E o Vento Levou

E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Brina 08/05/2020

"Pensarei nisso amanhã.(...) Afinal, amanhã é um novo dia." Provavelmente as 1.040 páginas mais bem lidas da minha vida. Só leiam.

Stella.Cariello 02/05/2020

O livro que ganhou meu coração
Já faz tempo soube por meu pai que o filme "E o vento levou" era o preferido de minha avó Celma. Impulsionada por isso, resolvi ler a obra que inspirou o filme e me apaixonei por cada uma das 951 páginas que li.

Com um passeio pelo passado, personagens marcantes e um romance arrebatador, a história ganhou meu coração, assim como um dia foi a favorita de minha avó.

O livro se passa durante a Guerra da Secessão e conta a história de uma civilização que se foi com o vento, levando consigo muitas outras coisas. Antigos sonhos, amores, conceitos e promessas. Como a vida, uma eterna despedida.

É maravilhoso trilhar com Scarlett O'Hara as intempéries de seu caminho, as dificuldades marcadas pela guerra e perceber seu amadurecimento no decorrer da história. De uma menina egoísta e frívola a uma mulher obstinada e forte.

"Via as coisas com novos olhos, pois, em algum ponto ao longo da estrada para Tara, ela abandonara sua infância. Já não era como o barro moldável, no qual cada nova experiência deixava uma marca. O barro endurecera em algum momento desse dia que durara mil anos. Essa noite era a última vez que ela seria cuidada como uma criança. Agora era uma mulher feita, e a juventude ficara para trás."

Na história, a protagonista percebe um pouco tarde demais que se enganou sobre muitas coisas, principalmente sobre o amor da sua vida. Percebe que quem achava que amava não passava de uma paixão infantil, uma ideia personificada, e que seu verdadeiro amor era outro, Rhett Butler, o homem que lhe entendia e ao lado de quem ela podia ser verdadeiramente ela mesma.

O mais incrível do livro é que ele termina sem um final claro, deixa apenas uma brecha. Fica por conta do leitor, inspirado pelas entrelinhas de todo o percurso dos protagonistas, projetar o futuro da história.
Pra mim, não tenho dúvidas, a obstinação de Scarlett a fez conseguir recuperar o homem que amava.

Amanda 26/04/2020

Que obra prima!
E o vento levou, è muito mais que um romance empolgante e bem construído entre Scarlatt O'Hara e Rhett Butler, ambos de personalidade bem forte e imprevisível. O livro em si é um retrato histórico da guerra civil americana que permeou entre 1861 e 1865 mostrando assim as facetas que a guerra causa durante e após o término desta. Não é apenas a vida de Scarlatt e Rhett Butler, mas sim suas jornadas como indivíduos que precisam se adaptar frente as mudanças impostas e também a jornada da reconstrução do Sul dos Estados Unidos pós guerra. Não é atoa que é um livro que sua adaptação virou um clássico de Hollywood, è simplesmente uma obra prima de construção da época e da "jornada de herói" que envolve os principais personagens.

Brina 21/04/2020

Irresistivelmente fascinante
Uma leitura extremamente cativante, nem um pouco sinuosa como geralmente poderia se esperar de um grande romance histórico. A trama é bem delineada e desenvolvida, assim como os personagens. Incrível como Margaret Mitchell conseguiu transmitir, tão expressivamente, os sentimentos dos personagens para o papel.

A narrativa se passa durante a Guerra de Secessão, acompanha a trajetória e transformação de Scarlett O?Hara, de uma jovem vaidosa e mimada, a uma mulher forte e resiliente, determinada em manter vivo aquilo que lhe era mais sagrado, sua terra, a fazenda Tara.

Um drama cheio de reviravoltas, destruição e romances devastadores em meio ao declínio de uma sociedade aristocrática e escravocrata.

Scarlett O?Hara, provavelmente, é a personagem mais egoísta, manipulativa e tempestuosa que já encontrei nos livros. Uma personagem realmente fascinante!

E o Vento Levou é certamente uma leitura imperdível.

Alguma frases que grifei no livro:

?Não posso pensar nisso agora. Se o fizer, enlouqueço. Pensarei nisso amanhã. Então, vou conseguir suportá-lo. Afinal, amanhã é um novo dia."

?A vida continua. E talvez ela não seja tão ruim, afinal. Decidi ser feliz e serei feliz. Até me parece que já estou feliz. Eu simplesmente não percebi.?

?As pessoas vão gargalhar e balançar a cabeça, não importa o que eu faça. Então eu vou fazer o que eu quero e como eu quero!?

?Se você não está fazendo nada de errado, é porque você não teve a oportunidade.?

?Ora, querida, o mundo pode perdoar praticamente tudo, exceto os que cuidam da própria vida.?

?E acima de tudo, ela conhecia a arte de esconder uma mente afiada e observadora dos homens, mascará-la com uma expressão inocente, ingênua, como uma criança em seu rosto. ?

?Como já lhe disse antes, esse é um pecado imperdoável em qualquer sociedade. Seja diferente e seja amaldiçoado!?

Paloma 20/04/2020

Delícia de leitura
Tem tudo que eu gosto, período histórico, narrativa fluída e envolvente e personagens complexos cujas atitudes nos fazem refletir sobre vários aspectos da vida!
Gleidson 20/04/2020minha estante
Quero muito ler! Só vejo boas opiniões.

Ket 20/04/2020minha estante
Livrão! Baita experiência de leitura.

Paloma 21/04/2020minha estante
Simm! além de acompanhar essas personagens incriveis a autora faz várias digressões sobre o momento que a região o sul vivia, durante e depois da guerra.
A capa dessa edição não transmite muito bem seu conteúdo. Preferir mais por causa da tradução.

Michela Wakami 06/04/2020

Perfeito
Scarlett e Rhett, o que dizer desses protagonistas?
Uma história envolvente, cheia de surpresas.
Um livro muito bem escrito, que desnuda o caráter, dos nossos protagonistas e nos faz refletirmos sobre a capacidade de algumas pessoas a fazerem qualquer coisa para terem o que querem.
Nos mostra a cegueira, que acomete essas pessoas, sobre verdades, que só elas não conseguem enxergar.
Livro maravilhoso, que traz momentos históricos, muito importante, que não devem ser esquecidos.
kiwtty_z 03/11/2021minha estante
aaa, eu quero muito ler esse livro, e está tendo uma LC, tô pensando em ler junto

kiwtty_z 03/11/2021minha estante
muito obrigada!!

Michela Wakami 03/11/2021minha estante
Ema, esse livro é maravilhoso! Lê-lo em uma LC, deve ser delicioso, caso decida participar dessa LC, te desejo uma ótima leitura.

Michela Wakami 03/11/2021minha estante
Por nada!???

@Matcholo 02/04/2020

A escrita de Margaret Mitchell realmente me pegou, como disse nas anotações eu sempre subestimei esse livro achando que era um romance água com açúcar. Ledo engano, o talento da autora e o carisma dos personagens prende demais. A forma como a guerra real influência em toda historia que é contada também é fantástica. Não vou dizer que o livro explodiu minha cabeça filosoficamente falando, mas me trouxe boas reflexões. Acredito que todos já fomos Scarlett em algum momento, principalmente as mulheres, esse livro deveria ser lido por todas inclusive. Não foi de fato o melhor livro que eu li, mas foi sem dúvida um dos que eu mais gostei de ter lido. Incrível. Como essa edição é dividida em dois volumes, vamos para o segundo...

PoliAna | @poliana.e.seus.livros 19/03/2020

Imperdível!!
Estou apaixonada!
História envolvente, muito bem escrita e extremamente cheia de detalhes.

Na narrativa conseguimos perceber a transformação de Scarlett O?Hara, uma menina mimada, egocêntrica e que não aceita ouvir um não, em uma mulher determinada que não se importa com os outros para conseguir o que quer.

Boa parte da historia ocorre durante a guerra civil americana e descreve as duras consequências desta para o país. A quantidade de detalhes nos faz sentir o que as pessoas sentiram, de uma maneira que nunca um livro conseguiu fazer comigo.

Por ter sido escrito há muitos anos, prepare-se para diversas situações machistas e racistas. Mas, ao se colocar na época na qual o livro foi escrito, é possível compreender tais situações, não aceitas hoje em dia.

Uma lição que o livro meu ensinou: dê valor àquilo que você tem hoje.

Lola 08/03/2020

E o vento levou não é só romance - nenhum pouco.
A sociedade nos idos de 1861 deixa a gente chocada, com vontade de jogar o livro pra cima e sair pra bater numa parede.
E o vento levou se passa no contexto histórico da guerra civil dos Estados Unidos, também conhecida como guerra de secessão.
A tensão entre os estados do norte e do sul resultou em um conflito armado que durou 4 anos.
O livro apresenta a visão do conflito através dos sulistas, e retrata a sociedade da época, baseada no trabalho escravo negro e na ideia de que a mulher era frágil, jamais deveria ser mais esperta do que o homem e deveria viver para a casa e para os filhos. Qualquer mulher que ousasse sair dessas regras era mal vista e expulsa do círculo das ?famílias direitas?.
Scarlett Ohara é uma personagem icônica. Ela me dava nos nervos, me fazendo quase esquecer que nem 18 anos tinha ainda. Ao passo que o livro tem o contexto da guerra ele também tem o contexto histórico, de apresentar como as pessoas viviam na época. O livro tem algumas parte enfadonhas, mas depois que a leitura engrena você não consegue fechar o livro sem ficar imaginando que raios Scarlett vai aprontar nas próximas páginas.

Lola 08/03/2020

Uma história de amor pela terra, pela sociedade, por ideais
Essa resenha vai ser em formato de mensagem que eu mandaria no whats pra uma amiga se estivesse indicando o livro:

?Guriaaaaa tu precisa ler o volume II. Se o I é mais focado nos desdobramentos da guerra civil o II fala mais sobre a reconstrução das cidades e da sociedade. Scarlett tá mais impetuosa do que nunca, o Rhett mostrando todas as suas facetas e esses dois quase me fizeram cair do sofá de tão intensas as cenas deles.
Tem política, tem romance, tem emoção, tem tudo e mais um pouco.
Tu tem que ler, e pode ficar tranquila: tu vai devorar ele em coisa de uma semana.
Lê tudo e depois me conta se curtiu tá??

Marina 08/03/2020

Comecei a ler esse livro com muita expectativa, afinal é um clássico. Leitura empolgante e me remeteu à história e ao cenário descrito de forma tão clara e completa. Sobre a personagem principal, a descrevo como egocêntrica, tola e fútil, porém uma personagem guerreira, inteligente e decidida. Gostei muito do livro e li avidamente, porém o final, ao meu ver, deixa e muito a desejar para quem gosta de romance com final feliz. Terminei de ler com uma sensação de que o livro não teve desfecho....me decepcionei.

Laura de Castro 06/03/2020

Impecável
Foi maravilhoso reler um dos meus livros favoritos. Resolvi fazer essa leitura antes de ler a continuação não oficial "Scarlett", que finalmente achei no sebo. Confesso que estou com receio da continuação não chegar aos pés do original. Mas, como romântica que sou, quero muito um vislumbre de final feliz, muito mais para Rhett do que para Scarlett, que de fato fez por merecidas suas últimas 200 páginas de história.

Leticiadsleao 02/03/2020

Uma obra em que o deleite é conquistado a partir de um maior desenrolar da história e a profundidade acerca da natureza humana da protagonista e demais personagens, seus sentimentos e fragilidades.. todos muito bem trabalhados, além de contar com grande riqueza de detalhes no tocante ao período histórico da Guerra de Secessão.
recomento bastante!

Jamille Santos 01/03/2020

Scarlet
A história é muito boa. Embora as vezes achei um pouco monótona. Mas o que mais se estressou mesmo foi o egoísmo de Scarlet e suas ações de menina minada.

Manuh 27/02/2020

Scarlett O'Hara e Sua Resiliência
O livro é um romance histórico pois aborda a guerra civil norte-americana. Esta dividido em 3 fases: 1° antes da guerra / 2° durante a guerra/ 3°Pós guerra/.

A jornada dessa história será através da personagem da Scarlett O'Hara, que é apresentada como a filha mimada de um próspero fazendeiro aristocrata sulista, diante de seus dilemas infantis, idealizações e caprichos. A história também nos apresenta vários personagens que vai ganhar nossos corações como a cunhada de Scarlett; Melanie e seu amigo de caráter duvidoso Rhett Butler.

Durante as fases do livro vamos ver as mudanças que ocorreram por causa da guerra e o amadurecimento de Scarlett, de uma menina mimada a uma mulher forte e destemida, capaz de tudo pela sua sobrevivência e manter consigo a sua amada Terra.

Scarlett não é uma personagem que se admira em termos de caráter, é extremamente egoísta, não tem valores morais, é literalmente inescrupulosa, os defeitos sobressaem as qualidade sempre. Mas, não tem como odiar, pois vemos seu desespero diante do seu declínio de uma vida abastarda para total miséria. Uma das coisas que fica latente em sua personalidade é sua força e resiliência... perdeu mais que ganhou e continuou firme e seguiu adiante acreditando em dias melhores e lutou por esses dias.

P.S: Nas páginas finais são puros sofrimentos... Aff, chorei igual uma condenada. O desfecho da historia de Scarlett e Melanie é de partir o coração.

Amei esse livro de tal forma, que quando finalizei me deu vontade de ler de novo.

"Penso nisso amanhã. Afinal, amanhã é outro dia." (Scarlett O'Hara)

Rebeca 27/02/2020minha estante
Manuh, vc comprou onde essa edição integral?

Manuh 27/02/2020minha estante
Na submarino.