Visões de Descartes

Visões de Descartes Olavo de Carvalho

Resenhas - Visões de Descartes

Pereira 22/06/2023

Cogito Ergo Sum (SQN)
Ness livreto, o Professor Olavo analisa a obra cartesiana sob um prisma particular, apontando nuances e detalhes muitas vezes negligenciados ou mal interpretados pelos estudiosos da filosofia moderna.

O Professor se debruça sobre a figura do "gênio mau" e o "espírito da verdade" que permeiam a obra de Descartes, particularmente em suas Meditações. Ele sugere que a dúvida metódica cartesiana, famosa por colocar tudo em questão, não era tão radical quanto aparenta ser, e que, de fato, Descartes nunca duvidou seriamente da existência de Deus ou da possibilidade de conhecer a verdade. Para o Professor, Descartes estaria mais engajado em uma forma de exercício espiritual e intelectual, tentando depurar a mente de preconceitos e erros.

Além disso, o Professor desafia a concepção predominante de Descartes como um racionalista frio e desapaixonado, alegando que o filósofo francês estava profundamente envolvido em questões espirituais e teológicas. Ele examina as contribuições de Descartes ao desenvolvimento do pensamento moderno, não apenas em termos de epistemologia e metodologia científica, mas também em seu relacionamento com a fé e a tradição cristã.

Recomendo para quem busca uma interpretação profunda e rica da filosofia de René Descartes, que vai além da abordagem convencional e para aqueles que estão interessados em uma visão crítica e perspicaz sobre um dos ícones mais célebres da filosofia ocidental.