O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

steven. 20/08/2023

Nunca mais!
Gostei as ilustrações dos desenhos e tô ansioso pra assistir a série que netflix ia lançar (lerei outros em breve e mike flanagan, to rezando que seja tão incrível quanto hill house e bly manor ?

Théo 15/08/2023

É uma genérica leitura do gênero do "Medo Clássico". Edgar Allan Poe revolucionou a literatura na época que ele vivia através desse e de outros livros. Mt bom

Estante da Leonina 04/08/2023

Eu sabia que O corvo era um poema longo, quando vi o livro achei que era o livro inteiro e so lendo descobri que é so umas dez paginas e todo o resto é uma análise critica? mas tudo bem.

nanaths 25/07/2023

Nunca me canso de ler este e me lembrar porque Poe é tão único e me encanta tanto, esse homem é genial

Mafer 22/07/2023

A escrita do Edgar Allan Poe é muito interessante e esse poema mostra a habilidade que ele tem em desenvolver contos e poemas com elementos de terror. Gostei!

erosturn 18/07/2023

Expectativa
Talvez eu tenha colocado muitas expectativas. Na realidade o que me quebrou foi descobrir que é um dos poemas onde Edgar não usa emoção e eu simplesmente sou obcecado por escritos onde a nascente é sentimentos.
Em geral é um poema muito lindinho e reflexivo e sou grato por ter a experiência de ler algo assim.

Christian.Vignoli 18/07/2023

Nervermore
A primeira vez que li esse poema eu tinha uns 15 anos e não entendi muito bem. Hoje aos 22 relendo, o impacto foi muito maior
Amo a escrita do Poe e pretendo ler putras obras dele

Hellen 17/07/2023

Achei que seria mais um mistério...
Essa obra possui uma vibe mais poética e tal, não faz muito meu estilo, mas até gostei. O poema é interessante, cheio de profundidade, mas não se tornou um dos meus favoritos.

Sarah Vitarelli 15/07/2023

Poema
O livro trata-se de um poema cantado, bem ritmado. É curto e simples de ler. Porém por se tratar de um gênero poético, pode não agradar a todos.

Stone Shelley 14/07/2023

??? O corvo é muito mais legal que o seu criador ???
Evidentemente, Edgar Allan Poe tenta inovar, fazer suas obras de baixo para cima, e de fato inova, com alguns questionamentos mediantes do que era recorrente naquela época. Mas seria de muito mau-gosto da minha parte, não citar os aspectos dos quais fizeram eu, dar essa nota no conjunto: obra+autor. Da obra já está dito, mas sobre o autor, Poe era extremamente conservador e defensor do escravagismo, defendia a escravidão como a "Vontade Divina" , além do mais, se torna completamente controverso quando tenta inovar na escrita, estudando estruturação e sendo conservador em outros aspectos, se só a arte deveria ser defendida? Ele vivia a mercê do que? Se a arte não perambula sobre leis? O defino, como alguém que é anti- revolucionário e revolucionário ao mesmo tempo, se é que isso é possível, soa esquisito, não é? Mas isso é exatamente o que ele era. Ao se fundamentar aos "news critics" que atacavam as filosofias de Marx e Freud, só ficava mais evidente que ele jamais concordaria, de fato, com uma revolução - que de fato- trouxesse benefícios aos direitos humanos, ascenção da ciência, se limitando apenas ao que lhe era convincente: o processo literário. Finalizo, concluindo que o que ele mais defendia, era uma separação, de arte e ciência.
Para O Corvo (Obra): ????????
Para Edgar Allan Poe (Escritor): ????
Para Paulo Henriques Britto (Tradutor, organizador de posfácio e tradutor de ensaios): ??????????

Matteus5 08/07/2023

O horror também é belo
O corvo é um lindissimo poema rico em significado e musicalidade, e este ultimo é seu ponto principal! Os versos nos prendem do inicio ao fim como uma espécie de hipnose provinda da genialidade artística de Poe. Das diversas traduções que possui para a lingua portuguesa destaco em especial a de Fernando Pessoa que apresenta maior fidelidade ao poema original.

N.I.X. 08/07/2023

Gosto da proposta mas ainda não me agradou
O sucesso de O Corvo veio de sua sonoridade, já que Poe escreveu esse poema como forma de mostrar que seu padrão de construção funcionava. A sonoridade do poema em seu idioma original cria uma atmosfera aterrorizadora que poucos tradutores passaram (o que é uma pena). Neste livro, o poema apenas é traduzido o que não tem muito sentido, já que Poe o fez sem nenhuma história por trás como dito. Bela edição, ótima proposta... mas acho que se colocasse a versão de milton amado como um complemento e explicasse essa conjectura, ficaria melhor.

Flora 07/07/2023

Jurava que seria terror ...
Instigante, emotivo, uma delícia de ouvir/ ler pelo ritmo poético.

Simplesmente eu fui surpreendida, esperando um conto gótico - pelo seu título, a fama do autor, e a capa retratando o corvo - encontro uma leitura movida a melancolia do luto amoroso.

Curto, meio rebuscado na linguagem, e que desperta o interesse do leitor.