A reformed approach to science and scripture

A reformed approach to science and scripture Keith Mathison

Resenhas - A reformed approach to science and scripture

Davidson 04/02/2023

'EU NÃO SEI'
Resposta honesta para perguntas difíceis kkkkk

Nesse livro o autor usa uma palestra de R. C. Sproul como base para trazer um diálogo entre ciência e religião. Dois tópicos me chamaram a atenção.

O primeiro se encontra no capítulo 1 intitulado 'Toda verdade é verdade de Deus'. Somos relembrados de que Deus não se revelou de forma exclusiva nas escrituras, mas também através da natureza (Romanos 1.20), e que de certa forma podemos aprender sobre essa revelação com pessoas não cristãs (já que eles estudam mais a revelação natural do que nós). Um outro ponto importante é que se um homem mau falar algo que é verdadeiro e justo, não devemos rejeitá-lo, pois é uma verdade vinda de Deus. Deus é a fonte e origem do conhecimento da verdade em todas as áreas do conhecimento e ele nos criou com habilidades de aprender e interpretar aquilo que Ele criou. Em relação a revelação especial através das escrituras continuamos a ouvir os crentes mesmo ^^.

O outro ponto interessante está no último capítulo 'A idade do Universo e Gênesis 1'. Foi nele que Sproul disse 'Eu não sei' ao ser questionado sobre a idade do universo. Um ponto interessante apresentado é que 'se interpretamos mal as Escrituras sobre assuntos científicos e depois declaramos a outros que sabem algo sobre esses assuntos que nossa interpretação errada é a Palavra segura de Deus, trazemos desgraça a Cristo e Sua igreja e colocamos pedras de tropeço desnecessárias diante dos incrédulos a quem estamos apresentando as boas notícias', uma vez que eles podem desacreditar de toda a Escritura por ter se deparado com tal erro de interpretação. Um exemplo usado é a defesa do Geocentrismo pela igreja na antiguidade.

A Bíblia é suficiente para aquilo que ela se propõe, contendo toda a verdade que Deus quis revelar ao homem e nos apontando para a salvação em Jesus Cristo. Mas ela não fala tudo o que podemos conhecer sobre o homem, o universo e tudo mais. Ela não se propõe a ser um manual de ciência, medicina ou qualquer outra área de estudo. Por isso podemos confiar no que ela diz e também explorar as verdades da criação através das outras áreas do conhecimento.