O espelho

O espelho Machado de Assis

Resenhas - O Espelho

AnaLuisa 05/02/2024

As duas metades da laranja.
Machado de Assis, a meu ver, é um dos autores mais sensacionais, não só pela escrita, mas pelas obras atemporais como é o caso de "O espelho".
Esse conto aborda a existência de duas almas: a exterior e a interior. A primeira é a nossa aparência, aquilo que mostramos aos os outros, enquanto a interior é a nossa essência, quem realmente somos quando ninguém está vendo, nossas ideologias e pensamentos. No livro, essa teoria é explicada através de uma experiência que o protagonista, Jacobina, viveu.
Por meio de "O espelho" é possível fazer uma conexão com o mundo contemporânea (provavelmente, por ser uma obra do movimento Realista), no qual os indivíduos passaram a supervalorizar a aparência/status em detrimento da essência humana e do sentimento de humanidade. Assim como quando Jacobina se encontra em solidão, ao olhar no espelho ele se vê de forma desfigurada, uma vez que não havia nem um ser vivo para o admirar e alimentar a sua alma externa, já que esta sobrepôs o significado da alma interior.
Dessa maneira, quando o protagonista vestiu a roupa de "alferes" passou a se ver novamente no espelho, naquele momento ele percebeu que havia perdido a sua humanidade, ou seja, naquele ser a alma interior já não tinha grande importância.
Conclui-se o livro passando a necessidade do equilíbrio entre as duas metades da laranja: a alma exterior e a interior, a fim do exercício de uma vida verdadeira.
Kiara D. 06/02/2024minha estante
você capturou a essência do livro nessa resenha, adorei!!

AnaLuisa 07/02/2024minha estante
Ahh, obrigada!! ?

Kiara D. 11/02/2023

Incrível como um livro tão antigo se encaixa tão perfeitamente na sociedade atual...
"Não há uma só alma, há duas."

Leonel.crvg 23/01/2023

Duas almas, qual serão as minhas?
Achei muito bom, primeira livro de Machado de Assis que leio. Gostei bastante das metáforas utilizadas no livro sem sombra de dúvidas uma grande obra.

Nanda / Fêfê 12/09/2022

Teoria da alma humana.
Todos nós temos duas almas. A alma interna e externa. A externa seria o sentido de vivermos? Talvez.

Uau que livro! Refleti muito sobre a alma humana, uma das coisas que irei e estou refletindo no meu livro, que estou escrevendo.

Amei e pretendo relê-lo.

Karen 17/08/2022

N entendi nada
Eu terminei de ler, mas não entendi nada por causa da escrita antiga. Depois de pesquisar sobre o conto eu entendi melhor a história

Thaci 14/01/2022

A atualidade dO espelho, de Machado
É um conto bem curto sobre a natureza humana e o genial Machado de Assis mostrou um entendimento atemporal dela, isto pois apesar de ter sido escrito a muitos anos atrás, 1882, ainda podemos fazer analogia com o comportamento humano nos dias de hoje.
O conto defende que temos não uma mas duas almas, sendo a alma interna, que vem a ser a nossa real personalidade; e a alma externa que é como somos vistos pelo olhar do outro. Nesse conto relata a luta para equilibrar as duas almas e como a importância que nossa "alma externa" seja bem vista acaba por nos cegar, a supervalorização da mesma acaba ofuscando a interna, que é a essência humana.
Muito real como hoje em dia as aparências continuam tendo mais importância que a verdadeira essência das pessoas. O status, conta bancária, o modo de se vestir e falar, o número de seguidos nas redes sociais ou o número de visualizações no Tik Tok, tantas coisas fúteis tem sido a "alma exterior" de inúmeras pessoas e outras mais admirando, invejando e desejando ser e ter, esquecendo-se da alma interna assim como no conto do Machado.

Janaina Edwiges 29/11/2020

Não há uma só alma, há duas...
O Espelho é um conto genial e embora tenha sido publicado em 1882 traz uma crítica ao comportamento humano que se encaixa perfeitamente na sociedade contemporânea.

A história propõe a existência de duas almas. A interna, que representa aquilo que somos verdadeiramente, em nossa essência e a alma externa, que reflete o que aparentamos ser e o que os outros pensam de nós. Surge assim, uma interessante reflexão: até que ponto conseguimos equilibrar essas duas almas? Até que ponto deixamos a alma externa nos dominar e passamos a viver em um mundo de aparências, dependendo constantemente da aprovação de outras pessoas e esquecendo de quem realmente somos?

Ingrid 14/07/2020

A essência humana
Machado de Assis relata a teoria da alma humana, que é o subtítulo desse conto. Através de Jacobina, relata-se a essência humana, usando-se como alegoria duas metades de uma laranja. Aparentemente, o autor faz uma constatação de como somos no íntimo, e como nos apresentamos socialmente, por isso o espelho. E, ainda, como gostamos de nos apresentar, e chegamos até não conseguir viver sem sermos aquela metade da laranja, ou como ele chama: da alma externa.

Hugo.Lousada 01/07/2020

É bom. Tem uma filosofia um pouco complexa ali contida, mas isso é que faz com que a leitura seja tão interessante. Recomendo.

Van 04/04/2020

Machado sempre surpreende
Leitura rápida, história boa e edição com ilustrações que facilita para quem não tem muita familiaridade com clássicos.
Recomendo!

Kimo 31/03/2020

Me surpreendeu
Primeira obra do Machado de Assis que eu verdadeiramente amo (em teoria e em prática)

Kimo 31/03/2020

Me surpreendeu

Evellyn.Souza 23/03/2020

Muito bom! Machado é Machado. Cada conto é um tapa na cara,este é um, que introduz uma nova filosofia ao mundo.

Nelissa 20/02/2020

A genialidade machadiana é inquestionável neste conto. É uma "pequena dose" de reflexões sobre o que é próprio do humano.