Aquele mundo de Vasabarros

José J. Veiga
José J. Veiga

Resenhas - Aquele mundo de Vasabarros

Paulo.Vitor 24/05/2024

Comecei lendo na expectativa de um Realismo Mágico, assim como os outros dois ótimos livros que eu já havia lido do José J. Veiga, porém acabei surpreendido por uma ótima distopia brasileira sobre a ditadura, e isso me surpreendeu ainda mais. Acompanhamos Genísio e Benjó, que, durante um evento de limpeza de Vasabarros, acabam por se envolver numa briga, onde cada um foi parar na ponta oposta do conflito, sendo Genísio inocentado e visto como vítima, apesar de ter começado a confusão, e Benjó, condenado a morte por embarricamento. Não sei se foi intencional, mas de começo, a gente sente mais simpatia por Genísio, mas, ao ver o desenvolvimento de Benjó, que foi salvo do embarricamento, e como ele começa a mostrar o povo de verdade e o movimento que ele integra, essa simpatia se inverte totalmente.
Aliás, Simpatia é o nome da dinastia instaurada em Vasabarros, que governa, as vezes com punho de aço, as vezes são apenas como enfeite. Vemos a oportunidade que um personagem tem de fazer tudo diferente, mas, como até um personagem falou durante o livro, este personagem acabou provando do fruto do poder, e as esperanças de mudança sucumbiram.
O livro nos faz refletir e nos deixa revoltado ao final, pois, afinal, a frase "precisamos conhecer a história para não repeti-la" não foi levada a sério. Mesmo tendo sido escrito antes do final da ditadura, acabou descrevendo muito bem a situação.

Recomendo demais

Arquian 17/02/2024

De início eu não tava gostando da pegada distopia, mas ao longo da leitura o enredo foi ficando bem envolvente. eu gostei. tem uma ironia e um certo humor que eu não vi antes em outras histórias do autor.

Candace 22/07/2020

Me surpreendi
Quando li a sinopse do livro pensei que seria totalmente diferente, me surpreendi quando comecei a ler e vi que se tratava de uma espécie de distopia.

Vasabarros é uma construção na qual existe toda uma sociedade hierárquica e desigual. Seria uma espécie de metáfora que podemos encaixar em diversos exemplos palpáveis do dia a dia e é possível reconhecer nossa realidade em vários trechos desta ficção.

Me lembrou um pouco 1984. Não é AQUELE livro incrível e inesperado que vá te marcar profundamente, mas é bom para uma reflexão leve e uma leitura rápida e fluída.