Batman: Xamã

Batman: Xamã Denny O’Neil...

Resenhas - Batman - Xamã

Luiz111 09/03/2024

É interessante como o quadrinho entende o batman como essa figura predestinada, por um lado predestinado a estar entre os mais ricos (sua natureza aristocrática), por outro parece ter a marca nos olhos que o faz ser o único branco a ter acesso à uma profecia antiga, como uma força mística, como se ele fosse aristocrata até no sentido espiritual.

Odeovo 22/02/2024

Batman: Xamã (Opinião Curta)
Eu devo dizer que comecei esse quadrinho com baixas expectativas. E fico feliz em dizer que todas foram superadas! A forma investigativa que a história tem e todos os seus desdobramentos me fizeram ficar vidrado nessa história do início ao fim. Não acho que seja como o "Ano Um", mas, indubitavelmente, é um excelente sucessor!

Murillo Bertolini 19/10/2023

Obra com bons elementos, mas desenvolvimento confuso
Sentimentos confusos com Batman Xamã. Acredito que a trama tenhas pontos fortes e fracos, que fazem dela uma boa trama em seu conceito básico, mas com desenvolvimento que não aproveita o potencial que a história trazia.

Pontos positivos: a arte e cores de Hannigan são ótimas, com cenas incríveis que simbolizam muito bem um Batman em início de carreira. Além disso, Denny O'Neil explora muito bem o Batman em seus primeiros dias, com momentos onde é pego de surpresa por bandidos de rua em situações comuns e suas dúvidas frente à cruzada contra o crime que ele há de cruzar. Gosto também da ideia de trazer o misticismo à criação do ideal do morcego, além do simbolismo presente em Ano Um. Aqui, Batman usa o morcego como maneira de expurgar o mal da cidade e levá-lo para os bandidos e malfeitores, seguindo a lenda de uma tribo nativa. É legal ver o detalhe deixado na história onde por algum milagre a bala do líder do culto não teria acertado o homem-morcego, talvez por intervenção mística.

Pontos negativos: o desenvolvimento da história é muito confuso. Temos dois mistérios ocorrendo em paralelo: o culto ritualístico que vem ocasionando mortes e a aparição de um matador usando a máscara da tribo onde Bruce havia sido resgatado. No entanto, ao ler a história, tive a impressão (em duas leituras em anos diferentes) de que se tratava do mesmo mistério, porém com elementos de ambos os crimes (culto + tribo do Alaska). A história não diferencia para o leitor os mistérios, fazendo com que ao ambos andarem ao mesmo tempo e por terem pontos parecidos (ritual, misticismo, mistério), seja confusa a compreensão da trama. Ao final, estava com um nó na cabeça sem entender o que tinha acontecido. Acredito que faltou maior habilidade e desenvolvimento da narrativa para que sua resolução e leitura fosse melhor aproveitada.

De todo modo, vejo uma história com boas ideias e boa arte, mas com desenvolvimento com defeitos que para mim prejudicaram a experiência da obra e sua compreensão durante a leitura.

Lucas Muzel 14/10/2023

Início da carreira
Essa história é um tipo de complemento para Batman Ano Um. Representa bem qual era o papel da finada revista "Legends of the Dark Knight", batizada aqui no Brasil como "Um Conto De Batman" pela Editora Abril.
As capas do Pratt estão incríveis. O roteiro do Denny está competente. A arte também não faz feio.

Damian Souza 11/10/2023

Batman - Xamã
Achei menos interessante. Parecia que alguns elementos nao combinavam com o Batman padrão.
A arte bem bonita. Destaque para o quarto volume com a cena noturna da arvore de natal ao fundo enquanto chovia e as luzes dos carros refletindo no asfalto, representou bem Gotham.

-Paula- 21/08/2023

"Use a máscara. Torne-se a máscara"
A simbologia que a máscara representa pro Bruce é muito profundo, forte, como as coisas se conectam mesmo que por acaso ou não. Eu adorei a história aqui, como as coisas vão fazendo tanto sentido, to me apegando ao Bruce de uma forma que nem sei explicar.
Tá sendo bem interessante, ao mesmo tempo que acho o Bruce mulherengo, eu acho ele muito solitário kk Adorei o Shaman, as tribos, quase chorei :(

Marcelo816 15/07/2023

Sequência de ano 1. Batman em processo de desenvolvimento e identidade. Obra fundamental para entendimento de seus primórdios.

Di3gao 11/07/2023

"Wear the mask. Become the mask"
"Ano Um" mostrou a origem do Batman e seu começo de carreira, já "Xamã" continua a jornada do personagem e o acompanha tentando resolver um mistério em Gotham.
A trama do mistério é complexa, tem uma ótima construção, todos os pontos se conectaram, teve muitas reviravoltas, a narrativa é envolvente, o processo investigativo foi atrativo e a atmosfera de suspense esteve presente toda a leitura. Além disso, essa trama se relaciona com o Bruce Wayne de uma forma muito pessoal, pois o dilema dele de se tornar a máscara quando vira o Batman também é sentido pelo vilão e dialoga com a lenda, que é a base de toda a história. Recomendo muito!!

Henry 15/02/2023

Continuando Ano Um
"Batman Xamã" nada mais é do que uma continuação de Batman Ano Um, escrito por Frank Miller.

Nessa HQ, aborda-se um pouco sobre as crenças indígenas de uma tribo com costumes peculiares e teoriza sobre a influência do morcego sobre os inimigos, pois, de acordo com a história, o medo é uma da fraquezas da psicopatia.

Confesso que eu esperava mais. Não é uma história empolgante. Ela tem seu mérito, mas não me cativou.

Recomendo para melhor entendimento da psicologia através da fantasia de homem morcego e os efeitos mentais sobre seus inimigos.

isaak_gd5 25/01/2023

Adorei a história do morcego que é contada no início, a ligação que ela tem com o desenvolvimento, a investigação foi incrível e o raciocínio todo, então?

Mas a minha parte favorita foi o confronto final com o líder do culto, tudo o que ele preparou para chegar no momento final, e como se desenrolou. Achei meio confuso, mas não estragou a experiência ?.

Ludmilanog 20/01/2023

"Use a máscara. Torne-se a máscara."

"As ruas agora pertencem ao Batman."

"Um rosto humano por trás do morcego. Uma máscara sob uma máscara."

Medeia.Miron 30/12/2022

É isso?
Put@ hq chatinha ein, mds, como que pode? É insuportável até de ler, muito esquisita e afins, entra na listinha de uma das piores do morcego

Paula1324 14/05/2022

Ótima continuação de ano um, mostra o Bruce se tornando o homem morcego e de onde veio essa história

Thiago 05/05/2022

Uma história no começo da carreira de nosso herói, uma história um pouco diferente da origem de nosso cruzado emcapuzado, está sim uma história sobre o sobrenatural. Um caso intrigante e diferente

William.Ramos 28/04/2022

"Use a máscara, torne-se a máscara"
Em paralelo e após os acontecimentos de Batman Ano Um, Bruce Wayne irá ser desafiado de suas crenças e habilidades.
Em uma história de mistério e suspense o Batman precisará enfrentar não só inimigos como as consequências de suas ações, como a história ainda é de um Batman em começo de carreira, vemos um Bruce Wayne relutante e inseguro.
O roteirista Dennis O'Neil é muita habilidoso e consegue escrever uma trama bem amarrada e interessante, os desenhos também são competentes e algumas sequências memoráveis, como o Batman colocando o seu uniforme pela primeira vez ou um breve momento de ternura entre Alfred e seu patrão.
Uma ótima história indispensável para qualquer fã do mais do que nunca homem morcego.