Jardim das Mentiras

Jardim das Mentiras Eileen Goudge

Resenhas - Jardim das mentiras

Tay 23/05/2023

Conhecemos a Sylvie que está em trabalho de parto e aterrorizada com medo do bebê não nascer parecida com seu esposo e assim denunciar sua traição, então ela decidi ter o bebê no seu bairro antigo. Ao ver a criança, que nasceu com a pele morena, ela percebe que é filha do amante e não sabe como irá sair dessa, mas um incêndio no hospital pode ser a solução para o seu problema. Anos depois, vamos conhecer Rose e Rachel mulheres que estão em posições opostas da vida, mas terão suas vidas entrelaçadas pela guerra do Vietnã. Jardim das Mentiras é um livro impossível de largar até terminar de ler, e eu passei toda a leitura com raiva por algumas injustiças que acontecem, por uma 'traição' e por perceber que algumas pessoas sempre serão protegidas enquanto outras não. É um bom livro sobre o perdão, sobre recomeçar uma relação e sobre perceber quando é necessário parar de amar de alguém.

Carolina2809 15/09/2020

O melhor livro que já li!
Simplesmente o melhor livro de drama que já li na vida...

Tentei outros, inclusive da Eileen, mas nada se compara.

19 anos de leitura e nunca li nada tão bom nesse estilo. Fantástico. Sinto até um pouco de inveja de quem ainda vai ler esse livro. ??

Lilian 29/09/2019

Mentiras, Segredos, Lágrimas, Dor, Decepções
"JARDIM DAS MENTIRAS" a autora Eileen Goudge criou uma estória dramática e audaciosa tocando fundo o coração do leitor.

Nova York

Sylvie é uma jovem casada com Gerald há 8 anos ; um homem bem mais velho que ela e bem sucedido financeiramente.

Nikos é o cara grandão, másculo, que veio do Chipre, foi marinheiro de um navio tanque inglês e sobreviveu a um acidente que o deixou meio manco. Nikos acaba conseguindo trabalho na casa de Sylvie e Gerald, e um caso amoroso inesperado por todos surge em segredo.

Em 1943 uma maternidade dirigida por freiras pega fogo, e durante o incêndio uma troca de bebês acontece intencionalmente.
Duas crianças crescem em uma realidade que não deveria ser a sua.

Já em 1968
Rose é de origem humilde e batalha para tentar se formar advogada. Cuida de uma avó que a despreza por ser diferente de suas outras irmãs loiras.

Brian é o cara do Brooklin, vizinho de Rose com quem cresceu, e se relacionam desde a adolescência com uma dependência de amor, sexo, promessas e confiança.

Rachel é uma jovem rica e formada médica, e que tem um relacionamento com David, um médico que almeja sucesso acima de qualquer coisa.

A vida dá uma chacoalhada mais uma vez na vida dos personagens. Brian vai servir na guerra do Vietnã deixando Rose arrasada, mas, com uma promessa de volta á todo custo.
Rachel passa por uma experiência horrorosa em seu relacionamento com David, e foge de seus problemas, arrependimentos, mágoas, para trabalhar como médica no Vietnã.
Tudo acontece muito rápido e a vida dá um baile em todos os envolvidos da trama. Um emaranhado de mentiras, emoções e desencontros. Uma grande história que bem poderia ter acontecido com qualquer um, por quê não?
Quem é Max afinal? O advogado bem sucedido e que vive um casamento infeliz?
É um emaranhado de mentiras ,e todos escondem segredos ...
Um livro intenso cheio de diálogos e encontros doloridos que te fazem derramar lágrimas sem perceber.

''Eles amavam o que cada um tinha sido, e o que poderiam ter sido ... não quem eram agora.''

Deveria ter virado filme.

Hester1 08/04/2016minha estante
Parece interessante, intenso.

Carolina2809 15/09/2020minha estante
Concordo. Seria um filme maravilhoso.

Katia 08/04/2019

Ótimo esse livro! Dava um filme!
As meninas são trocadas. A mãe tinha tido um relacionamento extraconjugal, a filha nasce moreninha como o pai biológico, e ela se desespera, pois ela é branca e seu marido, um banqueiro muito rico é branco também. Surge uma oportunidade e ela troca as meninas.
Em que pese ela sentir falta da filha biológica, ela não se arrepende pois se apaixona pela filha trocada, que recebe todo o amor e educação dos pais, cresce e se torna médica, vai para a guerra e se apaixona pelo namorado da outra menina da troca;
A outra menina, diferentemente, sofre o pão que o diabo amassou, ela era morena, os pais brancos, a mãe morreu na maternidade, e o pai fica achando que a mulher o traíra, não demora muito e morre também, ela é criada pela avó, uma verdadeira bruxa que a maltrata, e não deixa de jogar na sua cara que ela é uma bastarda. Só que ela é forte, muito forte, e ela vence, e se torna uma advogada bem sucedida.
O caminho dessas duas mulheres se cruzam, e é emocionante.

Patty 25/11/2010

Um livro fascinante!!!!
Gostei muito deste livro. A trama é bastante envolvente. O romance possui cerca de 560 páginas e não dá vontade de parar de ler!!! A cada página você tem a sensação de estar participando da história. Sou um pouco suspeita para falar sobre isso, pois quando leio um livro instigante é como se eu fizesse uma viagem por suas páginas. Mas vamos à trama.
Este livro, ao contrário de “A última dança”, um romance mais recente da mesma autora, realmente faz jus ao nome. A história começa em 1943 e termina por volta de 1975, passando pela guerra do Vietnã que é quando o impensável acontece e causa uma reviravolta na trama. O romance constituído de um emaranhado de mentiras. Sylvie e Rachel tornam-se reféns de suas próprias mentiras das quais a pobre Rose é a principal vítima. De certa forma, Brian também é vítima das mentiras. Mas para fazer do romance uma teia de mentiras, até as personagens secundárias como a avó de Rose e sua irmã Marie também escondem segredos capazes de transformar a vida de Rose. Gostei muito também da forma como são apresentados os outros personagens que, ao final, serão indispensáveis, como David e Max. A princípio, dá a impressão de que eles serão meros coadjuvantes, mas no decorrer da história você percebe o quanto eram fundamentais para o desfecho da trama. O romance é constituído por três partes e, é nesta última, que a maior parte dos segredos são revelados e acontece uma “reviravolta” na história. É quando acontece o julgamento de Rachel.
O final é que eu acho que deveria ter sido melhor. Não quero desanimar ninguém, mas acho que nunca concordamos totalmente com o final, não é mesmo? Acho que ele deveria ser mais “completo”. Para justificar ainda mais o título, o romance termina com uma mentira que permanece. As mais fortes, é claro são reveladas, mas ainda fica uma. Talvez a mais fraca e inofensiva de todas... mas ela continua...
Ah!... Uma coisa que também gostei muito é o fato do livro nos mostrar que muitas vezes pensamos que amamos uma pessoa, que ela é nossa alma gêmea e sofremos muito por ela. Mas isso nos impede de perceber que nosso verdadeiro amor está mais próximo de que imaginamos....
Bruna 31/07/2013minha estante
se os personagens masculinos fossem tão fortes quanto os femininos, provavelmente teria um final diferente!!!!!

Carolina2809 15/09/2020minha estante
Simplesmente o melhor livro de drama que já li na vida... Tentei outros, inclusive da Eileen, mas nada se compara. Perfeita a descrição dos personagens, o timing, a forma como seus pensamentos são apresentados. Li da biblioteca Municipal, quando era adolescente, e mais tarde comprei a mesma edição. 16 anos de leitura e nunca li nada tão bom nesse estilo. Fantástico. Sinto até um pouco de inveja de quem ainda vai ler esse livro. ??