Superinteressante Nº 327 (Dezembro de 2013) Edição Extra

Resenhas - Superinteressante 327

z..... 05/12/2023

Dezembro de 2013
"Fim dos carros"
Projeções baseadas em estudos e experimentos sobre os automóveis,como piloto automático, trânsito interligado em rede, novas fontes de energia em substituição aos combustíveis fósseis...
Será fim dos caos?
Parte disso já existe e é utópico a eliminação de confusões, pois tanto automóveis-robôs, quanto os seres humanos são sujeitos, respectivamente, a bugs e contravenção, ou ainda intercorrências aquém da formalidade programada e esperada. A edição 455 de setembro de 2023 trouxe vários resultados de momento dos testes com os tais "automóveis autônomos" em avanços, desafios, perspectivas e problemáticas.
Seja como for, gostaria de experimentar tais inovações, Será que chega em nossa realidade, de poder vivenciar...
Destaque para o texto em tabela "Mobilidade fail" com experimentos em automóveis ao longo da História que não emplacaram. Questão de curiosidade, não de pessimismo, ok!

Demais a seção Zoom com a temática "Antes que eles partam", foto-reportagem em divulgação de livro de um fotógrafo que registrou a beleza peculiar de diferentes povos pelo mundo, ditos à beira de extinção. Fiquei impressionado com a tribo Himba do norte da Namíbia.

"Comida química"
Abordagem sobre a problemática dos agrotóxicos e o uso permitido no Brasil de substâncias banidas em outras nações.. O texto busca respostas e obviamente pesam interesses econômicos, mas também outras questões interessantes foram tratadas, como: o uso acentuado no cenário mundial a partir da indústria bioquímica da segunda guerra; a contradição dos agrotóxicos também potencializarem as pragas ao eliminar junto os predadores ou controles naturais; o incentivo no país a partir do governo militar; e pesquisas que apontam resíduos contaminantes no entorno das áreas agrícolas (até no leite materno).
Taí uma curiosidade que não sabia... Já ouviu falar do Agente Laranja? Pois é, tem princípio de um agrotóxico herbicida, sendo usado por certas nações em guerras (principalmente EUA no Vietnã) com pretexto de provocar desfolhamento da mata para facilitar a visão dos soldados. Qual o quê! Usaram para matar pessoas, desgraçar o ambiente, a agricultura do adversário e até hoje locais onde despejaram continuam com resíduos contaminantes. Aí países como o nosso permitem uso de princípios semelhantes a esse em nossas culturas agrícolas...

"O incrível manual de inspiração na natureza"
Bem curioso, a bioengenharia de Deus na natureza inspirando a biotecnologia dos homens, tipo robôs-espiões como vespas; roupas de camuflagem a la camaleões; e retirada de água do ar como fazem alguns besouros condensando gotículas na carapaça.
Por aí e o que despertou mais curiosidade foi a produção de concreto (ou algo similar) baseando-se na engenharia dos corais. Assim, o gás carbônico se dissolve também na água (pelo menos foi o que registraram) se transformando num carbonato que é usado pelos corais junto com cálcio para suas construções. Aí já viu o insight... Usar gás carbônico para formar o tal carbonato e produzir argamassa com cálcio como os corais, de quebra, ajudando a natureza na redução do CO2 que potencializa o aquecimento global. Em tese o negócio é bonito, mas prestou atenção na intencionalidade, a priori o uso militar, Oras! Sigamos o Senhor em seus magníficos atributos para vivência do bem.

Essas e outras na edição.
z..... 05/12/2023minha estante
E vamos às edições de 2014...