11 Contos e 1 Fábula

11 Contos e 1 Fábula Bruna Karyne

Resenhas - 11 Contos e 1 Fábula

Memórias de uma Leitora 23/08/2016

11 Contos e 1 Fábula foi adquirido através da parceria com a autora Bruna Karyne.

O livro é composto por (como o título já prevê) 11 contos, 2 crônicas e 1 fábula. É um pouco complicado resenhar contos, porque são várias pequenas histórias e você não pode falar de cada uma, se não perde a graça pro leitor.
Mas falando do livro da Bruninha eu digo que é encantador, forte e intenso. É um daqueles livros que te fazem refletir pra vida, alguns eu achei muito tristes mas ai entendi que é apenas a vida real descrita e escrita.
Os contos abordam assuntos como saudades, perdas, revoltas, paixões, amizade, família, entre outros. E todos os temas tocam em nossos corações com maestria, chega a desnudar nossos sentimentos gritando: "Ei, acorda dessa ilusão..." e nos emocionamos com a veracidade e intensidade com que somos abordados. Com certeza irá se identificar com algum deles.

Eu gostei muito do conto Anjo Negro, que se passa em épocas antigas e cuja protagonista tem uma amargura muito grande, uma decepção de onde sua vida chegou e acaba por desejar o mesmo sofrimento a todos a sua volta, achei a história tão gostosa de se ler que lamentei quando acabou, acho que poderia fazer um livro com ela (fica a dica Bruninha hihi).
A fábula do final é de uma simplicidade enorme e mesmo assim recheada de sabedoria, maravilhoso.

Teve contos que não foram muito do meu agrado, mas isso é normal, afinal nem sempre gostamos de todas as histórias, e foi só por isso que dei quatro estrelas. Mas no contexto geral é fascinante e eu recomendo muito. Podem ler, eu aprovo hihi.

site: http://memoriasdeumaleitoraa.blogspot.com.br/2015/05/resenha-11-contos-e-1-fabula.html

Raffafust 07/07/2015

Ao ler uma das orelhas do livro já me impressionou que a autora o tenha escrito com apenas 13 anos, como ela dedica o livro a avó e suas histórias, acredito que ela tenha servido de inspiração para muitas delas, um exemplo é o primeiro conto " Aniversário de 50 Anos". Que visão do mundo pode ter alguém de tão pouca idade ? 50 é complicado, é aquela idade que ouço minha mãe dizer muita coisa de boa e de ruim, mas não recordo se aos 13 anos já tinha essa dimensão, isso me leva a crer que sua avó foi a grande inspiração para ele. Impressiona também que com pouca idade ela escreve bem, seu formato de escrita é prazeroso, conciso , e isso nem todos conseguem. De todos os contos o que mais gostei foi esse, teve um tom melancólico, saudoso, verdadeiro que em encantou e pretendo perguntar a autora quem serviu de pesquisa para ele.
Depois nos deparamos com mais contos onde nem sempre me senti feliz em lê-los como foi o caso do primeiro. Para mim, um bom conto é aquele que mesmo com poucas páginas te leva a um gran finale, de expectativas ou de certeza. O autor é quem decide.
Posso citar o segundo " Sendo Mãe" como o que menos gostei, me pareceu forçado , e me lembrou eu mesma quando tinha pouca idade fazendo livros para escola e colocando tudo aquilo que lia das revistas Capricho : gravidez, pressão, etc
Mas aí a autora acerta novamente quando me ganha com " Dona Clarice", mas uma vez a protagonista tem mais idade e uma vida nada perfeita. Ela também mãe nova, mas de uma garra sentida nas linhas e com um final que é tal qual a vida real : muito distante dos contos de fadas.
Destaco como pontos altos do livro as Crônicas que compõem o final dele, a primeira intitulada " A espontaneidade de escrever" é tão sincera que encanta o leitor, é o que a autora pensa, o que ela espera da escrita, o como ela vê ser escritor , e isso dá prazer ser lido, porque cada um tem uma visão do tema e ela tem o dela, e nos revela ali em 3 páginas.
Fechando o livro temos " Vida Morta" ( crônica que não gostei tanto) e a fábula " As Três Estrelas" , essa última lembrando a pouca idade da autora quando o fez, tive que achar fofa.

Anni | @dearmasen 19/06/2015

Resenha: 11 Contos e 1 Fábula
Quem gosta de livros de contos, com certeza vai se deliciar com esse. O livro é formado por 11 contos, 2 crônicas e 1 fábula. A Bruna possui uma escrita bem leve, agradável e super fácil de ser lida. A leitura é dessas que flui rapidamente, sabe?

Achei bem interessante o fato dos temas serem diversos, isso é legal por que não cai naquela mesmice de repetição. Tem uma variação bacana. Alguns são bem básicos, pelo menos eu achei, entrando em contrapartida com outros de finais bem drásticos. Fiquei chocada com o desfecho de alguns - confesso que me surpreendeu bastante, não imaginava que fossem ter finais tão tristes. Imaginei que teriam, em grande parte, aqueles finais felizes em que tudo se estabelece e fica bem. Mero engano, vai te pegar de surpresa.

Os contos ''O fim do nosso amor'', ''Clara e Elisa'' e ''Anjo'', foram os que mais mexerem comigo - se encontram, coincidentemente, nessa mesma ordem no livro. Deixaram-me até com um aperto no peito, inclusive.

Muitas partes no fazem refletir, ficar pensando a respeito do assunto - principalmente quando você se depara com o final inesperado dos personagens. Nos mostra o que sabemos, mas que esquecemos muitas vezes: Não temos o controle do que vai acontecer conosco, do que vai acontecer à nossa volta. O que vem depois é sempre um mistério, seja bom ou ruim - e esse mesmo conceito varia de acordo com quem interpreta. Isso soou claro?

''Saio da sala tendo a plena noção de que o filme, apesar de tudo, foi bom, valeu a pena, afinal, o cara do projetor sabe o que faz. Saio como Ele queria. Saio viva. Saio agradecida pela existência de tal filme, tenha tido ele o tempo que teve. Saio agradecendo pelo ingresso. Saio como o autor queria. Saio de cabeça erguida.''

Também nos passa muitas reflexões, coisas que são convenientes parar para pensar e refletir. Não vou contar os detalhes de cada conto, por que creio que isso perde a graça para quem for ler o livro depois. Ah, fazia tanto tempo que eu não lia uma fábula, trouxe aquele gostinho de infância.

A diagramação é bem legal Outra coisa que eu não poderia deixar de dar ênfase é na capa, não é? Essa capa é linda demais, muito fofa.

''E, hoje, este é o meu maior medo: terminar assim. Não deixar a marca que eu quero no mundo. Ou pior ainda do que morrer assim, viver assim.''

site: http://masenstale.blogspot.com.br/2015/06/resenha-11-contos-e-1-fabula.html

Thati 15/06/2015

Grata surpresa!
Apesar do nome, o livro traz 11 contos, 2 crônicas e 1 fábula. Ela começou a escrever o livro quando tinha apenas 13 anos, mas em sua escrita já é perceptível a sensibilidade e maturidade da jovem autora.

Esse livro foi uma feliz surpresa para mim. Não costumo ler contos com tanta frequência, pois acho muito difícil sair de uma história e rapidamente mergulhar em outra, no entanto, a leitura desse livro fluiu muito bem e eu me envolvi em cada uma das histórias.

É difícil falar de cada conto isoladamente, mas posso assegurar que as histórias da Bruna podem agradar leitores dos mais variados gêneros.

"O silêncio domina a casa e a quietude passa a me assustar. Ela me assusta porque grita a verdade."

Alguns contos retraram histórias do cotidiano que poderiam ter acontecido em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Outras, no entanto, trazem um pouco de fantasia e um universo completamente novo. Enquanto lia o livro, tive a sensação de estar sendo transportada para outra época, o que me agradou muito.

"Partia corações ao meio como quem parte um bolo."

"Era uma moça de poucas palavras, mas no pouco que falava já dizia tudo o que alguém não queria ouvir: dizia a verdade."

Eu gostei e me envolvi em cada uma das histórias, mas algumas se destacaram e acabaram se tornando as minhas preferidas: "Clara e Elisa" foi uma delas. "Anjo Negro", por sua vez, foi o meu preferido envolvendo algum tipo de fantasia e toque sobrenatural. Confesso que fiquei esperando por uma reviravolta no final, pois sou dessas que torce para os mocinhos desde o princípio.

"Só esqueço que o caminho mais rápido para a mágoa é abandonar os próprio sonhos, sem sequer tentar realizá-los."

A narrativa da Bruna é marcada por um tom melancólico que me agradou. Suas histórias são cheias de lição e representam o amor e suas contrariedades nas mais diversas relações.

A obra foi publicada pela editora Livre Expressão. A capa é bonita e exprime o conteúdo do livro muito bem. As folhas são brancas, mas não interfiriram muito na leitura. Mônica Oliveira assinou a revisão da obra e eu não identifiquei erros nela. As letras são grandes e permitem uma leitura confortável.

Contem-me se já conheciam a obra da Bruna e o que acharam da resenha. Agradeço a Bruna pela confiança e parceria. Espero que todos os leitores do NTC tenham a oportunidade de ler "11 contos e 2 fábula" algum dia!

site: http://www.nemteconto.org/#!RESENHA-11-CONTOS-E-1-FÁBULA-BRUNA-KARYNE/cmbz/557703460cf2df2eae3e317c

Magia 29/04/2015

"Assim como as estrelas, cada pessoa tem um brilho diferente e especial, mas é o conjunto desses brilhos que forma a mais bela e plena luz. A luz da humanidade."
Aos 13 anos Bruna Karyne começou a escrever seu primeiro livro. Na verdade, ela começou a escrever contos para, mais tarde, reuní-los juntamente à duas crônicas e uma fábula em um livro. E é em 11 Contos e 1 Fábula que vamos conferir o resultado disso.

A narrativa de Bruna é leve e, quem gosta de contos, com certeza vai gostar da leitura rápida. Eu não sou muito de ler livros de crônicas e de fábulas (nada contra, mas não consigo me envolver), mas dessa vez eles foram surpresas.

Gostei bastante da forma como Bruna separou os temas. Em alguns livros temos vários textos, crônicas e contos sobre o mesmo assunto e, neste, não é assim. A autora conseguiu colocar todos os 11 contos com assuntos diversos que estão ou não presentes em nosso cotidiano mas que garantem reflexão ao livro. Os contos que se destacaram para mim foram Clara e Elisa (que fala lindamente de amizade), Anjo (que é bem sensível), Vida Morta (que é em realista) e Dona Clarice (que é emocionante e com uma essência maravilhosa), porém por mais que eu entenda que a autora tenha escrito o livro com 13 anos, acho que ela poderia colocar contos escritos atualmente.

Imagino que a ideia seja justamente mostrar e, claro, guardar sua escrita dos 13 anos, mas como quando o livro foi publicado a autora estava mais velha, acho que poderia tirar alguns e colocar outros para manter a qualidade do livro e mostrar sua evolução. Eu gosto bastante de contos e mesmo que absolutamente todos desse livro tenham me passado alguma mensagem, alguns não me envolveram tanto. Ao contrário das crônicas que me surpreenderam ao me deixar triste com os finais e a fábula que trouxe uma mensagem bem bonita mesmo tendo poucas páginas.
[...]
CONTINUE LENDO: http://www.magialiteraria.net/2015/04/resenha-11-contos-e-1-fabula-bruna.html

Ani 23/03/2015

11 Contos e 1 Fábula é o livro de estreia da autora Bruna Karyne. A obra é dividida em três partes: Contos, com 11 deles, 2 crônicas e uma fábula. A escrita de Bruna é sutil e ágil, seus contos trazem uma veracidade e uma leveza incrível.
Desde que comecei no blog, descobri que sou apaixonada por contos e crônicas, são leituras ágeis que te prende e normalmente deixa um sabor de “quero mais” e grandes ensinamentos. Com essa obra não foi diferente, comecei o livro e foi muito agradável porque como minhas aulas voltaram cheias de trabalhos, eu precisava de algo que eu conseguisse ler entre uma pausa e outra e o livro encaixou perfeitamente.
A resenha vai ser curta por não poder contar muito de cada conto, somente o essencial, se não o livro perde a graça. Aniversário de 50 anos e Anjo estão na minha lista de melhores contos, as histórias descritas foram lindas e em Anjo, confesso que até me emocionei com o personagem. A Fábula As Três estrelas é de uma simplicidade maravilhosa, com uma grande moral que vale para todos.

"Assim como as estrelas, cada pessoa tem um brilho diferente e especial..."

A diagramação é simples, folhas brancas e fonte maior do que estou acostumada, o que foi bom, não encontrei erros gramaticais ao decorrer da leitura e acho essa capa linda, gosto da combinação de cores – acho que preto combina com a maioria das cores.
Em suma, 11 Contos e 1 Fábula é um prato cheio para quem gosta de um bom livro de contos.

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/03/11-contos-e-1-fabula-bruna-karyne.html