Mulheres que não sabem chorar

Mulheres que não sabem chorar Lilian Farias

Resenhas - Mulheres que não sabem chorar

Bruna 12/04/2024

É um livro com uma premissa interessante, mas eu sinto que não tem um desenvolvimento muito bom e a autora parece que acaba se perdendo um pouco na narrativa a medida que vai tendo que descrever alguns fatos ou desenvolver o desenrolar de uma parte da história. Trata de temas bem pesados relacionados à violência contra a mulher, recomendo que quem for ler esteja preparade para essas passagens.

Laisa64 08/04/2024

Pqp isso aqui é muito bom. Pra que droga, se eu posso me entorpercer nessas palavras. Nunca achei que leria um outro livro nível Carla Madeiro. Obrigada Lilian Farias por me fazer chorar. Daria mil estrelas, mas aqui vai minhas 5 ?.

nay.gba 11/08/2023

Uma catarse brutal e soez
Leitura agonizante!
Gostei da construção das personagens femininas. E só também.
Achei de péssimo gosto e indecoroso o roteiro, a amarração e finalização dos personagens e principalmente a banalização da violência.
O livro pareceu um longo rascunho sem revisão e cheio de cortes. Pecou no básico: a diagramação do livro, a escolha dos núcleos, os erros ortográficos e na alternância entre primeira e terceira pessoa desordenada.
Leitura Bruta e Brutal. Não recomendo

imcamilaalmeida 18/07/2023

"Todo esse ódio é um câncer!" ?
"Nossos defeitos podem ser o que nos protege do mundo, não precisamos nos libertar deles, precisamos aprender a conviver com eles sem nos ferir, exatamente como os espinhos das rosas."

Lady Addams 09/04/2023

Se emocione com a história dessas mulheres reais (GATILHOS!!)
Marisa, Ana, Olga, Dulce e tantas outras. Não apenas as mulheres citadas no livro de Lilian Farias, mas também outras e outras, milhares e milhares de mulheres são representadas em "Mulheres que não sabem chorar".
A delicadeza da escrita junto à crueldade da realidade, sim, não é uma história bonita, é uma história real, uma história que é entrelaçadas por várias histórias de mulheres reais. Estas mulheres tão calejadas, tão abusadas, cada uma em sua singularidade que chegaram ao ponto de não saberem chorar.
Aqui vemos gatilhos, é importante ressaltar, sobre o abuso sexual e psicológico no campo familiar, na rua e na sociedade com mulheres. Independente de como ou onde, só por ser mulher é um perigo, sempre vão encontrar maneiras de como torturá-las.
A história de Olga foi a que mais me tocou, não encontrou seu final feliz, mulher humana, com erros, de uma maneira evoluída se mostrou a construção da personagem até o fim, mas quando pensou em encontrar a felicidade, aí venho a realidade, a realidade nua e crua, pois final feliz não é para todos.
Além de Olga, vamos conhecer a história de Marisa, que me despertou ranço e piedade, uma personagem ambígua, além da jovem Ana, da finada Dulce e Verônica.
O machismo é o elo e o pavor que as unirão e irá fazer o leitor refletir sobre todo um contexto proposto.
Foi um livro que tocou minha alma, sem grandes demagogias.

-----------

" O mundo não está pronto para a alma ferida da mulher. Tenta camuflar, massacrar, cada vez que uma mulher fala. Tentam nos calar, alegando que somos loucas e violentas. Faziam isso no passado, fazem isso no presente e, se não tomarmos cuidado, o futuro será pior"
(Farias, Lilian. Mulheres que não sabem chorar.)

Romeu Felix 10/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Mulheres que não sabem chorar", de Lilian Farias, é um romance que aborda temas como violência doméstica, machismo e feminismo. A história é narrada por Ceiça, uma mulher nordestina que sofreu abusos físicos e emocionais do marido durante anos, mas que encontra forças para se libertar e lutar pelos seus direitos.

A narrativa é dividida em duas partes: na primeira, conhecemos a história de Ceiça, desde a infância difícil até o casamento abusivo. A autora descreve com riqueza de detalhes as dificuldades enfrentadas por mulheres no Nordeste do Brasil, onde a violência doméstica é um problema recorrente e a cultura machista é forte.

Na segunda parte do livro, Ceiça se torna uma ativista feminista e começa a lutar pelos direitos das mulheres, em especial das que sofrem violência doméstica. Ela se une a outras mulheres fortes e corajosas, e juntas elas enfrentam preconceitos, julgamentos e ameaças.

"Mulheres que não sabem chorar" é uma obra emocionante e inspiradora, que mostra a força e a coragem das mulheres que enfrentam a violência doméstica e lutam por seus direitos. A história de Ceiça é comovente e realista, e a autora consegue retratar com sensibilidade e realismo a luta das mulheres brasileiras contra o machismo e a opressão.

A obra é uma denúncia à violência contra a mulher, mas também é um manifesto feminista, que defende a igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres. A linguagem é simples e acessível, o que torna o livro fácil de ler e compreender.

"Mulheres que não sabem chorar" é uma leitura indispensável para aqueles que se interessam pela luta das mulheres por igualdade e justiça. A obra é um exemplo de como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para a conscientização e a transformação social.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Thauani 05/01/2023

Incrível
Esse livro é muito bom, deveria ser uma leitura obrigatória.
Um livro com muitos gatilhos, então estejam preparados.

Susan.Kelle 28/07/2022

O enredo conseguiu ser bem redondo e reunir todas as personagens principais numa grande coincidência. Confesso que isso me incomodou um pouco. Os traumas que permeiam a vida das personagens infelizmente são sim muito criveis em toda sua dor, tristeza e revolta. No anseio de contar tantas histórias alguns personagens ficaram muito carregados desse horror. O desenvolvimento dos romances me incomodou por serem muito rápidos. Um livro que engana parecendo tranquilo mas cheio de gatilhos.

SanderleyAlves 06/03/2022

Uma leitura obrigatória.
A história começa com uma linda proza poética, linda em sua estrutura, mas dolorosa em sua essência real. "Mulheres que não sabem chorar" é baseado em fatos reais, de dores que perduram e males que se repetem até os dias de hoje.

"Por via de regra, os sonhadores sofrem mais."

8rvn4 04/02/2022

Nem sempre sabemos chorar.
Um livro incrível e que deveria ser de acesso à todas as mulheres.

É incrível como cada uma de nós, não sabemos chorar, guardamos nossas angústias e por mais que saiam lágrimas quentes de nossos olhos, nossa alma não chora, ela continua sempre a manter aquele momento que a fez derramar lágrimas ácidas.

A dor compartilhada por todo sofrimento feminino já passado, mesmo que inconsciente todas compartilhamos algum sofrimento.

A dor de ler relatos e histórias daquelas que passaram por muitas coisas e ainda hoje sofrem com o passado. A alegria de ler também sobre a libertação daquelas que conseguiram um dia chorar.

Um livro espetacular, um daqueles das quais todas deveriam tirar um tempinho pra ler e no final, entender que você deve procurar ajuda, que deve se deixar sentir e chorar.

"O mundo não está pronto para a alma ferida da mulher. Tenta camuflar, massacrar, cada vez que uma mulher fala. Tentam nos calar, alegando que somos loucas e violentas."

Nós somos a nossa própria força e devemos aceitar isso.

Gostaria que houvesse como classificar esse livro com algo além de apenas meras cinco estrelas.

Layla.Ribeiro 25/01/2022

Alerta de Gatilhos!!
Uma história pesada, um soco no estômago e bem próxima a realidade, temas pesados como abuso infantil, estupro, agressão, homofobia e feminicídio. Apesar de ser um livro pouco indigesto, é um livro que também fala de amor e resiliência. Achei o desenvolvimento inicial um pouco lento, ficando bem interessante a partir da metade do livro. É uma leitura recomendada para gerar empatias e reflexões, porém se esses temas forem gatilhos para você, passe longe desse livro.

vcmechamademar 04/01/2022

Um misto de sentimentos...
É engraçado que eu tenha lido o livro tão rápido, mas ao mesmo tempo não é nem de longe um livro que eu tenha gostado.
Eu tive empatia e me senti mal pelas histórias contadas, mas algumas situações problemáticas meio que beiravam a uma espécie de romantização e o desenvolvimento do livro é bem fraco, assim como o desenvolvimento dos personagens, que diziam ter amadurecido, mas continuavam sendo os mesmos, com as mesmas atitudes, os mesmos erros...Enfim, não foi uma leitura tão gostosa de se fazer.

elai 03/01/2022

Pesadoooo
Esse livro é muito bom, porém pesadíssimo. Muitos gatilhos, muitas descrições chocantes. Não sei se eu que sou sensível, porém fiquei bem chocada com algumas coisas.

Bruna P. (@brunaentremundos) 18/12/2021

Pior leitura de 2021
Eu fui preparada pra amar esse livro por causa da sinopse e só veio decepção.
Extremamente mal escrito, mal desenvolvido, mal aproveitado.
Perdi as contas de quantas vezes ela usa o estupro como um recurso só pra conferir mais drama as personagens, mas faz isso de forma totalmente mal feita a ponto de banalizar um assunto tão importante.
O relacionamento amoroso entre as personagens não é desenvolvido direito, só diz que se odeiam e do nada estão transando.
Sério, que perda de tempo!

cams 09/10/2021

As flores não morrem
Que livro dolorido da porrraaa várias vezes me senti muito mal e tive q parar muito forte porém incrível