Júbilo, memória, noviciado da paixão

Júbilo, memória, noviciado da paixão Hilda Hilst

Resenhas - Júbilo, memória, noviciado da paixão

Sâmella 22/06/2021

Curto e lindo
Fácil de ler e cheio de modos de interpretar, um livro bom pra presentear alguém que se ama ou que é apaixonade! Hilda não falha :)

Iasmin 24/05/2021

Leiam Hilda Hist é só isso que tenho a dizer. Poemas para ler e sentir.

Sancha 16/05/2021

Eu ? Hilda Hilst
Eu sou completamente apaixonada por Hilda Hilst, sua poesia navega no corpo e na alma como uma mistura, mística de amor, paixão, erotismo, memórias e transgressões.

O livro Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, foi um dos mais lidos, estudados inclusive musicado por Zeca Baleiro. Hilda começa a mergulhar no seu Eu-lírico no primeiro verso:

?? t? p?????? n?????? i????????? ????-?? d? n???.
?????? e??? n????
?????-??
? m??, c??? s? t? m? o???????

E segue adiante compondo a sua poesia com analogias místicas acrescentando aos seus versos alguns elementos da mitologia grega, juntamente como suas experiências amorosas. Ela parte do eu, para os amores e finda com a espera angustiante por essas paixões:

? c??? n????,
?? a?????, p????????? ????? e c????. e o v????
? c??? n????
?? f?????? d? t?? s????? a????????.

Entre os desencontros amorosos, ela se volta para si e se entranha a essência do ser humano chegando a fazer referências aos anos de chumbo, forte alusão à ditadura como neste trecho:

?????? ???? m?????.
??? t? p???? a????
? p??????: ???????
????????-???.

Eu só tenho uma coisa a dizer diante deste livro de bolso da Hilda Hilst, eu sou apaixonada pela inteligência desta mulher, apaixonada pela intensidade de suas palavras e mais apaixonada ainda por sua poesia transgressora que vai além do seu tempo.

Eu ? Hilda Hilst

Loch 02/05/2021

Foi minha primeira experiência com Hilda Hilst, quero ler outros trabalhos dela, fiquei bem animada.

Luana Lavareda 31/03/2021

Deve ser o terceiro livro de poesias que leio, primeiro da Hilda Hilst. Completamente encantada com sua escrita, com a sua intensidade do amor à política. Difícil ler as palavras dirigidas pra Túlio e Dionísio sem aquele aperto no coração do amor não correspondido, uma agonia que dá vontade de entrar e gritar um "acorda!" kkkkkk
Mulheres, sempre nos valorizemos, pode ser difícil quando se está muito mergulhada num sentimento de amor (que pode nem ser mais amor), mas merecemos muito mais que migalhas. A salvação nessas horas é se apegar no amor verdadeiro não-romântico dos amigos e familiares
Tem poemas que boiei bastante, mas veremos como vou interpretar em outros momentos da vida quando relê-los. A linguagem dela é tão linda, vale as idas no dicionário e pesquisas no Google

Luciano 29/03/2021

Nós dois passamos. E os amigos
E toda minha seiva, meu suplício
De jamais te ver, teu desamor também
Há de passar. Sou apenas poeta

E tu, lúcido, fazedor de palavra,
Inconsentido, nítido

Manu 20/03/2021

É a segunda vez que leio este livro. A primeira foi num compilado com toda obra poética de Hilda Hilst, que li ano passado.
Ainda é muito difícil dizer que a compreendi bem. A linguagem poética de Hilst é complexa, ela sempre usa palavas pouco usuais, metáforas e um pouco de ironia. Mas, mesmo assim, é possível sentir lendo suas poesias.
Em Júbilo, memória, noviciado da paixão existe uma emoção muito jovem de primeiras e intensas paixões. Como Hilda já estava em uma fase mais madura de sua vida quando escreveu o livro, acredito que ele represente mais uma memória na figura de Dionísio e Túlio (duas personagens recorrentes nos poemas do livro) dos amores da juventude.

Domi 13/03/2021

Júbilo, memória, noviciado da paixão
O livro ?Júbilo, memória, noviciado da paixão? é uma das obras mais lidas e estudadas da poeta Hilda Hilst, trata-se de um volume de poemas que apresentam temas como: entrega amorosa, devoção mística, receio da morte e anseio pelo encontro.

A autora possui uma extensa produção de poesia, além de já ter produzido algumas peças de teatro.

??????? ??? ???? ?? ??????????:

"Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo."

?Que te demores muito contemplando o mundo.?

?Porque tu sabes que é de poesia
Minha vida secreta.?

?A minha Casa é guardiã do meu corpo
E protetora de todas minhas ardências.
E transmuta em palavra
Paixão e veemência.?

?Que seja sempre terra o que é celeste
E que terrestre não seja o que é só Terra.?

?O que pertence à vida:
Meu sangue, minha poesia

E o ato irreparável de me amar.?

???

Daqui, eu sigo extremamente apaixonada por essa poeta e compreendo o motivo pelo qual é considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.

mariaf.skumagai 26/02/2021

Nada simples
Com uma linguagem profunda, Hilda nos faz pensar e mergulhar cada vez mais fundo no seu mundo, para entendermos o que ela quer nos dizer.

Lhyz 22/02/2021

Poesia de bolso mesmo.
"Sorrio quando penso
Em que lugar da sala
Guardarás o meu verso.
Distanciado
Dos teus livros políticos?
Na próxima gaveta
Mais próxima à janela?"
(Pág. 22)

Poxa, Hilda, vou te guardar no lado da minha cama pra, quando sentir falta de ver pelos olhos de poeta, correr pra ti.

Carla Verçoza 08/01/2021

A poesia de Hilda é das melhores da vida
"Se te pareço noturna e imperfeita
Olha- me de novo.
Com menos altivez.
E mais atento.."

"Soergo meu passado e meu futuro
E digo à boca do Tempo que os devore.
E degustando o êxito do Agora
A cada instante me vejo renascendo"

"Tanto amor
Te levantando o rosto
E inúmeras palavras
Tão inúteis na noite."

Carlos Bennoda 31/12/2020

Hilda tem um jeito único de fazer poesia, toda sensualidade transmitida por meio de palavras. As palavras escritas transcendem o papel e conversam com seu tato.

Geysla 30/12/2020

Meu 1° contato com a poesia de Hilda
Eu tinha altas expectativas para essa leitura, talvez isso tenha atrapalhado a experiência. Hilda tem uma escrita muito profunda, um amar Intenso e uma visão política muito clara, gostei da parte "Poemas aos homensa do nosso tempo". Mas pra mim foi uma leitura arrastada na maior parte do tempo, meio chata. Pretendo ler outras coisas da autora para formar uma opinião melhor

thaisdandaro 30/12/2020

"Porque o poeta é irmão do escondido das gentes"