Édipo em Colono

Donaldo Schüler

Resenhas - Édipo em Colono

boemillys 30/11/2021

adeus, Édipo
Dei seguimento ao meu interesse pelo autor e acabei por esbarrar no presente título. Uma experiência que ansiei desde o momento em que terminei Édipo Rei, pois a curiosidade pela história do infeliz se tornou ainda maior ao ler o trágico final do personagem.

O final de Édipo e sua trágica história também foi marcada pelos infortúnios, o que já seria de se esperar. O processo de redenção pelo qual o mesmo passa foi bem construído, e foi proveitoso finalmente a defesa de Édipo diante de sua história.

Jussara 21/06/2021

Menos do que esperava
Depois de ler Édipo Rei e Antígona, peças às quais me empolguei bastante, Édipo em Colono me pareceu meio maçante, apesar de ter algumas ótimas passagens.

Graciela 03/05/2021

Valeu a pena
Acabei lendo a trilogia na ordem escrita e não cronológica, e senti a evolução dos personagens pela mão do autor. Bom livro para se ler e ter certeza que tudo é como é.

bella 30/04/2021

insta: @atocadaraposa

"Édipo em Colono", de Sófocles, era a única peça da trilogia tebana que eu ainda não havia lido e muito ansiava. Cronologicamente, ela é a segunda na sequência das peças, apesar de ter sido a última a ser publicada. Muito diferente das outras duas, trata de Édipo mais velho e perde (quase) todo seu caráter dramático.

Considerada como uma “fábula” por muitos estudiosos, a questão aqui é o homem que merecia uma morte tranquila, como uma compensação por sua vida de sofrimentos. Édipo já idoso, após ser expulso de Tebas, vive a mendigar pelas cidades em que passa, indesejado por todos. Apesar de compreender os motivos que o levaram até ali, sofre por acreditar que não fora ele o culpado pelos crimes que cometera, já que, cometera-os sem saber. O que não o impede, claramente, de sofrer, muitíssimo, por eles e em consequência deles.

Sua fiel escudeira, que o amava e ajudava, era sua filha Antígona. Seguiam seu caminho até que sua outra filha, Ismena, chega com a informação da desgraça em Tebas. Seus filhos (e irmãos rs) mais velhos estariam em disputa pelo trono. Claramente cansado, nosso trágico dá a mínima importância a tal fato, mesmo com todos vindo o importunar com isso, ele apenas se preocupa em encontrar um lugar para morrer em paz.

De todos da trilogia, foi o que menos gostei, talvez por eu esperar uma maior tragicidade na história, mas entendo que não há homem, também, capaz de suportar tantas dores. Sófocles deu um fim à altura de Édipo, como já dito, é uma bela “fábula”.

Indico muito minha edição pois, apesar de feia, tem bons textos de apoio, textos complementares e notas de rodapé. Excelente para quem quer se aprofundar na peça.

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Cris Peixoto 24/03/2021

Édipo em Colono.

Assim que Édipo sai de Tebas ele encontra abrigo em Colono juntamente com Antígona.

Lá ele faz uma profunda amizade, é amado pelo povo e incomoda o dissimulado Creonte.

skuser02844 19/08/2020

Para um bom entendedor...
Embora tenha sido escrito por último, esse é o segundo livro da trilogia tebana.
Alguns acontecimentos são cruciais para entender o desenrolar do último livro, Antígona.
Saber o que acontece com Édipo e seus filhos depois do primeiro livro.

Israel 14/07/2020

Obras Eternas
Livro maravilhoso.
Tão bom quanto Édipo Rei e Antígona.
Ótimo, como todas as obras de Sófocles.

mari 01/06/2020

Apesar de eu, particularmente, ter preferido a peça Édipo Rei, esta também é uma magnífica obra. Situada logo depois dos acontecimentos da primeira história, Édipo em Colono narra a trajetória de Édipo após a descoberta de sua trágica vida junto à suas filhas, que estão ao seu lado enquanto seus filhos lutam pelo poder.
Os diálogos são extremamente impecáveis, com simples trechos eu já estava vidrada nesta áurea dramática e calamitosa que afogou-me num eterno mar de reflexões! Assim como o primeiro livro, este aqui flui tão bem que quando menos espero, já acabou!

Steph.Mostav 04/05/2020

Bem mais pessimista que Édipo Rei
Édipo em Colono não chega ao nível de excelência de Édipo Rei, mas não deixa de ser muito bom. A segunda peça da trilogia Tebana é muito mais pessimista e acompanha Édipo ao fim de sua vida, guiado por suas filhas e abandonado por seus filhos, que estão cegos pela ganância enquanto lutam pelo trono. Aqui, não há um grande conflito que conduz toda a história numa sequência trágica e natural, e sim um drama basicamente episódico, que se sustenta no carisma de Édipo e nas relações que ele mantém com Antígona e Teseu, dois personagens fundamentais em seus papéis, além do antagonismo que persiste contra Creonte. Meus trechos preferidos são o embate de Teseu com Creonte e de Édipo com Polinices, seu primogênito, pela força dos diálogos de Sófocles. Seus personagens nos soam muito vivos e é possível reconhecê-los mesmo sem os indicativos de quem fala. Apesar do apelo aos deuses e ao fantástico desde o início, Édipo em Colono também é, em grande parte, um drama humano de um pai negligenciado por quem deveria cuidá-lo e vítima dos interesses mesquinhos de seu cunhado. Que venha Antígona!

Rafael1146 08/03/2020

Edição muito boa
Segundo livro da trilogia tibetana.

Edição de bolso da Martin-Claret é inúmeras vezes melhor que a da Lpm. Com diversos textos complementares para auxiliar na contextualização da obra é bastante notas no rodapé justificando tradução e ajudando a decifrar lugares e personagens na obra. O preço é justo.

TalesVR 14/02/2018

Ponte
Para se ler Édipo em Colono é mister que se tenha conhecimentos prévios sobre a mitologia e ter lido Édipo Rei, fora isso é uma leitura agradável e considero como uma ponte para os acontecimentos da próxima tragédia de Sófocles, Antígone. É uma peça curtinha e muito valiosa para os amantes da arte grega, narrando as misérias de Édipo no estrangeiro e a figura heroica de Teseu, outro personagem bastante conhecido para os gregos por sua bravura e honra. É realmente uma pena que de centenas de peças escritas por Sófocles só 7 tenham sobrevivido ao tempo, então vamos saborear com gosto o que nos restou.

Big Lui 10/03/2014

O Exílio
Li este aqui entre as 2 partes do livro Édipo Rei/Antígona. Nele mostra o que aconteceu com o rei depois de ter descoberto a verdade sobre sua origem e como passou os seus últimos dias ao lado de suas filhas, principalmente Antígona.

Também mostra o início do embate grave entre seus outros filhos, os irmãos Polinice e Etéocles, que disputavam entre em si o direito ao trono de Tebas. Muito bom, recomendo a leitura.