Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século

Pripec 10/01/2014

80% da população mundial sofre com a Síndrome do Pensamento Acelerado
Fiquei surpresa ao ver que ainda não fizeram nenhuma resenha para este livro.
Decidi fazê-la então e ao parar pra pensar em como descrevê-lo , realmente verifiquei o porquê : resenha-lo é uma tarefa difícil.
Eu o comprei pensando ser um livro ao estilo autoajuda, mas verifiquei logo no começo que Cury estava falando literalmente sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado ( SPA) e ele mesmo cita que o livro é destinado principalmente para os profissionais da área médica, psicólogos e psicopedagogos , mas teve a preocupação de utilizar uma linguagem acessível a todos os públicos.
Meu interesse era saber mais de um problema que está ocorrendo, segundo Cury, com 80% da população mundial e o que me surpreendeu foram os dados colocados em relação as crianças e jovens.
Indico para quem possa estar passando por este problema e também para quem tem a responsabilidade de educar crianças e adolescentes.
A única razão para não ter dado nota 5 é que ao meu ver, Cury poderia ter explorado com maior clareza e até com exemplos, as duas partes finais onde escreve sobre as técnicas de como gerenciar a SPA.
Regina 16/02/2014minha estante
Concordo ele poderia ter explorado mais.

Edu 12/03/2014minha estante
o livro tem sim muitas informações úteis, porém apresenta informações repetidas de outros livros dele e é 95% apenas teórico - a impressão que tive é que eu li uma propaganda.

ClauSoria 23/03/2014minha estante
Gostei muito do alerta que ele faz mas achei que a ajuda que ele poderia ter dado deveria ser melhor. Ele fala muito do problema mas pouco de técnicas para resolver. Mas achei muito bom, porém precisamos procurar ajuda além do livro.

maiquel 08/12/2014minha estante
Sinceramente não gostei desse livro. Li 100 páginas de problemas que quem sofre de ansiedade já esta carimbado de saber.
Ele faz mais propagandas de outros livros do que qualquer outra coisa. Tudo bem que se promover é bom mas nem tanto né.
Nas últimas páginas do livro que ele vai ensinar alguma coisa.
**PÉSSIMO!!!!
Mil vez Dr. Lair Ribeiro.

Pripec 02/02/2015minha estante
Em Felicidade roubada, Cury, complementa este livro dando um rosto, um corpo, uma mente, uma familia e uma saída ( tratamento) a SPA.

16/06/2016minha estante
Também concordo contigo Pripec! Completei leitura a muito custo, pois além de ser repetitivo, não há fluidez do tema, não há promoção da solução do caso, muita propaganda alheia... enfim! Com certeza poderia ter explorado mais.

Nega 24/04/2020minha estante
Não sei como que faz para ler?

NathaliaPerdona 09/11/2020minha estante
Este livro parece que foi escrito para ser uma autopromoção do autor. Logo nas primeiras páginas ele se compara a Platão, Paulo Freire, Freud entre outros.
Toda a tese do autor parece uma pseudo-ciência sem fundamentos, como por exemplo ele acredita que a doença que ele criou "atinge mais pessoas que a depressão" sem nenhum embasamento científico ou pesquisa por trás.
Não chego a dizer que é um péssimo livro , porém Até eu chegar em uma parte interessante se foi mais da metade do livro. O autor poderia ter resumido o número de páginas a metade. Então se tornaria mais interessante.

Luara Raquel 28/12/2020minha estante
Eu gosto muito da temática e talvez essa tenha sido o motivo de ter lido rapidamente. Mas, de fato ele traz poucas orientações de como lhe dá com o problema e até é bem repetitivo. Eu já esperava isso, por outros livros que conheço. No entanto, insisti na leitura pela minha curiosidade no tema, o que ficou para mim é que não se trata de um livro de auto ajuda, mas, um conteúdo para pesquisas de profissionais da área ou correlacionadas com a temática e até amantes do tema, como eu. Minha conclusão é que foi um livro mediano. Tem ensinamentos interessantes para levantar a curiosidade de estudar mais e confrontar as ideias, confirmando ou contrapondo as situações apresentadas no livro.

Maria.Isabelly 02/02/2021minha estante
Assim eu particularmente acho um livro muito incrível, que me ajudar muito sem palavras. ??????

Maiara Stucki 01/09/2021minha estante
Até hoje tenho terminar de ler esse livro, mas a ansiedade não deixa. ?

Thaina.Santos 29/08/2022minha estante
Me ajudou bastante, ele fala de pequenas técnicas q já me auxiliaram na spa

Juliana Rodrigues 19/09/2020

As pessoas ao meu redor sabem o tamanho da minha resistência em conhecer as obras do Augusto Cury, por isso, durante muito tempo adiei conhecer livros tão incríveis. Posso dizer que se engana muito quem pensa que o autor aborda apenas questões de desenvolvimento pessoal. Na verdade, o desenvolvimento humano acaba sendo uma consequência do amplo conhecimento sobre o funcionamento da mente abordado em cada página.

Não é uma leitura fácil, pelo contrário, demorei bastante para conseguir terminar um livro considerado relativamente pequeno, exatamente porque queria absorver o máximo de informações possíveis. O livro aborda questões relacionadas à ansiedade, o mal do século que atinge inúmeras pessoas em todo o mundo, sob a visão de alguém que passou a vida estudando sobre o assunto. Revela também a importância de cuidar da nossa saúde mental nesse mundo acelerado e competitivo.

"Sábio é o que faz muito gastando pouca energia!"

Recomendo muito!
Jefferson Vianna 21/09/2020minha estante
Uaaauuu... Sua resenha me deixou interessado para ler!
Gosto muito da escrita e das abordagens do Cury...
Vou incluir na minha lista!
=)

Juliana Rodrigues 21/09/2020minha estante
Ah, muito obrigada! ??

Realmente recomendo muito, estou começando a me abrir agora para essas leituras e com certeza será um caminho sem volta hahaha

Maressa.Naara 25/01/2021

SPA: Síndrome do Pensamento Acelerado é a causa da ansiedade da atual geração, desde pequenos, somos hiperestimulados, nossas mentes se aceleram, e acontece um desequilíbrio entre as janelas neutras, killer e light. É importante aquietar a mente, deixar a tecnologia de lado, viver o ócio.
Gostei muito do livro, e me identifiquei com todos os sintomas.
Mi 25/01/2021minha estante
Já quero ler ?

Fabianne 12/09/2022

Difícil enfrentar esse mal do século
Augusto Curi apresenta nesse livro, o conceito da síndrome do pensamento acelerado e suas variações. Ele faz isso de uma forma descontraída, quase conversado com o leitor.
Apesar da solução para uma amenização da síndrome, parecer simples, não acho que seja fácil aplicar isso no nosso dia a dia. Então, mesmo depois de identificar essas características em você mesmo, acredito que irá precisar da ajuda de um terapeuta.
Como professora adoro as críticas dele sobre a atual metodologia de ensino e avaliação.
Mas é um ótimo livro para conhecimento pessoal.

Ketlen 19/11/2022

Todo mundo deveria ler
Esse livro é simplesmente perfeito!! Ele não é apenas um livro de autoajuda, sim ele também é de alto ajuda mas além disso ele trás conhecimento sobre o assunto e você começar a entender o que é a ansiedade e como ela age. Simples perfeito leiam!!!!

Liv 18/04/2021

Não aprofundado
O livro é bom e me identifiquei com a ansiedade, mas quando chega na parte de falar das técnicas, não aprofunda e fica muito vago

Lary.Kielb 14/03/2023

Gosto muito do Augusto Cury, acho ele um profissional excepcional e, que tem muito a ensinar e agregar nessa nova geração. Um livro que realmente abre a mente, nos ensina sobre o novo mal do século, que mesmo presente na vida da maioria da população continua sendo um mal desconhecido e infelizmente diagnosticado de forma incorreta por profissionais da saúde. Escrita profunda e de fácil entendimento.

Lucas_Callisto 28/04/2023

O excesso do futuro no presente.
O título do livro me passou uma ideia de uma visão diferente da que eu tinha em mente. Inicialmente achei que seria um livro de autoajuda, mas ele é mais destinado aos profissionais do que aos ansiosos, embora tenha usado uma linguagem simples para passar o conteúdo que contém muitos nomes técnicos.

Ainda que muito tenha sido discutido sei que faltou abordar outras vertentes, pois deve conter em seus outros livros, porém algumas coisas poderiam ter sido aprofundadas, apesar dele se tornar repetitivo e cansativo em determinado momento.

Obviamente tem bastante coisa interessante aqui, mas a maior mensagem, que merece estar na mais alta evidência, é você identificar o que está te causando suas crises para a partir disso não postergar o começo do gerenciamento de sua ansiedade. Converse com as pessoas certas e bloqueie as energias negativas alheias.

Você é forte, capaz, e acredite que ela é passageira, não deixe a venda a sua mente para aquilo que não merece nem pagar aluguel.

Carol 14/05/2014

O título engana
Para mim, o título do livro dá uma impressão errada do conteúdo que encontramos. O conteúdo é ótimo para entender a realidade do problema e para uma pessoa realmente saber se sofre ou não da SPA. Mas o "como enfrentar o mal do século", que está no título, recebe pouquíssima atenção do autor. Acredito que seja por ele querer que as pessoas se tratem com um profissional, em vez de tentarem resolver sozinhas um problema desses. Mas, caso seja realmente esse sentido, então o título do livro deveria ser trocado.
Fora isso, a leitura vale a pena como um alerta para as pessoas que sofrem ou conhecem alguém que passe pelo problema.
Andrea 30/09/2014minha estante
Concordo plenamente, o conteúdo do livro é bom para esclarecimento do problema, mas não oferece ajuda ou alternativas para combater esse mal.
Além disso achei que o autor é muito repetitivo no decorrer do livro. Já abandonei um livro dele por conta disso.

Nathaliarodriguessv 17/01/2017minha estante
Nossa cá eu achei tão massante que nem consegui prosseguir com a leitura, o livro possui um titulo bacana, mas conteúdo e titulo são divergentes rs' " não se conversam".

Arthur v 06/03/2021minha estante
achei o livro péssimo, não me ajudou em nada

Rafa 04/04/2021

O livro é bom, com uma temática da nossa atualidade, principalmente, em tempos de pandemia. Entretanto, eu esperava mais do livro, até a metade sao explorados de forma singular alguns temas e depois disso o livro torna-se repetitivo e a leitura acaba ficando um pouco cansativa devida a essa repetição. Fora isso, vale a leitura, até mesmo pra gente se autoavaliar e procurar ajuda se necessário.
Lari yellow 04/04/2021minha estante
Ele se torna muito cansativo da metade em diante.

Danilo 28/03/2023

Sem Soluções Definitivas
Levando esse título em consideração, eu digo que aqui você não encontrará a solução para a ansiedade, pois o que o autor propõe é um aprendizado sobre causas e efeitos da síndrome do pensamento acelerado, que por sua vez desencadeia o mal do século.
Ao longo das páginas ele vai trilhando um caminho repleto de informações e instruções para busca do autoconhecimento.

O autor irá te ajudar a expandir sua percepção sobre este grande mal, que atinge drasticamente não só sua saúde mental, mas física também, trazendo consigo uma série de consequências infrutíferas para sua vida.

Encontraremos sugestões lúcidas de como identificar gatilhos, de como termos uma relação mais profunda e intrínseca com nosso próprio eu, tudo no intuito de nos afastar ao máximo de precipitações e impulsos ocasionados pela agitação exacerbada do cotidiano, dessa forma quebrando esse ciclo danoso que nos gera tanta ansiedade.

Enfim, o livro não vai pôr um fim na sua ansiedade, não te entregará uma solução definitiva, apenas te deixará mais instruído, pois o autor detalha e desenvolve bem o tema.
Ao final da leitura você certamente irá identificar se o seu grau de ansiedade é moderado ou acentuado, no último caso cabe a você buscar ajuda, procure um profissional.

JonasLupus 31/12/2020

Muito além do esperado!
Essa é uma obra que me chacoalhou bastante, no sentido positivo.

Eu nunca havia lido Augusto Cury antes, mas já ouvi alguns burburinhos nada legais sobre ele.
Como minha mãe tinha o livro, resolvi arriscar e mergulhei na obra, sem medo.

Fiquei surpreso, positivamente surpreso.
E entendi já no início um pouco do porque de algumas pessoas criticarem o autor: sua linguagem é simples, clara, dialoga com o leitor e o envolve. Mesmo falando de assuntos que não são comuns às massas, o livro passa sua mensagem de forma muito esclarecedora. E a elite intelectual não gosta disso.

Trazendo como foco principal a Síndrome do Pensamento Acelerado, a leitura vai sendo conduzida por meio de exemplos e explicações biológicas e culturais, contextualizando situações com bons exemplos, trazendo junto consigo sugestões de como começar a lidar com as questões apresentadas.

Fiquei satisfeito e recomendo a leitura para aqueles que desejam começar a entender sobre a ansiedade.

Nanda.Santos 11/10/2020

O livro trata de uma temática importante, a síndrome do pensamento acelerado. Recomendo o livro principalmente para executivos, pais e professores . Como eu já tinha lido o ansiedade 2 anteriormente, achei o 2 mais esclarecedor, mas sem tirar o mérito do 1.

JAPA 16/02/2022

SPA
10º?? de 48 > 2022
???????????

Pax e bem meus irmãos!

Um livro não apenas reflexivo e inspirador, mas também um grande alerta para todos que estão no "multitasking".

Grandes ensinamentos e lições para serem aplicados no dia-a-dia.

Eu indico esta obra.

Vida longa a Jesus e Salve Maria!

#Emunah
#Vamoooo