CONTRATEMPO

CONTRATEMPO Ivi Campos

Resenhas - CONTRATEMPO

Polly 01/10/2020

Se você costuma frequentar blogs literários, com toda certeza já acabou passando em algum momento pelo blog da Ivi, o Meu amor pelos livros e foi por lá que acabei conhecendo-a e acompanhando seu trabalho desde então. Agora tive a oportunidade de conhecer sua faceta como escritora e já adianto para vocês que foi uma ótima experiência.

Contratempo já começa de uma forma que nos deixa apreensivos. Começamos conhecendo Letícia, indo para Santa Maria em 26 de janeiro de 2013, para ir a uma festa universitária com sua amiga. Talvez a data não te remeta de cara ao que aconteceu, mas o nome da cidade com toda certeza vai te lembrar a tragédia que aconteceu ali na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013, quando uma casa noturna pegou fogo, matando 242 pessoas e 116 feridos.

Mas a tragédia não é o ponto central da trama. Na verdade, ele começa nos contando que Letícia, uma modelo internacional, uma das mais bem pagas da atualidade, que se aposentou ainda jovem, decidiu voltar ao Brasil para encontrar o pai, com quem nunca teve contato. Ela sempre se sentiu incompleta e sente a real necessidade de saber quem foi o pai, entender de fato toda sua história e sua origem.

Neste ponto conhecemos Lais, a mãe de Letícia, uma mulher forte, determinada e capaz de fazer tudo pela filha. Até mesmo reviver um passado de 21 anos para ter a certeza de que o homem que ela vai encontrar ainda é uma boa pessoa.

Ela teve um passado conturbado com Rodrigo, pai de sua filha. Uma série de acontecimentos os separou e agora, ela vai de certa forma revisitar essa história, revirar as memórias que ela manteve para si. A história dos dois é marcada por lacunas, maus entendidos, questões não resolvidas e não vai ser nada fácil para Lais reviver tudo aquilo.

Então, teremos uma história narrada entre presente e passado, por dois pontos de vista, um em terceira pessoa – onde conhecemos mais sobre Letícia, seus anseios e a forma como ela sempre se esforçou para encontrar o pai e uma narrativa em primeira pessoa, onde acompanhamos os receios de Lais em revisitar seu passado, o amor por sua filha e a certeza de que ela faria qualquer coisa por ela, além de suas lembranças do passado, que nos são entregues em fragmentos, onde vamos entendendo o que aconteceu entre ela e Rodrigo e porque seus destinos se separaram de forma tão abrupta.

E é em meio a essas narrativas e a uma trama que fisga nossa atenção desde o início que Ivi nos prende e emociona.

Se vocês acompanham o blog, sabe o quanto tramas envolvendo dramas familiares me tocam de uma forma especial, sempre ganhando um espacinho no meu coração e com este livro não foi diferente.

Contratempo foi uma leitura que me despertou diversas emoções ao longo de sua trama. Se no início fiquei com o coração na mão ao descobrir que a tragédia ocorrida em Santa Maria estaria ligada de alguma forma ao destino de Letícia, logo em seguida me vi curiosa, ansiando por respostas sobre a vida de Laís e Rodrigo, curiosa para descobrir como seu deu o amor entre os dois e saber o que aconteceu para que se separassem, o porquê de nunca mais se falarem, apreensiva para saber quem ele tinha se tornado.

E em meio a toda essa curiosidade, me afeiçoei muito a Lais, uma mulher forte, que passou por muitas adversidades e uma mãe incrível, capaz de fazer qualquer coisa pela filha, até mesmo reviver um passado que lhe é tão doloroso.

E quando cheguei ao fim, bem, foi um misto de “preciso de respostas, preciso saber como tudo termina” e uma agonia enorme por saber o que estava por vir em relação a tragédia na festa universitária que ocorreu em Santa Maria. Me senti com o coração apertado, me emocionei, derramei algumas lágrimas e fui tomando os sentimentos dos personagens como meus.

Ler contratempo trouxe uma avalanche de emoções. Apesar de ser um livro curto, a narrativa de Ivi é feita na medida certa para nos fazer refletir, despertar emoções e até mesmo repensar sobre preconceito racial, socioeconômico e até mesmo sobre a própria tragédia anunciada ocorrida em Santa Maria e a impunidade em relação a ela, impunidade esta muito comum em nosso país.

A Ivi não não entra em detalhes em como essa tragédia afetou sua vida, mas deixa muito clara sua intenção: não deixar que a mesma caia em esquecimento e este livro cumpre esse papel de uma forma emocionante.

Esta foi uma leitura que fisgou desde o início e que recomendo muito a todos vocês. Como eu já disse, é uma leitura rápida, intensa, com personagens bem construídos e que nos prende logo no seu primeiro capítulo e por isso o recomendo a todos vocês!

Tayana Alvez 15/03/2021

Intenso, profundo, bem escrito e rápido.
Li esse livro em um dia.
Há meses eu não consigo fazer isso, a vida em meio a pandemia não está fácil, então ler não tem sido a atividade mais fácil e prazerosa do mundo.

Mas eu devorei esse livro.

A narrativa intercalada entre passado e presente deixou o livro gostoso, o protagonismo de mãe e filha também foi importantíssimo. A discussão de temas como racismo, ausência paterna e a tragédia de Santa Maria deixaram a história mais forte.

O livro tem menos de 200 páginas, mas consegue ser intenso fazendo seu coração flutuar nas emoções. Profundo, fazendo você SOFRER E SOFRER, amar e sorrir. A escrita da Ivy é impecável, meu Deus, O DOM! E, novamente, foi uma leitura rápida.

Amei e já quero ler mais livros da autora!

"Toda mãe é egoísta, isso é uma verdade universal."

Mariana Rudiniski 17/06/2020

Não é imperdível mas também não bateu arrependimento por ler.
A história te prende desde o início mas termina de maneira conveniente.

Nanda 05/08/2021

Adorei o plot da história, porém a escrita em alguns momentos me pareceu um pouco fraca, mas nada que a autora não consiga melhorar com o tempo. Recomendo e lerei outras histórias dela!

Ana 01/09/2021

Intenso?
Amei tanto a história que sofri mais do que os protagonistas! Sem contar a narrativa fluída e a escrita maravilhosa!

marcelabrazao 19/07/2020

Tocante!
Contratempo é narrado por Laís, uma mulher que passou por várias momentos muito complicados para criar sua filha, Letícia. Ela engravidou aos 15 anos de seu grande amor da adolescência, entretanto circunstâncias oriundas da injustiça, ciúmes e racismo a separaram do pai de sua filha. Letícia nunca o conheceu e seu objetivo desde criança é encontrá-lo. Para atingir essa expectativa, ela se torna modelo e acaba sendo uma das maiores modelos do mundo, extremamente famosa e conhecida. O pai segue sendo uma incógnita para a garota. Aos 20 anos, Letícia decide dar fim a sua magnífica carreira e se empenha em buscar o pai. Quando ela descobre seu paradeiro, Laís decide que deve encontrá-lo primeiro para definir que homem o pai dela se tornou e enquanto isso, Letícia vai visitar sua grande amiga Denise em Santa Maria no Rio Grande do Sul, para irem juntas a uma festa na boate Kiss.

Eu comentei no stories sobre o quanto essa leitura me prendeu. O início do livro já traz os personagens se preparando para irem a boate Kiss, na noite da tragédia de Santa Maria. Você fica tocada imaginando quantos jovens não estavam empolgados horas antes para aquela festa, rever os amigos, os crushes. É extremamente emocionante. A partir daí, voltamos ao passado para conhecer a história da mãe, a narradora.

Contratempo fala muito de amor e família. A história mostra o quanto o pai, um homem negro e pobre, sofreu com racismo ao se envolver com Lais, uma mulher branca e de classe social distinta. Cheio das dores da vida que nunca o poupou, vemos o quanto tudo na vida daquele homem deu errado depois da injustiça que foi submetido. O reencontro dos pais de Letícia é forte, cheio de sentimentos contraditórios, muito bem passado para o leitor. Quando finalmente, chega a madrugada do incêndio da Kiss, nosso coração já está na mão acompanhando o medo, a dor, a expectativa de Laís.

Contratempo é um drama familiar forte e que não deixa esquecer a perda, a dor e falta de justiça daquela noite terrível em Santa Maria.

Andreia.Kohut 28/01/2021

Utilizar um fato verdadeiro tão terrível, de uma forma tão terna, numa história de amor e reencontros, só mesmo uma grande autora! Amei!

Livros de Cabeceiras 06/05/2021

Letícia é uma das modelos mais conhecidas do mundo da moda. No auge da sua carreira ela decide se aposentar, mesmo tendo somente 21 anos, já que ela quer realizar seu sonho de criança.
Sua mãe Laís, que engravidou de Leticia ainda na adolescência, resolve ajudar a filha e para isso ela resolve voltar 21 anos no passado e encarar os seus fantasmas para assim ajudar Letícia a realizar seu grande sonho desde criança, conhecer seu pai.
O livro se passa com narrativas no passado, mostrando a juventude de Laís, quando ela conheceu o pai de Letícia, e também no presente, com Letícia em busca de seu sonho e com Laís se reencontrando com o seu passado.
Amei a escrita e a história, ela é muito fluida, li o livro em apenas 1 dia e quando acabou me deixou com o coração apertado, ainda mais por ela reviver uma das maiores tragédias do Brasil

07/12/2021

Por trás dos números de vítimas da Boate Kiss
Por mais que a história seja ficcional, todo brasileiro sabe que o "plano de fundo" realmente aconteceu.
Nunca tinha lido nada parecido, me envolvi muito com a história, gostei da forma que é narrado.

Que os familiares das vítimas dessa tragédia possam receber justiça e que fatalidades como essa não venham se repetir.

Nanda_li 20/02/2023

Contratempo
O livro tem um enredo interessante que usa como pano de fundo a tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, em 2013. O texto ainda aborda de forma bem sutil questões sobre: preconceito racial, síndrome de Guillain Barre, injustiça do sistema prisional, etc. A leitura é fluida, leve e agradável.

Milena 18/08/2023

Só leiam, trata de temas pesados, mas importantes
Acho super importante o livro tratar da tragédia de Santa Maria, pois ela nunca deve ser esquecida.

E sobre o romance, que bonito, que fofo e forte, claro que é super injusto para os personagens, mas querendo ou não a vida é assim, então é bom ver que os autores estão trazer mais a realidade e não tanto a ficção para as suas obras. Precisamos dos dois, mas é sempre bom ter equilíbrio, tanto no quesito ficção, quanto no quesito realidade.

RaissaNantes 16/10/2014

Emocionante!!
Contratempo é o segundo livro escrito pela Ivi.
O livro tem poucas páginas, 187 de enredo corrido, porém nada disso faz com que a emoção seja dosada de forma alguma. A escrita de Ivi continua enxuta e direta ao ponto desvende ndando sentimentos e passagens sem muita enrolação não deixando a leitura enfadonha ou cansativa. O livro te oferece algo e cumpre sua missão, é assim que a Ivi, escreve e por essa razão gosto muito dos livros dela e sempre que posso indico a leitura de suas tramas.

O drama que encontraremos no livro é o seguinte.

Letícia quer conhecer o pai e está decidida a fazer isso. Ela encerrou a carreira como top model para ir atrás desse sonho, o sonho de conhecer seu pai... Sua mãe pouco falava sobre ele. Após 20 anos , o detetive particular, contratado por Leticia, tem um dossiê completo de Rodrigo, o primeiro e único amor de Laís.

Aos quinze anos, Rodrigo foi preso injustamente, Laís nunca acreditou que ele fosse realmente culpado e pouco pode fazer por ele. Ela também tinha um enorme problema para lidar... a gravidez precoce e o repudio paterno. Com o passar dos dias os contratempos da vida foi afastando os dois, até que nunca mais tiveram noticias um do outro.

Assim que Leticia nasceu, ela recebeu o repudio dos avós e daí por diante a situação para Laís só piorou. Ainda muito nova ela teve de sair da casa dos pais e ganhar a vida sozinha para criar a filha, até que um belo dia Leticia cisma que tem de ser famosa a todo custo e ela consegue.

Ainda pequenina Leticia tem a ideia fixa de que se um dia ela fosse famosa seu pai pudesse vir a conhecê-la, porém não foi o que acontece. Agora ela está decidida a ir encontrá-lo. Com a ideia fixa da filha, Lais não tem outra forma de lidar com a situação a não ser ir ela mesma, antes da filha, ver que tipo de homem Rodrigo havia se tornado... e lidar com as recordações do passado será uma tarefa hercúlea para os dois.

Rodrigo, simplesmente desistira de viver após ser diagnosticado com uma doença degenerativa e estava decidido a não receber Leticia em sua vida. Ele a amara desde o primeiro instante em que a reconheceu em seu coração como filha e pelo mesmo motivo ele não havia ido atrás de Lais e Leticia para fazer parte de suas vidas. Ele não tinha nada a oferecer a elas.

Enquanto Laís e Rodrigo recordam o passado e descobrem que o amor da adolescência continua tão vivo quanto antes, a Boate Kiss pega fogo em Santa Maria e o medo de que Leticia fosse uma das vitimas os une ainda mais.

Uma história de amor emocionante se descortina diante do leitor, prendendo-o a cada detalhe do deslanchar da trama. Eu simplesmente me encantei e chorei... como chorei. Lais e Rodrigo além de serem de classes sociais diferentes tem um relacionamento inter-racial, repleto de injustiças. Reviver aquele primeiro amor tão intenso é demasiado forte para os dois e apenas Leticia, o fruto daquele amor verdadeiro, será capaz de derrubar todas as defesas e medos criados por ambos.

Então... se você não tem medo das reviravoltas da vida e acredita que o verdadeiro amor pode suportar a tudo... esse é o seu livro! Surpreenda-se com o destino de Lais e Rodrigo e se emocione por essa bela e intensa história de amor.

ESSA É UMA RESENHA PREMIADA - COMENTE NO LINK ABAIXO E CONCORRA A UM EXEMPLAR DE CONTRATEMPO. PROMOÇÃO VÁLIDA ATÉ DIA 28/10/14.

site: http://livrosromanticos.blogspot.com.br/2014/10/resenha-premiada-contratempo-ivi-campos_10.html

@biaentreleituras 30/07/2020

Eu conheci a Ivi através do blog dela, Meu Amor por Livros,e ainda não havia lido nenhum de seus livros. Contratempo foi o meu primeiro livro da autora e fiquei muito envolvida com a leitura desde o começo. A escrita dela é muito gostosa e a trama tem um ritmo ágil, com personagens carismáticos e dramas que nos fazem ficar ansiosos pra o que está por vir. A autora introduz temas importantes a essa trama, questões como, por exemplo, preconceito racial e socioeconômico, além de mensagens sobre aprender a ouvir o outro e entender pelo que ele passou antes de julgar suas atitudes.

Lais foi mãe na adolescência e seus pais não aceitaram bem a gravidez e quando Letícia nasceu negra elas a repudiaram e condenaram a filha por ter se relacionado com um negro. Ela saiu de casa e, com muito sacrifício, conseguiu suprir todas as necessidades de Letícia. Rodrigo nunca teve a oportunidade de conhecer Leticia e participar de sua criação, ele também enfrentava situações traumáticas. Rodrigo teria feito o impossível para ficar ao lado de Lais e da filha, mas essa vida lhe foi roubada e a vida que ele teve foi só dificuldade. Negro e pobre, nunca se vitimizou e sempre trabalhou duro, porém, seu coração se amargurou pelas pedradas que recebeu ao longo dos anos.

Quando história começou eu não esperava me emocionar tanto com esses três e a cada capítulo eu ficava cada vez mais curiosa para entender como eles chegaram ao ponto em que estão e o que vai acontecer com eles. Letícia se tornou uma modelo famosa na esperança de seu pai reconhecê-la, a mãe não fala sobre ele e Letícia quer encontrá-lo, então contrata detetives para isso. Lais descobre e pede para ir antes, para ver o que espera pela filha. A cena desse reencontro me deixou com o coração apertado. Lais e Rodrigo mudaram muito com o passar dos anos, cada um está marcado pelas próprias tristezas e dificuldades e sem saber pelo que o outro passou. O primeiro amor nunca foi esquecido, eles foram obrigados a se afastar, a nunca mais se ver, e agora eles têm a chance de mostrar seu lado da história e contar ao outro o que aconteceu após a trágica separação.

Contratempo é uma leitura rápida e também muito intensa, com cenas que mexem com nossos corações. Uma das linhas temporais se passa em Santa Maria na época da tragédia da boate Kiss e os momentos finais do livro me deixaram muito angustiada.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/