as situações ruins, que nos levam aos ciclos de ansiedade, tampouco eliminar todo o lixo que se acumula na nossa cabeça, podemos reeditar tudo que é registrado. Podemos gerenciar toda essa configuração!

É na verdade uma questão de hábito... de otimização até. Vez que dominamos o controle de volta para gerenciar e balancear nossa mente, seremos nós que ditaremos a nossa história. Talvez soe como “conversa pra boi dormir”, como espalham uns ditos populares, mas... quando algo faz tanto sentido assim e possui mais cases de acertos do que de erros, não é algo para se deixar pra lá.

A linguagem do livro é de fácil compreensão se você tem certo costume com pesquisas e teorias. Toca-se em questões de memória, personalidade, comportamento, gatilhos e controle emocional. Por mais que o assunto seja um tanto complicado, ele procura diferentes abordagens e modos para explicar o conteúdo, com exemplos da sua vida privada, social e profissional, a fim de melhor se fazer entendido (como fiz ao equiparar a mente humana com o celular lotado). Cury, assim, equilibra os tópicos sem mergulhar tanto na psiquiatria, nem pretende ser leigo demais.

É direcionado desde os profissionais de saúde mental a qualquer interessado em conhecer mais da Síndrome do Pensamento Acelerado (Ansiedade). É esclarecedor tanto para quem sofre quanto para sente que não tem maneiras de lidar com uma pessoa neste estado. Aliás, pode ser o primeiro passo de um tratamento – por uma busca pela informação certa – e/ou de aceitar que se precisa de um, afinal, o livro não dispensa o acompanhamento de um profissional.

Recomendo!

P.S.: Em função desse livro, o escritor lançou o livro Gestão da Emoção, no qual explora mais das técnicas, coaching (treinamento) e aplicabilidades.

site: http://www.dear-book.net/2016/06/resenha-ansiedade-como-enfrentar-o-mal.html

Andrade 08/11/2017

Maravilhoso
Esse livro é para todo mundo ler porque coloca você para refletir sobre comportamento é porque morremos de ansiedades.

Julio.Araujo 13/12/2017

SEJA AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTORIA
O livro "ANSIEDADE" do Dr. Augusto Cury deveria ser lido por todo mundo e ponto final. Vivemos em uma sociedade sobe temperatura e pressão variando constantemente, na lei da física pode até fazer alguma diferença ou definir algum processo, porém para nós isso não é bom. Acredito que a vida deveria ser mais cadenciada e leve, pois não faz sentido perdemos tanto tempo em nos tornarmos maquinas com o objetivo de acertar o tempo todo.
A velocidade dos acontecimentos e informações que retratam o mundo de hoje é absurdamente irracional, temos cada vez mais jovens com depressão, transtornos do sono, irritabilidade, entre outros males. Sabemos que desta vida não se leva nada e o que deixamos para traz são lembranças dos bons momentos e atitudes de enobrecimento humano.
Até ler este livro pensava que este problema de ordem psíquica era menos comum do que se parece, fiquei perplexo por ser um problema crônico da nossa sociedade e que ainda não é encarado com a seriedade que merece. Os pais devem estar alerta, pois seus filhos podem sofrer com este mal que traz consequências graves para a saúde dos mesmos. O livro do Dr. Augusto Cury nos ensina a frear o pensamento acelerado e a buscar mais qualidade de vida.
Frase:
"Quem impõe suas ideias, seja através do tom de voz exacerbado, da pressão social, da pressão financeira, de cobranças excessivas ou de discursos intermináveis, não é autor da sua própria história nem formador de pensadores, mas formador de servos, de pessoas passivas, intimidadas, submissas." (Augusto Cury).

Roberta Jornalista 06/01/2018

Livro bem técnico
Me considero ansiosa e esta leitura me ajudou. Gostei do livro, apesar de achá-lo bem técnico até a metade, mais direcionado aos profissionais da área.

Helen 08/01/2018

Ansiedade- Como Enfrentar o Mal do Século
Livro que enfoca a "SPA"= Síndrome do Pensamento Acelerado, que, segundo Cury, é o mal do século.
O autor mesmo cita que o livro é destinado principalmente para profissionais da área médica. Mas Cury procurou escrever numa linguagem simples para tornar o livro acessível também para os jovens, que igualmente sofrem da SPA.
Eu diria que é um tanto repetitivo e poderia ser explorado mais sobre a ansiedade. Mas é um livro interessante, principalmente se você sofre por ansiedade

Rafael.Ferreira 10/01/2018

Uma visão admirável sobre a mente
Gostei muito do livro. Não é um livro de auto-ajuda simplesmente com frases de efeito. É um livro com um embasamento técnico muito legal, transcrito de uma forma que qualquer pessoa lendo com atenção consegue entender e se não entender consegue ver que temos muito a aprender sobre nós mesmos.

Assim como todo ser humano se alimenta várias vezes ao dia e não entende o básico de nutrição para melhorar a saúde de seu corpo, passamos todos os dias de nossa vida com uma mente que não sabemos como funciona e ainda por cima que esta doente.

Gostei das abordagens do autor, da parte técnica principalmente. A parte de aconselhamentos é muito boa, mas sei que em outros livros o autor se aprofunda mais, até para que esse livro não perca seu foco que é a instrução básica sobre o que é SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) e como iniciar os primeiros cuidados para acabar ou ao menos diminuir o impacto disso em nossas vidas.

Uma dica que dou é: Pegue no final do livro todas as fontes que ele cita, nas quais fez seu embasamento teórico e veja se mais algum livro destes pode contribuir com sua vida.

Lili 12/01/2018

Pra ler e reler
Criei expectativas erradas em relação ao livro. Esperava que ele trouxesse mais ensinamentos sobre como lidar com a Ansiedade, mas na vdd são informações de como o cérebro constroe esse esquema que resulta em doenças emocionais.
De qualquer forma é muito bom. Esclarecedor o elucidativo. Para mim é um livro que deve ser lido, no mínimo, duas vezes, para que possamos realmente aprender e aplicar o que ele ensina.