Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Regis 19/08/2023

Uma Grata Surpresa
Silo é um livro que foi lançado em 2014, eu só cheguei até ele por causa da série da Apple TV, e imediatamente quis fazer essa leitura; parte porque a série só abrange 40% do primeiro livro e parte porque essa foi a segunda série que vi nos últimos tempos que despertou muito meu interesse (a primeira foi Ruptura).

Fiquei sabendo que inicialmente esse livro era apenas um conto, mas foi tão apreciado que o autor voltou e transformou em um romance... inclusive ele primeiro lançou o livro por conta própria e só depois do sucesso encontrou uma editora.
A escrita é muito fluída e a história é recheada de mistérios, a todo momento está acontecendo alguma coisa e algo novo sempre está sendo revelado; isso torna os capítulos instigantes e a leitura bem rápida.

O gancho deixado no final me deixou bem curiosa para ler o próximo volume.
Gostei bastante do livro e não falei nada do enredo de propósito para não dar spoilers: pois acho que iniciar essa leitura sem saber muita coisa (assim como iniciei a série) torna tudo mais instigante, mas vou dizer que a personagem principal, Juliette Nichols; é ótima assim como Knox, McLean e Walker...
A alternância de capítulos entre os personagens torna a leitura dinâmica e rápida. Depois dos 40% devorei as páginas em sequência sem nem ver o tempo passar.
Teve uma ou duas coisas que diferiram da série no início do livro e que não apreciei muito, mas isso não tira o mérito da leitura e no geral tive uma grata surpresa ao descobrir e ler essa distopia.

Recomendo para todos que são fãs do gênero.
Dona Erica 20/08/2023minha estante
Amo suas resenhas ??

Regis 20/08/2023minha estante
Obrigada, Erica! Fico feliz que goste. ??

Foxback 20/08/2023minha estante
Comecei a ler por causa da Serie tb.

Regis 21/08/2023minha estante
Eu gostei bastante da primeira temporada, Fábio. ?

Cleber 21/08/2023minha estante
Adorei a resenha! Esse livro está na minha lista faz tempo, comecei ver a série mas ainda não tinha me empolgado para pegar os livros, mas agora estou louco para ler também.

Regis 21/08/2023minha estante
Obrigada, Cleber! Se gostou da série, creio que vai achar a leitura bem mais dinâmica. ??

HenryClerval 04/09/2023minha estante
Que bom que gostou tanto do livro. Assistir a série foi ótimo e estou curioso para saber o destino da Juliette depois daquele final. Vou fazer como você e ler. Kkk ?

Regis 04/09/2023minha estante
Faça isso, Leandro. Obrigada por ver a série comigo. ??

isaikki 28/03/2024minha estante
Ótima resenha, comecei a gostar dessa história pela série também, e agora estou também lendo o livro rsrsrs

Regis 28/03/2024minha estante
Estou esperando a segunda temporada para poder iniciar o próximo, isaikki. ?

MiCandeloro 07/04/2014

De tirar o fôlego!
Imaginem um universo distópico e pós-apocalíptico em que é impossível viver no Planeta Terra. Nosso mundo foi devastado há séculos e o ar tóxico que circula pelo meio-ambiente é mortal, fazendo um ser humano morrer e se desintegrar em pouco tempo ao entrar em contato com ele. Além disso, a paisagem antes tão bonita se tornou inóspita e digna de dar arrepios em qualquer mortal.

Os únicos sobreviventes a essa catástrofe são os moradores do Silo, um local previamente preparado e equipado com toda a tecnologia e mantimentos suficientes para sustentar um número determinado de pessoas. Lá, tudo é racionado e cheio de regras. O controle populacional é feito por meio de loteria em que um casal só pode ter filhos quando alguém morre. Qualquer pensamento a respeito da vida do lado de fora é banido de imediato com a pena máxima: a limpeza dos sensores do Silo, o que, em outras palavras, significa a morte.

O Silo possui 144 andares e é dividido em três seções diferentes de 48 andares cada. Cada um em seu interior possui uma função muito bem dividida e essencial à manutenção do local. Lá podemos encontrar pessoas responsáveis pela mecânica, suprimentos, portadores, TI, bem como os sacerdotes, delegados, xerife e a Prefeita. Todos no Silo vivem em paz e aparentemente são felizes. Ninguém tem a ilusão de que um dia viverá do lado de fora e seguem as suas vidas alienadas satisfeitos com o que têm sem fazer nenhum questionamento sobre o passado ou criando esperanças para o futuro. As coisas são como são. Simples assim.

Mas, de tempos em tempos, o Silo é infectado com vírus mortais: as ideias! Pessoas que resolvem pensar e questionar o modo de vida atual colocando em risco todo o funcionamento político e social do local.

" Ideias são contagiosas, Lukas. Isso é o básico da Ordem. Você sabe."

No início do livro conhecemos Holston, o xerife atual que decide, por livre e espontânea vontade, sair do Silo. Ninguém consegue o convencer do contrário. Ele que ir lá para fora e se reencontrar com a esposa que há três anos foi condenada a limpar os sensores, porém, ele está convencido de que não vai morrer e de que há uma grande mentira por trás do que todos sempre os fizeram acreditar. Mas, as coisas não saem como ele havia planejado e ele nunca mais volta.

"Holston aplicou a película protetora no segundo sensor e se perguntou se a mentira feia de um mundo exterior desagradável seria uma tentativa equivocada de evitar que as pessoas quisessem sair. Será que alguém havia decidido que a verdade era pior do que perder o poder, ou o controle? Ou seria algo ainda mais profundo e sinistro? Um medo da liberdade, do descontrole, do tenha-quantas-crianças-quiser? Tantas possibilidades horríveis."

Assim, a Prefeita precisa nomear um novo xerife e decide ir até o subterrâneo entrevistar pessoalmente a candidata mais indicada ao cargo: Juliette, da mecânica. Apesar de apresentar certa resistência de início, Jules acaba aceitando o cargo deixando Bernard, chefe da TI, totalmente contrariado. A partir de então uma série de acontecimentos suspeitos e misteriosos começam a acontecer no interior do Silo, transformando a vida comum que Jules levava em uma vida cheia de aventura e percalços.

Jules resolve meter o nariz onde não foi chamada e começa a investigar uma série de mortes que colocam a sua vida e a de seus amigos em risco. Depois de dar um passo em falso, Jules é condenada a limpeza e esta ida ao exterior será como algo jamais visto por todos os habitantes do Silo.

"(...) todos os levantes ocorreram por causa dessa dúvida, da sensação de que nós estamos no pior lugar, bem aqui."

Querem saber o que irá acontecer? Então leiam! Porque nada é como parece ser.

***

Desde que ouvi falar sobre esse livro tive a certeza de que gostaria de lê-lo, afinal, sou doida por distopias e, por mais que a premissa parecesse ser clichê, queria descobrir o conteúdo dessa história com os meus próprios olhos. Assim que recebi o convite da Intrínseca para participar dessa Semana Especial, não pensei duas vezes antes de dizer sim e fiquei feliz da vida quando Silo chegou. A capa é tão linda e o livro é enorme. Confesso, levei muito tempo para lê-lo, praticamente uma semana, porque as coisas estão corridas aqui em casa e porque a leitura custou a engrenar.

Fiquei com muito medo de não gostar, já que as primeiras cem páginas foram arrastadas para mim. Mas todos da Editora o elogiaram tanto que segui em frente firme e forte e não me arrependi nenhum pouquinho. Fazia tempo que não lia um livro tão inteligente, tão bem escrito e com tantas frases de efeito que mexeram comigo.

Apesar de Silo ser situado num mundo pós-apocalíptico e distópico, esse cenário de ficção científica é utilizado apenas como pano de fundo para a construção da história. Aqui, Hugh foi além, ele quis abordar as implicações das relações sociais e políticas de uma nação (micro, mas ainda assim uma nação) que é forçada a viver isolada, dentro de quatro paredes, sem nenhuma perspectiva futura de mudança.

Como seria se algo terrível acontecesse e fôssemos relegados a viver abaixo do solo, com suprimentos racionados, regras extremamente rígidas e com um controle absurdo a respeito das informações trocadas entre os habitantes? Num local em que tudo era cobrado, desde o envio de um email a entrada em um pavimento diferente? Como seria ter que conseguir permissão para casar e ter filhos, ou então ser mandado para o exterior e para a morte certa por um menor deslize apenas para que a ordem fosse mantida e restasse imaculada?

"E ela soube que estava certa sobre o preço do envio de e-mails: eles não queriam que as pessoas conversassem. Pensar, tudo bem; os pensamentos são enterrados junto com quem pensou. Mas nada de se reunir, nada de grupos coordenados, nada de troca de ideias. (...) E quem os questionaria? Quem arriscaria ser mandado para a limpeza?"

Hugh abre um debate para todas essas questões e nos mostra o quanto a informação e as ideias podem ser poderosas e perniciosas ao mesmo tempo. Além disso, ele nos leva a pensar a respeito das nossas atitudes em relação ao passado, ao presente e ao futuro da humanidade. Até onde as nossas ações e nossos pensamentos podem nos levar e o quanto isso pode destruir um povo inteiro? Estamos realmente preparados para as consequências?

" Toda a nossa esperança, as conquistas anteriores a nós, como o mundo pode ser, este é nosso Legado. (...) E as coisas ruins que não podem ser remediadas, os erros que nos fizeram chegar a este ponto, isso é o passado. (...) Significa que não podemos mudar o que já aconteceu, mas podemos desempenhar nosso papel no que vier a acontecer. (...) E isto... Lukas se virou e pôs a mão sobre o livro grosso. Ele prosseguiu sem que lhe pedissem. A Ordem. Isto é um mapa para conseguirmos passar por todas as coisas ruins que se acumularam entre nosso passado e o futuro ainda com esperança. Isto é sobre as coisas que podemos prevenir, que podemos corrigir."

A história é narrada em terceira pessoa e todos os capítulos são intercalados entre personagens e situações diferentes. Durante o texto diversas dúvidas começam a pairar sobre a nossa cabeça e acabamos devorando linha por linha numa tentativa desesperada de descobrir as respostas. Quando achamos que estamos chegando lá, o autor nos dá um baile e muda tudo de lugar. Isso me deixou enraivecida, querendo gritar com Hugh sobre o porquê dele ter feito isso comigo. Justo eu, que sou uma pessoa tremendamente curiosa e naturalmente cheia de dúvidas sobre a vida.. precisava decifrar aqueles enigmas de Silo.

Os personagens foram tremendamente bem construídos. Fazia tempo que não lia um livro assim, tão bem amarrado, complexo e cheio de vida. Consegui me conectar com cada um deles, até com os vilões. Isso foi curioso, porque do jeito que Hugh escreveu os vilões não pareceram assim tão maus. O autor nos apresenta razões que são plausíveis para eles terem feito o que fizeram e, em determinado momento da história, nos obriga a nos posicionarmos e a tomarmos um partido. E aí, qual deles você vai ser? Aquele que irá manter a ordem e preservar o legado da humanidade, custe o que custar, ou aquele que irá revolucionar e fazer as pessoas acordarem da mentira na qual vivem? Que cor irá vestir? Prata ou azul? Eu sou da mecânica, com certeza e muito orgulho.

Além disso, Hugh conseguiu criar uma heroína inesquecível. Jules é abnegada, justa, incansável, mas acima de tudo, ela é humana e isso fez com sua história de vida e suas lutas me emocionassem muito mais. Sofri demais com as guerras que se seguiram depois que Jules foi mandada para limpeza e quase morri sem saber o que foi feito de Walker.

Semana Especial Silo Hugh Howey Editora Intrínseca Recanto da Mi
Quando achei que o autor não poderia mais me surpreender, ele simplesmente criou todo um novo cenário para a história que passou a ser praticamente narrado de maneira concomitante a tudo que já conhecíamos. Eu queria muito abordar diversos detalhes e discutir algumas situações específicas com vocês porque Silo dá muito pano para manga, mas isso acabaria liberando spoilers, então terei que me conter. Mas estou pensando seriamente na possibilidade de abrir um post para debates sobre esse livro, porque ele merece.

O final de Silo foi eletrizante, cheio de emoção e de novas perspectivas que se abriram para os personagens. Estou simplesmente em cólicas para ler os outros livros da trilogia e meio temerosa para saber como será a sua adaptação para o cinema, porque só o primeiro livro daria tranquilamente três filmes de tantos detalhes que a história possui.

Só posso dizer, principalmente para aqueles que são fãs desse gênero literário, que leiam Silo e embarquem nessa aventura de tirar o fôlego.

Resenha originalmente postada em: http://www.recantodami.com/2014/04/semana-silo-resenha-dia-1.html
Erick.Fernando 13/07/2020minha estante
Estou começando agora seu comentário me animou ainda mais.

helodoll 17/11/2023

Silo
Em "Silo", Hugh Howey introduz Juliette como uma protagonista forte e independente, revelando sua complexidade através de uma narrativa envolvente. Nesse intrigante cenário pós-apocalíptico, os habitantes sobrevivem confinados em um silo subterrâneo, onde segredos e mistérios constroem a trama, mantendo o leitor ávido por reviravoltas.

A escrita fluida de Howey proporciona uma leitura rápida, com a alternância entre os pontos de vista de personagens como Juliette e Holston, adicionando dinamismo à história. O Silo, além de ser um cenário físico, reflete questões sociais e políticas, como controle, manipulação de informações e o preço da busca pela verdade, oferecendo uma crítica sutil à sociedade contemporânea.

Explorando as complexidades das relações humanas, a trilogia destaca personagens cativantes, com Juliette emergindo como uma heroína memorável. O desfecho eletrizante deixa o leitor ansioso por mais, prometendo sequências repletas de revelações e desafios. Com sua mistura envolvente de ficção científica, distopia e elementos políticos, "Silo" se destaca como uma obra imperdível para os amantes do gênero, convidando à reflexão sobre estruturas sociais e a busca pela verdade além das aparências.

Marcia Pimentel 25/09/2023

Muitas reviravoltas durante a história
Gostei muito da história, principalmente depois que a Jules foi enviada para a limpeza. Teve mais ação. Silo é uma distopia que nos mostra como é a vida dentro de um silo depois de um cataclismo provocado pelo homem. Apesar das pessoas viverem em relativa paz, em algum momento essa paz é abalada por motins e revoltas. A paz volta reinar quando os envolvidos são enviados para a limpeza, ou seja, para o mundo exterior onde o ar mata em questão de minutos. O Silo nos mostra que ter o conhecimento pode dar muito poder para quem o tem, e saber usá-lo faz toda a diferença. A história teve seus altos e baixos. Gostei muito do começo e fiquei muito empolgada para continuar a leitura. Mas aí deu uma caída, muita enrolação. Mais uma parte empolgante e novamente muita enrolação, o que para mim foi muito chato, tive até vontade de pular, mas o final maravilhoso foi de fazer esquecer toda a enrolação e partir logo para o segundo.

Sirlei.Santos 03/09/2020

Leitura indispensável!!!
Sem palavras para descrever esse livro. Simplesmente fantástico!!! Ele nos faz repensar sobre o convívio, sobre confinamentos, sobre o que é errado também pode ser o certo, o que diferencia um do outro é o ponto de vista de cada observador.
Tati 16/10/2023minha estante
OI, quero ler a trilogia e não encontro para compra, voce tem? Quer vender?

A.Paula.Sz 18/10/2023

Achei impressionante que esse livro me prendeu desde o primeiro parágrafo, e no início nem vemos nenhum dos personagens q vão fazer alguma diferença na história.
Gostei demais do ritmo da história, não dá tempo de pensar em uma teoria pq o tempo todo tem alguma catástrofe acontecendo.
A escrita é super fluída e a protagonista me lembrou muito a Lisbeth Salander, q é uma personagem que me cativou e tem um lugar garantido no meu coração.
Já iniciei o segundo e espero q tenha a mesma força catastrófica do primeiro.
CPF1964 19/10/2023minha estante
????

Évelin Noah 26/11/2020

O livro se passa em um futuro pós apocalíptico, onde as pessoas vivem em Silos gigantes, pois o mundo como nós o conhecemos já não existe mais. A vida fora dos silos é inexistente e impraticável.

O livro não é ruim, mas acredito que ele é demasiado arrastado, com muitos rodeios, o que deixou a leitura cansativa e arrastada. Do meio pro fim a minha sensação era de que eu não aguentava mais e só queria que o livro acabasse logo.

Descobri que ele é uma trilogia, mas confesso que não faço a mínima questão de ler os demais.

Tamara 17/03/2020

Há algum tempo minha apreciação por distopias vem crescendo cada vez mais, e Silo era um livro que eu tinha na lista de coisas a ler um dia faz tempo, mas eu pouco dava atenção a ele quando não tinha nenhum apreço especial pelo gênero. Então, recentemente após ler outra distopia, comecei pensar em algum livro bom do gênero para ser meu próximo e comecei ensaiar a leitura de Silo, embora sempre fico receosa de entrar em um mundo literário desconhecido e acabei enrolando um pouco. Mas logo venci tais receios e resolvi iniciar Silo, que foi para mim uma leitura fascinante, apavorante, intensa, em alguns momentos triste mas também ótima e marcante, a ponto de ter me deixado com uma grande ressaca literária naquele estilo de quando pensamos que jamais encontraremos outra coisa tão interessante e boa para ser lida na vida.
Essa não foi uma das minhas leituras mais ágeis, e ouso dizer que embora não tenha sido especificamente para mim, para os mais apressadinhos ele pode ser uma leitura arrastada e em último caso maçante, pois na primeira parte se propõe a nos apresentar o Silo, sua dinâmica e todo um conjunto de regras e costumes que são desconhecidos para nós, por isso o ritmo inicial é mais de uma apresentação, o que de modo algum me desencorajou e inclusive me agradou muito. Após quarenta ou cinquenta por cento da história tudo começou a ficar bem agitado, e a partir desse momento não consegui me desligar da leitura um só minuto até chegar ao fim, embora ao mesmo tempo não queria acabar tão cedo pois sentia que iria ter saudade de todo aquele núcleo. Silo é um livro distópico mas traz em si vários outros gêneros, incluindo o suspense, uma dose básica de romance, apesar de eu ter achado que um certo romance foi fraco devido ao mocinho que apareceu sendo babaca e tendo atitudes desnecessárias e com certeza cheguei ao final da história pensando que ele não merecia a mocinha, embora isso não tenha sido motivo para eu chegar a diminuir a nota dada ao livro, e também questões de aventura e talvez até um terror pois se ver em um mundo daqueles com toda certeza se mostra aterrorizante. Confesso que em muitos momentos da leitura eu entrei em pânico, pois várias cenas pareciam tão reais e me apeguei tanto aos personagens que eu tinha certeza que tudo iria ruir naquele momento, e também em vários trechos da narrativa tive um pavor imenso pois coisas que acontecem naquele suposto futuro distópico estão acontecendo aqui no hoje que estamos vivendo e isso acaba se tornando muito assustador. Outro ponto que considerei decisivo para meu apego ao livro foi a protagonista, Jullette, uma mulher de força e coragem como poucas outras que encontrei na literatura, e ela desenvolveu em mim uma grande empatia a ponto de eu sofrer por ela em diversos momentos e ela foi literalmente a salvadora da coisa toda. Silo é parte de uma trilogia e só resolvi não ler os próximos nesse exato momento pois fiquei sabendo que ele voltará para um passado a fim de explicar algumas coisas, e eu não aguento agora ver aquele mundo sem estar ao lado de Juliette em todos os capítulos, por isso resolvi adiar por alguns dias a leitura de Ordem.
Por fim, cabe destacar ainda que esse livro traz relações de amizade incríveis, onde encontramos pessoas dispostas a morrer umas pelas outras e consideram a amizade juntamente com a família um dos bens mais preciosos que podemos encontrar e isso vai muito de encontro com minhas convicções por isso conseguiu me deixar ainda mais apaixonada pelo enredo. Em resumo, Silo foi uma história incrível que me transportou para aquele mundo diferente, e que para os adeptos de distopias eu recomendo com muita ~ênfase, e para os que nunca leram e gostariam de se aventurar acho que essa é uma excelente escolha inicial.
Helder 20/03/2020minha estante
Adorei sua resenha. Tenho aqui na estante este livro e o próximo encalhados há um tempão. Talvez seja hora de passa-los na frente na fila. Você vai continuar lendo a trilogia?

Birac 21/03/2020minha estante
Perfeita a tua resenha, minha leitura dele foi igualmente incrível, deu aquela tristeza quando acabou, mas já iniciei a Ordem o ritmo e bem parecido e expande bem o universo da história.

Tati 16/10/2023minha estante
OI, quero ler a trilogia e não encontro para compra, voce tem? Quer vender?

Mayara 01/05/2023

Silo
Decidi ir atrás deste livro ao ver o trailer da adaptação que vai chegar essa semana no Apple Tv+ e gostei bastante da trama. O início demora um pouco pra engrenar, mas não acho que compromete o desenrolar, é uma boa distopia.
Armando.Edra 06/05/2023minha estante
Eu me interessei também por ter visto o trailer da série! Vou comprar o livro!

Yohana Karoline 29/05/2023minha estante
Comecei ler o livro por causa da série, daí agora a série tá no episódio 5 e eu já estou terminando o primeiro livro

Alberto 17/04/2015

Tédio até a página 215, show a partir da 215 até o fim
Quaaaase que abandonava! No início, a cada capítulo que passava, eu me enterrava no tédio daquelas páginas hiper e desnecessariamente detalhadas. Estava um saco. Dai decidi que se o livro não melhorasse ate a página 250, eu abandonaria (é triste, mas acontece).
FELIZMENTE o libro dá uma reviravolta blaaaster a partir da página 215 ate o fim do livro, com muita tensão e leitura frenética em muitas partes.
Ate antes da página 215, eu estava dando nota 2,5 ao livro.
Da pagina 215 em diante, aumentei pra 8. Passou com uma media mara! :v hehe
Glauci 01/05/2015minha estante
Acho que vou pular direto para a 215 Alberto, está muito difícil ..... eu não quero aprender a fazer tricô e nem filosofar sobre a origela de novelos de lãs ..... afhh.....

bxrxu 31/07/2015minha estante
Obrigada pelo seu comentário, pois estava pensando em abandonar achando que o livro ia ser esse tédio a história inteira, agora vou tentar chegar até a página 215 e torcer pra que você esteja certo e as coisas melhores.

Sílvia 14/02/2017minha estante
Obrigada! Estou na 200 e vim aqui ver as opiniões pra ver se continuava.

Gil 27/08/2023minha estante
Ja ia desistindo, olhei os comentários para saber se valia a pena. Vou dar uma chance, mas está muitooooo chato. Kkkkk

@estantedajulia 25/08/2021

Resenha do bookstagram @conhecaolivro
Silo é aquela história capaz de te prender do início ao fim.

A premissa é clara, a humanidade foi extinta e o pouco que resta da sociedade vive dentro de um grande silo subterrâneo, lutando contra um vírus mortal: as ideias.

É, é isso mesmo! Dentro do silo elas não podem existir, a população precisa aceitar o que é lhe imposto e de forma alguma questionar o modo de vida que levam, afinal, não há outra opção.

Bom, a minha opinião é que o Hugh Howey criou uma trama incrível.

Ele consegue descrever muito bem a atmosfera do lugar, de um jeito que transporta o leitor diretamente para lá.

A divisão da sociedade que ali vive também é feita de maneira perfeita, um reflexo do que já vivemos atualmente.

Aqueles que possuem cargos mais bem vistos estão em uma posição privilegiada, nos primeiros andares dessa construção, enquanto os outros permanecem ao fundo.

É um livro para nos fazer repensar sobre o que é certo e o que é errado; se colocar no lugar dos personagens e escolher um lado para defender.

Com toda a certeza eu o recomendo para quem curte esse estilo de leitura, afinal, eu já não vejo a hora de ler a continuação

E aí, você ficou curioso com essa leitura? Ou já conhecia a obra? Quero saber a sua opinião!

site: https://www.instagram.com/conhecaolivro/
Ivan.Rodriguez 30/08/2021minha estante
Comprei o livro Silo totalmente sem ver nenhuma resenha, terminei de ler e já comprei em seguida a "Ordem" e o "Legado". Gostei muito!

isaikki 10/04/2024

Fenomenal
De boa, um livro ótimo! Na série alguns personagens são melhor trabalhados, mas mesmo assim esse livro te empolga do início ao fim.

A série compreende 40% do livro, e o restante dele dá uma conclusão de tirar o fôlego!

Liliane32 17/07/2023

Filmão, ou melhor, Livrão...
Num ritmo muito bom, o autor vai apresentando a história do lugar e do que é um "Silo" junto com os personagens principais. Isso, sem parecer didático de mais, nem perder o ritmo da história.
No início, os personagens só sabem que houve um "levante" e que muita gente morreu. Os registros do computador foram apagados e não tem ninguém do passado pra contar a história.
Aos poucos, vamos sabendo o que acontece, quem manda e o que esta acontecendo. Isso tudo, acontece quase que exclusivamente em um Silo, de quase 140 andares pra baixo da terra. Sem janelas e com iluminação artificial. Claustrofóbico.
Atualmente foi adaptado pra streaming, mas a primeira temporada só cobre aproximadamente 40% do primeiro livro.... a outra metade quem sabe seja adaptada numa segunda temporada.
Achei excelente o ritmo da história que me prendeu até eu conseguir terminar a leitura.
lorainyalm 17/07/2023minha estante
tava querendo muito saber em que momento a série fechou no livro, e se em 40% a história tava assim, tenho até medo de como finalizou esse livro

Liliane32 18/07/2023minha estante
Daí pra frente eh só dedo no olho e pancadaria hehe ? Brincadeiras s patente, o que me chama a atenção no livro, é a riqueza de detalhes e plot twisters. Excelente

lorainyalm 18/07/2023minha estante
quero muito ler mas ta impossivel achar os últimos 2 no fisico e eu nao dou muito certo com ebook

Cris 14/06/2023

?O que nós fazemos define quem somos.?
?O que controlamos - disse Juliette - são nossas ações depois que o destino nos coloca aonde estamos.?

?Toda a nossa esperança, as conquistas anteriores a nós, como o mundo pode ser, este é o nosso Legado.?

?Isto é um mapa para conseguirmos passar por todas as coisas ruins que se acumularam entre nosso passado e o futuro ainda com esperança.?

?Sonhava em romper o bloqueio, conduzir as pessoas de volta àqueles corredores secos e botar aquele lugar morto para funcionar outra vez.?

O que você faria se o mundo lá fora fosse fatal, se o ar que respira pudesse matá-lo? E se vivesse confinado em um lugar em que cada nascimento precisa ser precedido por uma morte, e uma escolha errada pode significar o fim de toda a humanidade? Essa é a história de Juliette. Esse é o mundo do Silo.

Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras.

Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo.

Um crime cuja punição é simples e mortal.
Elas são levadas para o lado de fora.
Juliette é uma dessas pessoas.
E talvez seja a última.

Blue 30/08/2023

PERFEITO do inicio ao fim.
LI graças a série e amei tanto, o livro me fez sentir todos os sentimentos possíveis, amo a Jules de coração e meu personagem favorito de todos é o Solo, que pessoa incrível.
Não tem defeitos, apenas uma leitura flúida, perfeita, cheia de reviravoltas e acolhedor ao mesmo tempo.