Northanger Abbey

Northanger Abbey Jane Austen




Resenhas - Northanger Abbey


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Lauraa Machado 22/08/2021

Engraçado, divertido e emocionante
É tão comum ver gente falando que a Jane Austen escrevia com ironia, mas, em todos os outros livros dela que eu li, era de uma forma bastante sutil. Nesse livro, em compensação, é uma ironia tão descarada, que me fez rir alto várias vezes enquanto lia.

Eu realmente não esperava gostar tanto desse livro, o que talvez seja muito besta da minha parte, já que adorei todos que já li da autora. Esse é diferente dos outros, é mais leve, é mesmo bem engraçado e tem várias referências a romances góticos (referências, afinal, a livros dos quais eu nunca nem tinha ouvido falar). Não é um livro grosso, mas foram tantas emoções! Eu cheguei a ficar tensa, revoltada e ansiosa, além de rir com vários comentários da narradora. Foi uma surpresa muito agradável, e eu especialmente adorei a Catherine.

Minha única crítica seria para a conclusão do romance, que acho que poderia ter sido um pouco mais romântica mesmo. Mas ainda foi bacana, e eu gostei da história do começo ao fim.

Acho que livros clássicos bons nem precisam muito de resenhas positivas, já têm muitas pessoas o recomendando, mas fica aqui minha contribuição: esse é o livro mais divertido e leve da Jane Austen e foi uma delícia ler!
Taytay1 22/08/2021minha estante
Senti exatamente a mesma coisa cm esse livro, ri mtoo com os comentários da Jane e a inocência da Catherine kskk




Lu 01/04/2010

Esse livro foi escrito por Jane Austen quando ela ainda era adolescente. É sua própria versão de um romance gótico: um castelo assombrado por um mistério, uma mocinha ingênua e corajosa e um herói pronto para salvá-la.

Nada de novo. Mas estamos falando de Jane Austen. Então, a narrativa é permeada de uma delicada ironia. De uma crítica sutil a esses estilo literário. O resultado é um livro romântico, divertido e adorável. Talvez não seja o melhor trabalho dela, como os fãs mais puristas dizem.
Porém, como diz um amigo meu: "Austen é sempre Austen".
comentários(0)comente



Larissa2518 08/01/2010

De todas as obras da Jane Austen, Northanger Abbey foi a que menos capitou minha atenção. Fala muito sobre vestidos e salões, a relação do casal tem pouca complexidade.
Esperava um pouco mais.
comentários(0)comente



Sara 01/02/2011

Mistérios/Fantasias...
Catherine Morland... uma personagem leitora... de Os Mistérios de Adholfo... e se vê influenciada e levada a imaginar misteriosos acontecimentos... Quem não já leu um livro que lhe deixou fantasiado/a? Bom, é claro que cada pessoa tem seu jeito próprio de ler e de considerar um livro... que pode não ter o mesmo valor literário para todos igualmente, no entanto, é dificil imaginar que todos, leitores, claro, não tenham aquele livro que não lhes sai da cabeça ou pelo menos fizeram sua cabeça por um bom e/ou determinado tempo!
comentários(0)comente



Toni 08/10/2011

A playful defense
Of all Jane Austen’s novels, Northanger Abbey is presumably the one which most relies on the reader’s previous readings. To understand it thoroughly one has to bear in mind the discussions that were taking place during the time of its composition and the literature that preceded it, especially the ones influenced by the Gothic sub-genre. As Marilyn Butler suggests, in her introduction to the novel:

"By pooling the contemporary novel’s sub-genres together to make her own continuous plot, Austen draws attention to a family similarity and a common stock of motifs found widely dispersed in time. Ultimately, indeed, Northanger Abbey depends for its own interest, suspense and colour on being itself a romance."

In this romance, Catherine Morland, the main character, is a plain eighteen years-old girl with a disposition rather improbable of becoming a heroine. She is described as having ‘a thin awkward figure, a sallow skin without colour, dark lank hair, and strong features; (…) and not less unpropitious for heroism seemed her mind’. (I, 1) All first chapter suggests that the destiny of such an ordinary character one is to follow has a doubled path, which ought to be simultaneously trodden by the reader: the first covers the story of Catherine’s rite of passage to adulthood, which she will undertake; the second encompasses the exploration of the possibilities of novel-reading, by means of breaking the conventions of novelistic writing.

In the second sense, the opening lines of the novel reveal Austen’s satire of novelistic formulas, as follow: ‘No one who had ever seen Catherine Morland in her infancy, would have supposed her born to be a heroine’ (I, 1). As the novel resumes, a bright pact is established between the author and her readers, as she continues to speak directly to her audience, reminding them of each novel convention as they are broken, ignored or put into use. For instance, as the party sets their journey to Bath, Austen’s description of the trip is constructed as a burlesque version of what should be expected from a Gothic heroine’s distress: ‘It was performed with suitable quietness and uneventful safety. Neither robbers nor tempests befriended them, nor one lucky overturn to introduce them to the hero.’ (I, 2) Then, in her account of Mrs. Allen—another instance of the author addressing her readers—, the irony functions as to mark the differences of the parody and the parodied texts:

"It is now expedient to give some description of Mrs. Allen, that the reader may be able to judge, in what manner her actions will hereafter tend to promote the general distress of the work, and how she will, probably, contribute to reduce poor Catherine to all the desperate wretchedness of which a last volume is capable—whether by her imprudence, vulgarity, or jealousy—whether by intercepting her letters, ruining her character, or turning her out of doors."

As Linda Hutcheon points out in her Theory of Parody, the parody exists, essentially, when it marks a difference, not a similarity to the parodied text. The many conventions implied in this passage, such as the length of the novel and the predicaments of the heroine’s misery, were ironically inverted by Austen as a way of spotting the parody. This was probably expected to provoke, in the eighteenth century reader, utter amusement and serious reflection. The necessity of well-informed readers, connoisseurs of the works of Samuel Richardson [1689-1761] or Ann Radcliffe [1764-1823], just to name a few of the referred authors throughout the novel, is thus of utter importance, for otherwise the parody would be neutralized.

Parody, according to Hutcheon, is utterly dependant of considering ‘the parodic text’s entire situation in the world—the time and the place, the ideological frame of reference, the personal as well as the social context’ (2000: p.xiii). For that reason, parody ‘is intensely context- and discourse-dependent.’ (Idem) Having that in mind, associated to all that has been discussed above, on the situation of women and the rise of novel, how can one situate Jane Austen’s novel in the cultural milieu of the beginning of nineteenth century? It seems that the defense of her genre in I, 5 of Northanger Abbey has an acceptable answer to that question.

This short chapter is a summary of how the relationship between Catherine and Isabella Thorpe quickly increased into the warmest affection; and how books played an important role in their friendship. Not any kind of books, of course, but novels:

"Yes, novels;—for I will not adopt that ungenerous and impolitic custom so common with novel writers, of degrading by their contemptuous censure the very performances, to the number of which they are themselves adding—joining with their greatest enemies in bestowing the harshest epithets on such works, and scarcely ever permitting them to be read by their own heroine, who, if she accidentally take up a novel, is sure to turn over its insipid pages with disgust."

Austen’s main target here is obviously the silly novel writers and readers of her time. She was probably aware of Samuel Johnson’s celebrated defense of the novel published around 1750, in which he praises ‘the manner of the Richardson and his followers (but not Fielding) for their accurate observation of character, naturalistic mixing of virtues and weaknesses, and moral, educative intention.’ (BUTLER, 1995: p.xvii). Nevertheless, he condemns the ignorant novel-readers and the set of works, which Austen’s novels inevitably became part of. These novels are written, according to Johnson (1750),

"Chiefly to the young, the ignorant, and the idle, to whom they serve as lectures of conduct, and introductions into life. They are the entertainment of minds unfurnished with ideas, and therefore easily susceptible of impressions; not fixed by principles, and therefore easily following the current fancy; not informed by experience, and consequently open to every false suggestion and partial account."

It is rather easy to presume that Catherine Morland will be precisely the kind of reader Johnson is describing; and, naturally, the kind of character Austen needs to proceed in her defense. By choosing such protagonist for her novel, it seems that Austen is assuming her work to be the very epitome of what was wrong with fiction, and she employs herself in proving that assumption wrong, resuming her speech with eloquent conviction:

"Although our productions have afforded more extensive and unaffected pleasure than those of any other literary corporation in the world, no species of composition has been so much decried. (…) There seems almost a general wish of decrying the capacity and undervaluing the labor of the novelist, and of slighting the performances which have only genius, wit and taste to recommend them." (I,5)

As the voice of an ‘injured body’ (I, 5), she points out the intrinsic values of novel-reading while remarking the frequent injustice done towards the writers of the genre. Why should the heroine of one novel patronize another? Novelists must stick together. Finally, in the final lines of her discourse, Austen provides us with a fine definition of her art, as ‘a work, in which the greatest powers of the mind are displayed, in which the most thorough knowledge of human nature, the happiest delineation of its varieties, the liveliest effusions of wit and humor are conveyed to the world in the best chosen language’ (I,5). Thus, the apology is completed, joyfully resented but impressively accomplished.

Within Jane Austen’ oeuvre Northanger Abbey stands as a key cross-reference to current claims for women’s place in culture as both readers and creators of genres of their own. By relying on her readers’ capacity of recognizing her work as a parody, and inviting them to complete the novel together with her, adding their own impressions and readings, Austen not only defended this feminine genre as a legitimated form of art but also guaranteed women’s place in the competent readership of early nineteenth century.
comentários(0)comente



Fimbrethil Call 06/06/2013

Uma moça cheia de imaginação.
Na verdade, esse livro começa a ficar interessante na página 100, no começo é muita enrolação, e as melhores características dos livros de Jane Austen: as situações e os diálogos bem escritos e bem humorados, estão ausentes, como esse foi a primeira grande obra dela, é de se perdoar; mas já está presente a grave crítica social que ela apresenta em todos os seus livros. Catherine é uma mocinha engraçadinha, cheia de imaginação, que se deixa levar por ela, mas que tem personalidade e não é facilmente enganada pelos outros.
comentários(0)comente



Alexandra 04/09/2014

Uma garota ingênua e o poder de uma Abadia
Uma das poucas coisas que sabia sobre o livro “Northanger Abbey”, de Jane Austen, era que se tratava de um romance gótico. Mas sou obrigada a não concordar inteiramente com isso, pois, para mim, trata-se mais de uma paródia do gênero. Ainda que o livro exalte as qualidades de quem de romances góticos – em detrimento daqueles que o consideram um entretenimento fútil -, tenta-se demonstrar que é importante não confundir realidade com fantasia.

A obra conta a história de Catherine Morland, uma garota ingênua, que passa a conhecer os perigos do mundo, para enfim compreender que pior que uma abadia fantasiosamente mal-assombrada, são os amigos interesseiros. O interessante sobre Catherine é que ela está longe de ser a heroína perfeita, como Austen ratifica algumas vezes, pois acredita piamente em tudo o que dizem. Mesmo assim, ao longo do livro, a personagem principal aprende a ser mais madura, e a enxergar que nem todas as pessoas são boas.

A parte “gótica” do romance se refere somente a algumas páginas, e serve somente para mostrar como Catherine é influenciável. E é a partir desse trecho que começa a então “realidade” da personagem e conseqüente evolução.

Aliás, como toda obra de Austen, há várias críticas à sociedade da época. Um delas se deve a consideração do que é um homem e uma mulher, pois a heroína adorava brincadeiras tradicionalmente masculinas e, ainda por cima, escuta da mãe que não seria uma boa dona de casa. Já Henry Tilney, o personagem masculino principal, interessa-se por tecidos e romances, considerados somente para o público feminino. Já os irmãos Thorpe, que se mostram pessoas ambiciosas, costumam generalizar tanto a imagem do homem, quanto a da mulher. Ou seja, talvez a sociedade da Inglaterra no início do século XIX não seja tão diferente da nossa.

Já a escrita de Jane Austen é muito interessante, pois em vários momentos ela conversa com o leitor, comentando a história. Isto acaba tornando a experiência do livro muito agradável. Esta pode não ser considerada por muitos como “a grande obra” de Austen, mas merece atenção pela história e modo irreverente da escrita. Em minha opinião, fica a frente de obras como “Sense and Sensibility” e “Mansfield Park”.


site: http://eunaosoualexandredumas.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Mari 31/03/2016

Mais um trabalho impecável de Jane Austen <3
A finalização do livro não me decepcionou de forma alguma. Em muitos momentos durante a conclusão dos acontecimentos, prendi a respiração e me vi completamente envolvida... Isso aconteceu durante toda a obra, mas foi se intensificando à medida que me afeiçoei a certos personagens. Esse talento da Jane Austen, causando tantas emoções dentro de um contexto relativamente simples, utilizando situações cotidianas, é incrível! Ao terminar o livro, li novamente a introdução da edição que possuo e pude concordar com cada palavra. Realmente é um tipo de escrita com a qual pode-se relacionar atualmente... A relação de Catherine com seu livro Udolpho e a influência disso com a forma que vê o mundo... Eu mesma me vi influenciada por Northanger, seja por uma leve mudança no meu jeito de falar com as outras pessoas quando eu estava muito imersa no livro. Jane Austen, mais uma vez, atinge com perfeição os objetivos pretendidos com esse livro, e tem a capacidade de, dentro da trama, levantar questionamentos sociais importantes. Uma leitura muito gostosa!
comentários(0)comente



Maitê 09/10/2017

É tão bom ler um livro novamente e descobrir que ele é melhor do que você imaginava. Esse é possivelmente o livro mais engraçado e divertido da Austen. Ela consegue majestosamente zoar e dar suporte a um gênero literário tão popular à época, o estilo gótico.
comentários(0)comente



Ana 01/09/2019

A escrita de Jane Austen é magnífica, mas eu não consegui gostar dos personagens. Não dá para criticar essa diva, então claramente o problema é comigo. 8-0
comentários(0)comente



Luiza Riveiro 16/02/2020

Uma paródia da literatura gótica cheia de ironias
O termo literatura gótica se refere às histórias de terror e de mistério que se passam em castelos e locais lúgubres, cheios de criaturas sobrenaturais. Quando Jane Austen terminou de escrever A abadia de Northanger, em 1803, romances góticos eram muito populares, sendo lidos principalmente por mulheres. Ao retratar, então, sua personagem principal como uma suposta heroína gótica, Jane Austen coloca em evidência, de forma jocosa, as principais características desses gênero.
Catherine Morland é uma leitora voraz da literatura gótica, que se imagina dentro de cenas dos livros que lê. Durante sua viagem para Bath, ela conhece os irmãos Tilney, que a convidam para passar algumas semanas na abadia da família. Apaixonada por Henry Tilney, Catherine aceita o convite e, durante as semanas que passa lá, em um ambiente perfeito para um livro gótico, começa a imaginar histórias sobre Captain Tilney e sua falecida esposa. Como uma boa heroína, ela tenta descobrir a verdade sobre a morte da mãe de seus amigos.
Ao longo do livro, o narrador nos faz pensar sobre a estrutura da literatura gótica. No primeiro capítulo, por exemplo, lemos ?Ninguém que tivesse conhecido no passado a menina Catherine Morland poderia ter presumido que ela nasceu para ser uma heroína?. Apesar dos obstáculos (sua condição de vida, do seu temperamento, do jeito de seus pais), Catherine não desistiu de ser uma heroína gótica: ela ?leu todas as obras que as heroínas precisam ler a fim de abastecer suas memórias com aquelas citações que são tão aproveitáveis e tranquilizadoras nas vicissitudes de suas vidas aventurosas?.
Se você nunca leu nada da Jane Austen, esse é um bom livro pra ter o seu primeiro contato com essa escritora fantástica. E se você já leu livros como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, não deixe de ler A Abadia de Northanger: eu tenho certeza que você vai se apaixonar ainda mais pela escrita irônica e a narrativa de Jane Austen.

Se você gostou desta resenha, não deixe de dar uma olhada no ig literário @nocaminhoumlivro Lá, eu e minha amiga Isa postamos resenhas, indicações, trechos e fazemos leituras conjuntas!
comentários(0)comente



caroline 01/04/2020

meu quase menos favorito da Austen
Eu li A abadia de Northanger em português no começo de 2019, e, fazendo agora a releitura em inglês pude lembrar o porquê ele é um forte concorrente ao meu posto de menos favorito da Jane Austen. Só perde para Mansfield Park.

Vale a pena ser lido, mas não sei se vale a pena ser re-lido...

Desculpa, Jane.
comentários(0)comente



gabivbritto 24/05/2020

Delicioso e simples
Esse livro tem a carinha da Jane Austen. Como fã da autora, não é o meu preferido, mas vale a pena. É um bom começo para os que querem conhecer a escrita dela. É divertido e aconchegante. Adorei.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR