O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

Stone Shelley 14/07/2023

??? O corvo é muito mais legal que o seu criador ???
Evidentemente, Edgar Allan Poe tenta inovar, fazer suas obras de baixo para cima, e de fato inova, com alguns questionamentos mediantes do que era recorrente naquela época. Mas seria de muito mau-gosto da minha parte, não citar os aspectos dos quais fizeram eu, dar essa nota no conjunto: obra+autor. Da obra já está dito, mas sobre o autor, Poe era extremamente conservador e defensor do escravagismo, defendia a escravidão como a "Vontade Divina" , além do mais, se torna completamente controverso quando tenta inovar na escrita, estudando estruturação e sendo conservador em outros aspectos, se só a arte deveria ser defendida? Ele vivia a mercê do que? Se a arte não perambula sobre leis? O defino, como alguém que é anti- revolucionário e revolucionário ao mesmo tempo, se é que isso é possível, soa esquisito, não é? Mas isso é exatamente o que ele era. Ao se fundamentar aos "news critics" que atacavam as filosofias de Marx e Freud, só ficava mais evidente que ele jamais concordaria, de fato, com uma revolução - que de fato- trouxesse benefícios aos direitos humanos, ascenção da ciência, se limitando apenas ao que lhe era convincente: o processo literário. Finalizo, concluindo que o que ele mais defendia, era uma separação, de arte e ciência.
Para O Corvo (Obra): ????????
Para Edgar Allan Poe (Escritor): ????
Para Paulo Henriques Britto (Tradutor, organizador de posfácio e tradutor de ensaios): ??????????

Matteus5 08/07/2023

O horror também é belo
O corvo é um lindissimo poema rico em significado e musicalidade, e este ultimo é seu ponto principal! Os versos nos prendem do inicio ao fim como uma espécie de hipnose provinda da genialidade artística de Poe. Das diversas traduções que possui para a lingua portuguesa destaco em especial a de Fernando Pessoa que apresenta maior fidelidade ao poema original.

N.I.X. 08/07/2023

Gosto da proposta mas ainda não me agradou
O sucesso de O Corvo veio de sua sonoridade, já que Poe escreveu esse poema como forma de mostrar que seu padrão de construção funcionava. A sonoridade do poema em seu idioma original cria uma atmosfera aterrorizadora que poucos tradutores passaram (o que é uma pena). Neste livro, o poema apenas é traduzido o que não tem muito sentido, já que Poe o fez sem nenhuma história por trás como dito. Bela edição, ótima proposta... mas acho que se colocasse a versão de milton amado como um complemento e explicasse essa conjectura, ficaria melhor.

Flora 07/07/2023

Jurava que seria terror ...
Instigante, emotivo, uma delícia de ouvir/ ler pelo ritmo poético.

Simplesmente eu fui surpreendida, esperando um conto gótico - pelo seu título, a fama do autor, e a capa retratando o corvo - encontro uma leitura movida a melancolia do luto amoroso.

Curto, meio rebuscado na linguagem, e que desperta o interesse do leitor.

Marcos Santos 05/07/2023

Li o corvo achando que seria um romance, mas é um poema interessante, cheio de profundidade e mistério. Edgar Poe sempre fascina com sua escrita gótica e sobrenatural.

JDreamboat 29/06/2023

Preciso ler de novo
Eu li quando tinha sla, uns 12 anos, peguei na biblioteca da minha escola, nem sabia do que se tratava eu só me lembro de depois de ler ter me cagado de medo e com medo de dormir. Eu ainda lembro do dia que levantei de madrugada e gritei pra minha mãe que eu estava com medo do corvo, tirando a paranoia eu adorei muito esse livro até hj ele tá no meu coração

Ch ð 29/06/2023

Nevermore
Um poema curto e angustiante, capaz de causar sentimentos de tristeza, medo e luto em quem o le. Poe fala, com sua típica prosa sombria, sobre a morte do ser amado.

A tradução de Machado de Assis invoca o sentimento de temor e misticidade de forma bastante simples.

Gostei da tradução de Emílio de Meneses, é interessante ver como cada tradutor usou palavras tão distintas para trazer o poema para a língua portuguesa.

Fernando Pessoa prezou pelas rimas e ficou melódico; isso o distanciou levemente do horror, ao menos a princípio, logo tornando-se lúgubre com o passar das estrofes. Junto com a de Machado de Assis, sua tradução foi a que mais me agradou. Talvez um empate entre os dois.

Destaque também para as traduções de Milton Amado e Alexei Bueno.

renatas.version 29/06/2023

Um mar de mistério e sentimentos.
Um poema pequeno, mas que nos deixa uma grande reflexão.

A combinação fonética foi muito bem feita, ao ler compreendemos claramente o que o personagem sente.

Quando entendemos o que o corvo representa, ficamos ainda mais reflexivos sobre a leitura.

Ótimo livro!

Johanna.Rodrigues 26/06/2023

Queria muito ler algo do edgar, é uma leitura bem rápida, mas como não gosto de poema, não deu certo pra mim, mas vou tentar outros livros dele!!

ttharg0 13/06/2023

O Corvo
Relendo o clássico de Poe ?

Não tem muito o que dizer, esse autor tem um lugarzinho especial no meu coração.

Essa edição é maravilhosa e traz a versão em inglês também. Incrível!

?Nevermore?.

Fernanda 08/06/2023

Perpétua sensação de incômodo...
Já reli esse conto duas vezes e cada vez sinto que entendo-o mais e, ao mesmo tempo, a sensação de incômodo com a atmosfera dessa leitura não passa, sinto que apenas se alarga...???

Brenda 08/06/2023

O corvo
O livro é intrigante, traz a melancolia e a tristeza de perder sua amada e o suspense de quem é o corvo... precisa se ler mais de uma vez pra poder perceber de diferentes modos... as ilustrações são lindas

Kérol 03/06/2023

Então eu coloquei esse livro mas a edição que eu tenho é a da editora Camelot de 2021. Junto de o Corvo tem alguns outros contos que foram intrigantes e tenebrosos, é o tipo de autor que tenho me interrssado a ler recentemente.

Tais 25/05/2023

Minha primeira leitura gótica, me interessei bastante. A história te prende e te deixa com muita curiosidade. Fiquei com vontade de ler mais livros do Poe.