Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Nanda 08/04/2016

Quem nunca teve uma paixão platônica que atire a primeira pedra. Seja por seu melhor amigo, seja por alguém que cruzou com você na rua. Passar o tempo imaginando o que essa pessoa sente, o que pensa, o que faz no tempo livre. Esse é o caso de Rafaela, que por breves encontros se vê intrigada por um garoto de mochila xadrez.

Eu me identifiquei com a história desde o início, o enredo me prendeu e eu me vi agarrada ao livro, curiosa pelo seu desfecho. Marina fez um excelente trabalho em toda a obra, começando pela descrição até a construção dos personagens.

A familiaridade com a história exista, mesmo que eu nunca tenha vivido algo assim. Não sei se foi a forma que a autora criou o enredo, o que importou é que ele me encantou. O mistério da identidade do garoto, no entanto, por mim foi resolvido com facilidade. Mas isso não diminui a história, pois apesar dos clichês envolvidos, Marina soube trabalhar com eles.

Gostei de como a autora desenvolveu a história de forma leve, apesar de colocar um pouquinho de ação nela, o que serviu para deixar o livro ainda melhor. O drama presente não é pesado, pelo contrário, ele conseguiu me deixar com aquele aperto no coração.

Foi uma leitura fácil e saudável, me encantei com a narrativa da autora e suspirei com algumas cenas. É um livro que vale a pena se entregar, sem arrependimentos. Me apaixonei pela história e pelos personagens. Bernardo com seu jeito bronco, mas que se revelou doce. Rafaela que julguei mal de início e que foi me conquistando aos poucos com seu jeito.

O desfecho foi emocionante, lindo e fofo, muito fofo. Eu sou detalhista e no livro os detalhes tiveram sua importância. A história que parecia ser apenas mais uma, se revelou um leque de possibilidades, as quais Marina explorou muito bem.

Azul da Cor do Mar não é apenas mais uma história de amor, ela mostra a força de Rafaela, seu jeito, seus medos e sua coragem. As particularidades dos personagens, tudo trabalho de forma cuidadosa, mostrando o quanto os pequenos detalhes fazem diferença.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/04/resenha-azul-da-cor-do-mar-marina.html

Rebeca915 11/07/2016

Envolvente
Quanto mais você lê mais você se envolve na história de Rafa, mais você quer saber sobre o que acontece nessa incrível história. A autora está de parabéns por essa incrível obra.

Denise 26/08/2016

Azul da cor do mar
Livro incrível! Nos prende do começo ao fim.

Leis 27/08/2016

Resenha
Esse é o meu primeiro contato com os livros da escritora nacional, Marina Carvalho, que já possui seis livros lançados atualmente, sendo quatro, pela Editora Novo Conceito com o selo Novas Páginas. Posso dizer o quão satisfeita estou pela escrita, narrativa e pela história imensamente apaixonante e que se tornou uma das minhas favoritas.

Vamos conhecer a Rafaela, uma jovem mineira de 21 anos, que possui o sonho de se tornar uma grande jornalista. E, para isso, começa a estagiar num dos jornais mais prestigiados do seu estado, o Folha de Minas.

Isso poderia ser a realização de um sonho para Rafaela se não fosse o mal-humorado e grosseiro Bernardo Venturini, seu colega de trabalho, que parece empenhado a trata-la com indiferença e a maior desdém possível. O relacionamento dos dois é o típico gato e rato que conhecemos tão bem, sempre trocando farpas, comentários irônicos e a falta de consenso entre os dois. Tudo isso, numa atmosfera de disputas de reportagens, as constantes atrapalhadas da Rafaela e a tentativa da mesma, pela possibilidade de realmente mostrar o seu talento como uma jornalista.

Temos também, a presença de vários personagens recorrentes na história, como as amigas da Rafaela – que em dado momento, uma delas não é tão amiga assim. – Os irmãos mais velhos, Augusto, Gustavo e Ricardo, e claro, seus colegas de trabalho, tendo mais o foco, a Luciana e o Marcelo – que vai ter um papel bem significativo na vida da Rafa.

Mas, apesar da sua rotina, que se baseia no trabalho e na faculdade, existe um pequeno detalhe que a Rafaela ainda carrega desde os onze anos, a lembrança de um garoto que ela viu na praia no Espírito Santo. Olhos azuis, mochila xadrez. Aquele tipo de paixão platônica que já aconteceu com praticamente todo mundo, mas nesse caso, a ligação que Rafaela sentiu ao ver aquele garoto – por quem admirou de longe – permaneceu por todos aqueles anos, tanto, que até mesmo escreveu várias cartas inspiradas nesse desconhecido que ela jamais retornou a ver.

Todos esses acontecimentos é o que forma, Azul da cor do mar, no meu livro nacional favorito e o único que eu reli mais de uma vez.

Considero esse livro como comédia romântica, ri em várias partes, e há trechos que classifiquei como meus favoritos, num dos principais foi esse:

"Então duas coisas aconteceram ao mesmo tempo: reconheci a canção – o tema do musical O fantasma da ópera – e constatei que ela vinha do meu celular, chamando com insistência.
Corei de vergonha enquanto procurava feito louca o telefone dentro da bolsa. O "taam... tam, tam, tam, tam..." já parecia estar saindo de um alto-falante quando finalmente consegui alcançar o aparelho e calar o barulho.
Falei alô baixinho, evitando deliberadamente o olhar desaprovador de Bernardo." (pág. 50)

Apesar de ter amado a história, e realmente ter gostado tanto a ponto de querer ler desesperadamente Simplesmente, Ana – outro livro da autora – precisei dar quatro estrelas por infelizmente, não aprovar o final.

Infelizmente, achei o desfecho fraco e previsível, não que o destino que a autora tomou tenha sido ruim, mas achei um pouco fantasioso e improvável de acontecer. Tirando isso, Azul da cor do mar é um livro que eu recomendo pra todo mundo, é uma leitura bem fácil, a história flui bastante e é possível acabar em um único dia – acabei em dois pois havia começado a ler, tarde da noite – e também, recomendo para todo mundo que possui um certo preconceito com escritores brasileiros.

Conheçam esse livro, deem uma chance aos autores nacionais, é de um imenso prazer ter lido uma obra da Marina, e será a primeira, de várias.

Juuli 28/08/2016

ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

Daniele.Oliveira 02/09/2016

Azul da cor do Mar
Azul da cor do mar, foi o primeiro livro que eu li da autora Marina Carvalho, eu gostei bastante, é aquele tipico romance mamão com açúcar, mas nem por isso deixa de ser ruim. Na verdade é um livro maravilhoso!
Conta a história de uma futura jornalista que ama ler escrever, e seu sonho é trabalha como uma jornalística investigativo. Mais antes disso, quando bem criança ele conheceu um garoto na casa de férias de sua avó, que andava pra baixo e pra cima com uma mochila xadrez,, se é que pode dizer que conheceu pois nunca se falaram, e ela vem nutrindo esse amor desde pequena ate que ela da de cara com com o garoto da mochila xadrez .

Stefani 12/10/2016

Surpreendente!
Aviso: Só vou citar o q ta na sinopse, essa resenha ñ tem spoiler então pode ler à vontade ;-)

Gente que livro é esse! Ele estava na minha meta literária desde o início do ano e só agora consegui fazer essa leitura, e gente foi uma maravilhosa surpresa, q bom q eu li esse livro!!!. Essa história é narrada em primeira pessoa por Rafaella uma mulher de 21 anos q sonha em reencontrar um menino q conheceu durante a infância.

“Como Vinicius de Moraes escreveu um dia, eu sabia que sofreria. Porém, ao contrário do poeta, ninguém além de mim precisaria tomar conhecimento disso.”

Ela é uma aluna de jornalismo que consegue um estágio pra trabalhar no maior jornal de Minas como jornalista de investigação, mas detalhe: ela deve trabalhar lado a lado com Bernardo um jornalista muito metido a besta (e gato pra caramba):

“Parece com aquele ator... Como ele chama, gente? — Sofia estalou os dedos, pensativa. — Aquele que fez o Thor.
— Chris Hemsworth — gritou Gisele, mais eufórica do que nunca.
Foi aí que eu resmunguei: “Vocês não têm noção do que estão dizendo”. Como podiam comparar Bernardo, o indivíduo mais intratável da face da Terra, com um homem tão lindo e sedutor? Provavelmente elas tinham combinado aquela palhaçada só para me azucrinar.”

Só que o problema mesmo é que ele faz de tudo pra motivar a garota a largar o emprego, eles tem uma relação bem estilo gato-e-rato que é muito divertida de acompanhar:

“Neste exato momento, Bernardo pode estar espetando um alfinete num boneco vodu. Consigo até sentir umas fincadas aqui nas costelas.”

Essa historia me fez me lembrar bastante de outros livros que eu li e q seguem o mesmo estilo, por exemplo Um Amor de Detetive que tbm traz jornalistas investigativos e a Holly tem uma personalidade muito parecida com a da Rafaella. E esse livro tbm me lembrou um clássico literário, A Moreninha, por falar da busca por um amor do passado, então quem gostou desses livros vai amar Azul Da Cor do Mar.

Enfim ñ quero dar spoilers, só quero afirmar q esse foi o melhor livro q eu li recentemente, eu amei demais essa historia, e os protagonistas, e super recomendo a todos q buscam uma leitura rápida, leve, engraçada, e que vai te fazer sorrir do inicio ao fim. É bem no estilo sessão da tarde. Com certeza pretendo ler mais livros dessa autora, eu nunca tinha lido nada dela antes, mas depois desse livro ela entrou pro meu Top autores favoritos, então da pra vcs terem uma noção do quanto a escrita dela é fantástica né kkk.

Recomendo a todos essa leitura. Bjos.
Stefani 12/10/2016minha estante
Infelizmente aqui saiu sem aspas nas citações...mas na pagina do livro saiu certo então olhem por lá ;-)

Tata 12/10/2016minha estante
arrasou na resenha, parabéns amiga, adorei e fiquei com vontade de ler o livro também !!! =D

Stefani 12/10/2016minha estante
Obrigada!!! Fico feliz em saber amiga!!! Leia sim vc vai amar. É bem aquele estilo de chick-lit q amamos :-)

Mi 12/10/2016minha estante
Que resenha mais linda.
Falou perfeitamente bem sobre livro.
Parabens ( continue escrevendo resenhas )

Tata 12/10/2016minha estante
falou em chick-lit então já sei que vou amar hahaha
ps: concordo com a Mi... continue escrevendo resenhas !

Leticia 12/10/2016minha estante
Amo os livros da Marina Carvalho!!!! Vai ser lançado uma continuação "A menina dos olhos molhados", a história na versão do Bernardo

Stefani 12/10/2016minha estante
Obrigada meninas! Fico feliz q vcs gostaram, obrigada pelo carinho de vcs! Amo as resenhas q vcs escrevem então essas palavras de vcs significam muito pra mim!
kkkk Acho q vou deixar pra fazer resenhas só dos livros q eu gostar, assim como no caso de Azul da Cor do Mar fica mais facil escrever sobre a historia q amamos ;-)
Teresa tenho certeza q vc vai amar amiga! Leia e depois me conta o q achou ;-)
Suzane eu nunca tinha lido nada da Marina, acredita?, mas depois desse livro vou virar leitora assidua dela kkk. Quero muito ler esse livro q vc citou, obrigada pela dica, nossa vai ser incrivel acompanhar a historia pelo ponto de vista dele, principalmente pq ele vai poder mostrar como foi o periodo q ele passou na Europa né, fiquei bem curiosa pra saber mais sobre isso...

Fabi129 13/10/2016minha estante
gostei da sua resenha lindinha
continue postando resenhas
bateu ate aquela sdds de ler este livro
acho q em janeiro que pretendo só reler livros, vou incluir ele na lista
e o trecho falando do Thor lindaooo nao podia faltar né? mandou bem kkkkkkkkk

+Uma 13/10/2016minha estante
Me convenceu a ler :D

Stefani 13/10/2016minha estante
Fabi obrigada pelo carinho e pelo incentivo!!! Q ideia boa amiga! Tem livros q merecem ser relidos e esse é um deles :-)
Kkkk pois é escolhi essa citação do Thor de proposito kkkk, lembrei de vc e a Mi comentando dessa frase kkkk. Kkkkkk putz esse Bernardo(protagonista do livro) deve ser muito gato! Kkkk.

Stefani 13/10/2016minha estante
Mona, q bacana! Fico feliz com isso! Leia sim e depois me conta o q achou :-)

+Uma 14/10/2016

Insira aqui um titulo super inspirador para uma resenha.
Escrevo agora, caindo de sono, depois de uma noite praticamente não dormida, depois de passar uma aula inteira lendo, pois é claro, eu fiquei curiosa e precisava terminar o livro.
Minha estreia de autora brasileira (pelo que eu me lembro) não poderia ser melhor, Marina Carvalho me mostrou que nós também temos romances de qualidades por aqui. Sim, agora sobre o livro.
Ele é narrado por Rafaela, primeiro ela conta uma sena na praia quando tinha 11 anos no qual se “apaixona” por um menino que usa uma mochila xadrez. Ai passa-se 10 anos, ela, estudante de jornalismo candidata-se a uma vaga de estagio para um jornal famoso de Minas Gerais, logo após ser chamada para a vaga, Rafa conhece Bernardo, um cara grosso e mal encarado no qual vai ser seu mentor, claro contra a vontade de Bernardo, que faz de tudo para infernizar a vida de Rafaela.
Ela e Bernardo começam umas aventurar atrás de noticias e babados (aaah se todos os estágios fossem assim, cheios de aventuras), os dois continuam sem aturar um ao outro. Ai você me pede, mas Mona, porque ela contou a história do menino da mochila xadrez??! Bom, mesmo dez anos depois ela continua “apaixonada” por esse menino, no qual ela nem sabe o nome, mas escreve todos os dias para ele em um diário, e simplesmente não consegue seguir em frente e se apaixonar de verdade (sim, acho que ela é meio louca da cabeça).
Bom o resto meu bem? Só lendo o livro.
Mas a autora conseguiu me encantar com sua escrita fácil e engraçada. O apelido que Rafa da à Bernardo então (Cria de Satanás), adorreeei, tenho certeza que vou usar muito de agora em diante. A história não é cansativa, é cheia de aventuras.
Agora os únicos dois pontos negativos, primeiro a Rafaela, que na MINHA opinião é muito patricinha, esse negocio todo de salto-alto, estar sempre arrumadinha, unhas pintadas, ah não me desce muito, mas tem quem goste. E o outro e o finalzinho meio clichê, sim, se vocês ler vão saber do que eu estou falando.
Minha nota total: 4,5
Indico a ler? Muito, principalmente para quem procura uma leitura rápida e um romance cheio de comedia e ação.
Stefani 14/10/2016minha estante
Q resenha fofa amiga! Parabéns! Kkkk tbm ri muito com esse apelidinho carinhoso q a Rafaela deu pro Bernardo kkkk. Eu só não curti muito quando o Bernardo foi pra Europa, mas amei o livro, e fico feliz q vc tbm gostou :-)

+Uma 14/10/2016minha estante
Obrigada :D .
Siim, também não gostei, mas ela também perdoou rápido né hahhaha
Livro mto bom.

Sarinha 29/11/2016

Romance leve e fofo
Eu me encontrei presa a história do começo ao fim,mas me decepcionei um pouco porque na minha opinião foi tudo muito previsível.

Nesse livro vamos conhecer a Rafaela que tem 21 anos e que seu grande sonho é ser uma jornalista, por isso ela resolve se candidatar em uma vaga de estágio em um dos melhores jornais de seu estado, ou seja a folha de Minas.Ela conseguiu o emprego como estagiária e estava completamente feliz até conhecer seu mentor(Bernado). Logo de cara ele já debocha dela(achei isso meio malvado,poxa ele nem conhecia ela).

Bernardo está disposto a infernizar a vida de Rafaela, mas aos poucos eles vão tendo algumas"aventuras"e até que começam a se aturar.

Quando Rafaela tinha 11 anos ela sempre via um menino na praia, e desde então ela começou a se "apaixonar"por ele(detalhe eles nunca se falaram só se olhavam). Um dia ela estava andando na praia e avistou esse mesmo menino perto do mar apenas com uma mochila xadrez, e depois desse dia nunca mais o encontrou novamente.

Como eu falei para vocês ela tem 21 anos mas por incrível que pareça ainda nunca esqueceu esse menino.Ela até escreve cartas de amor para ele na maioria das noites e também sempre cria uma fantasia imaginando eles se encontrando!Eu sei, meio loucura né?.

Então,como você pode perceber é bem raro para ela entrar em algum relacionamento, por conta desse "amor".Eu acho que não preciso escrever mais nada, porque provavelmente vocês já perceberam como o amor entre a Rafaela e o Bernardo surgirá.

Nota:Esse livro é bem cliché eu não fiquei entediada lendo ele,pelo contrário amei cada pagina,cada personagem e ri muito com a Rafaela, ela é muito engraçada no livro fala algumas situações em quem ela passa muita vergonha e é nessas horas que não conseguia parar de rir.Eu só dei 4 estrelas por conta desse final,eu fiquei um pouco chateada com o Bernardo eu sei que ele tinha motivo para fazer o que fez mas sei lá acho que não era pra tanto(se você leu o livro provavelmente sabe do que estou falando) Mas ele se arrependeu e é isso que importa.

Recomendo?

Sim ;)

Liana 16/12/2016

Apaixonante (suspiros)!!!
Azul da Cor do Mar, livro de Marina Carvalho é um divertidíssimo e apaixonante romance.
A maior parte da história acontece em Minas Gerais, com algumas passagens por Iriri, distrito litorâneo no Espírito Santo.

O livro conta a história de Rafaela, uma moça de 21 anos, linda, inteligente e muito espontânea e Bernardo, seu rabugento colega de trabalho. A dose de humor, de romance e amizade estão na medida certa, as cenas do trabalho da Rafa são muito legais. A capa é linda, o papel não cansa as vistas, as letras e os espaçamentos estão em um ótimo tamanho, enfim, tanto o conteúdo, como o livro físico são maravilhosos!

Eu amei muito essa história, sentirei saudade da Rafa, do Bernardo e do Dom e recomendo fortemente o livro, principalmente para quem busca um romance com muito humor e que não seja adolescente demais.

Maíra 26/12/2016

Apaixonante
Eu tenho que falar. Nem que seja um pouco só.

Esse livro me conquistou. Do começo ao fim. Todas as passagens. Foi tão apaixonante que eu li em um dia apenas. A escrita da autora é muito tranquila, e ela consegue passar tudo aquilo à que se propõe. Desde os sentimentos mais fortes como a raiva e a antipatia inicial, como os demais sentimentos e emoções no decorrer do livro.

Acho meio impossível falar sobre esse livro sem soltar nenhum spoiler, então vou resumir pra não correr o risco. O começo eu achei meio corrido, muita informação que foi passada rápido demais, mas dá pra acompanhar. O decorrer do livro é uma delícia só. Muita coisa acontece e a cada página você se depara com algo diferente. Um livro bem dinâmico e até engraçado em certos pontos.

Uma das passagens da segunda metade me deixou bem apreensiva e nervosa com a Rafa. Quem, em sã consciência faz o que ela fez? Dar todo aquele crédito foi muita burrice. Tipo novela mexicana, mas foi bem legal. Um desfecho super bacana.

Confesso que eu me emocionei com o final. Por um momento achei que estivesse imaginando coisas, mas tudo o que foi escrito (a revelação final) bateu com as minhas expectativas e fiquei bem feliz. É um clichê? Sim! E dos brabos, mas o livro todo foi tão gostoso de ler que nem me importei.

Acho que a Marina (olha só a intimidade hahaha) foi super feliz com a história e ficou (quase) tudo bem amarradinho. Quero MUITO ler "A Menina dos Olhos Molhados" para tentar entender, agora, o que desencadeou as atitudes do Bernardo, e o fato de ele ser tão antipático e rude com a Rafa.

Enfim, é um livro clichê, água com açúcar, tem seus momentos engraçados, que nos deixam apreensivos, nervosos e derretendo de amor (Bernardo virou meu novo crush literário com o jeitão dele hahaha). Super indico a leitura.

Beijos de luz ;*

Beatriz 08/01/2017

Quatro estrelas só porque o final poderia ter sido um pouco mais criativo e menos água-com-
açúcar. O livro inteiro foi bem diferente do normal e esperava o mesmo dos últimos capítulos. Mas a história no geral compensou e fiquei feliz de ver um romance adolescente escrito por uma brasileira que é tão bom quanto os romances americanos. Fiquei feliz com a escolha da Marina de ter uma personagem que estuda jornalismo e se dedica à escrever tanto quanto eu. A forma dessa autora de descrever cenas e montar diálogos é bem impressionante e ainda arrisco dizer que ela o faz melhor do que muitas autoras brasileiras hoje em dia. No começo eu acreditava que ela terminaria um tom meio infantil à história, mas graças a Deus eu estava enganada. Marina permitiu que o mundo adulto de sua personagem principal ditasse as regras, tornando-o mais real e próximo ao que uma mulher de 21 anos realmente encontra no dia a dia.

Recomendo essa leitura pra quem quer algo bem "Sessão da tarde" pra passar o tempo. Adorei mesmo e mal posso esperar pra encontrar outros livros da Marina.