Cantares Hilda Hilst

Resenhas - Cantares

aline 21/01/2024

Sou muito mais chegada na prosa poética q nos poemas propriamente ditos, talvez pq eu empregue mt esforço em entendê-los e pouco em me deixar ser tocada por eles

marygoore 23/04/2024

Foi o primeiro livro de poesia que não fui obrigada a ler
E sinceramente não me arrependo.
Nos primeiros poemas meu raciocínio demorou a chegar, mas conforme a leitura se dava passei a entender, e até me identificar com alguns versos.
Peguei esse porque tenho amigos que gostam da Hilda Hilst e queria ler pelo menos um, agora vou atrás dos outros.

Élida Lima 01/03/2009

Beirando antiqüíssimos telhados.
De argila e luz
Fosforescentes, magos,
Um tempo no depois
Seremos um só corpo adolescente.
Eu estarei em ti
Transfixiada. Em mim
Teu corpo. Duas almas
Nômades, perenes
Texturadas de mútua sedução.

Brenda 04/09/2020

Um infinito de sonhos
E de vidas.

lexsouza 09/03/2020

Cânticos não bíblicos
A versão sobre o amor de Hilda. "O Nunca Mais não é verdade."

Erica 26/03/2018

Cantares
O livro é composto por dois livros de poesia publicados um em 1983 – Cantares de Perda e Predileção e outro em 1995 – Cantares do Sem Nome e de Partidas. A autora traz em seus poemas breves, mas ambas constituem um dos instantes mais densos da autora, que aqui revisita o tema do amor, dentro da melhor tradição da língua portuguesa. E apesar de terem sido escritos em épocas diferentes, os poemas de Cantares estruturam-se sob uma temática comum que aborda a natureza contraditória das relações amorosas. É um livro em que a amargura e o ressentimento predominam, construindo-se sobre a ideia de que o amor faz sofrer. O conjunto permite ver o emprego pessoal que a autora faz da forma dos cantares, que se define, nela, não como celebração sensual das núpcias dos amantes, mas como canto de despojos de uma guerra vital, ainda amorosa, mas precocemente perdida.
🎶
Gosto muito de ler poesia, gosto ainda mais de quanto me apoixono por elas. Vejo a poesia como algo íntimo, cada um que ler sentira da sua maneira. Para ser tocado por ela precisa ler com empatia, é como entrar no íntimo do autor e ele no seu e aquilo que ele sentiu você também sentirá. Agora falando da obra, gostei muita da montagem dos poemas, eles se conversam e se conectam. Poesia nacional de qualidade. Eu senti cada verso, me identifiquei conforme minhas experiências de vida. Seus versos levantam uma verdade pura que que se chocou com a minha realidade. A poesia fala, a poesia nos toca no mais íntimo, na alma, no espírito.
🎶

site: https://www.instagram.com/viagemliteraria.livros/ https://www.facebook.com/viagemliteraria.livros/

Simone.GAndrade 06/03/2017

Cantares
Hilda Hilst - poetisa, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira, reúne nessa edição duas de suas obras: Cantares de perda e predileção (1983) & Cantares do sem nome e de partidas (1995). Em seus poemas trás a contrariedade do amor e ódio, morte e vida, céu e inferno que compõem a existência e experiencia humana "Ouvia: Que não podia odiar e nem temer, porque tu eras eu. E como seria odiar a mim mesma e a mim mesma temer"...

DSaes 06/01/2017

Ácido...
...como é característico de Hilda, mas seus versos levantam uma verdade tão pura, se chocam à realidade, e te tocam nas partes esquecida de si mesmo. Foi uma surpresa reencontrar poesia que me eram caras e estavam esquecidas, traz uma saudades de Hilda...

Maitê 22/11/2016

+ ou -
Gostei mais do que o Da Morte.. mas ainda sim não o tipo de poesia que me faz sentir.