Doze anos de escravidão

Doze anos de escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Algaier 14/04/2022

Descrição da vida de escravos, feita por Solomon, que na época foi sequestrado e obrigado a submeter-se a essas condições durante anos.
É uma leitura que remete dor e angústia, mas necessária para relembrar os males que tais atrocidades causaram. É o tipo de leitura que todos deveriam fazer e além de ser um livro curto é de fácil entendimento.

Gladstonier 17/05/2020

Livro fantástico, que retrata um momento triste na história recente da humanidade (que se repetiu com diferentes autores ao longo dos milênios), a escravidão. O livro fala sobre Solomon Northup, um homem livre, negro, que é raptado e vendido como escravo no sul dos EUA. O livro mostra que, mesmo em contextos culturais difíceis, há pessoas que se adaptam e refletem a maldade social e outras que enxergam além do status quo. Solomon viveu 12 anos como escravo e conheceu o pior lado de homens que se achavam justos e que usavam a fé (de forma distorcida) para subjugar pessoas por causa da cor da pele, mas também conheceu bons homens que, apesar de terem sido ensinados que é normal a condição de escravo, sabiam que deveriam respeitar as pessoas, mesmo aquelas que são subservientes a elas. Um ponto interessante é o fato de Solomon ter que esconder que é letrado, pois isto soaria como algo ameaçador aos seus algozes. É a história de um bom homem, com sensibilidade artística (tocava violino muito bem), mas que teve a privação de sua liberdade e foi lançado à tirania escravagista. Leitura fantástica. Uma história real, com um enredo cruel, mas com um final feliz.

Eder Ribeiro 26/03/2020

Mesmo passado tanto tempo depois do fim da escravidão, é impossível ler Doze anos de Escravidão e não sentir as dores sentidas por todos os meus descentes negros que viveram nessa nefasta passagem da história humana. Cada relato de Solomon Northup nos faz interrogar como foi possível alguém defender e praticar a escravidão. Um livro emocionante que deveria ser lido por todos.

Luiza 27/06/2020

Super tocante, chocante e um terror, pois sabe-se que foi real e ainda é a realidade de muitas pessoas nos dias de hoje, por mais que achemos que já é passado, que já não é comum. É uma leitura cansativa devido ao vocabulário mais pesado e antigo, aos acontecimentos duros e difíceis de engolir e pelas descrições extensivas. Porém é fundamental de se ler, conhecer e se compadecer com a história.

Rebeca.Verino 13/06/2021

Um relato arrebatador da escravidão
Quando assisti ao filme sobre a história do livro, recordo-me que fiquei horrorizada com algumas cenas relacionadas a escravidão e fiquei me perguntando: como deve ser ter 12 anos da sua vida perdidos sendo um escravo que acordava todos os dias com o medo das punições e sem poder ser livre? A situação da escravidão em si é tão absurda e cruel que eu nem consigo imaginar a dor que milhões de escravos passaram nesse mundo. E o livro escrito por Solomon Northup é um grito a favor da abolição descrito em minuciosos detalhes a situação vivida. Uma leitura imperdível.

Marcos-1771 18/11/2021

Escravidão: A maior atrocidade humana!
Este livro é uma memória a todos aqueles que foram desumanizados neste período horrível da nossa história.

O livro é escrito em primeira pessoa, e escrito pelo próprio personagem Solomon Northup. Um homem que tinha uma família, um trabalho, a liberdade, e tudo isso lhe é tirado pela ignorância humana de se sentir superior pelo simples fato de ser de uma cor diferente.

Freeman (homem livre), ironicamente, é o homem responsável por vender Solomon que escolhe o nome de Platt. No sul dos EUA, que no século XIX ainda era uma região escravagista, é comprado por vários donos no decorrer dos 12 anos de escravidão. Lá ele relata todo o sofrimento que os escravos recebem, a crueldade, a desumanização, tratado como meros animais selvagens.

Platt e os outros sempre eram tratados como seres irracionais, apenas mercadoria. Os relatos da selvageria praticada com os açoites diários, por qualquer motivo, a morte para aqueles que tentavam a liberdade. E a privação de qualquer coisa que um ser humano desejaria de fazer, e para um homem que tinha a liberdade, é impensável imaginar o que ele sentiu, e também inimaginável o que qualquer escravo sentiu durante todos os períodos de escravidão. A história acaba bem para Solomon, e para os outros, infelizmente, sabemos o fim que levaram.

É um livro necessário para não repetirmos os erros cometidos há tanto tempo, pois ainda há tantos e tantos que compartilham desta ideia execrável de supremacia.

Queila - Meu vício literário 03/09/2022

Impactante
Vou precisar de um tempo para digerir essa leitura.

A história de Solomon é um constante soco no estômago, suas histórias do tempo em que era livre, e depois vendido como escravo são descritas sem romanização. É brutal.
Embora muitas vezes senti que o autor suavisasse o tom, para não levar a narrativa para o caminho de lamúrias.

Agora quero assistir a adaptação, mas antes sinto que preciso de um tempo. Jamais havia lido biografias sobre o período escravagista, e saio dessa leitura com nó na garganta, e querendo ler mais sobre esse período horrendo da história da humanidade.

Livros que anotei para ler em breve:

A cabana do pai Tomás

Narrativa da vida de Frederick Douglass: e outros textos
Camila1856 04/09/2022minha estante
Eu já vi o filme, é MUITO forte e triste, imagino o livro...

Mari 03/12/2022

Doído e real
Os males da escravidão são descritos por diversos autores em todo o mundo; no entanto, como diz Solomon a sua história é desnuda de ficção.O Edwin Epps existiu com toda a sua malevolência, a Patsey sofreu todo tipo de castigo, mesmo sendo só uma garota e o tio Abram, então, um idoso, açoitado por que o pai queria ensinar ao filho como fazer aos escravos. Apesar de toda lágrima, sangue e sofrimento o autor não perde a esperança e é esse o combustível que o faz superar 12 anos de escravidão!

Vic 29/10/2021

Devastador
É muito difícil ter que avaliar um livro biográfico porque é a vida de uma pessoa, uma pessoa que passou por MUITA coisa durante esses doze anos e que definitivamente não poderia retratar um terço da dor, da dificuldade pela qual passou. Em vários momentos da narrativa, eu me via querendo saber mais e em alguns momentos, tinha que parar e respirar por conta das cenas fortes.
Se em um livro de fantasia, em uma ficção certas coisas já sai extremamente pesadas, quando você chega a ler isso em um livro autobiográfico e sabe que sim, existem pessoas extremamente maldosas nesse mundo.

Lili 13/02/2024

Doze anos de Escravidão
Solomon Northup homem negro americano nascido livre no norte dos EUA, é atraído por uma proposta de emprego, enganado, sequestrado e vendido como escravo. Vive doze anos em fazendas na Louisiana,submetido a trabalhos forçados.
Um relato autobiográfico dos mais triste da história americana.

Vê Lemes 19/07/2021

Quanta judiação!
O livro narra a vida de Solomon Northup, onde por 33 anos viveu como um homem livre. Atraído para uma armadilha, é vendido como escravo e passa a viver os 12 piores anos da vida que qualquer pessoa possa sequer imaginar.
A crueldade, as humilhações, as privações, os castigos e todas as podridões de um dos períodos mais sombrios da história da humanidade.

Gfelixft 30/05/2021

12 anos de escravidão
"A influência do sistema iníquo necessariamente forja um espírito insensível e cruel, até mesmo no peito daqueles que, entre seus iguais, são vistos como humanos e generosos" (Solomon Northup, 12 anos de escravidão)

Lary 21/10/2021

História absurdamente emocionante
Este livro apresenta os relatos vividos por Solomon Northup quando foi sequestrado, enganado e vendido para o sistema escravagista do Sul dos EUA e teve que passar 12 anos sem conseguir provar que era um homem livre. É uma história tão triste e cheia de gatilhos que tive que dar umas pausas, mas recomendo para todos ler e conhecer.

Andrea 11/11/2020

Uma história triste e revoltante
Já imaginava a indignação que sentiria ao ler esse livro, contudo, saber os detalhes da vida de uma pessoa forçada à escravidão é muito doloroso. Leitura extremamente necessária a todos!