A cidade inteira dorme

A cidade inteira dorme Ray Bradbury

Resenhas - A cidade inteira dorme e outros contos

1 | 2 | 3 | 4

Beatriz3345 09/03/2024

Livro de contos, com um tom de terror, suspense e ficção científica, alguns eu gostei, outros nem tanto.
Um bom livro pra ler entre leituras mais densas

Bianca 01/09/2023

Contos não são pra mim
Ganhei esse livro em um sorteio no Skoob e me obriguei a ler? mas definitivamente contos não são pra mim! Alguns até era bacanas, mas outros não tinham nem pé nem cabeça. Talvez seja do agrado de alguém, mas do meu não foi.

Camila de Almeida 10/08/2023

Sinopse da editora:
"Autor dos clássicos da ficção científica Fahrenheit 451 e As crônicas marcianas, Ray Bradbury é um escritor que usa as convenções do gênero fantástico para tornar nossos fantasmas mais reais. Nas narrativas incluídas neste 'A cidade inteira dorme e outros contos', que acaba de ganhar nova edição pela Biblioteca Azul, o ficcionista norte-americano oscila entre o terror psicológico, as alegorias mágicas e a invenção de mundos alternativos ? às vezes fundindo-os num único relato, mas sempre fazendo com que a imaginação seja um elemento inerente à realidade.

A prosa de Bradbury, as viagens espaciais e os habitantes de outros planetas foram incorporados à paisagem natural, neutralizando o efeito espetacular que poderíamos esperar das revoluções tecnológicas. Daí a ironia da cena em que um padre e um rabino discutem sobre a vinda do Messias num mundo que convive com marcianos, ou do conto em que uma velhinha deseja ver Deus de perto e é ludibriada por um agente de turismo que lhe vende bilhete para um foguete enguiçado

Nas cenas futuristas de Bradbury, as terras alienígenas estão impregnadas pelo tédio das cidadezinhas do meio-oeste norte-americano e já apresentam aquele convívio entre modernidade e decadência que caracteriza as metrópoles contemporâneas. Não é do porvir, portanto, que Bradbury faz derivar o caráter perturbador de sua literatura, mas de uma percepção do sinistro, do demoníaco, que paira sobre suas personagens como uma sensação de catástrofe iminente..

É assim que ele deixa ausentes, em vários contos, elementos 'clássicos' da ficção científica, mas os substitui por alucinações e desejos obsessivos que se introduzem no cotidiano. E, como em Fahrenheit 451, Bradbury descreve uma sociedade assolada pelo genocídio e pelo controle da vida privada ? mostrando como a ficção científica, nas mãos de um grande escritor, sempre converge para o presente."

douglaseralldo 30/07/2023

10 Considerações sobre A cidade inteira dorme, de Ray Bradbury ou cuidado com as sombras
1 - A cidade inteira dorme é uma seleção de contos de Ray Bradbury cuja característica principal, assim como no conto que nomeia a antologia, é a presença do suspense e do horror, uma das marcas do autor, reconhecido por sua obra voltada à Ficção Científica. Nesse sentido, vale dizer que Bradbury sai-se bem em ambos os gêneros e os contos aqui reunidos, em grande parte, entregam-nos boa dose de adrenalina;

2 - Com isso partimos dizendo que embora Marte esteja presente num ou noutro conto, o horror de Bradbury, assim como todos os grandes mestres da literatura, tem em sua aldeia o ponto de partida das diferentes abordagens sobre medos e traumas universais, já que em sua maioria são ambientados em Illinois, terra natal do autor;

3 - De certo modo os s primeiros contos da coletânea "Uma pequena viagem" e "O visitante" carregam maior proximidade com Crônicas Marcianas que catapultou de vez o nome de Bradbury no gênero. Em todos eles há o caráter espacial, e a marca forte da Ficção Científica, mesclada com o Horror, obviamente. O segundo o de maior efeito e potência nessa junção entre FC e Horror, pois que ainda que ambientado em Marte, trata-se duma das querelas humanas mais antiga, o preço a se pagar pela ambição, a incapacidade coletiva de entender as grandes dádivas ou presentes, a angústia do indivíduo em ter algo especial apenas para si, mais ninguém. São tais sentimentos que levam a um desenlace macabro e trágico...

site: https://www.listasliterarias.com/2023/07/10-consideracoes-sobre-cidade-inteira.html

LaryShelf 12/07/2023

Contos curtos
Coletânea de contos curtos de Rad BradBury, mesmo autor de Fahrenheit 451!

Contos cheio de suspense e com finais abertos, alguns envolvendo ficção científica e outros trazendo reflexões importantes. Algo bem "Black Mirror", achei super interessante a leitura e como o livro é pequeno, vale muito a pena!

Achei alguns contos um pouco confusos e cansativos, mas adorei outros. Meus preferidos foram O Homem Ilustrado, As Frutas no Fundo da Fruteira, O Pedestre e A Hora Zero.

Ediany 26/04/2023

Contos de terror
Aquele terror que não é visto, o barulho no escuro, a sombra atrás de você.
Algumas vezes futurista, mas sempre colocado no presente.
Vale a pena ler.

Carla 21/04/2023

Como uma grande fã de contos, gostei muito. Tem alguns contos que são excelentes. Vale muito a pena a leitura.

Villanova 08/04/2023

Estórias bem escritas, contudo o livro, na quarta capa, se vende como ficção científica, e os contos em sua maioria não são desse gênero; os poucos que são muitas vezes apenas resvalam em sci-fi. O livro é bom, há contos gostosos de ler, mas não vá esperando somente ficção científica, senão você se frustrará.

luiza lima 07/04/2023

Vários contos bem diversos entre si, alguns especulativos, que se passam no futuro, outros rurais, no passado, mas todos unidos por uma certa ironia e crítica à nossa sociedade, que na época estava engatinhando no desenvolvimento das tecnologias que hoje estamos imersos. Há também uma pitada de terror, em alguns mais presente que em outros.

Gostei da variedade de protagonistas, de vários gêneros e idades. Fiquei satisfeita com o fechamento de todas, não fiquei angustiada querendo mais. O tipo de leitura que gosto pra passar o tempo no transporte, histórias curtas com um universo bem desenvolvido e com um bom fechamento em si mesmas.

Algumas abordagens me incomodaram, nada extraordinário, um pouco machista e bem americano, mas já li coisas que me incomodaram bem mais. Neste livro, só deu um certo ar de antiquado, mas facilmente superável.

Annaplima 22/03/2023

Um bom passatempo.
Gostei dos contos O messias,
A autêntica múmia egípcia feita em casa, A cidade inteira dorme e O homem ilustrado.

Rafael_Santiago 01/02/2023

Bons contos
Uma reunião de contos de suspense, terror psicológico, fantasia e do principal tema que consagrou o autor: ficção científica. O autor também é muito bom ao explorar temas contados a partir da visão de crianças e se você já leu ?A árvore do Halloween? vai encontrar um breve conto mais ou menos nessa linha aqui também.

Tenho uma lista pessoal para contos que gostaria que fossem livros inteiros, contos que me deixaram com gosto de quero mais, contos que gostaria que fossem romances. Essa compilação aqui cresceu essa minha lista com mais dois: ?A cidade inteira dorme? e ?O alçapão?.

O conto ?O messias? também é bem provocador tanto no contexto quanto no subtexto. Não sei se estou exagerando mas encontrei uns ecos borgianos na trama tecida neste conto. Ele é bem bacana também.

Similar ao PKD o Bradbury consegue criar uma história fantástica mas que no fim nos remete a algo bem alcançável, observável de nossas próprias realidades.

Um bom livro! Se aceita uma dica, só evite ler a orelha do livro pois ela entrega coisas de uns dois contos que podem estragar sua primeira leitura. Eu nunca leio antes orelha, prefácio ou introdução e mais uma vez com esse mau hábito não me arrependi. ??

OCautum 17/01/2023

A Cidade Inteira Dorme é uma antologia que se sustenta com os contos apresentados, mas não se destaca. Um ou outro que me surpreenderam positiva ou negativamente, mas a maioria não me impactou tanto. Mesmo assim, por ser meu primeiro contato com Bradbury, descobri que gosto muito da prosa dele, preocupada com a delicadeza e fluidez da leitura.

Davi 28/12/2022

Poucos contos são razoáveis, no máximo uns dois ou três são realmente bons. O conto do título "A Cidade Inteira Dorme" e "O Visitante" são memoráveis.

Renan.Fonseca 25/11/2022

Os primeiros contos são fodas, o cara é mestre nas criticas, mas quando vai pro terror acerta em uns, acerta nem tanto em outros, mas no geral vale super a pena!

Francisco 17/10/2022

Uma péssima escolha dos contos de Bradbury
É indiscutível que Ray Bradbury é um prolífico escritor de qualidade inquestionável, com centenas de contos escritos e muitos outros romances como "Fahrenheit 451" e "Algo Sinistro Vem por Aí". Desde que li um de seus melhores livros de contos "O País de Outubro", tornou-se um dos meus autores preferidos por mesclar ficção científica com situações grotescas e horror com um certo toque de humor em alguns de seus trabalhos.

Com relação à essa coletânea de contos, tenho em minha concepção que os contos de Bradbury aqui colocados não são os seus melhores, mas sim alguns simplesmente regulares e apenas dois ou três verdadeiramente bons, tais como "As Frutas no Fundo da Fruteira" e "A Cidade Inteira Dorme". Nesse contexto, a avaliação de apenas duas estrelas não são atribuídas à qualidade de sua escrita (bastante poética por sinal), mas sim à má escolha dos contos por parte dos editores.

1 | 2 | 3 | 4