Contos da palma da mão

Contos da palma da mão Yasunari Kawabata

Resenhas - Contos da Palma da Mão

NathaliaPink 06/03/2024

Esperava nada e recebi o que esperava
Livro fala bastante da cultura japonesa, sobre como os contos foram se alterando no decorrer do tempo, porém por não entender a cultura direito,muitos contos não fizeram sentido para mim.

Esperava mais conteúdo do sentindo agregar algo para a vida, porém não consegui absorver isso pelo livro.

Demorei bastante para terminar de tão entediada que fiquei.

Maiara.Alves 10/07/2021

"Contos da Palma da Mão" reúne 122 histórias de Kawabata, prêmio Nobel de 1968. Através desses pequenos contos pode-se acompanhar a lenta evolução do estilo do autor. E também, as transformações da própria sociedade japonesa.

A narrativa do autor é bem simples e objetiva e é incrível a capacidade do autor para caracterizar em poucas linhas uma paisagem, um momento específico do dia ou situações banais do cotidiano.

Silvio 24/08/2018

À primeira vista, o livro parece uma sucessão de histórias banais, em que quase nada acontece. Mas, para compreender uma sociedade de normas sociais rígidas como a japonesa, é preciso ter sensibilidade para transpor a aparente discrição da vida cotidiana e revelar toda a riqueza de emoções e sentimentos escondidos em pequenos gestos e atitudes.

Nos contos que, de tão curtos, "cabem na palma da mão", Yasunari Kawabata extrai momentos muitas vezes poéticos e profundos sobre a condição humana. Uma ótima oportunidade de conhecer o trabalho de um dos maiores escritores japoneses do século 20 e compreender um pouco mais sobre a arte e a cultura dessa país.

r.morel 31/08/2017

Resenha Telegráfica
Do escritor japonês prêmio Nobel de 1968. São narrativas brevíssimas, contos mínimos, e “entre eles há algumas peças não muito razoavelmente fabricadas, mas há algumas boas, que jorraram de minha pluma naturalmente, de seu próprio aval. […]Vive neles o espírito poético de meus dias jovens” (palavras do autor). São sensações únicas moldadas com delicadeza.

Trecho: “Na tranquilidade de uma tarde de junho, logo depois do meio-dia, quando as finas extremidades dos galhos das árvores do bosque projetavam reflexos balouçantes na superfície da água quente, ele estava imerso na ampla piscina do banho público escutando conversas do banho feminino do outro lado da divisória.”

site: popcultpulp.com

Teca 19/02/2011

Singeleza
A nós, ocidentais, podem parecer contos simplórios. Mas só à primeira vista. Ainda que tenham sido escritos quando Kawabata era bem jovem, a singeleza dos contos retrata justamente o caminho que o autor viria a trilhar na sua obra, o de resistência à ocidentalização dos costumes no Japão.