Doctor Who: Shada

Resenhas - Doctor Who: Shada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bruno 23/09/2014

Doctor...Adams?
O que mais nós poderíamos esperar das duas melhores coisas sobre o universo juntas?! Adam fez um arco ÓTIMO nesse livro de Doctor Who, que se fosse pra televisão iria ser episódio especial. Uma história muito bacana com o Doutor de Tom Barker, com todos os pregos em seus lugares no fim da história.

site: www.adamyoungwrites.tumblr.com

Jana 25/09/2014

Começo a resenha avisando que esse livro é tanto para os fãs de Doctor Who/fãs do Douglas Adams quanto para aqueles que não são admiradores assíduos de nenhuma das duas coisas. "Doctor Who: Shada" é uma opção maravilhosa para qualquer pessoa que goste de ler uma boa e coerente história de ficção científica.

Eu sou fã de carteirinha de Doctor Who, é um dos meus seriados favoritos, mas confesso que não estou familiarizada com o trabalho de Adams (não, ainda não li O Guia do Mochileiro das Galáxias!). Então quando vi que o livro nada mais era do que uma versão estendida de um episódio perdido de uma das séries mais antigas da TV britânica eu simplesmente tive que ler.

Tendo em mãos os roteiros que Adams escreveu para o episódio, Gareth Roberts foi contemplado com responsabilidade de compilar e adaptar tudo para um livro. Posso dizer que ele finalizou o trabalho de Adams com maestria. Era como se eu estivesse assistindo um episódio de Doctor Who na minha cabeça!

Chris Parsons é um cientista e estudante da Universidade de Cambridge. A procura de alguns livros que o ajudariam em sua mais recente pesquisa, ele vai até a sala do excêntrico professor Chronotis e lá encontra, dentre outras peculiaridades, um modelo antigo de cabine policial londrina. Chris não dá muita atenção a cabine, o que ele precisa mesmo são livros. E ele sai de lá abastecido com vários, dentre eles um extremamente perigoso.

Chris logo percebe que o livro é diferente: além do dialeto indecifrável, o papel é resistente a praticamente qualquer tipo de atrito. Ele não sabe, mas aquele livro nada mais é que O Venerável e Ancestral Livros das Leis de Gallifrey trazido de um planeta distante. Percebendo o sumiço do livro, o professor Chronotis chama o Doutor que é assim como ele um Senhor do Tempo, e que chega com sua companheira Romana II.

A missão do Doutor e de Romana II é encontrar o livro que nunca deveria ter saído de Gallifrey, a terra dos Senhores do Tempo. É um livro que em mãos erradas pode fazer bastante estrago. E é exatamente esse livro que o vilão, Skagra está procurando. É uma parte essencial no seu mais terrível plano de dominar o universo.

Com esse enredo que pode parecer complexo em um primeiro momento, a história se desenvolve com muita ação e corre-corre. O Doutor tenta impedir a qualquer custo que Skagra consiga realizar seja lá o que ele queira. Para isso, ele viaja o universo em sua TARDIS (a tal da cabine de polícia) com Romana e seu cachorro robô K-9.

O Doutor é um personagem diferente, dono de falas irônicas e engraçadas. Dei muita risada no decorrer do livro e ao terminar entendi por que os fãs chamam Douglas Adams de gênio. Deu para perceber que a história não é a das mais simples, mas mesmo assim a leitura foi fácil. O texto é muito inteligente e detalhado, mas sem ser cansativo. Quando dei por mim, já estava totalmente envolvida com a história.

Não ficaram pontas soltas e, creio que devido ao trabalho de Roberts, aqueles que não estão familiarizados com o universo whovian não ficam se entender nada. Todos os termos e pontos do mundo dos Senhores do Tempo são bem explicados. Os personagens não são nada superficiais e são bem delineados. Terminei a leitura com uma vontade louca de ler alguma coisa parecida e de rever todos os episódios de Doctor Who. Não estou acostumada com livros de ficção científica, mas dos que li até agora com certeza esse é o melhor!

site: www.aquelaborralheira.com.br

Leia o Livro Fefe! 07/05/2024

Uma carta de amor a Douglas Adams e Doctor Who
Shada é simplesmente fantástico!, como diria o bordão do nosso Senhor do Tempo fujão favorito. A história tem tudo o que se pode sentir saudade dos melhores episódios da série: tem mistério, tem emoção, tem romance, tem comédia pastelão e vilões de qualidade duvidosa, tem curiosidades fascinantes sobre o universo tão amplo dessa saga, e tem coração... dois, por sinal!

Gareth Roberts usa os restos de rascunhos, documentos da produção, entrevistas e opiniões de seu escritor favorito da série, Douglas Adams, para escrever na forma de um épico o que o autor lá na década de 70 planejava ser um dos mais grandiosos episódios de Doctor Who.

Tentou fazer jus a um grande roteirista, e conseguiu. Amei o livro!

Mary @maryreadit 18/10/2014

Divertido, leve e sensacional
Logo que comecei Shada, percebi que seria uma leitura maravilhosa, repleta de humor e sarcasmo. Pois bem, foi exatamente isso e muito mais que o livro me proporcionou.
Já tinha falado um pouco sobre Shada aqui no blog, no post Favoritos do mês de agosto e estava devendo a resenha escrita, mas hoje, finalmente, ela sai!
Isso vai ser que nem procurar um livro sobre agulhas numa biblioteca de livros sobre palheiros Pág. 53

PARA O RESTO DA RESENHA, CONFIRA O BLOG ~>

site: http://citacoesentreaspas.blogspot.com.br/2014/10/resenha-doctor-who-shada-por-gareth.html

Gabriel 09/01/2015

Bristol!
Gareth Roberts conseguiu manter duas genialidades. A de Douglas e a do Doutor. Seu talento é óbvio ao assitir os episódios escritos por ele, mas ele escreveu na série atual, mas se saiu muito bem com o 4° Doutor. Digna de Adams, com certeza. Nave e Marvin, qualquer semelhança não é mera coincidência!

Literal-Mente 05/02/2015

Resenha: SHADA - A Aventura Perdida de Douglas Adams (Gareth Roberts)
Resenha: http://www.literal-mente.com/?p=3069
Facebook: http://on.fb.me/1trNRkv
Twitter: @literal__mente

site: http://www.literal-mente.com/?p=3069

Mercelene 15/02/2015

Amor! rs
Ahhh não tem como não amar o Doctor Who né?! E ainda escrita pelo Douglas Adams! Amei! Recomendo! ;)

Juh Lira 09/10/2016

Shada: A Aventura que nunca deveria ter sido perdida
Estava tudo pronto para a gravação dos episódios nos estúdios da BBC entre 1979 e 1980 - os figurinos, as locações, tudo. Mas uma greve interrompeu a produção deixando o elenco de Doctor Who na época desapontado, um Douglas Adams anos mais tarde, aliviado e uma história magnífica perdida nas poeiras do tempo.

Em meados de 2011 o roteirista Gareth Roberts mergulhou nos arquivos perdidos de Doctor Who para finalmente apresentar novelizado o arco Shada, que seria nada mais do que a season finale da 17ª temporada da série com o 4th Doctor (Tom Baker) a companion Romana (Lalla Ward) e o simpatico cachorro robô K-9, escrito por ninguém menos que o autor de O Guia do Mocheleiro das Galáxias.

Boa parte da trama de Shada se passa no campus da universidade de Cambridge, na Inglaterra com a chegada do Doctor e Romana após receberem um pedido de ajuda de um velho amigo do Senhor do Tempo, o Professor Chronotis. Ele está correndo grande perigo quando o misterioso Skagra aparece na cidade atrás dele com desígnios desconhecidos, mas malignos. Cabe ao Doctor e Romana - com a ajuda inusitada dos alunos Clare Knightley e Chris Parsons - descobrirem o que Skagra está tramando contra o professor por causa de Shada - seja lá o que isso signifique.

Para quem nunca assistiu a série clássica ou até mesmo a série atual, o enredo não é de grande dificuldade para compreender, pelo contrário: Roberts conseguiu manter a essência do próprio Douglas Adams no texto, seja o humor, as explicações simples e geniais, as piadas, a narração própria do autor, tudo está presente no livro. Eu tive pouco contato com a obra dele, mas foi o suficiente para entender o estilo único que possui, sendo este o grande mérito de Shada.

Doctor Who não segue um padrão de histórias certinho em todos os episódios e é visível o quanto Adams inovou com os twists na trama - não foram poucas as vezes que eu achei que a história iria para um lado A mas foi para o B e o amei por isso. Você consegue se surpreender com as surpresas que o enredo carrega para o final, que é impossível de largar. Mas o começo do livro é um pouco lento para apresentar os personagens novos, e eu demorei um pouquinho para passar essa parte, no entanto adianto que vale a pena, pois algumas pistas sobre o mistério da história estão presentes ali sem percebermos.

O que eu mais gostei em Shada é como o 4th Doctor foi retratado de forma tão engraçada e irreverente, com tiradas sensacionais dignas de aplausos - em alguns momentos me lembrou o prório 11th Doctor. Clare e Chris não deixam a desejar se tornando aqueles personagens secundários de Doctor Who que você ama e deseja vê-los novamente em outras aventuras. Romana no começo eu não ia muito com a cara dela, mas a companion me ganhou pela dedicação e carinho pelo Doctor, fazendo de tudo para ajudá-lo. O Professor Chronotis também tem seus momentos sensacionais assim como o vilão Skagra - Adams fez a proeza de eu odiar um vilão mais do que qualquer outro da série haha.

A tradução da Suma de Letras foi muito bem feita, sem erros grotescos do cânone que pode acontecer pela série possuir uma universo muito vasto - nisso percebe-se que a editora tomou um cuidado extra. A edição também não tenho reclamações, pois possui letras grandes - muito bom para mim que sou míope - e papel de boa qualidade. A capa é bonita, mas gostaria que a editora tivesse deixado um pouco dos elementos da arte original publicada pela BBC.

Aventura, mistério, humor e criatividade compõe Shada, ingredientes certos para qualquer fã e não fã da série - quase que obrigatório para quem gosta do gênero.

site: www.mundosilenciosoblog.com.br

Camila(Aetria) 05/07/2014

Shada. O local que não existe. Nunca existiu. Mas está lá.
Ganhei esse livro faz um tempinho ( vide o desenho que veio acompanhando ^^), mas tinha enrolado pra ler porque sabia que quando começasse não iria parar, e as tarefas estavam acumuladas demais para me tentar a começar. haha
Mas li. E li até o final.

Sabia que seria assim porque tinha o dedo (ou o roteiro, no caso) do incrível Douglas Adams, já falei por aqui do Guia do Mochileiro das Galáxias, e esse livro é uma ampliação dos roteiros de Douglas Adams para um arco de Doctor Who, o arco de Shada, que acabou enrolando enrolando e nunca indo do jeito que ele queria pro ar. Então, Gareth Roberts pegou a missão de escrever tentando pensar em como o Adams gostaria que a história corresse. Missão difícil.

É um livro do jeito que eu esperava, com carisma, diálogos "witty", cheio de piadinhas e indiretas, personagens que mesmo que só aparecessem por 5 linhas se consegue notar a profundidade, e plot twists que sempre parecem óbvios, mas nos quais você não teria pensado e se satisfez com o final.

"Mas Clare adorava fazer tudo que não se devia, como sair de uma comunidade carente e virar uma grande cientista."

Doctor Who Shada, pg 63, Gareth Roberts.

No livro o Doctor em questão é o Quarto, com seu cachecol gigante e brisas já previstas, não assisti muito da série antiga, apenas alguns arcos, no caso do 4º Doctor assiti o Revenge of the Cybermen e The Brain of Morbius (por conta do especial de 50 anos), mas da mesma forma que senti com os livros da coleção de 50 anos, dá pra sentir a essência desse Doctor em cada linha, cada frase, aquele jeito inteligente, que te interrompe toda hora porque já entendeu o que você vai falar e não tem tempo pra realmente ouvir, as distrações e propensão ao perigo.

Prof. Akrotiri: Você é um homem bom, Doutor.
O Doutor sorriu de volta.
Doctor: Não, não sou. Na verdade, sou arrogante, convencido e terrivelmente desorganizado.

Doctor Who Shada, pg 219

A missão do Roberts de continuar e ampliar as ideias geniais do Adams foi tensa, por falta de palavra mais eloquente, e uma tarefa mais difícil ainda tentar separar o que é parte do roteiro original e o que é parte do Gareth Roberts, claro que todas as referências à mochileiro como os "42 minutos" levados pelo Dr. Chronotis, ou à referência ao "Livro mais famoso da terra, O Guia do..." são do Roberts. Eu acho. Eu espero. Quem sabe realmente.

E isso que achei o mais genial, o livro todo tem os trejeitos do Adams, Roberts realmente fez um excelente trabalho, e não consigo definir que pedaços são dele e que pedaços são do Adams. Um cara que queria muito conhecer e só do outro lado vou ter a oportunidade...

site: http://www.castelodecartas.com.br/index.php/2014/07/05/doctor-who-shada-ogs-78/

Aly 01/10/2015

E Uau! Que livro! Com certeza esse entra para a minha lista de favoritos e não é só porque eu sou whovian, mais também porque o trabalho que os dois autores tiveram para fazer essa maravilha foi incrível, principalmente o do Gareth Roberts que foi super corajoso em continuar a aventura perdida de Douglas Adams, o autor de O guia do mochileiro das galáxias.
O livro tem uma escrita leve, capítulos curtos e fora que você não precisa nem ser Whovian para entender a historia, pois ele mesmo já tem todo cuidado de introduzir esse universo para o leitor. Em Shada, você é puxado pela historia de uma maneira que não consegue se soltar tão fácil.
E eu indico esse livro sem nem pensar duas vezes porque tenho certeza que ninguém vai se arrepender.

site: http://literageeek.blogspot.com.br/2015/09/doctor-who-shada-douglas-adams-gareth.html

flaemvi 18/12/2015

Perfeito
Eu amo demais Doctor Who e amo demais Douglas Adams então como não amar Doctor Who escrito por Douglas Adams?
O livro e maravilhoso até quem não e fan de Doctor Who vai gosta, e leve, de leitura facil, surpreendente e super divertido e brinca com a viagem no tempo que e algo que todo mundo gosta.

Juliana Alves 10/06/2014

Parece DNA puro!
Orfã de novos conteúdos do Douglas, quando vi Shada nas lojas pensei logo que seria um fiasco, como foi o E tem outra coisa... (aquele suposto 6° livro do Guia). Sorte que a surpresa foi muito boa. Gareth escreveu e reescreveu algumas cenas tão bem que se não me contassem que tinham cenas que não eram do Douglas, eu jamais desconfiaria.
O humor, as críticas e as metáforas estão presentes nesse livro da melhor forma.
Indico Shada para os fãs de Douglas e do Guia, ou como boa introdução a esse mundo.
No mais, 42 e leve sempre a sua toalha!

Higor Hermes 05/06/2014

Olá amigos Whovians, o livro do Timelord mais amado de todos os tempos chegou ao Brasil.

Allons-y

Para quem não conhece, "Doctor Who" é uma série de TV britânica que completou 50 de exibição em 2013. Conta a história do Doutor, um Senhor do Tempo vindo do planeta Gallifrey que viaja pelo tempo e espaço na sua nave (a TARDIS) em busca de aventuras, sempre acompanhando de suas companions (Como são chamados aqueles que acompanham o Doutor).

"Aos 5 anos, Skagra conclui sem sombras de dúvidas que Deus não existia. A maioria das pessoas que chegam a tal constatação reage de uma das seguintes formas - com alívio ou desespero. Somente Skagra reagiu pensando: Peraí, isso significa que existe uma vaga disponivel"
                                            Pág. 11

"Shada" foi um episódio escrito por Douglas Adam, mas que nunca foi ao ar.
No livro, o Doutor recebe um chamado de seu antigo amigo, o professor Chronotis, um Senhor do Tempo recluso na Terra. O professor o chamou para contar que estava com um dos livros mais importantes de Gallifrey. O Doutor entra em desespero ao saber que o tal livro sumiu, pois se foi parar em mãos erradas pode destruir o mundo. Chris Parson, um estudante da Universidade de Cambridge, visita o professor Chronotis para uma pesquisa e sem querer acaba levando para casa um misterioso livro, ele não imaginava que sua vida mudaria completamente ao cometer esse engano. Ainda existe mais um interessado no livro, o vilão Skagra que vem para a Terra com objetivos macabros envolvendo cerebros humanos, mas para concluí-los o livro é uma peça importante.
O livro não tem uma história excepcional, mas agrada. Sem dúvidas, "Shada" foi um livro feito para os fãs, ali estão presentes todos os elementos da série. E digo como fã: foi ótimo ler uma história de Doctor Who.
Como "Shada" seria um episodio, a história é narrada bem parecida com um roteiro, existe muitas trocas de cenas e fica bem nítida a separação destas.
Posso dizer que o livro foi surpreendente, fiquei realmente bem surpreso no final onde tudo se encaixava de uma forma tão óbvia e você não percebe enquanto lê.
Se é fã de "Doctor Who", corra até a livraria mais próxima e adquira o seu "Shada". Se você não é fã e nem conhece a série, esse o momento ideal para conhecer, corra e adquira o seu "Shada" e passe a se deliciar com as aventuras do Doutor.

"- É - Disse o Doutor, perdido nos próprios pensamentos. - Não me surpreenderia se, um dia, daqui a algumas centenas de anos, alguém dissesse espantado ao me encontrar: Aqueli ali é mesmo o Doutor? Que estranho. Parece um velhinho tão simpático"
                                         Pág. 337

Giovana | Blog Dei um Jeito 02/04/2016

A combinação Douglas Adams e Doctor Who é tão wow, que quero ver a série clássica logo!
Já sabia da fama do Douglas Adams escrevendo episódios de Doctor Who, e isso me despertou a curiosidade em ler Shada, só não li antes por receio das loucuras do Douglas deixar o ritmo de leitura mais lento, mas isso não aconteceu!

Estamos no início da década de 80 na Universidade de Cambridge, é o quarto rosto do doutor e sua companion é Romana II (uma Time Lord[Lady] que está meio em que uma missão ao lado do doutor) e eles estão com o ilustre K-9! Por um lado temos dois pós-graduandos em física bem curiosos, Chris que tem um tombo pela outra graduanda: a Clare que a única mulher de sua turma, o Chris pede a ajuda do professor Chronotis e acaba pegando um livro emprestado dele e é a partir daí que começa o problema que pode causar um enorme problema em todo o universo.

Sem querer querendo (literalmente) o professor Chronotis tinha pedido a ajuda do doutor, porém ele está meio senil e não se lembra do motivo a primeira vista, depois se lembra que ele queria que o doutor levasse o livro de volta para Gallifrey e descobrimos que os timelords velhinhos tem uns direitos de final de vida (e tem aqueles que aproveita a viagem e leva umas tralhas junto...). A questão é que tem um cara chamado Skagro que também está de olho no livro e ele tem um certo poder que pode destruir muita coisa durante a busca.

Adorei o foco nos esquemas de Gallifrey, só acompanho a série atual de Doctor Who que tem um foco mínimo de Gallifrey, daí deparar com esse plot, uma companion Time Lord e um Time Lord senil foi sensacional, e a definição do que é Shada? Incrível!

Tem as loucuras dignas do Douglas Adams em alguns termos e certa referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias, porém as loucuras estão mais suaves, principalmente por se tratar de uma adaptação do roteiro dele que não foi ao ar feita pelo Gareth Roberts. Os elementos culturais e o humor estão ali, principalmente em relação ao Skagro e é outro toque bem legal no livro!

A história é dividida em capítulos bem curtos que dão a chance de conhecermos os pontos de vista dos graduandos, do doutor e Skagro, e é com certeza um dos livros que se enquadra para se ler em um dia, de tão bem que flui a trama. Como sempre ocorre nos episódios de Doctor Who a presença dos humanos e seus dramas são de grande importância na defesa do universo e resolução dos problemas. E também dá para imaginar os fatos ocorrendo na cabeça como um episódio, pena que não peguei para tocar a abertura da série ao iniciar e finalizar a obra!

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2016/03/livros-doctor-who-shada-gareth-roberts.html

Elton Cardoso 03/07/2016

Doctor Who é a série de TV mais longa do mundo que chegou aos 50 anos em 2013. Conheci a série de TV em 2012 e desde então a série virou uma das minhas séries favoritas – sério, essa série é MA-RA-VI-LHO-SA! Ainda pretendo fazer um post só sobre ela.

Logo quando vi que seria lançado, aqui no Brasil, o primeiro livro de DW, não pensei duas vezes e comprei o livro. Ainda bem que o fiz, pois, a história é INCRÍVEL.

Shada foi originalmente escrita pelo Douglas Adams, o autor de O Guia do Mochileiro das Galáxia, como roteiro para a série de TV, algumas cenas chegaram a ser gravadas, mas por algum motivo foi cancelada e a história de Shada ficou guardada na gaveta durante muitos anos. Até que o Gareth Roberts – que também é um dos roteiristas da série moderna de Doctor Who, sim, a série é dividida em duas “eras”: uma clássica e uma moderna, mas isso é assunto para um outro post –, recebeu um convite de transformar esta história em um livro. Após aceitar a proposta ele passou alguns meses pesquisando e estudando os roteiros originais do Adams para então começar a escrever.

A história narra a caminhada de Skagra em busca de um certo livro, que é fundamental para encontrar Shada e consequentemente, concluir seu plano maquiavélico, até que ele descobre que o livro encontra-se na sala do Professor Chronotis, na Universidade de Cambridge e decidi ir à Terra em busca do tal livro.

Nesse ínterim, o Chris Parsons, um físico que trabalha no St. Cedd’s College, decide pegar alguns livros emprestado com o Professor para impressionar a Clare Keightley, por quem estar apaixonado, mas acaba pegando o livro O Venerável e Ancestral Livro das Leis de Gallifrey, o qual Skagra está à procura. Paralelamente, o Fouth Doctor recebe uma mensagem do Professor, que assim como ele também é um Time Lord, e junto com sua companheira de aventuras e também uma Time Lady, Romana, e o K-9, o cachorro robô do Doctor, decidem ir à Terra saber qual a importância do chamado, ao chegar na sala do Professor Chronotis acaba descobrindo qual era o livro e o quão importante é para os Time Lords. O livro tem poderes e algum deles é mostrado logo em contato com o Chris, que fica espantado e corre para mostra-lo à Clare. Logo, o Doctor sai em busca do Chris para recuperar o livro e colocá-lo em segurança. E o Skagra vai à sala do Professor, também em busca do livro. Uma série de desencontros acontece e o livro termina nas mãos do Skagra, que com uma esfera prateada – que tem habilidades de sugar a mente das pessoas e armazenar as memórias em seu interior –, mata algumas pessoas.

O Doctor descobre que Skagra está em busca de Shada, e para impedi-lo entra na TARDIS e viaja pelo universo para deter mais um inimigo.

O livro é maravilhoso, tem capítulos bem curtos e bastante sarcasmo, características do Adams. Uma ótima opção para os fãs da série moderna que não tiveram oportunidade de conhecer os doutores clássicos. Doctor Who: Shada rende boas horas de puro entretenimento, sci-fi de qualidade, boas gargalhadas e aquela bela pitada de tensão, tudo isso que já conhecemos da série de TV agora em um livro. Já estou ansioso para ler os demais livros que já estão disponíveis aqui no Brasil J

site: http://enfimelton.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5