The Secret Life of Walter Mitty

The Secret Life of Walter Mitty James Thurber

Resenhas - The Secret Life of Walter Mitty

Joyce.Gomes 05/06/2023

É engraçado e bem curtinho.
Não é como a história do filme homônimo, mas é a ideia por trás do filme.

Srta..GrapiAna 06/10/2022

Mais curto do que eu esperava, mas mesmo assim muito marcante. Depois de ler entendi porque tantas pessoas se identificam com o sonhador do Walter Mitty. Todos deveriam ler esse conto, ele tras fascínio e encanto para a vida cotidiana.

Evy 23/05/2017

Uma imaginação libertadora
The Secret Life of Walter Mitty é um conto do escritor norte Americano James Thurber escrito em 1939. A narrativa conta a história de Walter Mitty, um homem de provavelmente meia idade que tem uma imaginação bastante fértil. Ao sair com sua esposa para fazer compras rotineiras, acaba se imaginando em diferentes situações e em algumas aventuras ao longo do dia. Mitty se imagina como um comandante de um hidroavião da marinha, como um grande e importante cirurgião, como um atirador de primeira a ser julgado em um alvoroçante tribunal, entre outros. Suas aventuras imaginarias somente são “turvadas” quando este se lembra das tarefas as quais sua esposa havia lhe incumbido durante a visita a cidade. O conto de James Thurber é muito interessante por mostrar como o desejo de escapismo pode afetar a rotina de pessoas consideradas comuns.
Ao analisar a biografia de Thurber é provável também de se relacionar personagem e escritor, pois este, após sofrer um acidente ainda criança, acabou perdendo boa parte de sua visão e posteriormente, após ser percebida a imaginação fértil de James Thurber, o neurologista Vilayanur S. Ramachandran sugeriu que este provavelmente havia sido acometido da “Síndrome de Charles Bonnet”, uma síndrome que se desenvolve em algumas pessoas que tiveram uma perda parcial de visão por diferentes motivos, e que na maioria das vezes são pessoas com idades elevadas. Essa síndrome é responsável por gerar algumas “alucinações ou visões” muito nítidas de coisas e situações em seus pacientes, que podem se imaginar passando por várias delas.
Talvez a personagem Walter Mitty seja portadora da mesma síndrome que supostamente acometeu o seu escritor, tanto por conseguir se imaginar em diversas situações e aventuras bem nítidas mesmo estando apenas em um lugar comum, quanto pela sua provável idade, estimando-se que ele seja um homem de aproximadamente meia idade. Entretanto essa suposição não pode ser afirmada por ser este conto recheado de entrelinhas e repleto de temas, principalmente temas relacionados às excentricidades das pessoas comuns, o que encantou roteiristas de cinema que fizeram duas adaptações da obras, sendo a primeira em 1939 e a segunda mais recente em 2013 sendo dirigida e estrelada pelo ator Ben Stiller.

LokiGirl 04/01/2016

Curtinho, mas muito bem escrito
Esse não é o filme, é um audio de 15 minutos. Então se você quer ler isso com a idéia de que é um livro sobre o filme, irá se decepcionar.
Isso é, no entanto, o conceito por trás do filme. Walter é, como pode ser visto no filme, um cara simples que vive a maioria do seu tempo em um mundo privado dentro de sua cabeça. Sua esposa pensa que ele tem problemas e ele não fala o que pensa para ninguém. Para o mundo, Walter é só um cara doido de meia idade que fala sozinho e tem sérios problemas com a realidade.
Mas ele é como um iceberg, quando ele olha para o nada ele está perdido em sua mente. Isso nos faz pensar no que pode se passar na mente das pessoas à nossa volta, quais mundos podem existir escondidos dentro de milhões de pessoas que vemos todos os dias.
Walter tem muita imaginação, mas ele é solitário, vivendo aventuras inacreditáveis sozinho. É uma história triste, mas é uma linda história.
O audio foi muito legal. Ben Stiller, o ator que interpreta o Walter no filme, é quem narra e ele faz um trabalho muito bom. Sua voz, leitura e entonação são perfeitos.