Triângulo de 4 Lados

Triângulo de 4 Lados Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros

Resenhas - Triângulo de Quatro Lados

Melo 10/01/2023

melhor ComfortBook da vida
sou extremamente apaixonada por esse livro, apenas leiam que não vão se arrepender.Provavelmente vao passar raiva mas nada de arrependimento.

Gonna 24/10/2022

Gosto de sentir raiva
Eu amo sentir raiva quando leio um livro, é um sentimento que pessoalmente não tenho com tanta frequência, esse livro me deixou PUTA DA VIDA. A protagonista é meio fútil, só pensa em homem (homens) e sinceramente, senti do início ao fim que ela mereceria era ficar sozinha pra se entender como pessoa do que ficar atrás de homem kkkkk

Astrid 13/01/2022

Terminei de ler.
A parte mais triste é que as autoras tem um potencial do caramba na escrita, mas a menina fica o tempo todo se jogando entre três garotos - sendo que dois são irmãos e primos dela e ?????

O tempo todo eu fiquei implorando pra ela ter amor próprio e aproveitar a bolsa de estudos em Paris (fato que foi CORTADO da história pq Paris não tem Matheus, Rodrigo e Brent)

Mariana 26/08/2021

Bleh.
Tive muitos problemas com a narrativa, com os personagens e com o andamento da história! Tive que insistir muito pra terminar esse livro.
Além de que é necessário urgentemente uma revisão, porque existem muitos problemas na concordância e na escrita de algumas palavras.

ferngeov 06/09/2020

É bom
Achei bom, porém não incrível. Uma boa leitura mas que não te prende tanto assim

Bru Odorissi 08/07/2020

Montanha Russa
Gente, que livro.
Quando conheci a Sara, pensei "menininha sem graça", julguei mal, confesso, o livro traz muitos esteriótipos , a mocinha bonita, o roqueiro, o cara na friend zone, o cara aleatório e a desconstrução dos personagens foi a melhor parte pra mim, ver as autoras desnudar a alma deles foi incrível, enquanto temos a história conturbada e cheia de dilemas de adolescente, os personagens se engrandecem a cada capítulo, pra mim o grande golpe foi os pensamentos tão crus deles, quase como uma conversa sem filtro com um amigo de longa data, os personagens não tentam se fazer dignos de admiração ou amor pelo leitor e o que falar das evoluções pessoais, são gestos tão sutis que quando a história acontece tu não se liga que aconteceu, é um reflexo tão perto da vida real.
A situação do romance foi pesada, cheia de enrolação e ainda não me decidi de que time sou, hora eu amava, hora eu odiei os meninos e quase o tempo todo odiei a Sara por ser tão superficial, mas acho que essa foi a jogada, trazer a menina boba pro mundo real e foi isso que aconteceu.

belaland_ 19/02/2020

Não gostei...
Eu sempre gostei da capa e do título do livro e queria muito ler, infelizmente foi decepcionante do início ao fim. A começar pela linguagem extremamente requintada pro tipo de livro, a personagem principal é chata, e aquele clichê ?sou linda mas não sei? ?sofro bullying por ser muito branca?. Os interesses românticos dela são machistas e homofóbicos, quando troca de personagem, não da pra dizer a não ser pelo nome, a personalidade deles é forçada e os diálogos são fracos. A única coisa q me fez ler o livro até o final foi saber o que ia acontecer e aí descubro q tem mais um.

Carol Cristina | @blogacdh 04/09/2018

Resenha postada no @blogacdh
Eu achava que era uma das últimas pessoas na face da terra que ainda tinha uma certa paciência com triângulos amorosos. Este livro, com um “quadrado amoroso” digamos, bem dinâmico, foi um belo de um teste!

Triângulo de 4 lados é um romance/drama juvenil escrito pelas autoras nacionais Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros, publicado pela D’Plácido Editora. Pesquisei e descobri que a história surgiu de uma fanfic que envolvia a banda Avenged Sevenfold.

Para situar vocês, a história se passa em Santa Fé, Minas Gerais. A protagonista é a Sara, e outros personagens importantes são: Rodrigo (primo da Sara), Brent (primo da Sara, meio irmão do Rodrigo), Matheus (o novo vocalista da banda de Rodrigo), João (irmão da Sara) e Lúcia (melhor amiga da Sara). Sara é completamente apaixonada por Rodrigo. Rodrigo é um pegador que aparentemente só a vê como “priminha”. Brent é apaixonado por Sara. Sara detesta Brent. Matheus cai de paraquedas na história e também é “flechado” por Sara, que o vê como um bom amigo.

Sempre achei as capas dessa trilogia lindas e por isso fiz questão de solicitar quando o blog tornou-se parceiro da editora. Não tinha expectativas e nem tantas informações assim sobre a história, mas imaginava que o tema principal seria o triângulo amoroso.
"– Que idiotice, Sara. Não existe triângulo de quatro lados."
E foi mesmo. Mas qual é, 2 primos e 1 amigo deles interessados em você? Sei, só livro mesmo, rs. Mas ok, não é o maior dos problemas aqui.

Quero falar sobre os pontos positivos da obra primeiro.
Possui elementos e referências juvenis muito atrativos para esse público. O obra é bem escrita, em algumas passagens não só isso ficou claro para mim, mas também o potencial que as autoras têm para escrever outros bons livros no futuro. O organização do livro é super legal. Os capítulos uma hora trazem o ponto de vista de Sara, outra hora do Rodrigo, de Brent e de Matheus também, o que enriquece bastante a narrativa e nosso conhecimento dos personagens.
Além disso, tem uma coisa que nunca vi em outros livros: havia pequenos triângulos dentro dos capítulos de Sara onde ela meio que quebrava a narração e líamos o que realmente pensava ou estava sentindo (não sei se expliquei muito bem isso), em tons de ironia ou de reflexão, e curti essa ideia.
"Lágrimas são apenas água. E meus suspiros são apenas ar."
A diagramação inteira do livro é de aplaudir de pé, muito trabalhada, original e agradável. Encontrei pouquíssimos erros de revisão.
Amei demais o personagem do Brent desde a primeira aparição, ele consegue fugir do convencional tipo de rapazes que vemos em outros livros, e arrisco dizer que pra mim foi o personagem mais interessante e bem construído dessa história, ainda que com um número menor de capítulos narrados por ele em relação a outros personagens. Adorei também João e Lúcia ♥
"[...] ele desarmava qualquer pessoa, quando queria. Brent era uma arma com silenciador. Machucava, sem produzir sequer ruído."

Bem, alguns pontos negativos da história...
Rodrigo é um personagem que conseguiu ganhar o meu desprezo. Tem um capítulo narrado por ele muito bonito e triste — que acrescenta uma camada a ele e inclusive poderia justificar um pouco as atitudes que toma durante o livro — e eu achei que as autoras iriam explorar isso mais, e não foi o caso (talvez no 2º livro? Não sei...). Sara pra mim foi uma personagem problemática, não tive muita empatia com ela, achei imatura, volúvel e dramática em muitos momentos, e quando achei que ela finalmente amadurecia, foi lá e se prestou a um papel ridículo que anulou todo progresso até então. Difícil.
"[...] a dor ainda consumia o lugar em minha mente destinado ao amor. E eu não podia doar a ninguém um segundo de carinho, senão a mim mesmo."
"[...] jurei para mim mesma que ia amar mais a mim...Que a ele."
Um ponto para chamar a atenção das autoras é em relação aos esteriótipos clichês dos personagens: personagens lindos, maravilhosos, loiros, olhos claros, ricos e blá blá blá. Um pouco claustrofóbico, né?
Contudo, o fim da picada pra mim foi o final. Em alguns acontecimentos apressado, forçado. Um personagem tido como comedido, centrado e inteligente não ia fazer a BURRADA que fizeram ele fazer. E a Sara com aqueles pensamentos no final?! Me deu tanta RAIVAAA! Se era só um alarde fake para "Trevo de 4 folhas" (o 2º livro), péssima escolha. Segundo livro aliás, que não estou afim no momento. Quem sabe um dia... Ainda mais porque há um terceiro livro do qual não se tem notícias sobre publicação.

Li YA’s que me agradaram tanto recentemente (“Um amor, um café & Nova York”, “Flor de cerejeira”, “Para todos os garotos que já amei”, "Tudo e todas as coisas"), queria que tivesse sido o caso aqui também. Adelina e Fernanda, vocês são boas, criem outras histórias (com um casal de 2, por favor!) e vão arrasar! Minha avaliação fica em 3,5 (com esse 0,5 a mais só por causa do Brent ♥). Aqui no Skoob vi várias avaliações com nota máxima, então não fiquem tão desanimados com a minha opinião, pode ser que vocês curtam muito a história.
"Eu me encabulo com a facilidade com a qual você diz que ama. Eu tenho que me preparar psicologicamente por dias para tentar dizer algo parecido, e ainda não consigo dizer corretamente."

site: http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

Sabrina.Mirelle 04/01/2017

Triangulo de quatro lados.
Nesse livro somos apresentados a um triangulo amoroso de quatro lados, vamos ter a Sara uma menina um tanto indecisa sobre a sua vida amorosa, o Rodrigo que é o cara que pega muitas meninas e tem uma banda com seus amigos, temos o Brent irmão do Rodrigo que sempre foi apaixonado pela Sara é por fim o Matheus um cara um pouco misterioso que vive na estrada mais entra para a banda do Rodrigo.

''Fragmentos de realidade se prendem ás minhas memórias e aos meus sonhos. Caio mais uma vez em minha solidão particular. Essa deve ser uma fortaleza na qual me protejo para não cair, ou para não amar. Pode ser mais uma armadilha, eu sei.''

Sara e uma adolescente que se vê perdidamente apaixonada pelo seu primo Rodrigo um sentimento que ela jurava que não era correspondido não só pela idade pois enquanto ela acaba de completar 17 Rodrigo já tem 25, mais porque ele nunca demonstrou que sente o mesmo por ela mais ao contrario de Rodrigo, Brent o irmão mais novo já nutri sentimentos por ela dês de mais novo é não poupa palavras para falar que gosta dela.

''Acontecia que minha paixão platônica por Rodrigo se equivalia à paixão platônica de Brent por mim, com a diferença de que Rodrigo não conhecia meus sentimentos por ele, mas eu conhecia os de Brent.''

Para Continuar lendo a resenha acesse o blog.

site: http://entrelivrosblogger.blogspot.com.br/2017/01/triangulo-de-quatro-lados.html#more

Mey 02/01/2017

"Triângulo de 4 Lados" é a típica história em que fulano ama beltrano, mas esse é apaixonado por ciclano, porém aos invés de termos apenas um triângulo amoroso, mas um quadrado amoroso. Isso, mesmo, a nossa personagem principal, Sara Alcântara é apaixonada pelo primo Rodrigo, o irmão do Rodrigo, Brent é apaixonado pela Sara, o Rodrigo só ama a si mesmo e temos também Matheus, um cara muito legal que entra no meio desse triângulo.

A Sara é a adolescente que nutre uma paixão platônica, ela suspira e fica criando cenas dela e do Rodrigo juntos, porém ela acaba idealizando um cara que na verdade não existe, por isso não enxerga o Brent, que gosta de verdade dela. Durante todo o envolvimento dela com o Rodrigo eu só pensava que ela estava se metendo em uma grande enrascada, porque ele é muito egocêntrico, imaturo e babaca, e toda vez que o Guigo aparecia eu tinha vontade de cortar os pulsos, de tamanha preguiça dele. Mas mesmo assim, eu entendia o lado da Sara, os sentimentos dela eram bem reais, então é fácil você sentir empatia. Do outro lado do triângulo temos o Brent, que é uma pessoa bem difícil, porque ele tem toda aquela pose de insensível, mas nutre uma paixão muito bonita pela prima. Matheus é o quarto elemento, que para mim não tem nada a ver, foi inserido só para gerar mais conflito em toda a história.

A narração do livro é bem diferente da que encontramos em livros YA contemporâneos, no começo da leitura até estranhei, principalmente, quando a Sara, uma garota de 17 ano, diz a palavra efêmero, mas com o tempo você se acostuma com a escrita da Fernanda Medeiros e da Adelina Barbosa.

O livro é cheio de reviravoltas e conflitos, na verdade sempre tem alguma coisa para complicar a vida da Sara, isso me cansou um pouco, mas entendo que é para movimentar a história. Mas o que mais me incomodou foi o fato de que o período que ela viajou não foi contado no livro, me deixou com a impressão de que a vida dela só é interessante quando está em meio a confusão amorosa. O conjunto da obra é bem legal e as últimas páginas não me deixaram parar de ler. Um YA contemporâneo bem real e envolvente.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2017/01/resenha-triangulo-de-4-lados.html

Lorrane Fortunato 29/12/2016

Resenha - Triângulo de Quatro Lados / Dreams & Books
"Ele era o melhor dos melhores. Ele me via através do que sentia...
Aquilo nunca havia me tocado antes, como tocou naquele momento.
E roubou meu coração."

Quando eu gosto de um livro, eu gosto. Me jogo de cabeça, torço, choro, sofro, sorrio, gargalho e faço questão de divulgar para o mundo! Mas, quando eu não gosto, eu não gosto mesmo. Infelizmente, eu sou 8 ou 80; pensei que Triângulo de Quatro Lados fosse ser 80, mas, acabou sendo 8.

Eu odeio triângulos amorosos. Odeio triângulos por que sempre acabo torcendo pelo amigo, por aquele que está na friendzone e continua lá. Eu nunca torço pelo cara com quem a menina fica, essa é a minha sina.

Odeio triângulos também por que são cansativos, ás vezes. E se um triângulo comum já é cansativo, um de quatro lados é pra lá de irritante. Chega um momento em que você não aguenta mais essa sinuca e só quer que tudo se resolva logo para que você saiba com quem a garota fica. E pronto.

Cansativo. Esse é um ótimo adjetivo para definir Triângulo de Quatro Lados. Ele não é chato, apenas, cansativo. Em alguns momentos, extremamente cansativo.

Mais uma coisa cansativa é Sara. Ela é uma das personagens mais chatas, irritantes, mimadas e choronas que já "conheci". Rodrigo não fica atrás com sua chatice e imaturidade e em muitos momentos, senti vontade de despachar os dois para o Alasca. Achei também o Matheus tão desnecessário! Ele é apenas uma cópia do Rodrigo e tão desinteressante quanto ele.

Eu não consegui gostar de Sara, de Matheus, de Rodrigo... o único que gostei foi o Brent. E eu até estaria no Team Brent se não achasse que ele merecia alguém bem melhor do que a Sara.

Outra coisa cansativa nesse livro é a padronização de personagens. Gente, quem não aguenta mais mocinhas loiras, de olhos claros, cabelos lisos, pequenas, delicadas, medrosas e atrapalhadas? Eu não aguento mais, sério. Não entendo qual é a necessidade dos autores de colocar essas características nas personagens. As pessoas são tão diferentes! Por que todos os personagens precisam ser iguais?

Na resenha de Entre 3 Mundos eu falei um pouco sobre representatividade negra, que é algo totalmente necessário e que quase não vemos. Mas, além da representatividade negra na literatura, também precisamos de uma representação do real.

Gente, nem todas as pessoas não são loiras de olhos claros, todas as mulheres não são pequenas e delicadas, nem todas as meninas precisam ser medrosas e atrapalhadas. Vamos focar um pouquinho no real? Cadê a menina gordinha? E negra? A garota alta? A de corpo atlético? A ruiva, a morena, a asiática, a indígena? E sobre os meninos: nem todos os garotos tem aquele abdômen trincado. Não é regra homens de olhos claros, nem todos são fortes e atléticos. E os meninos de olhos castanhos? Os baixos? Os desengonçados? Os magricelas? Vamos ser um pouquinho realistas, que tal?

E colocar as mulheres como pequenas, delicadas, medrosas, choronas e totalmente dependentes de um homem para qualquer atividade insignificante é algo bem machista. Que tal mudar isso?

Eu não estou criticando apenas as autoras desse livro. Essa crítica abrange todos os autores que já fizeram ou pensam em fazer essas coisas. É um conselho de amiga: se você está padronizando personagens, apenas pare.

Agora falando de algo positivo nesse livro: diagramação! Que capa maravilhosa é essa? A capa é linda, as letras tem um ótimo tamanho, as folhas brancas continuam não me atrapalhando e o conjunto tornou um livro lindíssimo! Nisso a editora, com certeza, está de parabéns.

Sem mais, concluo essa resenha com o meu pedido de sempre: não trate a minha resenha como verdade irrefutável. Antes de tomar alguma decisão sobre ler ou não, pesquise, leia outras opiniões. Se quiser, pode até ler as primeiras páginas gratuitamente. Quem sabe Triângulo de Quatro Lados não seja 80 pra você? ;)

"Aquela sensação ficaria guardada em minha mente pelo resto dos meus dias, e era a única coisa que tinha espaço em mim.

Por isso não tornei a perguntar onde íamos. Porque não importava, de verdade.
Desde que fosse com ele."

site: www.dreamsandbooks.com