Narrações do Infinito

Narrações do Infinito Camille Flammarion
Camille Flammarion

Resenhas - Narrações do Infinito

viihast 27/02/2024

"A Terra não passa de um átomo no Universo."
Finalmente, minha primeira leitura do astrônomo Camille Flammarion, amigo pessoal de Allan Kardec.
Em "Narrações do Infinito", conhecemos um pouco sobre um espírito chamado Lúmen, nascido em 1793 e que veio a desencarnar em 1864 com 72 anos.
Ele, com toda a sua sabedoria, nos conta sua história, desencarnação e sensações que teve no outro lado, o que viu e testemunhou, e suas outras encarnações em inúmeros mundos diferentes.
O livro é dividido em cinco narrativas, em formato de diálogos com Qu?rens, seu discípulo.
Lúmen nos conta em detalhes seu desencarne e para onde foi após o acontecimento, aborda a física e ciência dos planetas, estrelas e sóis, a diferença do tempo de um planeta para outro, entre outros assuntos científicos, trazendo cálculos e diversos exemplos para facilitar nossa compreensão.

Na primeira narrativa, ele foca mais na sua vida e em seu desencarne, e no final aborda o que ele viu da terra estando desencarnado.
Na segunda e terceira narrativa, Lúmen já narra em tom mais científico, deixando mais explícito o que viu, como viu e porque viu.
Na quarta narrativa, Lúmen nos narra o que de fato aconteceu em Capela depois dele rever sua encarnação terrestre, também conta sobre sua quarta vida anterior à existência na terra, que se passou em um imenso planeta anelar, pertencente à constelação do Cisne, e situado na zona da Via Láctea, um mundo habitado somente por árvores, dali para frente Qu?rens realiza diversas perguntas sobre o funcionamento desse planeta anelar.
Na quinta e última narrativa, conhecemos o planeta de Órion, planeta no qual Lúmen conheceu pela primeira Allan Kardec (ambos em outras encarnações), conhecemos também o mundo siriano, e entre outros mundos que nos deixam fascinados e de boca aberta.

Me prendeu muito, principalmente nas partes que Lúmen realizava comparações de outros planetas com a terra, não temos consciência ainda do quão inferiores somos ao nos compararmos com os diferentes espíritos de planetas mais evoluídos.
Amei saber a características de outros planetas, estrelas e sóis, quanta coisa ainda precisamos descobrir sobre esse assunto.
A maior parte das dúvidas que Qu?rens tinha era as mesmas que se passavam pela minha cabeça quando Lúmen terminava de narrar, tive a sensação que a leitura foi sendo construída baseada pelos meus pensamentos e questionamentos, todo o mérito a seu discípulo que sem receio questionou e indagou Lúmen, mesmo recebendo resposta "grosseiras", no bom modo de dizer.
Durante a leitura, também me veio a reflexão do quão hipócritas somos de pensar que nos outros mundos, planetas e estrelas vamos dar de cara com um outro ser humano fisicamente falando, nosso corpo físico é desenvolvido para habilitar ao planeta terra, e assim funciona cada pedacinho dos outros mundos, superiores e inferiores. Será que precisamos de ouvido e boca para viver de fato nesses planetas? É claro que não, e Lúmen na quarta narrativa compartilha conosco tudo sobre esse assunto e aprofundando mais ainda na quinta narrativa.
Um ótimo livro para quem se interessa sobre ufologia e astronomia, ou assuntos similares. Pessoalmente, foi extremamente fascinante de ler.
É uma obra científica e filosófica, portanto, não é uma leitura fácil, na verdade, é o que se espera de fato de um clássico do espiritismo, mas você acaba se acostumando com a narrativa do diálogo.
É uma verdadeira pena que esse livro não tenha a divulgação que merecia dentro da doutrina espírita, mesmo sendo um clássico do espiritismo. Merece ser lido, estudado e até mesmo ampliado. Recomendadíssimo!!!

"Somos verdadeiramente nascidos para a vida celeste, tal qual o fomos para a existência terrestre."

"É necessário, não obstante, que torneis vosso Espírito inteiramente livre de qualquer preconceito terrestre."

"(...) há dentro da Natureza outras forças além das que conheceis, cuja essência, e bem assim o modo de ação, diferem da eletricidade, da atração, da luz, etc."

"É preciso que todos os destinos se cumpram."

"Em outros mundos, há também outros sentidos para apreciar a Natureza sob diferentes aspectos, sentidos que têm, uns, a localização dos vossos olhos e das vossas orelhas, e outros são dirigidos rumo a percepções completamente estranhas às acessíveis aos organismos terrestres."

"As plantas terrenas são, sim, dotadas de alma, de igual maneira que os animais e os homens. Sem alma virtual, nenhuma organização constituiria um ser."

"O que sabemos de mais seguro é que as coisas não são tal qual nos parecem, nem no espaço, nem no tempo."

"O Universo é um infinito. Nossa existência terrestre é apenas uma fase nesse infinito."

"Há, meu caro amigo terrestre, mundos incomparavelmente superiores à Terra sob o ponto de vista da sabedoria e da felicidade e também sob o aspecto das condições físicas e orgânicas de que falamos há pouco."

"Essas narrativas de Além-Túmulo não têm tido outro intuito senão dar-vos uma exposição sumária das realidades siderais desconhecidas da Terra."

"Nós podemos rever a nossa própria existência diretamente e nossas diversas existências anteriores: basta, para tanto, estar a distância conveniente dos mundos onde houvermos vivido."

"A Terra não passa de um átomo no Universo."

"O dia virá em que a ciência física descobrirá na luz o princípio de todo o movimento e a razão íntima das coisas."
J. Silva 27/02/2024minha estante
Excelente resenha. Despertou minha curiosidade para a obra; inclusive, já coloquei na minha lista de desejados.

J. Silva 27/02/2024minha estante

Sandrow 11/02/2024

Vida em outros mundos
Todos os planetas são habitados. O autor descreve meio superficialmente a vida em outros planetas. Também explica como ver o passado ao se distanciar do planeta, inclusive descreve muito superficialmente alguns fatos históricos como a crucificação de Jesus. Poderia ter se aprofundado mais nesses fatos e menos em explicar o fenômeno de ver o passado, o que em certos momentos se torna cansativo.

Candil 02/06/2022

Espiritismo espacial científico
Confesso que demorei anos para enfim terminar esse livro, em meio há vários recomeços. Porque a linguagem aqui é bem rebuscada e por vezes se repete a mesma explicação, tornando a obra dificil de ler.
As ultimas narrativas foram na minha opinião as mais interessantes.
No livro o espírito desencarnado denomidado Lumen trás diversas perspectivas sobre a vida após a morte viajando pelo espaço e vendo através do reflexo da luz dos planetas suas encarnações anteriores.
Os relatos dos diversos planetas e seres vivos dos mesmos não fica devendo em nada a obras de ficção científica, inclusive me lembrando um pouco o desenho Rick and Morty pelo grau de abstração.
A leitura apesar de cansativa vale a pena e se não fosse um relato além morte não seria classificado como livro espirita e sim como ficção científica.

Carlo Enrico 18/10/2020

não é um livro de leitura fácil, por conta da gramática, mas expande a mente e nos faz observar a insignificância da terra frente ao todo do universo.

Volnei 30/08/2019

Narrações do Infinito
Este livro traz um dialogo onde um homem desencarnado descreve suas sensações cin relação ao mundo espiritual e a outros mundos

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Umberto Vicente 21/07/2019

"Há muitas moradas na casa do meu pai"
Essa frase é o que resume esse livro, apesar de não ser citada no mesmo.

O espírito Lúmen, com toda sua sabedoria, nos ensina muito nessa obra. Ele fala com propriedade como funciona a viagem da luz, que são emitidas por astros ou refletidas por planetas, com extrema clareza. Nela, podemos rever nosso passado ou até mesmo acompanhar o mesmo evento sempre, caso viajarmos na mesma velocidade (a da luz).

Lúmen dá várias palhinhas de vidas passadas que teve em diversos planetas, também. Conta como são as disposições atômicas que formam os corpos em tais planetas e suas atmosferas, respectivamente.

O intuito dessas revelações é nos mostrar que a vida não cessa com a morte, aqui na Terra. Que antes de vivermos aqui, vivíamos em planetas mais densos, com mais dificuldades, e que nosso destino é sempre evoluir nossas aptidões em inteligência e moral e sutilizar mais nossos corpos e aspirações, sempre para o bem, segundo às leis universais.

Um belo livro, recomendo muito! ^^