Édipo em Colono

Donaldo Schüler

Resenhas - Édipo em Colono

Saturnotemanéis 31/01/2022

Rinha de Velho
Sempre servindo barraco de qualidade, a leitura desse foi mais difícil para mim do que a de Édipo rei. Achei essa peça um pouco mais lenta e o português aqui é bem rebuscado, tanto que eu era obrigado a reler trechos de falas inteiros as vezes (tradução, por que me odeias?). Porém gostei muito, acho incrível que escritos tão velhos ainda sejam tão interessantes de ler.

Rafael1146 08/03/2020

Edição muito boa
Segundo livro da trilogia tibetana.

Edição de bolso da Martin-Claret é inúmeras vezes melhor que a da Lpm. Com diversos textos complementares para auxiliar na contextualização da obra é bastante notas no rodapé justificando tradução e ajudando a decifrar lugares e personagens na obra. O preço é justo.

Louise Mariane 28/03/2024

Excelente leitura. Muito boa a peça. Finalmente concluí a trilogia tebana. Sófocles, maioral. Demorei para concluir porque não tive tempo para ler.
Estou satisfeita!!!

Gabrielli 26/11/2023

O fim da vida de Édipo
Depois da torrente de desgraças em Édipo Rei, um pouco de paz para a alma de Édipo com participação importante do herói Teseu

bella 30/04/2021

insta: @atocadaraposa

"Édipo em Colono", de Sófocles, era a única peça da trilogia tebana que eu ainda não havia lido e muito ansiava. Cronologicamente, ela é a segunda na sequência das peças, apesar de ter sido a última a ser publicada. Muito diferente das outras duas, trata de Édipo mais velho e perde (quase) todo seu caráter dramático.

Considerada como uma “fábula” por muitos estudiosos, a questão aqui é o homem que merecia uma morte tranquila, como uma compensação por sua vida de sofrimentos. Édipo já idoso, após ser expulso de Tebas, vive a mendigar pelas cidades em que passa, indesejado por todos. Apesar de compreender os motivos que o levaram até ali, sofre por acreditar que não fora ele o culpado pelos crimes que cometera, já que, cometera-os sem saber. O que não o impede, claramente, de sofrer, muitíssimo, por eles e em consequência deles.

Sua fiel escudeira, que o amava e ajudava, era sua filha Antígona. Seguiam seu caminho até que sua outra filha, Ismena, chega com a informação da desgraça em Tebas. Seus filhos (e irmãos rs) mais velhos estariam em disputa pelo trono. Claramente cansado, nosso trágico dá a mínima importância a tal fato, mesmo com todos vindo o importunar com isso, ele apenas se preocupa em encontrar um lugar para morrer em paz.

De todos da trilogia, foi o que menos gostei, talvez por eu esperar uma maior tragicidade na história, mas entendo que não há homem, também, capaz de suportar tantas dores. Sófocles deu um fim à altura de Édipo, como já dito, é uma bela “fábula”.

Indico muito minha edição pois, apesar de feia, tem bons textos de apoio, textos complementares e notas de rodapé. Excelente para quem quer se aprofundar na peça.

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

maryelli0 21/01/2024

Muito bom, porém "Édipo Rei" foi melhor.
A experiência de leitura foi a mesma, a mente do Sófocles é incrível. Mas fui mais gostei mais do primeiro livro da trilogia.

gabriel 21/10/2022

essa versão tem a linguagem muito rebuscada mas ainda assim consegue prender a atenção como em édipo rei.
aqui, édipo é um velho sábio que, após assumir integralmente a culpa ao cegar-se, passa a compreender o mundo exterior sem o véu da soberba que o encobria no primeiro livro, quando ainda era jovem, e sua morte acaba se tornando uma disputa política entre tebas e colono (em atenas). fascinante as lições que podem ser tiradas!!

Steph.Mostav 04/05/2020

Bem mais pessimista que Édipo Rei
Édipo em Colono não chega ao nível de excelência de Édipo Rei, mas não deixa de ser muito bom. A segunda peça da trilogia Tebana é muito mais pessimista e acompanha Édipo ao fim de sua vida, guiado por suas filhas e abandonado por seus filhos, que estão cegos pela ganância enquanto lutam pelo trono. Aqui, não há um grande conflito que conduz toda a história numa sequência trágica e natural, e sim um drama basicamente episódico, que se sustenta no carisma de Édipo e nas relações que ele mantém com Antígona e Teseu, dois personagens fundamentais em seus papéis, além do antagonismo que persiste contra Creonte. Meus trechos preferidos são o embate de Teseu com Creonte e de Édipo com Polinices, seu primogênito, pela força dos diálogos de Sófocles. Seus personagens nos soam muito vivos e é possível reconhecê-los mesmo sem os indicativos de quem fala. Apesar do apelo aos deuses e ao fantástico desde o início, Édipo em Colono também é, em grande parte, um drama humano de um pai negligenciado por quem deveria cuidá-lo e vítima dos interesses mesquinhos de seu cunhado. Que venha Antígona!

mari 01/06/2020

Apesar de eu, particularmente, ter preferido a peça Édipo Rei, esta também é uma magnífica obra. Situada logo depois dos acontecimentos da primeira história, Édipo em Colono narra a trajetória de Édipo após a descoberta de sua trágica vida junto à suas filhas, que estão ao seu lado enquanto seus filhos lutam pelo poder.
Os diálogos são extremamente impecáveis, com simples trechos eu já estava vidrada nesta áurea dramática e calamitosa que afogou-me num eterno mar de reflexões! Assim como o primeiro livro, este aqui flui tão bem que quando menos espero, já acabou!

boemillys 30/11/2021

adeus, Édipo
Dei seguimento ao meu interesse pelo autor e acabei por esbarrar no presente título. Uma experiência que ansiei desde o momento em que terminei Édipo Rei, pois a curiosidade pela história do infeliz se tornou ainda maior ao ler o trágico final do personagem.

O final de Édipo e sua trágica história também foi marcada pelos infortúnios, o que já seria de se esperar. O processo de redenção pelo qual o mesmo passa foi bem construído, e foi proveitoso finalmente a defesa de Édipo diante de sua história.

Cris Peixoto 24/03/2021

Édipo em Colono.

Assim que Édipo sai de Tebas ele encontra abrigo em Colono juntamente com Antígona.

Lá ele faz uma profunda amizade, é amado pelo povo e incomoda o dissimulado Creonte.

santiago 12/09/2022

Fim de ciclo
Li Édipo Rei a primeira vez já fazem quase 10 anos. O reli no ano passado antes de ler Antígona e agora terminei Édipo em Colono. Mesmo com esse espaço de tempo, gostei da trilogia tebana. Devo dizer que talvez Édipo em Colono seja meu menos preferido dos três mas não significa que eu desgostei do livro, até pela maior relevância da morte da narrativa - ela está sempre ali no horizonte, esperando o momento para aparecer. Inclusive, o momento em que Édipo chama a Morte e pede por caminhos abertos para fazer sua passagem talvez tenha sido meu momento favorito da peça.

skuser02844 19/08/2020

Para um bom entendedor...
Embora tenha sido escrito por último, esse é o segundo livro da trilogia tebana.
Alguns acontecimentos são cruciais para entender o desenrolar do último livro, Antígona.
Saber o que acontece com Édipo e seus filhos depois do primeiro livro.