Northanger Abbey

Northanger Abbey Jane Austen

Resenhas - Northanger Abbey

Amanda 03/07/2021

"her spirits danced within her"
que experiência bacana! esse é o quarto livro da autora que li esse ano e fiquei super feliz com a história.

triste que a abadia de northanger não tenh recebido tanto conhecimento! realmente, é um tipo de narrativa diferente das demais, principalmente porque foi o primeiro romance escrito pela jane. nesse livro, a austen conversa muito com o leitor, e eu achei isso sensacional. ela sempre fazendo críticas sutis a determinados assuntos e utilizando muita ironia pra estabelecer seus posicionamentos, por isso é tão importante ler jane austen.

esse livro é muito fofo, conta uma história breve da catherine e uma temporada que a heroína passou em Bath, com seus parentes. no geral, não acontece muita coisa.
mesmo sem muitos acontecimentos, é engraçado, romântico e possui um viés bem juvenil; a autora era jovem na época e a própria personagem principal também. totalmente diferente de Emma, por exemplo, ou Elinor (razao e sensibilidade).
por isso, se você quer ler Northanger Abbey, lembre-se de que vai ser algo mais leve, e que seria melhor não começar a ler jane austen por esse aqui. mas foi um prazer conhecer a catherine! e devo dizer que o Mr. Tilney foi um dos "mocinhos" que mais gostei! ele é muito divertido e teve muito contato com a Catherine. Eles possuem muitos diálogos ao longo do livro.

Pedro.Morais 14/04/2021

Uma pena não termos uma conclusão.
Jane Austen sempre surpreende não trazer questões da época mescladas com um romance onde suas protagonistas tinham voz ativa numa sociedade onde massacrava e reprovava os pensamentos femininos, mas Charlotte mostrou o domínio em sua linha de pensamentos ativos com o convite de ir passar uma temporada na cidade de Sandition.
É um romance bem lapidado, onde vemos através da narrativa clara e objetiva questionamentos bons lutando contra a cobiça, presunção e até mesmo preconceito com questões de status.
A pior parte deste livro foi não termos um final.

cecília 24/03/2021

amei
mais outro livro da jane austen que eu me apaixonei já des do começo !
É uma literatura gótica muito legal .
Amei a Catherine e sei jeito meio sonhador de pensar , gostei também que ela ama ler , e sempre se imagina em situações dos livros .
Enfim , super indico esse livro !!
bjoo

Isabelle248 20/01/2021

Até agora, meu favorito da Jane Austen!!
Esse foi o primeiro livro escrito por Jane Austen e é uma sátira da literatura gótica. Me diverti muito com o sarcasmo e a ironia do livro, e com a imaginação fértil da personagem principal ?. Super recomendo !!

Nana 25/09/2020

incrível
Eu sabia que Jane Austen não me decepcionaria, ela sendo a autora que fez eu me apaixonar pelo mundo dos clássicos e principalmente pela Literatura Inglesa, a qual eu pretendo estudar mais afundo na própria Inglaterra. Mesmo com tudo isso, esse sendo meu primeiro contado com uma obra da Jane no idioma original (Inglês), eu estava bastante preocupada se eu entenderia e gostaria da história. A primeira vitória foi conquistada pela facilidade com que o inglês clássico foi de tão fácil entendimento para mim, o que me deixou nas nuvens. E, claro, a história em si foi maravilhosa! Amei conhecer a Catherine e sua personalidade heróica, como a própria Jane retrata. Amei o ar de mistério e as referências Góticas, a retratação da amizade e, óbvio, o romance. Darcy agora compartilha meu coração com Tilney e sempre assim será! Eu indico Northanger Abbey para ser a primeira leitura para quem ainda não conhece o trabalho da Austen, pois é um livro bem rápido e leve!

LangDLivia 11/08/2020

Northanger abbey
70% do livro foi muito divertido, o final foi o que eu esperava mas não como eu esperava :(
Acho que foi uma boa escolha pra mim como primeiro livro da Jane Austen

Joana.Benigno 05/08/2020

Catherine é uma das heroínas mais engraçadas de Jane Austen pelo simples fato de ser tão facilmente impressionavel. O "vilão" desse livro ainda é relevante até hoje, sendo mais um macho chato do que um criminoso como em Razão e Sensibilidade. também gostei muito de Henry Tilney, ele é muito charmoso e mais tranquilo que outros herois austenianos. infelizmente o livro não está muito bem concluído, algo que espero que adaptações tenham tomado um pouco de liberdade para melhorar. ainda assim, uma ótima leitura.

bobbie 01/08/2020

O que esperar de Jane Austen?
Jane Austen viveu e produziu suas obras na virada do século XVIII para o XIX (18 para 19). Em seus romances, tornou-se como se uma "estudiosa" das relações entre classes - ricos x pobres - e sexos - homens x mulheres -, bem como as próprias convenções de gênero: o que esperar sobre como um homem deve agir e, por contraponto, uma mulher? Northanger Abbey é mais um romance como os outros que a autora produziu. Vemos aqui todos os costumes protocolares da sociedade inglesa da época: os bailes que os jovens frequentavam, a corte dos homens para com as mulheres, as relações de amizade feminina tão profundas, contornando as bases para futuras relações familiares. Neste livro, por exemplo, a protagonista de 17 anos Catherine poderia se tornar "irmã" de sua melhor amiga Isabella por duplos laços de casamento, quando a última inicia um relacionamento com o irmã da primeira, enquanto o próprio irmão começa a cortejar a protagonista. Vemos aqui conflitos de interesses matrimoniais, além de brigas pelo posto por ambos os lados. Em determinado momento, Northanger Abbey parece que vai enveredar pelos ares dos romances góticos, quando a protagonista começa a explorar a abadia do título, mas é só um ensaio breve, para que a trama logo volta aos trilhos das complicadas relações entre os sexos e os conflitos de classe tão típicos de Jane Austen. Por fim, vemos o esperado final que parece ter influenciado tantas novelas: o casamento. Aqui, o ato acontece de modo tão corrido, que parece até ter faltado papel para a autora desenvolver a conclusão de seu romance. Papel ou paciência.

gabivbritto 24/05/2020

Delicioso e simples
Esse livro tem a carinha da Jane Austen. Como fã da autora, não é o meu preferido, mas vale a pena. É um bom começo para os que querem conhecer a escrita dela. É divertido e aconchegante. Adorei.

caroline 01/04/2020

meu quase menos favorito da Austen
Eu li A abadia de Northanger em português no começo de 2019, e, fazendo agora a releitura em inglês pude lembrar o porquê ele é um forte concorrente ao meu posto de menos favorito da Jane Austen. Só perde para Mansfield Park.

Vale a pena ser lido, mas não sei se vale a pena ser re-lido...

Desculpa, Jane.

Luiza Riveiro 16/02/2020

Uma paródia da literatura gótica cheia de ironias
O termo literatura gótica se refere às histórias de terror e de mistério que se passam em castelos e locais lúgubres, cheios de criaturas sobrenaturais. Quando Jane Austen terminou de escrever A abadia de Northanger, em 1803, romances góticos eram muito populares, sendo lidos principalmente por mulheres. Ao retratar, então, sua personagem principal como uma suposta heroína gótica, Jane Austen coloca em evidência, de forma jocosa, as principais características desses gênero.
Catherine Morland é uma leitora voraz da literatura gótica, que se imagina dentro de cenas dos livros que lê. Durante sua viagem para Bath, ela conhece os irmãos Tilney, que a convidam para passar algumas semanas na abadia da família. Apaixonada por Henry Tilney, Catherine aceita o convite e, durante as semanas que passa lá, em um ambiente perfeito para um livro gótico, começa a imaginar histórias sobre Captain Tilney e sua falecida esposa. Como uma boa heroína, ela tenta descobrir a verdade sobre a morte da mãe de seus amigos.
Ao longo do livro, o narrador nos faz pensar sobre a estrutura da literatura gótica. No primeiro capítulo, por exemplo, lemos ?Ninguém que tivesse conhecido no passado a menina Catherine Morland poderia ter presumido que ela nasceu para ser uma heroína?. Apesar dos obstáculos (sua condição de vida, do seu temperamento, do jeito de seus pais), Catherine não desistiu de ser uma heroína gótica: ela ?leu todas as obras que as heroínas precisam ler a fim de abastecer suas memórias com aquelas citações que são tão aproveitáveis e tranquilizadoras nas vicissitudes de suas vidas aventurosas?.
Se você nunca leu nada da Jane Austen, esse é um bom livro pra ter o seu primeiro contato com essa escritora fantástica. E se você já leu livros como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, não deixe de ler A Abadia de Northanger: eu tenho certeza que você vai se apaixonar ainda mais pela escrita irônica e a narrativa de Jane Austen.

Se você gostou desta resenha, não deixe de dar uma olhada no ig literário @nocaminhoumlivro Lá, eu e minha amiga Isa postamos resenhas, indicações, trechos e fazemos leituras conjuntas!

Ana 01/09/2019

A escrita de Jane Austen é magnífica, mas eu não consegui gostar dos personagens. Não dá para criticar essa diva, então claramente o problema é comigo. 8-0

Maitê 09/10/2017

É tão bom ler um livro novamente e descobrir que ele é melhor do que você imaginava. Esse é possivelmente o livro mais engraçado e divertido da Austen. Ela consegue majestosamente zoar e dar suporte a um gênero literário tão popular à época, o estilo gótico.