Por Um Pedaço de Terra

Por Um Pedaço de Terra Renato Tapajós

Resenhas - Por um Pedaço de Terra

Gabii 11/02/2022

Muito bom!
Eu nem sei como dizer o porquê de eu ter gostado desse livro, ele é... Maravilhoso. É fácil de ler (muito fácil), eles voltam no tempo e não fica confuso demais, tem "romance"... Não sei, eu gostei desse livro, mas não tenho muito a dizer

Aila Cristina 14/07/2021

Por um pedaço de Terra - uma luta constante
A história se passa em três ambientes diferentes. Em São Paulo, no Portal do Paranapanema e no Sul do Pará. Sendo que no Portal do Paranapanema retrata a vida de assentados e acampados do MST e no Sul do Pará retrata um massacre que aconteceu naquela região. O livro é centrado nas experiências do jovem fotógrafo Julio, que acompanhou e registrou o dia a dia do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) em diversas situações. De forma bem descontraída e com uma linguagem clara, a obra apresenta alguns pontos sobre a organização do MST, a exemplo, como funcionam as brigadas, dando destaque ao caráter organizacional do movimento, o que acaba problematizando sobre as inverdades ditas na grande mídia sobre os sem-terras. O livro também introduz e explica alguns termos referente a luta na terra e sobre a reforma agrária. De plano de fundo, tem um clima de namoros e paqueras, experiências da adolescência de Julio, mas confesso que pouco me interessei sobre isso (risos). Fiz uma leitura muito focada nas injustiças que se expressam na realidade fundiária do país, onde muitos estão sem terra e sem trabalho, enquanto poucos estão com muitas terras. Um dos pontos forte do livro é o fato de mostrar a importância da reforma agrária para o Brasil, como forma de melhoria da condição de vida das pessoas do campo. Por isso, indico este livro para quem quer conhecer um pouco sobre o MST de uma forma diferente do que é posto na mídia.

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Livro que apresenta o MST ao leitor
Para quem já leu os outros títulos do autor A infância acabou e Queda livre,o personagem principal já esteve nos outros dois livros do autor.So que dessa vez como protagonista.
Aqui ele vai trabalhar como fotógrafo para o movimento MST ( que particularmente não gosto ) e vive diversas aventuras.

Julia 21/09/2011

Li esse livro mais como uma apresentação ao MST mesmo, ele parece muito um folder explicativo ou algo assim. A história do personagem é um pouco superficial.

Vicente 01/11/2010

Mais conhecimento ...
Por um pedaço de terra, quando ouvi pela primeira vez o nome desse livro foi da boca da minha professora de Literatura, e logo pensei:
- lá vem mais uma chatice literária.
Bem eu estava completamente enganado, logo no primeiro capitulo o livro me prendeu e só consegui para quando o terminei.Ainda bem que pude agradecer a minha professora.
Quando me perguntam, o que você achou desse livro, eu digo, é um livro muito bom, me fez conhecer melhor o sistema do MST e derrubar idéias erradas que tinha sobre o movimento dos sem terra, recomendo a todos este livro e principalmente para os que pesam que os militantes do MST são um bando de vagabundos.
Maria.Juvenilda 08/02/2017minha estante
Eu li a dez anos atrás minto bom.
Tenho ele na minha estante vou reler ele em breve ........