Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos

Resenhas - Vastas emoções e pensamentos imperfeitos

1 | 2 | 3 | 4

diegoviegasss 10/12/2023

Bom!
Superou minhas espectativas! Foi a primeira obra de Rubem Fonseca que eu li e me encantei com o seu estilo de escrita (com certeza um grande escritor brasileiro). A história possui vários "núcleos" diferentes. Tem a vida romântica do protagonista, tem o seu trabalho com o cinema, tem um mistério bem estilo de investigação policial e, por fim, temos Babel (grande escritor russo). Gostei muito da história. Havia momentos em que a leitura era muito fluida e havia momentos que nem tanto. Eu não gostei tanto do final, mas é aceitável. Estou ansioso para ler outras obras de Rubem Fonseca.

Sid Dantas 07/04/2023

Razoável e olhe lá!
Leitura fácil. Ótimo como porta de entrada pra leitura, como um série Vagalume mais adulto, mas é isso aí.

Personagens fracos, histórias com reviravoltas tão mirabolantes que não passam credibilidade. Primeiro livro do autor e deve ser o último.

Heitor.Hissao 21/01/2023

É um daqueles livros cinematográficos, mas você nem sente. Meu maior problema para com livros que por algum motivo querem ser filmes (Onde Andará Dulce Veiga, por exemplo), é que todas essas brincadeiras com câmeras descritas como objeto que captura os personagens, soam vazias. E outros, parecem apenas roteiros que são escritos como se fossem romances.

Rubem Fonseca, principalmente por colocar seu personagem como um cinéfilo assumido, consegue colocar um pouco de cinema, mas sabendo que está fazendo literatura.

Mesmo sendo um livro muito sério e misterioso, o escritor consegue deixá-lo cômico em diversos momentos. A escrita é sempre paranoica e suspeita, mas as situações são tão americanas, que em diversos momentos é até um pastiche, mesmo assim, não se perde o ritmo.

Ao invés de cinema, eu vejo o livro quase como um romance gameficado. É sempre o protagonista enfrentando um obstáculo e passando por mais um nível, só que nós só assistimos, não interagimos com o produto que nem em video games. Ainda mais pelo fato do protagonista estar sempre viajando, e tendo partes diversas em vários lugares do mundo.

Um romance frenético, que nunca para.

maria 26/12/2022

criei um apego com esse livro porque ele tava em muitos lugares comigo q história me prendeu bastante obra excelente que o Rubem constroe personagens únicos momentos que deu agonia só de ler e as referências do cinema ótimas

Mauro 09/12/2022

Um dos melhores do autor!
Aqui, sim, o autor está em seu auge de criatividade, de escrita e de inteligência.
Lançado em 1988, este romance trata de um narrador- protagonista que se mete em uma trama detetivesca de mistério e perseguição.
O protagonista se depara com jóias contrabandeadas como miçangas de carnaval, com bandidos querendo recuperá-las além de se ver diante do possível manuscrito de um autor soviético obscuro, que o fará fugir até a Alemanha Oriental para obtê-lo.
O protagonista tem a mesma esperteza e malemolência de outros personagens principais do autor, fazendo com que este seja um romance realmente instigante de se ler.
Nota: 10,0!!!

dieipi 29/09/2022

dentro de pouco tempo eu seria um homem morto, como Bábel. a ideia de que Bábel estava morto e de que eu estava prestes a morrer me parecia uma coisa absurda, extravagante. não estava pensando na imortalidade da alma, não acreditava nisto. a rigor, meus sentmentos em relação ao homem Bábel não eram muito diferentes daqueles que havia experimentado quando um cachorro meu morrera. depois que o cão foi levado ? é quase tão complicado livrar-se de um cão morto, um cão a quem você ame como a um amigo, quanto de uma pessoa morta ? fiquei imaginando como pudera desaparecer a doçura, a inteligência, a elegância daquele ser? só restara dele a minha memória e uma coleira ? nada. E o que restara de Bábel? palavras, como a coleira do meu cão ? nada? onde estava a dor de Bábel ao ver o pai lamber as botas do cossaco? a alegria de conhecer Eugenia Gronfein? o medo na frente do carrasco naquela prisão da Sibéria?
e de mim? o que restaria de mim? onde estaria o meu assombro ao ver a boceta vermelha de Liliana? minha felicidade ao ler um poema de drummond?

Alexandre.Cozzolino 07/08/2022

Superou expectativas
Esse é um livro que estava aqui na estante do meu pai e que eu não fazia ideia do seu conteúdo, simplesmente comecei a lê-lo. Devo dizer que todas as vezes que o lia, a vontade era de ter mais tempo para continuar a leitura.
Um livro cheio de suspense, que você irá desejar ler sem parar, para entender até onde o protagonista irá para desvendar os mistérios que se iniciaram subitamente em sua vida!

Amanda 17/02/2022

Rubem Fonseca ?
Vindo dele não tem como ser menos que excelente. Recomendo especialmente aos amigos cinéfilos, muitas referências que eu não entendo e por isso não tornam esta obra a minha preferida do autor. Não deixando, por isso, de ser um livro espetacular. A escrita de RF sempre me encanta.

Victor Albertini 26/10/2021

Por dentro de uma mente conturbada
Uma espécie de romance urbano com ares de literatura policial que, apesar da erudição e das inúmeras referências históricas e literárias contidas em suas páginas, consegue prender a atenção do leitor.

Neste romance, narrado em primeira pessoa, acompanhamos os momentos mais inusitados da vida de um cineasta que possui a peculiar "habilidade" de sonhar sem imagens. No entanto, esta não se trata de uma narrativa fantástica nem de um relato sobre os mistérios da mente humana (pelo menos não em sua totalidade), mas de uma história de aventura, que se inicia no momento em que o protagonista (cujo nome não é revelado) é convidado a fazer um filme baseado na obra "A Cavalaria Vermelha" do escritor russo Isaac Babel. Ele então parte para a Alemanha, disposto a fazer o filme, ao mesmo tempo que está fugindo de uma gangue de contrabandistas de pedras preciosas. A partir daí, uma série de acontecimentos singulares e imprevisíveis se desenrolam em meio a uma atmosfera de mistério, luxúria, obsessão e conflitos internos.

Nacional e de qualidade! Algumas partes mais fluidas, outras nem tanto, a depender da bagagem cultural do leitor. Em suma, um bom livro e com um desfecho satisfatório.
(Obs: não é necessário ter lido a obra de Babel para compreender este livro, apesar da enorme quantidade de referências à obra e, principalmente à vida do autor.)

Alê 20/09/2021

Livro preferido, de tempos em tempos releio. A leitura é rápida, tem um suspense muito agradável e várias reflexões necessárias em uma história leve, mas muito instigante.

(lidos só 2021 em diante) 09/09/2021

Leitura gostosa
A história não é inovadora, tampouco mirabolante, porém a intenção desse livro passa longe disso; a escrita é um deleite, a obra está repleta de técnicas linguísticas diversificadas. Agradou-me.

O aprofundamento na personalidade dos personagens é excelente.

Felipe Augusto 24/05/2021

Excelente
Uma grande obra do Rubem Fonseca, este é o meu primeiro livro dele e acho que foi uma escolha certa uma historia com várias reviravoltas e com personagens bem construídos e que nos prende no enredo o tempo todo, li em pouco tempo .

Arruda 23/05/2021

Minhas expectativas não foram alcançadas, pois eram altas. Histórias que se entrelaçam mas não empolgam.

Arruda 23/05/2021

1 | 2 | 3 | 4