A Cidade Inteira Dorme e Outros Contos

A Cidade Inteira Dorme e Outros Contos Ray Bradbury

Resenhas - A cidade inteira dorme e outros contos

1 | 2 | 3 | 4

Arthur Pacheco 07/12/2019

Achei legal. Certos contos não consegui absorver tanto.

Os principais, para mim, foram: A cidade inteira dorme; as frutas no fundo da fruteira; o pedestre; o alçapão e a hora zero.

Curti bastante a escrita do Bradbury. Sua imaginação para ficção realmente é muito interessante. Sou suspeito de falar pois curti muito ??????????? 451, mas sim, vou super procura mais obras do autor.

Matheus Alves Carmo 15/10/2019

Ótimo, no geral
Esse é o primeiro livro de contos/antologia que leio, que m lembre, mas já tenho contato com o gênero, de outras mídias.
No geral, gostei do livro. De seus 13, contos gostei de verdade de 7, e relativamente de 2. O meu problema com os outros 4 foram seus finais, que aconteceram rápido demais, sem um plot legal, o que foi o caso dos que mais gostei, que terminaram em momentos bons.
Também é legal a variedade de contos, uns com história mais fechada, outros com um toque de humor, e outros com plots no final que nos deixam ansiosos para que houvesse uma história completa.
Ainda acho que posso não ter tido tato para algumas histórias, e por isso não absorvi bem a mensagem, então merece uma releitura futuramente.

Matheus Alves Carmo 15/10/2019

Ótimo, no geral

Renata Martins 20/08/2019

Bem legal
Alguns contos são muito maneiros, outros nem tanto. Mas adorei conhecer o autor por esse livro. Quero ler mais.

Ricardo.Costa 08/08/2019

Livro de bons contos ficcionais
Gostei deste livro. Recomendo. Porém não deve ser lido antes de suas prioridades.

Carol | @carolreads 11/07/2019

A cidade inteira dorme e outros contos
A cidade inteira dorme é um livro de contos do Ray Bradbury que nos apresenta várias histórias fantásticas.

Preciso dizer que não amei o livro, mas gostei bastante da experiência de leitura. Isso aconteceu pois o livro reúne contos dos mais diversos gêneros e, como só conhecia as obras de ficção científica do autor, foi super interessante descobrir um outro lado do Bradbury.

Apesar da variedade de histórias, confesso que os contos que mais me chamaram a atenção foram os que envolviam elementos de ficção científica. Os meus favoritos foram “A pequena viagem”, que nos mostra a obsessão de uma mulher para encontrar Deus e “A hora zero”, em que crianças são usadas para causar uma invasão alienígena na terra.

Alguém já leu esses contos? O que acharam? Qual o seu livro favorito do Bradbury? O meu continua sendo Fahrenheit 451.

site: https://www.instagram.com/carolreads
Ricardo.Costa 05/08/2019minha estante
Eu ainda to lendo esse(to gostando). Depois vou para o Fahrenheit 451.

Juliana Souza 15/08/2017

Abandonei
Não gostei dos contos, não consigo ir mais além da metade do livro. Dá impressão de que mais à frente os fatos se misturam, as personagens e tal, mas não vou mais até o fim. A analogia entre fatos, religião e costumes é até boa mas depois perde o sentido. Enfim.... Não dá pra continuar.

Henrique 03/01/2017

Deixa um pouco a desejar
O fã de ficção científica começará essa leitura com um tipo de espectativa que não será necessariamente atendida ao longo dos treze contos que compõem este livro.

Daniel Pedrosa 09/10/2016

Bons contos de suspense
Um livro com bons contos e médios contos. Eu daria a seguinte nota e a seguinte mensagem para cada um:

Uma pequena Viagem - 3,0 ( Um malandro que se deu mal )
O Lixeiro - 2,0 ( As coisas mudam )
O Vidente - 4,0 ( Quem tudo quer, tudo perde )
O Messias - 3,0 ( Seja você mesmo )
A autêntica múmia egípcia feita em casa - 5,0 ( De fim ao tédio )
A cidade inteira dorme - 5,0 (Seja corajoso, não inconsequente )
O Homem ilustrado - 4,0 ( Aceite o fim e recomece )
As frutas no fundo da fruteira - 2,0 ( Nunca se desvie do objetivo )
O Dragão - 3,0 ( Como é bom imaginar )
O Pedestre - 2,0 ( Não dê bobeira por aí )
O Alçapão - 3,0 ( Preste atenção nas coisas )
Hora zero - 3,0 ( Nem tudo é brincadeira )

No geral indico a leitura, mesmo achando que alguns contos podiam ter um final melhor e mais empolgante.
Para aqueles com nota 5, é só ler e se deleitar com textos simples e encantadores.

Pedro 07/04/2016

A sempre inventiva narrativa de Bradbury não cansa de surpreender. Responsável por As Crônicas Marcianas, uma das mais originais antologias de contos do século XX, neste A cidade inteira dorme e outros contos, Bradbury prega o seu ferrão contra as quizilas de todo dia, neste ou noutros mundos. Em contos que transitam do horror à ficção científica, do mistério à crônica doméstica, o insólito no autor americano é sempre o outro lado do espelho, a faceta de nossa realidade que nos escapa. Focando sua lente de aumento em cenas cotidianas, Bradbury nos transporta para paisagens distantes e mundos possíveis como quem faz um passeio, mostrando que os arredores de casa escondem fantásticas e assombrosas verdades.

Saga Literária 22/03/2016

Excelentes contos de Bradbury
Essa obra com o selo da Biblioteca Azul, estão reunidos 13 contos ao todo escritos por Bradbury, alguns de ficção científica, outros fantásticos, alegóricos ou surrealistas, são estes: Uma pequena Viagem, O Lixeiro, O Visitante, O Messias, A Autêntica Múmia Egípcia Feita em Casa, A Cidade Inteira Dorme, O Homem Ilustrado, O Homem em Chamas, As Frutas no Fundo da Fruteira, O Dragão, O Pedestre, O Alçapão e A Hora Zero.

Bradbury fala nesses contos sobre a fé, os medos, sobre a tecnologia, viagem espacial, sobre os direitos individuais, a deturpação e perda dos valores do ser humano. Nessa obra nos deparamos com um grupo de velhinhas que partem em busca de DEUS em uma viagem interplanetária e espacial.

""Particularmente", ela disse em voz alta para ninguém, "aqui em Marte, não é bem a terra de leite e mel que eles disseram que seria. Meu quarto parece uma cela, a piscina é na verdade bastante inadequada e, além disso, quantas viúvas que parecem cogumelos ou esqueletos querem nadar? E, finalmente, o Repousorium inteiro cheira a repolho cozido e tênis!"" p. 9.

Temos também o lixeiro, um pai de família e seu dilema ético acerca do ataque nuclear, sua função como lixeiro, quais atitudes e comportamentos que deve adotar.

"E por uns poucos segundos, você via as coisas brancas como macarrão, só que as coisas brancas estavam vivas e fervilhando, milhões delas. E quando as coisas brancas sentiam o sol quente sobre elas, encolhiam-se e desapareciam na alface e carne moída podre e na borra de café e nas cabeças de peixe branco." p. 23.

Em "A Cidade Inteira Dorme", Bradbury aborda as reações e comportamentos humanos em face ao medo. São três personagens centrais, cada um deles reagem de uma forma diante das situações de riscos. O autor aborda aspectos como insegurança social e coragem, com a trama girando em torno de um misterioso homem que estava atacando mulheres sozinhas nas noites escuras da pequena cidade.

Em "O Pedestre" temos um indivíduo que contraria toda a lógica de uma sociedade, o protagonista sem nome desse conto tem por hábito caminhar e contemplar a noite, hábito este que pratica pelos últimos dez anos. Em determinada noite, ele é parado pela polícia, questionado e dado como um suspeito por diversos motivos.

Opinião: Através dos 13 contos de Bradbury, eu consegui observar uma certa influência de Edgar Allan Poe em contos como "A cidade inteira dorme" e "As frutas no fundo da fruteira", existindo toda uma atmosfera de terror e suspense.

Por essa obra, pude perceber um pouco da genialidade de Bradbury, isso devido sua diversidade, pois escreveu contos de ficção científica ou especulativa como alguns dizem, foi para fantasia, terror, suspense, drama, além disso tudo, ainda consegue utilizar-se de alegorias, fazendo críticas sociais, abordando os direitos individuais.

Os contos são dinâmicos e em sua maioria curtos, conseguem despertar a curiosidade no leitor, nos dando um desejo de saber o que vem pela frente, o que vai acontecer ao final da história. Algo que talvez muitos possam não se adaptar, é que alguns contos, não possuem uma explicação racional em seus desdobramentos.

Essa leitura foi aprazível, agradável e tive uma boa oportunidade de me aprofundar mais nas obras de Bradbury, que não me decepcionou, e sim fiquei maravilhado com a capacidade do autor para elaborar histórias.

site: www.sagaliteraria.com.br

Coruja 01/03/2016

Conheci Bradbury no ano passado, no contato que tive com seus dois romances de dia das bruxas, e fiquei verdadeiramente fascinada pelo seu estilo de escrita. Mas nada me preparou para a variedade de seus contos, pela sua capacidade de passear por gêneros e pela maneira como ele consegue estruturar as histórias de uma maneira tão poética mesmo quando seus temas são tão espinhosos - crime e violência, medo e rancor.

Tenho de dizer que a forma como Bradbury USA a linguagem é algo que me deixa emocionada, impressionada e quase invejosa, a cada novo conto que leio. Aliás, dei-me conta hoje de que esse cuidado com a palavra era algo que se podia ver muito em Lovecraft também, embora Lovecraft use o vernáculo de forma mais científica, ao passo que Bradbury trabalha mais ritmo.

Talvez a melhor maneira de resumi-lo seria dizer que Bradbury é assombrosamente belo, seja nas superfícies marcianas, seja em inteiramente prosaicas cidades de interior.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2016/02/1-ano-365-contos-fevereiro.html

Sheila 14/03/2014

A cidade inteira dorme
São 14 contos no total, que variam entre espécies de novelas da colonização marciana – e que bem poderiam estar inclusos no livro resenhado anteriormente, até outros que tratam de temas cotidianos e sobrenaturais, mas sempre com um toque de suspense e horror, as vezes pelo toque do desconhecido, noutras pela simples bizarrice do acontecido.

Com toda certeza, “A cidade inteira dorme” conto que nomeia o livros, fica no topo da minha lista de favoritos. A narrativa de Bradbury conseguiu me deixar nervosa e ansiosa com o final do conto que, apesar de curto, pareceu arrastar-se por horas. Após lido o conto, você perceberá que a capa ficou perfeita – não diz nada, entregando tudo ao mesmo tempo.

Afinal, como não temer ruídos estranhos quando a cidade inteira dorme, e se esta sozinha na rua, com um maníaco estrangulador à solta?
"Trinta e cinco, trinta e seis, cuidado, não caia. Ah, como sou idiota. Trinta e sete passos, trinta e oito, nove e quarenta, mais dois são quarenta e dois - quase metade do caminho".
"Espere", disse a si mesma.
Deu um passo. Houve um eco.
Deu outro passo.
Outro eco. Mais um passo, apenas uma fração de instantes depois.
"Alguém está me seguindo", ela sussurrou para a ravina, para os grilos pretos e sapos verde-escuros escondidos e o córrego negro.
"Há alguém nos degraus atrás de mim. Não ouso me virar".
Merecem destaque também os contos "As frutas no fundo da fruteira", "O pedestre" e "A hora zero" que, em minha modesta opinião, rivalizam entre si pelo "troféu" de segundo lugar. Não gostei muito de "O visitante" nem de "O messias", mas isso de forma alguma diminui o mérito do autor ou a grandiosidade de sua obra.

Enfim, Bradbury já faleceu - apesar de ter vivido bastante, até os 91 anos - então não está aqui para me ouvir dizer (ou me ver escrever) isso mas ... virei fã! Recomendo muitíssimo, estas e outras obras, assim como recomendo que você adquira seu exemplar da Globolivros pois, além das capas terem ficado lindíssimas, o acabamento e a qualidade do papel também são superiores.

site: http://www.dear-book.net/2014/03/resenha-dupla-as-cronicas-marcianas.html

Universo dos Le 05/03/2014

Ray Bradbury dispensa apresentações. Conhecido mundialmente pelo clássico distópico Farenheit 451, a verdade é que ele é naturalmente um escritor de contos. Um exímio e criativo escritor de contos!

Em meio a universos de fantasia ele consegue criar cenários reais e repletos de críticas sociais. O melhor é que faz tudo isso se utilizando de uma narrativa leve, algumas vezes poética e sempre bem estruturada.

Neste livro “A Cidade Inteira Dorme e outros contos”, ele reuniu treze histórias. Nelas, falou de medos, de tecnologia, de direitos civis, de perda de valores etc. Se utilizou de metáforas incríveis para narrar a condição humana e o interessante é que em todas as histórias, que foram escritas há mais de cinqüenta anos, encontramos aspectos que se igualam aos dias de hoje, tornando a obra extremamente atual.

Todos os contos são agradáveis de ler e cada um causa uma sensação específica. Enquanto lemos, sentimos medo, alegria, indignação ou até mesmo admiração pela capacidade única que Ray possui de contar histórias.

É preciso destacar a sua capacidade de descrever os cenários e os contextos. Não tem como ficar inerte às suas palavras bem escolhidas e simplesmente incríveis. A título de exemplo, uma descrição do conto intitulado “O homem em chamas”:

“Neva afundou o pé no freio. Ferozes nuvens de poeira se levantaram, fazendo o homem desaparecer. Quando a poeira dourada assentou, seus olhos quentes amarelados rebrilhavam, ameaçadores, como os de um gato, desafiando o tempo e o vento causticamente”.

Entre todos os contos da edição, três chamaram a minha atenção de forma especial: “O Pedestre”, “O Lixeiro” e “A Cidade Inteira Dorme” (conto que deu título ao livro). Sou muito ligada nos aspectos relacionados às reações humanas e acredito que esses foram os contos que abordaram essa questão com mais intensidade.

Em “O Pedestre” encontramos um indivíduo que tem por hábito caminhar pela cidade para admirar a noite, contrariando toda a lógica da sociedade, que se prende aos programas de televisão. Certa noite, ao ser parado pela polícia, que questionou o seu hábito e o considerou um homem suspeito.

No conto “O Lixeiro” o personagem principal é um pai de família que ama o seu trabalho, mas que fica diante de um impasse ético quando descobre que em casos de ataques nucleares o caminhão de lixo deverá largar os detritos e recolher corpos. Ora, seria possível tratar cadáveres como se trata lixo?

Por fim, em “A Cidade Inteira Dorme”, ele abordou as reações humanas diante do medo. Com três personagens centrais, ficou claro que cada um reage de uma forma diante de possíveis situações de risco. Temas como coragem e insegurança social também foram abordados. A história girou em torno de um possível homem que estava atacando mulheres que caminhavam sozinhas nas noites escuras de uma pequena cidade.

Quem gosta de contos vai adorar esse livro. Quem não gosta, vai perceber a grandeza que eles podem ter quando bem escritos e bem elaborados. Na minha opinião os contos revelam o talento de um escritor, afinal, dizer muito com poucas palavras não é tão fácil quanto parece.

É preciso mencionar que a Edição da Biblioteca Azul, da Globo Livros, está extremamente leve e fácil de ler. As páginas tem tonalidade amarelada e a letra possui um tamanho excelente.

CITAÇÕES DO LIVRO E FOTOS DA EDIÇÃO NO SITE:

site: http://www.universodosleitores.com/2014/02/a-cidade-inteira-dorme-e-outros-contos.html

1 | 2 | 3 | 4