Com Os Meus Olhos de Cão

Com Os Meus Olhos de Cão Hilda Hilst

Resenhas - Com Os Meus Olhos De Cão

rato loiro 22/08/2024

Escolher a matemática não foi em vão, existem códigos, acordos que decidimos como sociedade para fazerem sentidos, a matemática e a linguística compartilham do sentido do objetivo, um poeta matemático com poemas diretos e confusos pois é assim que funciona, livro muitoooo bonito e uma viagem para um lugar de desconforto.
se eu com meus olhos de cão, tivesse também a boca de uma arrancaria todos meus dentes para jamais cogitar machucar alguém, mesmo que sem querer

julia 04/06/2024

"Estou imundo e sozinho. Escuro, sinistro, mudo e sozinho."

Com meus olhos de cão é uma leitura rápida mas como tudo que a Hilda Hilst escreveu eu tenho a sensação que é preciso ler pelo menos três vezes para entender plenamente. Apesar disso, aproveitei a leitura e me identifiquei bastante com o personagem principal.
A busca por "Deus" e por um significado da vida são os temas centrais da obra e estão permeadas de desespero e desistência. A solidão, o isolamento e a alienação também tem papéis importantes e acho que foram muito bem abordados.
Gosto muito da escrita da Hilda, ler qualquer coisa escrita por ela é uma experiência única. Além disso, também gostei das intersecções que podem ser traçadas com A Obscena Senhora D.

arthur966 31/12/2023

Como me sinto? como se colocassem dois olhos sobre a mesa e dissessem a mim, a mim que sou cego: isso é aquilo que vê. roco os dois olhos em cima da mesa. lisos, tépidos ainda (arrancaram a pouco), gelatinosos. mas não vejo o ver. assim é o que sinto tentando materializar na narrativa a convulsão de meu espírito. e desbocado e cruel, manchado de tintas, essas pardas-escuras do não saber dizer, tento amputado conhecer o passo, cego conhecer a luz, ausente de braços tento te abraçar, Conhecimento.

Bruno.Dellatorre 23/07/2023

Ela, a maior
A não compreensão, coisa que abate todos nós mais cedo ou mais tarde, senão o tempo todo e/ou sempre em igual medida. Hilda Hilst falava disso como ninguém. Usava imagens maravilhosas e provocava uns êxtases existenciais daqueles sem precisar sequer de cem páginas pra isso.

livrosmortificados 13/09/2022

qual o real significado das coisas?
mommy hilda nunca erra, livro f0d4, uma mistura de poesia e prosa que ainda por cima é fluxo de consciência, abordando existencialismo

amos é uma pessoa que desda infância tem várias perguntas sobre o universo, a existência e humanidade, e ele lida com essas dúvidas existenciais por meio de poesia, (o que é mais incrível é que ele achou um jeito de juntar poesia e matemática)
um dia ele sobe em um colina e olhando pra tudo ali de cima ele sente que descobriu o significado do universo, da existência e de tudo que ele tinha perguntas, então o que acontece quando uma pessoa descobre o sentido de tudo? é realmente uma coisa boa descobrir "o que está por tras" de tudo isso?

Antônio 27/03/2022

?Com meus olhos de cão? conta a história de Amós, um professor de matemática que se apaixona pela poesia e que, ao dar as suas aulas, começa a formar poesias em sua mente. Ao ser confrontado sobre isso, ele começa a se questionar sobre a vida, a existência de Deus, a humanidade e as contradições da linguagem. Mais um livro de prosa (que se mistura com poesia) genial da Hilda e que deixa evidente o fascínio que ela tinha pela ordem/desordem da vida.

stormsetwinds 06/12/2020

Obra que no início foi difícil de se ler, uma vez que é tão diferente do que eu estou acostumada. Porém, quando eu "peguei o jeito" e compreendi a proposta, a dificuldade inicial se tornou conexão. Uma obra que é madura, tem uma escrita crua mas rica de sentimento, principalmente as emoções humanas.

"Minha pobreza é a secura do espírito. Minha solidão é ter ficado prisioneiro daquele sentir no alto da colina e hoje só encontrar elos de areia, correntes de pó."

Raquel.Faria 26/04/2018

Com meus olhos de cão
Mais uma aventura concluída nos caminhos do Fluxo de Consciência. Certamente, escrever é muito mais que contar histórias. É emprestar sua voz para que os "vermes interiores" alcancem alguma redenção. Um livro forte, pesado e escrito sem meias palavras. Leitores superficiais passarão despercebidos pelas ironias e críticas. Neste livro li: "Com os meus olhos de cão", "A Obscena Senhora D" e "Tu não te moves de ti"

Adriana Scarpin 18/07/2015

Aí vou no Goodreads e encontro alguém classificando a literatura de Hilst como "imitação medíocre de Georges Bataille" na página de Com Meus Olhos de Cão. Rá! Me recuso a acreditar que tal pessoa realmente leu Hilst, mesmo havendo tal influência o estilo e talento de Hilda sempre foi infinitamente superior ao de Bataille.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Com os Meu Olhos de Cão
A novela 'Com os Meus Olhos de Cão' marcou o primeiro lançamento de Hilda por uma grande editora, em 1986, aparecendo como o único escrito inédito de uma coletânea com alguns dos mais importantes textos da autora, como 'A Obscena Senhora D' e 'Tu Não Te Moves de Ti'. Nesta obra, o professor de matemática Amós Kéres, depois de ter uma experiência epifânica no alto de uma colina próxima à Universidade em que trabalha, passa a avaliar sua vida, suas relações com o tempo, com o mundo e com a representação de Deus. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/04/02/27-com-os-meus-olhos-de-cao/

João Henrique 05/02/2011

Como alguém consegue escrever uma história para uma vida inteira num tempo de um respiro?

Vanessa 18/05/2010

Hilda mostra com os seus olhos de cão a união ideal entre a poesia e a prosa, uma mistura pesada que não consegue e nem deve nos deixar imunes. A costura entre poesia e prosa, com a ausência de vírgulas num fluxo de verdade, paixão, veneno e loucura deixa claro uma única coisa: Não á para ser o mesmo depois dos primeiros parágrafos.

Frase genial: "E mesmo que se mova os trens, tu não te moves de ti"