Eleanor & Park

Eleanor & Park Rainbow Rowell

Resenhas - Eleanor e Park

valenluisaa 26/06/2023

Meu livro favorito, mas..
Eleanor e Park é meu livro favorito sem sombra de dúvidas, mas tem coisas nele que me deixaram meio...?

Ele reforça muito estereótipos, como se tudo se resumisse por que o Park é a asiático e a Eleanor não tem o corpo padrão

Mas o livro é muito legal, a escrita é ótima e eu chorei no final ?
callmesnake 26/06/2023minha estante
Eu amo esse livroooo. Li ele em uma noite, se minhas leituras do ano não estivessem TÃO atrasadas, estaria relendo ele.

nick 26/06/2023

Doído
Entrei de cabeça no livro e li bem rápido. Amei o ritmo dos capítulos e a forma com a qual se conta a história. Li pela segunda vez com uma perspectiva mais madura, e não me decepcionei.

Maria1691 16/06/2023

Uma breve história de amor adolescente
Quando se escuta as duas palavras mágicas ?amor adolescente? normalmente imagina-se uma história cheia de dramas ou tragédias, onde existe o amor imaturo e jovem e, sinceramente, era tudo o que eu esperava nesse livro, mas ele me surpreendeu com mais do que isso.
Eleanor é uma dos dois personagens principais desta obra onde podemos ler no ponto de vista dela e do Park; assim, logo no início percebemos como ela é negligenciada pela mãe, que deixa claro que a sua prioridade é seu marido, vulgo o padrasto abusivo, explosivo e alcoólatra da Eleanor, fazendo desta a garota que não possui nenhuma base de apoiou em casa, além de ser uma novata esquisita e sem amigos na escola.
Park ??vai ser o primeiro amigo de Eleanor na escola e, logo mais, seu primeiro amor, que se torna sua válvula de escape em uma vida cheia de incertezas. O garoto vem de uma família estável e acolhedora, que com o tempo acabam por acolher a mocinha também e fazê-la ter uma família que nunca teve, tornando esse relacionamento a única coisa boa em sua vida.

Eu gostei muito do livro, mas ele só é?bom. Acreditei se tratar de um relacionamento tóxico, mas a única coisa tóxica desse livro é a família da Eleanor. O romance cria uma certa dependência emocional nos personagens, mas é algo que daria para resolver. E quanto ao fato de haver discriminação racial, eu relevei essas partes porque, para época em que a história se passa (EUA no tempo da fita cassete), achei que se relacionou muito com que as pessoas pensavam e portanto, não me incomodei? muito, mas fica uma dica para não se normalizar esse comportamento; me incomodei mais foi com as faltas de informação, pois deixaram muitas questões e um final em aberto que contribuiriam muito mais para a história se fossem concluídas.

Dudasnelli 13/06/2023

Tristinho
Eu gostei do livro, no início foi engraçado, daí começou a ficar mais triste em alguns momentos, mas achei bom no geral, gostei de ver a perspectiva dos dois, tinha umas partes melosas de mais e o final foi meio blé, mas eu entendi o porquê, é triste. Não sei se quero ler a continuação

Jack Kline 11/06/2023

A última página me mata!
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e acima de tudo, geek.

Park: descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola.

Eleanor: ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e ?grande? (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família.

Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias e, apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. Acreditem, nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths.

Atenção para os gatilhos: bullying, racismo, assédio sexual, agressão verbal e física.

Quando li Eleanor e Park no começo do ano, confesso que "caí de amores" por esse livro rsrsrs. A primeira impressão que se tem é de que se trata de um YA super leve, fofo e romântico. Mas quando vamos nos aprofundando na leitura, percebemos que é muito mais que isso.

Uma leitura rápida e fluida, em capítulos alternados entre os dois personagens, vemos o mundo através de seus olhos.

Desde o momento em que os personagens se conhecem, já podemos perceber um clichê acontecendo. Para Park, Eleanor é "uma garota estranha". Para Eleanor, Park é "o garoto esquisito e asiático". Mas, acompanhando o desenvolvimento dos personagens vemos essas opiniões mudarem pouco a pouco (essa é uma coisa que amo na escrita da Rainbow Rowell. A forma como ela consegue transparecer os sentimentos dos personagens). Conseguimos ver a transição dos sentimentos de Eleanor e Park: de aversão a interesse, de interesse a amizade e de amizade a amor!

Um livro que trata de questões sérias com leveza. Que te faz rir, te faz chorar, mas acima de tudo, te faz pensar!

Mas graças a Deus e para a felicidade de meus sentimentos, o que permanece é o amor!

Enfim, mais um pra lista de releituras!

Moona1 10/06/2023

O mesmo filme...
Eleanor e Park é uma estória sobre primeiro amor e as fases ruins e boas da adolescência.

Demorei muito tempo para terminar esse livro, mas quando engatei nele não conseguia mais parar de ler.

Esse livro é diferente de todas as estórias de romance. Aprendi que mesmo você não querendo, é o mesmo filme...ciclos se encerram.

Recomendo demais, mas entenda que livro também tem diversos gatilhos, então procure saber antes.

Ju ju 08/06/2023

Aí assim eu odiei mais gostei tipo o casal a Eleanor e o Park são perfeitos , amo o romance deles porém , a história do livro muito chata o livro que eu mais demorei para ler.

letty 08/06/2023

Gostei bastante, mas a parte da casa da eleanor me irritou pelo motivo óbvio 'do ambiente' em que ela estava inserida, assim como os irmãos.
gostei a evolução dos personagens, mas fiquei me questionando se no final quem se f0d3u msm não foi o park, no fim das contas?

Becxs 07/06/2023

Eleanor e Park me fez sentir tudo e mais um pouco, simplesmente incrível, aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa??

Graziela.Benevenuto 07/06/2023

Eleanor&Park: entediante e irritante.
O livro conta a história de uma garota totalmente sem autoestima, que sofre gordofobia na escola e bullying pelo seu estilo excêntrico, além de viver em um ambiente familiar totalmente conturbado. Acaba se apaixonando por um garoto asiático que anda justo com os populares, aqueles que a humilham constantemente. Eles acabam se apaixonando, mas ele, com medo de ser o alvo de bullying/xenofobia pelos "amiguinhos" demora uma vida pra assumir ela publicamente, e ele demonstra DIVERSAS VEZES que tem vergonha dela. O ranço que senti nessas cenas não tá escrito! Sem contar que a autora enrola muito... O que torna uma história bem repetitiva. Parece que as únicas coisas que aconteceram na história são o casal lendo gibi, ouvindo música segurando as mãos e beijos às escondidas, 90% no ônibus. ????? E que final sem graça foi esse???? Depois de tudo que rolou nos últimos capítulos... Essa merreca! Sem condições pra esse livro! Odiei!
Gii 07/06/2023minha estante
Amei a resenha ! Passarei longe desse

Graziela.Benevenuto 07/06/2023minha estante
Pois passe mesmo kkkkkk

Barbie 03/06/2023

Triste e lindo
Nossa, essa história me pegou de um jeito? fiquei triste, fiquei feliz, fiquei empolgada, fiquei triste de novo, fiquei esperançosa? enfim, muitos sentimentos envolvidos.
Completamente apaixonada pelo Park, que menino fofo, querido, sensível e compreensível. Com tudo que a Eleanor passou, mesmo ele não sabendo o que aconteceu e estava acontecendo, ele sempre esteve do lado dela. Inclusive depois de descobrir todo o passado dela, sempre segurou a mão dela e apoiou.
Fiquei triste com o final, mas feliz com a última página, mas triste porque queria mais!!!!

Luh 03/06/2023

Esse foi o livro que me introduziu no mundo da leitura, por isso eu tenho um carinho muito especial por ele.
Quis reler pois precisava fazer marcações, que não fiz da primeira vez pois era incapaz de marcar um livro kkkkkk.
Dessa vez, lendo com mais maturidade, li com outros olhos, tendo noção de toda a problemática envolvendo esse livro.
Tenho noção de que é um livro que tem sim, muitas falas xenofobicas e até gordofobicas, acho que a autora foi bastante infeliz em muitas partes desse livro, e não a apoio e passo pano para nada disso.
Mas querendo ou não, esse foi um livro que me marcou muito, e não consigo não gostar dele.
Agora que li um pouco mais velha, consigo enxergar o quão triste esse livro é, o quanto da personagem ele desenvolveu, todo aquele sofrimento que antes para mim era só um motivo para um romance, agora se tornou muito maior do que o romance em si.
Consigo ver como a Eleanor sofria, tanto na casa dela, quando dentro de si, com suas inseguranças e medo, o fato de que ela se achava indigna demais para ser amada e como ela começou a se questionar quando isso finalmente aconteceu.
Me doia o coração todas as vezes em que ela brigava com o Park por causa das inseguranças dela, o medo de ser deixada por ele, de ele finalmente acordar e decidir que ela nao merecia ser amada por ele ou que ele tinha se enjoado dela, ela doloroso de ser lido.
Também era muito duro ver todas as coisas pela qual a Eleanor passava em casa, como ela se obrigada a ser invisível na própria casa, com medo de ser expulda novamente, de se ver entregue a alguém que ela nao conhecia, para ser "guardada" até que o padrasto se acalmasse, como se fosse um coisa.
Odiei os sentimentos que a Eleanor descrevia, sentia dor por ela.
Enfim, esse é um livro que toca muito, e sou eternamente grata a ele por ter me inserido nesse mundo. ?

Dudiss2 02/06/2023

Razoável com final decepcionante
No decorrer da leitura em si, o livro é razoável. Não é rico em muitos detalhes ou acontecimentos memoráveis, é simplesmente uma história razoável e com questões problemáticas. Um outro problema com esse livro foi o final, achei bem ruim e não pelo fato de ter sido um final triste (já li livros muito bons que não tiveram necessariamente um fim feliz) mas sim por parecer ser um final incompleto e raso. Eleanor e Park não eram o melhor casal do mundo porém eles mereciam mais do que esse final entregou.