Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso

Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso Michaele Terena Saban

Resenhas - Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso

Carla Brandão 25/01/2024

Uma boa introdução à abordagem. Conta com definição dos principais conceitos, metáforas e exercícios. A linguagem é mais técnica, mas de fácil compreensão para quem já tem certa familiaridade com o Behaviorismo e com a Análise do Comportamento. Infelizmente, há muitos erros de revisão.

Alessandra 27/07/2023

Foi meu primeiro contato com a ACT e o livro foi um ótimo jeito de me introduzir a abordagem. É uma ótima leitura para conhecer e entender (pelo menos um pouquinho). Amei que dá exemplos e direciona o terapeuta durante todo o processo clínico, apontando para quando o cliente/paciente está pronto para seguir para próxima fase.

Evelyn 10/01/2023

técnico e marcante
esse livro foi meu primeiro contato com a Terapia de Aceitação e Compromisso e confesso que no início me deu uma certa preguiça pela linguagem extremamente técnica e por não ter afeição nenhuma pelos preceitos do Behaviorismo mas ao entrar na segunda parte do livro foi quase uma leitura única de tão bom e empolgante. A todos que desejam conhecer um pouco mais dessa abordagem eu recomendo de olhos abertos e bem brilhantes esse livro, foi de uma experiência única e marcante. Acredito que apesar de ser apenas uma introdução ele traz uma bagagem teórica muito boa e indicativa do que deve ser feito a partir do momento em que é identificada a demanda e foi um dos poucos livros introdutórios que já mostraram sua visão de psicopatologia. Amei e já quero mais leituras dessa abordagem.

Eduardo 27/08/2022

Um resumo teórico denso.
Achei que conheceria a ACT através de um conteúdo leve e não tecnicista, até porque o livro tem poucas páginas. Me enganei, o livro é basicamente um estudo/texto acadêmico denso e com uma linguagem de média para difícil compreensão, principalmente se a ideia era aproximar do público em geral (se não era, ainda assim senti que mais dificultaram a compreensão da teoria do que facilitaram). O que me desanimou um POUCO foi ver que apesar do diálogo com a TCC a ACT mergulha muito na Análise do Comportamento, da qual eu gosto mas não a tal ponto. Os erros de revisão também me incomodaram ao longo de todo o livro.

Por fim, os conceitos apresentados não me revelaram muita coisa que eu já não conhecesse através da TCC clássica, da Psicologia e da vida propriamente dita. É uma boa leitura, mas aquém do que eu esperava.

Danie 30/06/2022

Aquele livro para psicólogas lerem e relerem ??????
Pratico desde o início esse livro alia uma escrita gostosa com exercícios e exemplos práticos para fazermos em consultório.
Vai muito além da teoria sendo um livro guia mesmo. Excelente!

Gaby 09/05/2022

Seria uma introdução?
Eu me interessei nessa leitura pelo simples fato de que eu queria entender o que seria a ACT e, bom, criei uma expectativa muito grande nessa leitura. Li ele particularmente rápido, com base em meus horários de leitura e, além disso, o livro é finíssimo, tendo 104 páginas (contando com as referências). Bom, eu comecei a ler o livro sem saber o que raios seria uma Terapia de Aceitação e Compromisso e achei que o livro conseguiu me introduzir um pouco sobre o assunto, mesmo eu achando um pouco difícil de entender, precisando reler várias vezes a mesma frase, mas no final, sai sabendo o que seria uma Terapia de Aceitação e Compromisso, mesmo ter criado a expectativa que saberia MAIS.
Recomendo a leitura para quem gostaria de se aprofundar mais nesse conhecimento, mas digo que não é muito um livro introdutório que você sai sabendo o básico... Você sai sabendo o básico do básico do básico.

Bells 21/01/2022

É um livro muito bom. Ele apresenta os principais conceitos da terapia de aceitação e compromisso, falando sobre os 6 pontos a serem trabalhados em terapia para que o cliente possa desenvolver maior flexibilidade psicológica.

É um livro bem resumido e introdutório, mas cumpre bem com o seu papel de apresentar a base. Deixa claro como funciona as fases e que elas são flexíveis. Fala sobre o psicólogo precisa conhecer algumas coisas em relação a si mesmo.

Além de tudo, traz metáforas e atividades que podem ser passadas para o cliente de acordo com a demanda.

Para quem é psi ou estudante de psicologia e quer conhecer a ACT, recomendo esse livro.

TineC 26/12/2021

Interessante
Como eu já trabalho com Análise do Comportamento há mais de 10 anos esse livro funcionou como uma espécie de gramática.

Assim como falamos sem pensar nas regras, eu já aplicava várias das estratégias descritas.

Assim como estudar gramática nos torna comunicadores mais eficientes, conhecer melhor a teoria nos ajuda a melhorar a atuação profissional.

Manu 28/11/2021

ACT é sobre viver aceitando que somos seres humanos
Seres humanos são passíveis de sofrimento. Como é citado no livro, ninguém está livre da dor. Coisas ruins em nossa vida acontece o tempo todo: infelizmente um relacionamento que gostamos termina, morre alguém próximo a gente, planos que sonhamos não são concretizados. Todas essas experiências dolorosas nos causam marcas.

Nesse livro introdutório da ACT, princípios dessa abordagem psicológica são demonstradas e, para mim, foram muito bem-vindos. Alguns princípios são super curiosos e que me faz querer estudá-los mais.

Um desafio para nós, seres humanos, é de encarar situações que nos remetam a sofrimentos passados. Mas, a ACT demonstra que é possível conviver com sensações ruins, emoções negativas sem deixá-las te dominarem por completo, sem impedi-los de viver plenamente o momento ou de realizar seus objetivos. Não seríamos mudar nossos caminhos devido ao eventos negativos encobertos. Evitar nunca é a solução.

Isadora.Sodre 14/09/2021

É um livro de introdução para quem deseja conhecer a ACT e como ela funciona dentro da terapia. Trás várias metáforas que podem ser usadas com o paciente, caso assim deseje.

Raquel.Fagundes 22/06/2021

Um conteúdo introdutório para os interessados em conhecer a Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptance and
Therapy, ACT), criada por Steven Hayes e outros colaboradores em 1987. Aborda inicialmente os pressupostos teóricos, o modelo psicopatológico, práticas clínicas e técnicas de intervenção. A ACT basicamente propõe aproximar as pessoas de suas experiências de forma que elas consigam vivenciar as situações que causam sofrimento ao invés de se esquivar delas, como normalmente nos é comum. Ao invés de buscar controlar ou evitar pensamentos, emoções e memórias considerados ruins ou negativos, a proposta é justamente aceitar para, então, mudar de acordo com o que é importante para o indivíduo.
Em alguns momentos senti que poderia ter sido escrito de maneira mais simples e objetiva, mas de um modo geral, é um bom livro introdutório. A ACT é interessantíssima e a autora fez um bom trabalho em traduzir o conteúdo.

Bárbara 13/06/2021

Bem introdutório, mas aborda a teoria da aceitação e compromisso. Vale a pena, mas precisar aprofundar mais no tema em outros livros