O Retrato do Rei

O Retrato do Rei Ana Miranda

Resenhas - O Retrato do Rei

Alexandre663 18/12/2017

Leitura cativante
Dos poucos livros que li, este sem dúvida foi o que mais me fez lamentar a morte de personagens.

Thiago 12/07/2015

Guerra dos emboabas
Livro delicioso, narra basicamente as causas que levaram a guerra dos emboabas, e suas consequências, narrado de forma simples e direta, e tece o olhar de vários pontos de vista, tanto dos derrotados quanto dos vencedores.

Kac 04/04/2014

Dica de leitura: narrativa deliciosa, nos remete à Guerra dos Emboabas e suas consequências. Durante a narrativa, a autora consegue tratar de vários temas desprezíveis, porém tão humanos, independente da época. Aí vai um trechinho que achei interessante!
"Ainda menina, Mariana recebera, uma noite, ordem de seu pai, dom Afonso, para que fosse à sala de livraria. Ela entrara, assustada. Sempre que o pai tinha uma repreensão ou castigo para as filhas chamava-as a tal lugar. O barão, em pé, diante da mesa, parecera-lhe um gigante. Batendo ritmadamente o chicote na mão, perguntara se ela estava pretendendo aprender a ler. Apontara com o chicote para um volume sobre a mesa, uma cartilha das primeiras letras. Mariana abaixara os olhos, sentindo o sangue tomar-lhe o rosto. Dom Afonso pegara o livro e aproximara-o da chama da vela. A cartilha demorou a pegar fogo e lentamente foi-se consumindo. 'Cuida-te com teus desejos', o pai dissera. 'Se eles te tomam, e não tua eles, vai arder no fogo do inferno'. Em seu quarto, a velha Sofia a esperava, com uma vara na mão."

Gláucia 10/07/2010

História e literatura
Gosto de livros que misturam ficção num contexto histórico real e Ana Miranda é mestre neste estilo. Aqui temos a história de uma mulher em meio a um ambiente hostil: o cenário é o Brasil-colônia, os personagens são os rudes homens da época e o momento é a guerra dos emboabas em que se travou luta contra os abusos da coroa em relação aos altos impostos sobre o ouro. Leitura útil e agradável.